22 de fev. de 2011

ARECA-BAMBÚ - ( Dypsis lutescens )


Palmeira Areca
ARECA-BAMBÚ - (  Dypsis lutescens )

NOME CIENTÍFICO: Dypsis lutescens.


NOME POPULAR: Areca-bambú, areca, palmeira-areca.



SINONÍMIA: Chrysalidocarpus lutescens, Chrysalidocarpus glaucescens, Chrysalidocarpus baronii, Hyvophorbe indica.


 
FAMÍLIA: Arecaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: África, Madagascar.

PORTE: Se for conduzida de forma arbórea, ou seja, podando sempre os estipes que surgem lateralmente, ela atinge em torno de 9 metros de altura, mas se deixá-la em forma de touceira sem podas, atinge 3 metros.

FOLHAS: São de cor verde, compostas por 20 a 50 pares de folíolos e com pecíolos e ráquis de cor amarelada.
Caule palmeira areca
ARECA-BAMBÚ - (  Dypsis lutescens )
FLORES: As inflorescências surgem na primavera, com flores na cor branco-creme, bastante perfumadas.

FRUTOS:  Surgem no verão, de cor verde-amarelados  que depois de maduros ficam arroxeados.

LUMINOSIDADE: Sol pleno ou Meia-sombra. Se cultivada a sol pleno, suas folhas ficam amareladas com as pontas queimadas.

ÁGUA: Gosta de água, mas não de solo encharcado, no verão regue 2 vezes por semana, durante época fria reduza o volume de água na rega.

CLIMA: Prefere clima quente e úmido, em ambientes internos não aprecia ar-condicionado em virtude de gostar de lugares úmidos.

PODA: Se desejar deixá-la de forma entouceirada, não há necessidade de podar, apenas corte as folhas secas, mas se quiser deixá-la de forma arbórea corte todos os brotos laterais deixando apenas os principais.

CULTIVO:  Solo arenoso, mistura para vasos: 1 parte de terra comum de jardim, 1 de terra vegetal e 2 partes de areia.

ADUBO: Com exceção do inverno, pode ser adubada nas outras estações do ano.

UTILIZAÇÃO: Pode ser utilizada em ambientes internos e externos, de forma isolada ou em conjuntos

PROPAGAÇÃO: Por divisão de touceiras e sementes que germinam  após 2 a 6 meses de cultivadas.

NOTA: É a palmeira mais cultivada no Brasil.

PREÇO: Em Holambra / SP um vaso, tamanho P24, estava sendo comercializado a R$ 16,90.

Mudas Areca
ARECA-BAMBÚ - (  Dypsis lutescens ) -  Muda comercializada
 FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Holambra / SP.

255 comentários:

  1. Olá Mario,
    Faz dois dias comprei um pequeno vaso com umas dez mudas de Areca Bambu. Em dois dias recebendo lux indreta e rega adequada ela já está crescendo e aparecendo novas folhas. Pretendo passar para um vaso maior. Posso replantar as dez ou devo dividi-la?
    Abraçod

    ResponderExcluir
  2. Olá Rafael, Bom Dia.
    Principalmente as plantas mais jovens são sensíveis a luz direta solar nas horas mais quentes do dia, as folhas ficam queimadas, em relação as pintas pode ser fungos, pulverize fungicida que é feito a base de cobre e você encontra o produto já pronto em frascos com gatilho para spray.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma palmeira Areca em Setúbal numa varanda exterior. Estava linda mas com este inverno tão frio ficou com as folhas todas queimadas. Decidi trazer para dentro de �� apesar de estar enorme e agora espero que recupere

    ResponderExcluir
  4. A minha ficou com as folhas queimadas com o frio. +- 6 graus mínima. Agora trouxe para dentro de casa e espero que se recomponha

    ResponderExcluir
  5. Olá, plantei uma muda dessa Palmeira a duas semanas e agora as folhas estão ficando marrons, o que pode ser? E o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Mario! Comprei uma muda de Areca em Dezembro, ela cresceu uns 10 centimetros. e só. Ela parou de crescer e ela fica dentro de casa. E me falaram que arecas tbm dormi,que a minha poderia estar dormindo. Isso é verdade? O que eu faço pra ela crecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Ela precisam de bastante claridade, mas não gostam de receber luz direta do sol principalmente nas horas mais quentes do dia, ela vai crescer conforme o tamanho do vaso, no solo pode chegar a 3 metros.
      Conforme o tamanho do seu vaso aplique de 1 a 3 colheres de sopa de NPK 10-10-10, sempre ao redor do caule nunca junto a ele, incorpore levemente ao substrato e regue em seguida.
      Repita o procedimento no final do inverno.
      Boa Sorte!

