Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

25 de set de 2011

PERPÉTUA - ( Gomphrena globosa )

PERPÉTUA - ( Gomphrena globosa )
NOME CIENTÍFICO: Gomphrena globosa.

NOME POPULAR: Perpétua, gonfrena, amaranto-globoso, pérpétua-roxa, Globe Amaranth, Bachelor Button.

FAMÍLIA:  Amaranthaceae.

CICLO DE VIDA: Anual.

ORIGEM: Índia, América Central, Panamá, Guatemala.

PORTE: De 30 a 40 cm de altura.

FOLHAS: De cor verde, estreitas, opostas, formato lanceolada e de textura pilosa.

PERPÉTUA - ( Gomphrena globosa ) - Detalhe das folhas
FLORES: Originalmente tem coloração roxa, mas hoje são produzidos híbridos de outras cores. Suas inflorescências são globosas, pequenas e bastante duraveis.

Nota: Suas flores secas são utilizadas como arranjos florais.
PERPÉTUA - ( Gomphrena globosa ) - Detalhe das flores
TRONCO: As hastes são eretas, ramificadas e rígidas.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Gosta de solo úmido, mas  nunca encharcado. Regar 2 a 3 vezes por semana, com uma quantidade mais generosa nos dias mais quentes.

CLIMA: Quente e úmido.

 PODA: Se desejar, para se obter um melhor visual, retirar flores e folhas secas.

CULTIVO: Solo rico  em matéria orgânica que tenha boa drenagem. Sugestão de mistura para vasos: 2 partes de composto orgânico, 1 parte de terra comum de jardim, 1 partes de terra vegetal.

FERTILIZAÇÃO: Na preparação do local onde vai ser semeada, incorpore ao solo esterco de gado bem curtido ou se preferir use NPK, fórmula 04-14-08, sendo de 5 a 6 colheres de sopa por metro quadrado.

UTILIZAÇÃO: Fica maravilhosa em forrações, bordaduras e maciços.
        
Nota: Para produção de flores secas, cortar o caule, logo que as flores começarem a abrir e pendure de cabeça para baixo num local quente e escuro para secar. Duram vários anos, esse é o motivo do seu nome popular ‘perpétua’.

PROPAGAÇÃO: Multiplica-se facilmente por sementes, que levam de 1 a 2 semanas  para germinar. Podem ser semeadas em qualquer época do ano, mas principalmente no verão.

PREÇO: Em Holambra / SP o saquinho de muda estava sendo comercializado por R$ 0,70.
PERPÉTUA - ( Gomphrena globosa ) - Mudas comercializadas

10 comentários:

  1. Mário,simplesmente lindo!Sei que estou em falta c/ vc.Estou há 10 meses construindo minha casa, passei por muitos aborrecimentos c/ a construção.Inda falta metade p/ ser concluída,muita correria.Vejo a hora que tudo termine p/ poder me dedicar a net e meu blog que está parado.Estou fazendo leitura dinâmica e respondendo qdo. dá um tempinho.Gostaria de poder ficar por horas no seu blog comtemplando esse imenso jardim.Obrigado pelas publicações e os e mails.Peço que não percamos contato.Gosto muito de plantas e animais.Abraço fraterno,saúde e prosperidade.Muita luz em seu caminho.Damaris Valquiria.

    ResponderExcluir
  2. A perpétua roxa é um exelente medicamento para afecções de garganta e para acalmar os nervos, testado por mim, é maravilhoso. Deve-se fazer um cha por infusão, quando se derrama agua fervente na planta deixando quieto por 15 min, tomar em seguida. O efeito é quase imediato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia, Boa Noite.
      Obrigado pela dica.
      Lembrando aos leitores que o uso de qualquer planta com finalidade medicinal deve ser feita na dosagem correta e com a planta certa.
      Um abração!

      Excluir
  3. Olá! comprei uma linda perpetua e gostaria de plantar sementes, mas não sei onde elas estão. poderia me ajudar? Cada petala da planta tem uma semente dentro ou estou enganada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juliana, Boa Tarde.
      Estão nas flores, espere secar para retirar e ter sementes viáveis para o plantio.
      Um abração!

      Excluir
  4. Fiquei feliz por saber deste espaço, gostaria que me ajudasse, melhor maneira de retirar as sementes da flor. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Depois que secarem, retire as flores com cuidado, e bata, as sementes irão soltar.
      Aqui tem dicas de como plantar:
      http://www.tocadoverde.com.br/sementes/forracoes/amaranthus-globular-perpetua.html
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  5. Olá, adorei seu blog.
    Preciso de ajuda com minhas perpétuas. Elas estão nascendo já sem cor, parecendo secas. Eu plantei de duas cores diferentes no mesmo vaso. Não sei se é por isso, mas as minhas roxas não querem nascer mais com a mesma cor, e as cor-de-rosa claro estao nascendo desbotadas.
    Por que isso acontece? O que devo fazer?
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  6. Olá, plantei 10 mudas de perpetuas roxas em um vaso e coloquei em sol pleno. A molhaçao era feita praticamente todos os dias devido a minha região ser muito quente. Após uns 30 dias foi secando e morrendo uma a uma. O que será que fiz de errado? Obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Queria sementes da perpetua rosa tem como conseguir

    ResponderExcluir