Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

BAMBU-MOSSÔ - ( Phyllostachys pubescens )

07:20 70 Comments A+ a-



BAMBU-MOSSÔ - ( Phyllostachys pubescens )

NOME CIENTÍFICO: Phyllostachys pubescens.

NOME POPULAR: Bambu-mossô, mossô, moso-bamboo.

SINONÍMIA: Phyllostachys edulis.

FAMÍLIA: Poaceae (Gramíneas).

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Ásia - China.

PORTE: Chega atingir mais de 15 metros de altura.

FOLHAS: De coloração esverdeada, formam conjuntos pendentes.
 
FLORES: Devido ás condições climáticas, a planta só irá produzir flores e conseqüentemente frutos e sementes nas regiões de seu habitat natural.

TRONCO: Os colmos têm coloração azul-esverdeada e quando jovens parecem cobertos de uma substância esbranquiçada.

BAMBU-MOSSÔ - ( Phyllostachys pubescens ) - Detalhe do colmo
Nota: As mudas que estamos acostumados a ver à venda, apresentam formato curvado, mas não é natural, na realidade isso é feito por mãos humanas, com o objetivo de efeitos estéticos.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Principalmente quando jovem manter o solo ligeiramente úmido sem encharcar. Regar 2 vezes por semana com moderação. Depois de adulta pode ser regado 1 vez por semana no caso de estiagens.

CLIMA: Apesar de apreciar mais o clima temperado, pode ser cultivado em diferentes tipos de clima e tolera temperaturas bem baixas.

PODA: Não necessária.

CULTIVO: Diferente de outras espécies de bambu, não formam touceiras, mas surgem filhotes próximos a planta mãe, desde que não seja em vasos.  Quando jovens preferem solo rico em matéria orgânica que tenha uma boa drenagem e fiquem ligeiramente úmidos, depois de adultos dispensam maiores cuidados.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio abra uma cova de pelo menos o dobro do tamanho do torrão e incorpore na terra retirada composto orgânico. Pode ser usado NPK, fórmula 10-10-10.

UTILIZAÇÃO: Principalmente devido seu formato ornamental diferente, é bastante utilizado no Brasil, pode ser cultivado inclusive em ambientes internos em grandes vasos, desde que o ambiente tenha bastante claridade.

Nota: Seus brotos são utilizados como alimento na cozinha oriental.

PROPAGAÇÃO: Por divisão de rizomas e por sementes.

PREÇO: Em Holambra /SP amuda estava sendo comercializada por R$ 70,00.

BAMBU-MOSSÔ - ( Phyllostachys pubescens ) - Mudas comercializadas

70 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
17 de fevereiro de 2013 23:18 delete

bambu mosso está com boa parte da extremidade com as folhas secas. o que devo fazer? devo cortar esta extremidade?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de fevereiro de 2013 06:57 delete

Olá Bom Dia!
O Bambu começa a secar nas extremidades, corte esta ponta com tesoura que tenha uma lâmina bem afiada, um pouco abaixo desta parte seca.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
7 de março de 2013 20:26 delete

Estou pensando em plantar uma muda de bambu mossô em um pequeno jardim. Ele irá crescer muito? Posso controlar com podas regulares?
Abraço...

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de março de 2013 07:00 delete

Olá Bom Dia.
Se ele encontrar condições favoráveis irá se desenvolver e atingir grande altura, não é muito aconselhavel fazer podas.
Um abração!

Reply
avatar
17 de março de 2013 07:36 delete

Olá Mário.
Vivo em Portugal na zona centro litoral. Portanto nesta altura do ano a temperatura oscila entre mínimas de 6º e máximas de 15º. Tenho dois tipos de bambús, uns de cana verde e os outros de cana verde há cerca de 10 anos e sempre envasados.preta (mais pormenores não sei dizer)inicialmente estiveram sempre em terraços, com muita luz indireta e quente no verão (30º ou mais), dando-se todos muito bem, bastando dar-lhes fertilização líquida química. Posteriormente mudei-os, uns para outro terraço com bastante vento e sol direto no verão, e outros para varandas abertas muito agradáveis em termos de temperaturas. Todos estão enfraquecidos, com as folhas secas, caules frágeis (dobram com falta de força) e muito poucos brotos. Já os podei, e fertilizei com matéria orgânica (húmos e esterco de minhoca). Não tenho resultados. Que devo fazer? Agradecimentos antecipados.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
19 de março de 2013 18:07 delete

