Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

9 de mar de 2009

COSMOS-AMARELO (Bidens sulphurea)

Foto: Mário Franco



Nome Científico: Bidens sulphurea

Sinonímia: Cosmos sulphureus.

Nome Popular: Picão, cosmo-amarelo, picão-grande, áster-do-méxico.

Família: Asteraceae

Origem: México

Ciclo de Vida: Anual
.
Foto: Mário Franco




ATENÇÃO

Esta postagens foi revisada

Para ver a nova postagem clique no link abaixo:

COSMOS-AMARELO - ( Cosmos sulphurea )




8 comentários:

  1. Olá! Adorei seu cantinho verde, também sou uma admiradora da natureza e adoro flores! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Mário, teu cantinho verde é muito lindo. Eu me chamo Fernanda, sou botânica e gostaria de acrescentar um comentário técnico, como forma de ampliar tua relação com as plantas e teu olhar à elas. Tenho interesse de, humildemente, ajudar e não de contrariar ou ofender. É comum as pessoas confundirem as inflorescências das plantas dessa família botânica com flores. As espécies da Família Asteraceae (Compositae) são peculiares pelo tipo de estrutura reprodutiva que apresentam. As flores são pequenas, reunidas em capítulos que nos dão uma idéia de serem flores únicas e grandes. Os capítulos facilmente são confundidos com flores, pois apresentam dois tipos de flores, um que se localiza na borda do disco, com longas pétalas unidas lateralmente entre si, e as flores do centro, que formam um conjunto semelahte a um miolo de flor. Essas flores, as do "miolo", são as que tem condição de produzir sementes, pois somente essas são férteis. Por isso, em tuas observações, muito especiais quero eu ressaltar, você encontra até 10 sementes por estrutura reprodutiva.. cada flor produz uma única semente, dessa forma tens 10 flores que produziram sementes no capítulo observado. Não sei se ficou claro?! Desejo que sim...
    Abraços,
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Olá, Mario! Vim visitar teu site e gostei muito. Uma pergunta:tenho aqui no meu jardim a Bidens sulphurea. Reproduz-se demasiadamente e forma touceiras que, quando ainda estão vigorosas, atraem muitas abelhas e formam um visual muito bonito, e gostoso de curtir. Lí em algum lugar que também são vulgarmente chamadas de "capitão do mato". Este nome procede? Abraços, parabéns pelo conteúdo do blog, favoritei!

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal
    Minha formação é Engenharia e Administração, plantas é meu hobby, gosto de passar para as pessoas aquilo que vou aprendendo no dia-a-dia,
    com uma linguagem simples de forma que todos entendam, tenho visto muita coisa em livros e pela internet, que na prática não funciona, as plantas tem comportamento diferente dependendo da região, influenciadas principalmente pelo clima.
    Agradeço os comentários que são sempre bem vindos.
    Nanda, muitas plantas tem muitos nomes populares, "capitão-do-mato" nunca tinha escutado falar.
    Um abração a todos.

    ResponderExcluir
  5. Olá boa noite, moro em Goiás, e encontrei uma flor desta que e amarela e possui a borda das petulas avermelhadas, seria devido a algum agente quimico ou é uma variação desta especie?

    ResponderExcluir
  6. Boa noite.Gostei de seu Blog.Gostaria de saber se existe cosmos bipinnatus azul.Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Boa Noite
    Obrigado pela visita e comentário
    O Cosmos bipinnatus eu conheço nas cores: rosa, roxo e branco.
    Hoje em dia em laboratório são criadas cores diversas para plantas, sempre estão sendo lançados novos cultivares.
    Uma maravilhosa azul parecida: Felicia amelloides.
    Um abração!

    ResponderExcluir