      Excluir
  7. Boa tarde amigo. Plantei em meu Jardim umas 10 mudas de 15 a 20 cm. Porem estao amarelando e algumas secando. Tendo em vista que o local onde plantei é de sol pleno o dia todo. O que devo fazer? Devo replanta-la em outro local?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivan, Bom Dia.
      Poderá proteger a planta com sombrite 50% até que elas fiquem maiores.
      Mas mesmo assim, depois de adultas, se receberem sol pleno nas horas mais quentes do dia, elas não irão morrer mas suas folhas irão ficar "queimadas".
      Um abração!

      Excluir
  8. Boa noite, Mário!

    Plantamos algumas touceiras de Areca, de touceiras maiores que foram divididas. Me ensinaram que, ao plantar uma touceira de Areca, não se deve enterrar a base dos caules. Apesar do aviso, o jardineiro exagerou na terra.
    Isso aconteceu há mais de um ano e as palmeiras tiveram seus desenvolvimentos praticamente nulo. Os caules que cresceram, tiveram as pontas afinadas e as folhas estão pequenas.
    Foi retirada terra das bases e também foram adubadas, mas as palmeiras teimam em retardar o aparecimento de mais brotos.
    Pergunto: é verdade que não pode cobrir a base dos caules das Arecas? O posso fazer para resolver esse problema?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Oii . Tudo bem ? To com duvidas,
    A luz de lampadas fazem mal a elas ?
    Pois comprei uma pra ficar na sala, ela veio com as folhas meias amareladas e rasgadas oq fazer ?

    ResponderExcluir
  10. Boa noite. Moro no sul do país onde o inverno é rigoroso com geada. Neste clima é possível que a areca se adapte? Obrigada

    ResponderExcluir
  11. Oiê boa noite e possível enraizar ?fui tentar tirar pela raiz mas não consegui deixei em um copo com água

    ResponderExcluir
  12. Meu areca bambu está escorrendo um melado e está toda preta as folhas parecendo pulgao é deixando as plantas embaixo dele todas com as folhas meladas e pretas. O que é isso pois nunca esteve desse jeito.

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia.
    As cochonilhas e outros insetos expelem um líquido açucarado o que atrai formigas e o fungo fumagina, para acabar com o fungo terá que pulverizar fungicida que é feito a base de cobre, você encontra já pronto em casas de agropecuária, gardens e até nos grandes supermercados.
    Boa Sorte!
    Um abração!

    ResponderExcluir
  14. Ola minha áreca deu bichinhos o que faço???

    ResponderExcluir
  15. Olá Mário, tenho uma palmeira na sala do meu apartamento e noto que as pontas das folhas estão a ficar secas. o que será isso? o que devo fazer para evitar o ressecamento das pontas?

    ResponderExcluir
  16. Oi boa tarde.
    Eu tenho uma areca bambu em meu corredor que faz parte do jardim em meu quintal, ela esta com aproximadamente 2metros e meio de altura, mas a 30/40cm da parede da casa, estamis preocupados com a raiz, se ela vai começar invadir a casa, a estrutura, em baixo do solo.
    Desde ja agradeço.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Será que eu consigo deixar uma árvore só? Sem mais nenhuma dos lados!

    ResponderExcluir
  18. Olá tudo bem? Moro em Petrópolis RJ, tenho muitas arecas de grande porte. Tenho uma que terei que retirar, está perto da casa e as raízes, estão afetando a calçada e os encanamentos. Queria saber se o palmito da areca é comestível? Obrigado. Parabéns pelo seu trabalho. Abraço

    ResponderExcluir
  19. Olá Mário, boa tarde!
    Tenho uma areca bambu plantada em um vaso, mas a aproximadamente 1 mês ela está ficando com as folhas cheias de manchas amarelas, aparenta ser fungo, mas olhando de perto as manchas são na cor da folha. Pouco mais de 1 mês reforçamos o substrato. Ela fica na área externa de casa, não recebe sol direto o dia todo e procuro regar a cada 2 ou 3 dias. Moro na região Norte do país. O que pode ter acontecido? Até mesmo as folhas novas que estão saindo, já ficam com esse aspecto amarelado.