Olá Helena, Boa Noite.
Se eles estão por todo este tempo em vasos, possivelmente suas raízes já tenham ocupado toda extensão do vaso, com isso sem terem como expandir a planta começa a perder o vigor.
Deite o vaso, retire a planta com cuidado para não desmanchar o torrão e veja se isso que está acontecendo, se positivo, passe para um vaso maior ou faça divisão de touceiras
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de setembro de 2013 11:22 delete

Bom dia... Comprei um bambu há mais ou menos 15 dias e o plantei em meu jardim conforme recomendação. Ele estava com muitas folhas e brotos entao quebrei um pouco para deixá-lo mais ralo. Porém agora , ele esta completamente seco, perdendo suas folhas com o vento, acredito q se por fogo ele queima todinho... Será que isso é normal? Ele irá brotar?

Grata pela ajuda.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de setembro de 2013 13:17 delete

Olá Boa Tarde.
As plantas sofrem com mudanças e pode ocorrer a perda de folhas.
Espero que tenha feito o plantio de forma correta e esteja cuidando da forma certa.
O que não é normal será as hastes secarem, pois neste caso não haverá novas brotações nelas.
Boa Sorte

Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
9 de novembro de 2013 11:40 delete

gostaria de uma opinião comprar um bambu semi natural ou natural pra cultivar no apartamento?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
17 de novembro de 2013 07:50 delete

Olá Bom Dia!
O que chama de natural ou semi-natural é o formato?
Com finalidade estética o curvado feito pelas mãos do homem é mais utilizado, mas pode cultivar qualquer um, desde que o local tenha excelente iluminação, caso contrário não terá sucesso.
Boa Sorte.
Um, abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
9 de janeiro de 2014 12:12 delete

Bom dia Mario!

Parabéns pelo blog e por responder as nossas dúvidas.

Pretendo comprar uma muda de Bambu mosso bem desenvolvida (+ - 2,50m), para plantar em vaso e coloca-lo no jardim, espaço aberto.
Como posso controlar a altura dele para não ficar maior que 5 metros?
Outra dúvida, é possível eu enterrar o vaso a fim de conter as raízes do bambu?

Agradeço desde já

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
12 de fevereiro de 2014 15:55 delete

Boa Tarde, estou tentando recuerar uma bambu mosso que estava abandonado em um vaso na casa de uma amigo. Ele esta com manchas brancas que parecem fungos, e com muitas folhas com a metade verde e ponta branca, o que devo fazer ??? Para as manchas brancas me sugeriram lava-lo e esborrifar agua com fumo de corda, esta correto ???? Obrigado. Rogerio

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
13 de fevereiro de 2014 15:13 delete

Olá Rogerio, Boa Tarde.
Para fungos seria mais eficiente pulverizar um fungicida, que você poderá encontrar em gardens e casas agropecuárias, não aplique quando as folhas estiverem quentes com ação da luz solar.
Siga sempre as recomendações do fabricante.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
3 de março de 2014 18:09 delete

Estava tentando com o fumo e não deu grandes resultados. Como coloquei a planta no sol, ela começou a soltar brotos, da para removelos para outro vaso ???

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
18 de março de 2014 11:35 delete

ola bom dia meu bambu mosso caio quase todas as folhas devido a um ataque de cochonilha , então as folhas vao brotar denovo ou o pe vai morrer

Reply
avatar
8 de junho de 2014 15:37 delete

Olá, comprei um bambu de 2,5m no último domingo e o vendedor sugeriu de mantê-lo no vaso de plástico e só usar o meu vaso como cachepot ao invés de replanta-lo. Fiz isso e completei o vaso com pedra embaixo para dar mais altura e terra. Ele fica na minha varanda, pega sol td dia de manhã e estou regando td dia (so não sei exatamente qnt devo colocar de água). Desde 4a feira q ele está com as folhas secas...por que será? Oq eu faço?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8 de junho de 2014 16:49 delete

