Atenção leitores

Não trabalho com venda de plantas e não envio sementes.
COMENTÁRIOS - Peço desculpa. Infelizmente não estou conseguindo responder os comentários no tempo devido, na medida do possível vou fazendo
Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

FEEDBACK - Agradeço o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que tenho escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

20 de jul de 2011

DORMÊNCIA DAS PLANTAS - Porque as plantas dormem ?


DORMÊNCIA DAS PLANTAS - Perda das folhas no outono
Depois de um árduo trabalho durante a primavera, verão e outono onde elas tiveram que respirar, alimentar-se, florir, frutificar, germinar sementes... Chega o inverno.
Chegou a hora de repousar.... Agora as plantas dormem.

DORMÊNCIA DAS PLANTAS - Todas suas folhas caem
Para algumas o inverno é o fim de suas vidas, mas para outras perenes, apesar de algumas perderem todas suas folhas e apresentarem aquele aspecto que morreu, continuam bem vivas, só que reduziram ao máximo suas atividades.

DORMÊNCIA DAS PLANTAS - A maioria está viva, apenas dormindo

Mas a vida voltará na primavera.... ou as vezes até um pouco antes.

DORMÊNCIA DAS PLANTAS - Primeiros sinais de vida - É o recomeço.



ENTENDA O PORQUE

A Dormência está ligada a ÁGUA e um processo chamado FOTOPERIODISMO.

ÁGUA: Em estado de dormência a planta diminui a quantidade de água nas células, de forma que ela não consiga executar suas atividades normais, com isso a planta dorme, desidrata e  quase seca. Ela não espera o inverno chegar, isso acontece antes, no outono.

Nota: Por este motivo durante este período, para algumas plantas, devemos reduzir a quantidade de água nas regas e em alguns casos até suspender.

FOTOPERIODISMO: É o tempo que uma planta recebe luz num período de 24 horas.
Existem plantas de dia curto e plantas de dia longo, este é o motivo que algumas só florescem no inverno quando os dias são mais curtos e outras na primavera / verão quando os  dias começam ou são mais longos.

Nota: No Brasil onde as estações do ano não são tão bem definidas, com alguma exceção no sul, as plantas dormem menos ou nem dormem.

Um comentário: