Atenção leitores

Não trabalho com venda de plantas e não envio sementes.
COMENTÁRIOS - Peço desculpa. Infelizmente não estou conseguindo responder os comentários no tempo devido, na medida do possível vou fazendo
Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

FEEDBACK - Agradeço o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que tenho escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

16 de abr de 2011

CRINUM - ( Crinum x powellii )


( Foto provisória )
OME CIENTÍFICO: Crinum x powellii.

NOME POPULAR: Crinum, Crino.

Obs.: Crinum x powellii é um híbrido resultante do cruzamento das espécies: Crinum bulbispermum x Crinum moorei.

FAMÍLIA: Amaryllidaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: África do Sul.

PORTE: 60 a 80 cm.

FOLHAS: Largas e suculentas.

FLORES: Perfumadas, nas cores brancas e róseas, floresce 1vez por ano com duração de 20 a 25 dias.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Fazer irrigação 2 vezes por semana sem encharcar a terra. Após a flor murchar deixe o bulbo na terra, e regue apenas 1 vez por semana.

CULTIVO: Solo rico em matéria orgânica, capaz de reter umidade. Fazer o plantio do bulbo na profundidade de 10 a 15 cm, com espaçamento de 20 a 30 cm entre plantas, ele germina em até 25 dias. Após florada o bulbo deve permanecer na terra. O período do plantio até o florescimento é de 80 dias.

FERTILIZAÇÃO: Para ficar sempre viçoso aplicar adubos orgânicos.

UTILIZAÇÃO: Formação de maciços.

PROPAGAÇÃO
: Por divisão de bulbos e replantio

PREÇO: Em Mogi Mirim / SP, um pacote do produtor André Boersen, contendo 2 bulbos estava sendo comercializado por R$ 6,00.


MINHA EXPERIÊNCIA

Vou colocar aqui minha experiência com o Crinum x powellii, nunca cultivei antes.
Irei postar fotos com datas, a medida que a planta for evoluindo.

1 - Imagem dos bulbos que comprei num supermercado em Mogi Mirim / SP. Em Holambra / SP costuma ser mais barato, mas ainda não tinha viso por lá.


2 - Em vez de semear em canteiros, preferi semear em vasos grandes, utilizando substratos um  pouco diferentes, os dois com terra vegetal, areia grossa de construção, terra comum e composto orgânico, além dessa mistura coloquei em um deles terra argilosa, capaz de reter mais a umidade. Plantei obedecendo a profundidade de 10 a 15 cm, o que dará estabilidade a planta por ocasião da florada.


 

10 comentários:

  1. fiquei curiosa para saber como ficaram os crinos! cresceram bem?
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Clara, Boa Tarde!

    Desculpe, tinha até esquecido do Crinum x powellii.
    Eles cresceram, estão com folhas bonitas, mas não deram flores.
    Estive viajando por duas ocasiões e eles ficaram somente com água de chuvas.
    A falta de água pode ter interferido na florada.

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mario VC deve colocar umas 200 gramas húmus a cada 40 ou 60 dias eles adoram agua de preferencia de chuva

      Excluir
  3. ah, que bom.. mas acho que as flores ainda estão por vir, não? :)
    dei um de presente, e estava curiosa para saber quanto tempo ele leva para brotar!
    abraços, até :)

    ResponderExcluir
  4. Hoje fui à um mercado popular e lá encontrei bulbos de crinum variedade powelli branco e outro da variedade amacrinum. Por estarem muito secos, empacotados a muitos meses, coloquei-os na água antes de plantar de pô-los na terra devidamente preparada, pesquisei na net pelo nome e apareceu esse endereço e os detalhes de plantio foram importantes. (Canísio frai)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Canísio, Bom Dia.
      Fico feliz em poder ter ajudado um pouco.
      Um abração!

      Excluir
  5. tenho uma planta chamada onze horas que pegou um fungo tipo uns piolho branco você tem algum conselho para mim dar o que devo fazer... a planta pode ser recuperada? o que devo usar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia você deve passar óleo mineral ou vegetal é um produto barato encontrado em agropecuárias se estiverem na chuva vice não deve regalas só a agua da chuva é suficiente eu tenho varias espero ter ajudado

      Excluir
  6. Ola pessoal meu nome é Valdir moro no parana comprei esses bulbos André bierssem no hipermercado plantei em vasos médios em 15 de maio nasceram fortes e vigorosos as callas copi de leite hoje dia 2 de julho começaram a abrir flores e o crinum esta muito viçoso com belas folhas são bulbos de excelente qualidade queria plantar mais porem não tenho espaço.

    ResponderExcluir
  7. Olá tenho várias crino aqui em casa meu marido achou no Mato e trouxe um plantamos no quintal e ele se multiplicou mas não deu flor aí por motivo de obra tive que ficar com um só no vaso ele deu flor e muda coloquei a muda em outro vaso e mas flores agora já tenho muitos e estou apaixonada, quando eles ficam adultos eu corto as folhas velhas e ponha casca de banana na terra e tenho tido um bom resultado, demorei a descobrir qual era a planta que tinha é como cuidar, mas agora é bom saber que não estou só!

    ResponderExcluir