Muito boa tarde! Meu nome é Adriane e moro em Caraguatatuba.
Compramos uma muda de bambu mosso plantada em um vaso de 40cm de diametro. Ela já está bem grandinha, com uns 2m de altura e foi colocada na varanda onde recebe bastante luminosidade e sol diretamente no final do dia. Tenho regado a planta 2 vezes por semana.
Quando chegou em casa suas folhinhas estavam bem verdinhas e ela parecia feliz. Ocorre que há mais ou menos 1 mës suas folhinhas começaram a ficar amareladas, secas e cairem. Isso é normal? As folhinhas nascerao novamente? O que devo fazer?
Muito obrigada pela ajuda e parabéns pelo trabalho muito bonito que voces estao desenvovendo por meio deste site.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de junho de 2014 20:11 delete

Olá Boa Noite.
Se os caules não secaram irão brotar novas folhas.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de junho de 2014 20:16 delete

Olá Tainá, Boa Noite.
Essa recomendação é válida pois assim a planta irá acostumar no novo local, e não irá sofrer com mudança e terá seu torrão preservado.
Depois de um tempo quando as raízes ocuparem toda extensão do vaso é a hora de passar para o vaso maior.
Quanto a rega, cuidado com água em excesso, isso mata a planta, afaste as pedras e enfie o dedo no substrato, assim dá para perceber se precisa de rega ou não.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de junho de 2014 20:21 delete

Olá Adriane, Boa Noite!
As folhas mais antigas é normal cair, veja o vigor da planta de uma forma geral e se está ocorrendo novas brotações.
Se não estiver acontecendo isso faça uma revisão nas regas e fertilização.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
20 de junho de 2014 17:34 delete

Olá, Moro em Paulínia/SP e ganhei um Bambu que esta com quase 6 metros de altura (esta quase encostando no teto). O espaço que coloquei ficou um pouco apertado. Posso poda-lo nas laterais?

Reply
avatar
Juliana Alves
AUTHOR
24 de outubro de 2014 17:30 delete

Óla, sou de Teresina/Piaui, eu comprei um bambu mosso, só que ele ainda esta pequeno, não o coloquei em um vaso com terra, o vendedor disse que ele poderia ficar somente num vasinho com água, e eu não poderia expor no sol, só que ele ta ficando meio seco, o que devo fazer?

Reply
avatar
xx
AUTHOR
22 de novembro de 2014 17:29 delete

Possuo um jardim de aproximadamente 400 m2 onde cultivo plantas decorativas (na frente e laterais da casa) e um pequeno pomar e horta tradicional dos fundos onde o espaço é maior. Também tenho uma pequena horta hidropônica e uma composteira doméstica (minhocário em caixas plásticas sobrepostas).

Venho procurá-lo neste momento na busca de informações sobre a técnica utilizada para condução de mudas de "bambu-mossô". Possuo em meu jardim quatro plantas desse tipo em ambiente aberto e duas delas apresentaram podridão justamente nos colmos horizontais que quando foram cortadas iniciaram a brotação dos rizomas e se alastraram. Praticamente já tenho a solução desse problema (vou aproveitar para remodelar o jardim e remover essas plantas ou contê-las com caixas enterradas de 50 cm ou mais de profundidade) mas gostaria de aproveitar os filhos da planta para transplantá-los para novos vasos e iniciar o processo de condução/moldagem.

Ocorre que busquei na internet informações mais detalhadas sobre esse processo e pouco encontrei ou as informações existentes são desencontradas e não dão segurança para algo que deve durar entre 3 e 5 anos. Peço então sua ajuda e a possível publicação de artigo em seu site.

Reply
avatar
CRISTHIAN
AUTHOR
23 de agosto de 2015 22:27 delete

CULTIVO UM BAMBO MOSSO NA MINHA SALA À UNS DOIS MESES, POREM DE UMA SEMANA PRA CA ELE COMEÇOU A EXALAR UM MAU CHEIRO, PENSEI QUE FOSSE APODRECIMENTO DA RAIZ, MAS O CHEIRO APARENTEMENTE E DAS FOLHAS, TENTEI LAVA-LO COM BASTANTE AGUA NA PARTE SUPERIOR E DEIXEI SECÁ-LO NO AMBIENTE EXTERNO MAS O MAU CHEIRO NAO PASSOU. QUERIA SABER SE É NORMAL E SE TEM ALGUM PRODUTO QUE EU POSSA UTILIZAR PARA REGAR OU ETC.