    ResponderExcluir
  20. Ola bom dia, os frutos da palmeira areca bambu são comestíveis?

    ResponderExcluir
  21. Da pra planta areca em calçadas pequenas ?

    ResponderExcluir
  22. Olá. Comprei mudas de supermercado. O vasinho tem cinco mudas de 30 cm de caule. No vaso de 30 ou 40 litros, planto todas, ou cada uma em um vaso ?

    ResponderExcluir
  23. Olá Mário! Preciso de uma dica para remover uma palmeira areca...na casa que compramos ela rachou o muro...restauramos mas as raízes infiltraram novamente e rachou o muro que da para uma escada.. está a ponto de derrubar parte do muro. O que faço? Que produto passo para eliminar? Tem.apenas 6 troncos que pensei em cortar mas e a raiz, o que fazer???

    ResponderExcluir
  24. Bom dia
    Essa planta da largará?? Consigo mantê-la pequena em vaso.

    ResponderExcluir
  25. posso plantar uma palmeira areca-bambu dentro da raiz de um coqueiro que eu arranquei na minha casa? arranquei o cocqueio e deixe a raiz reto ao chao dai queria plantar uma palmeira no lugar, fiz um buraco e quero plantar. póss?

    ResponderExcluir
  26. Olá,plantei uma muda da areca bambu faz três meses nunca nasceu uma folha nova, porque será?

    ResponderExcluir
  27. Bom dia Mário, espero que esteja tudo bem por aí, parabéns pelo blog! Estou com um probleminha aqui, tenho aqui casa uma touceira de mais ou menos 1m de circunferência, o antigo dono de certo tentou arrancar e não conseguiu, mas matou o exemplar, o que posso fazer de mais fácil p/ remover essa raiz? Desde já muito obrigado e parabéns!

    ResponderExcluir
  28. minha areca esta com as folhas todas secas...o que fazer?

    ResponderExcluir
  29. Oi.. gostaria de saber o que aconteceu com minha palmeira areca..ela está com o caule mole e amarelado, ela está entortando o caule como se estivesse apodrecendo. Posso fazer algo pra salvar ela? Ela está no quintal, plantada no chão, pega meio dia de sol e meio de sombra

    ResponderExcluir
  30. Ola, bom dia. minha planta estava linda mais num lugar mais umido, achei que ela precisava de sol e ao colocar no sol as folhas queimaram, mudei de lugar para pegar apenas o sol da manha mais mesmo assim queimou mais folhas, levei ela para dentro novamente e gostaria de saber se consigo recuperar essas folhas ou vou ter que cortar?

    ResponderExcluir
  31. Estou muito triste e preocupada, tenho no meu jardim, várias árecas quase 2.m e meio a 3 m e as folhas estavam caindo nos vizinhos pedi pra cortar e a pessoa cortou tudo, só ficou o poste, to desesperada, elas morreram? Ou tem salvação. ? To muito triste.

    ResponderExcluir
  32. bom dia , tenho algumas arecas bambun no meu jardim , os vizinhos reclamaram das folhas caindo no seu quintal , pedi pra podar, e o rapaz deixou minha areca como um poste, ( to desesperada ) tem 2 meses e nao brotou nada , quero saber , se tem cura pra elas , o que posso fazer ? ou elas morreram e tenho q arrancar os postes de 2,5m a 3 m alguns. Por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  33. Olá boa tarde , por gentileza me tira a dúvida, tenho palmeiras arecas com 15 anos e está com 6mts no meu jardim sempre na poda eu retirava os cachos com coquinhos roxos escuros e agora como não podei tem frutos amarelos , noto que vários pássaros vem comer , mas se seus frutos não são comestíveis,não é venenoso para eles? Devo retirar estes cachos?

    ResponderExcluir
  34. pesquisa sobre podocarpus ou orquídea bambu

    ResponderExcluir
  35. Olá, adquiri mudinhas de Areca Bambu, mas elas são bem bebês.Estou curiosa, quanto tempo será que leva,mais ou menos, para elas pegarem a forma da Palmeira?(E atingirem um tamanho legal para ornamentação interna?Acredito que 1 metro e meio a dois metros, já ficaria legal, né? Em um vaso) Ótima página, muito obrigada pelo conteúdo.

