18 de mai. de 2011

Queima da palha da cana-de-açúcar


As vezes escuto falar:

“A queima da palha da cana-de-açúcar está proibida em todas as cidades do estado de São Paulo em qualquer período do dia”.

( Secretaria de Estado do Meio Ambiente como uma ação preventiva por causa da baixa umidade relativa do ar que tem prejudicado os municípios paulistas ).

Clique para ampliar
Cana-de-açúcar com sua palha
 Também costumo ler coisas assim:

O balanço da safra da cana-de açúcar do Estado de São Paulo no período de 2010 a 2011, divulgado no final de abril, aponta que as usinas e fornecedores estão cumprindo as metas do Protocolo Agro-ambiental do Setor Sucro-energético de acabar com a queima da palha da cana-de-açúcar no Estado entre 2014 e 2017. Pelo acordo assinado com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA) e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), as usinas se comprometeram a mecanizar 70% das áreas próprias colhidas de cana-de-açúcar.

Prazos longos, 2017... 
Tenho certeza que em 2016 os usineiros irão começar a se preocupar, então vão pedir um “tempinho” a mais.

Clique para ampliar
Queimadas - Geralmente feitas na calada da noite
 Mas o problema não é só relativo a qualidade do ar.

Muitos animais, tem como único abrigo o próprio canavial, que serve para sobrevivência e a procriação, pois as matas nativas foram destruídas para implantação dos canaviais.

 Clique para ampliar
Cana queimada e já cortada
 Temos que acabar com essa armadilha preparada pelo homem, onde os animais dificilmente conseguem fugir, e morrem queimados.

 Clique para ampliar
Detalhe da cana-de-açúcar queimada

Nenhum comentário:

Postar um comentário