Reply
avatar
23 de setembro de 2015 17:54 delete

Boa Tarde Mario Franco
Meu nome é José Mauro, estou construindo um imóvel e pretendo plantar bambu mosso no jardim de inverno de aproximadamente 1,60x,080 metros, este jardim será fechado com blinbex, tendo abertura e claridade somente por cima. O mesmo é adequado para estas condições?

Muito grato

José Mauro

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
23 de setembro de 2015 19:41 delete

Olá José Mauro, Boa Noite.
É possível sim, oferecendo a planta condições favoráveis em relação a substrato e regas.
O local tem luz solar direta pelo menos durante algumas horas?
A tendência é a planta esticar e ir atrás dessa luz.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
26 de setembro de 2015 11:15 delete

Olá José Mauro
Tenho um bambu mossô plantado no chão do quintal, e de repente apareceram dois brotos que estão crescendo muito rápido. Pretendemos deixa-los no local para crescerem juntos à mãe. Para fazer a curvatura já compramos alguns apetrechos. Mas não sabemos em que momento devemos fazê-lo. O broto maior está com um metro de altura. Devemos tirar aquela casca que envolve o caule? Em que momento devemos começar a forçar a curvatura e tirar a casca? Grata.

Reply
avatar
10 de outubro de 2015 10:39 delete

O MEU BANBU MUSSÔ ESTA COM DOENÇA OU COCHINILHA,, É UMAS COISINHAS BRANCAS, O QUE POSSO USAR PARA MATAR A PRAGA? SE ALGUEM SOUBER D ME MANDE UMA RE4SPOSTA. camazzuco1@hotmail.com

Reply
avatar
17 de outubro de 2015 11:29 delete

Como posso mudar o bambu mosso de lugar . Vou construir e preciso tirá-lo de onde está. Por favor ajude-me.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
17 de outubro de 2015 15:18 delete

Olá Boa Tarde.
Tem que retirar como um grande torrão, primeiro escavando ao redor, deixe o torrão sempre úmido coberto com sacos de linhagem, depois de alguns dias, quando começarem a aparecer as raízes, amarre bem de forma não desmanchar o torrão e então corte a parte inferior, prenda agora a parte inferior, assim sua planta estará pronta para o transporte com o torrão preservado o que fará com que ela sofra menos na mudança para o novo local.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
23 de outubro de 2015 20:59 delete

Luíza - Olá!! Comprei um bambu mossô à cinco messes,coloquei em minha sala onde recebe uma faixa de sol diariamente, no inicio caíram muitas folhas mas veio uma nova brotação e o bambu ficou verdinho . A duas semanas ele começou a exalar um cheiro bem forte percebido com mai intensidade a noite e apos isso sua folhas começaram a secar. O que pode ter acontecido?????

Reply
avatar
12 de novembro de 2015 13:44 delete

Estou cultivando dentro de casa, tem sol da tarde e luz por uma janela. É normal as folhas secarem ou é preciso verificar se tem algum problema?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de novembro de 2015 07:30 delete

Olá Luíza, Bom Dia.
Cheiro ruim e forte, pode significar apodrecimento de raízes e caule.
Tente de forma delicada fazer uma inspeção sem prejudicar a planta.
Água em demasia ou acumulada pode ocasionar isso.
Conforme o tamanho não haverá salvação para planta.
Antes de colocar água verifique sempre o substrato, se não tiver aparelho de medição de umidade, enfie o dedo nele, dá para sentir se está seco ou úmido, se sentir umidade não regue.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de novembro de 2015 07:34 delete

Olá Elvis, Bom Dia.
A planta sempre irá atras da luminosidade, de tempo em tempo ( 2 vezes por semana) vire a planta de forma que todas as folhas recebam luz do sol.
É normal as folhas mais antigas secarem, as mais jovens não.
Um abração!