    ResponderExcluir
  36. Boa tarde, tenho 2 arecas já adultas de 10 anos, estão plantadas ao lado de um muro de tijolos, será se tem problema de quebrar o murro, ou rachar.

    ResponderExcluir
  37. Boa noite tudo bem? Ganhei mudas de uma areca bambú botei no meu rau de entrada porém tem 2 vitros de80cm deve pegar pouco sol na parte da manhã. Sempre teve folhas secas nas pontas mas ela é verde bem escura , e agora começou largar nas folhas tipo uma cola.oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  38. Olá Mário

    Vivo em Portugal.
    Quais são as hipóteses de sobrevivência da areca bambu neste clima?

    ResponderExcluir
  39. Ola!

    Tenho uma dessas em um imóvel que acabei de comprar, ela já tem uns 4 metros e tem uns 5 caules. Estou tendo problemas com enganamento, será que pode ser ela?
    Cavei e concertei vazamentos de agua, um na area externa da casa na grama(aprox. 2 metros dela) e um na garagem(aprox. 4 metros da areca, sob o contrapiso), nos dois lugares tinham bastante raízes, mas nao tenho certeza se é da ArecaBambu ou de outras espécies na minha propriedade: 2 Oitis, Algumas Agave Attenuata, e alguns Ilex Crenata.

    Gostaria de mandar fotos para enriquecer o artigo, mas por aqui nao tem como, entre em contato comigo! g.salvalagio.hongos@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, Boa Tarde!
      Meu email é marioffranco@hotmail.com
      Das plantas que citou a que tem raízes mais agressivas é a Oiti.
      As raízes das plantas procuram sempre o solo menos compactado para expansão de suas raízes e muitas vezes elas encontram nas valas abertas para instalação dos encanamentos.
      Geralmente elas ao crescerem empurram, não é muito comum quebrar os canos.
      Um abração!

      Excluir
  40. Tenho uma palmeira areca bambu em casa e algimas folhas estão secas, mortas. Gostaria de saber se só corto essas folhas ou retiro o caule dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Folhas secas podem ser cortadas
      Mas o ápice deverá ter novas brotações
      Ela é uma planta entouceirada, a haste que cortar morre.
      Um abração!

      Excluir
  41. Oi transplantes 10 areca bambu de 3 a 6 metros Mas as folhasicharam ficando caídas o que posso fazer para elas vingarem? Comprei um fertilizante forth palmeiras é indicado?

    ResponderExcluir
  42. Oi transportei minhas palmeiras areca de 3 a 6 metros para frente da minha casa mas as folhas estão muchando o que devo fazer para elas vingarem? Comprei fertilizante da forth palmeiras posso colocar como adubo mesmo no inverno?

    ResponderExcluir
  43. Oi boa noite então ela ariou a haste coloquei o fertilizante forth palmeiras é ideal fazer isso? Pode ajudar? Replantei 9 palmeiras de 5 e 3 metros com a raiz...mas aconteceu isso a haste arriou e algumas folhas secaram!!!

    ResponderExcluir
  44. Pontos pretos atrás das folhas da palmeira areca, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  45. Olá, parabéns pelo trabalho. Poderia por favor ajudar no meu problema. Tenho uma Areca Bambu plantada junto a alvenaria da piscina, a distância até o tanque da piscina que é de fibra é de mais ou menos 2 metro e meio. A palmeira tem um ano e meio e com 4 touceiras, 1 delas está espremida a alvenaria. Preciso tirar a palmeira ou posso deixar onde está? Não tenho como plantar em outro espaço. O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa Tarde!
      As raízes dela são tipo cabeleira, portanto não são agressivas.
      Ela vai formar uma imensa touceira, o costume é deixar 2 a 3 e ir cortando os demais logo que surgem, mas isso vai do gosto de cada pessoa.
      Não terá problema com a proximidade da piscina.
      Um abração!

      Excluir
  46. Bom dia, qual a distancia para plantar areca bambu uma da outra??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia!
      O que deseja fazer?
      Uma cerca viva?
      Ela á uma planta entouceirada e surgirão muitos brotos ao lado da planta principal, que se não forem cortados esse conjunto atingirá cerca de 1 metro de diâmetro.
      Portanto, vai depender do que deseja fazer e do tempo para obter o resultado desejado.
      Pode ser 30 cm / 50cm
      Um abração!

      Excluir