Reply
avatar
Renata Streit
AUTHOR
16 de novembro de 2015 18:20 delete

Olá Mauro, parabéns pelo blog! Tenho um de decoração www.overthinking.com.br e gostaria de te convidar para fazer uma matéria conosco no site sobre o bambu mosso. Além disso tenho uma duvida pessoal. Compramos um bambo para o apartamento há 3 semanas e o mantivemos no mesmo vaso. Molhamos ele 4 x por semana mas nesta 3 semana e adaptação ele começou a secar a suas folhas, O que devo fazer para recupera-lo? Muito obrigada!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
16 de novembro de 2015 19:56 delete

Olá Renata, Boa Noite.
Agradeço a visita, convite e comentário.
Muito cuidado com regas, não pode faltar nem ter em excesso.
Não sei o tamanho de sua planta, se está num substrato com boa drenagem, o viveiro de procedência (se estava cultivado no solo e foi retirado sem ter adaptação ao vaso ou amarrado).
São tantos fatores que fica difícil tentar resumir em poucas linhas.
A princípio regar 4 vezes por semana é muito, mas vai depender da quantidade.
Faça o seguinte: se não tiver um aparelho que mede umidade do solo, enfie o dedo nele, se sentir que está úmido não regue, água em excesso apodrece as raízes e a planta morre.
Se o substrato for muito argiloso e a água que coloca não consegue atingir a parte inferior, também é um problema.
A planta precisa receber sol ou estar num ambiente com muita claridade.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
xx
AUTHOR
17 de novembro de 2015 11:45 delete

Olá Mário, gostaria de obter informações/publicações sobre multiplicação/direcionamento de caules de bambu-mosso. Tenho aqui 3 plantas em um jardim que multiplicaram-se e pretendo transplantá-las para vasos (pois aprendi aqui que são plantas que se espalham em jardins - coisa que desconhecia) mas não gostaria de perder as mudas mas também não deixá-las como simples bambús. Se mais alguém puder ajudar com algum tipo de guia passo-a-passo agradeço a todos antecipadamente e deixo meu contato: joaosigno@gmail.com.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
17 de novembro de 2015 12:32 delete

Olá Boa Tarde.
Não produtor do bambu-mossô e não tenho grande experiência prática, meu conhecimento é somente um pouquinho acima do básico, quem sabe se aparece algum leitor do blog que conheça mais a fundo a planta e possa nos ajudar, assim todos aprendem.
O que posso te dizer é que para fazer a mudança da planta do seu jardim para um vaso é retirar com bastante cuidado a planta mantendo um torrão intacto, cave ao lado, deixando a parte inferior cubra com sacos de linhagem e mantenha sempre úmido, quando verificar que as raízes estão brotando, corte a parte inferior amarre bem e só então faça a retirada da planta.
De preferência o vaso terá que ter o dobro do tamanho do torrão, use substrato adequado.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
guga barros
AUTHOR
1 de janeiro de 2016 21:29 delete

Gostaria d saber se alguem saberia responder o que devo fazer pos coloquei um pouco de esterco de bode sem lava-lo , no meu bambo musso, apos alguns dias ele começou a fica com as folhas secas, existe alguma relação entre os fotos, e o que devo fazer com o meu bambo que esta secando

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
2 de janeiro de 2016 07:57 delete

Olá Guga, Bom Dia!
Nunca se deve usar esterco não curtido, se utilizado em quantidade e em contato com as raízes, poderá vir até a matar a planta.
Se ele estiver superficial e ainda possa remover sem danificar as raízes, faça.
Em caso contrário se já estiver incorporado, mexer só poderá piorar a situação, terá que esperar uma possível reação da planta.
Boa Sorte.
De retorno, assim todos aprendem.
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
3 de janeiro de 2016 12:12 delete

Bom Dia, plantei meu bamboo mosso a uns dois meses, a uns 2 dias notei que ele esta com as folhas se fechando, está plantado no chão em um jardim, poderá ser falta de água? ele tem uns 2 metros de altura, qual é a quantia correta de água por semana? se não for a água o que pode ser?

Reply
avatar
Lília Maria
AUTHOR
3 de janeiro de 2016 12:22 delete

Olá Sr. Mário
Passei 15 dias viajando e quando voltei meu bambu estava todo seco, com mínimas folhas verdes. será que ele morreu ou ainda tem jeito

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de janeiro de 2016 13:40 delete

Olá Boa Tarde.
Neste espaço de tempo relativamente curto de 2 meses a planta está tentando se adaptar ao novo local que está cultivada.
Muitos fatores podem interferir para o sucesso ou perda da planta:
procedência (viveiro idôneo), se a muda estava pronta para ser transplantada ou foi retirada do solo(feito um amarrado e colocada a venda), se por ocasião do plantio o torrão não foi desmanchado deixando as raízes nuas, se foi feito uma cova com o tamanho de no mínimo o dobro do torrão, se foi utilizado substrato semelhante ao que a planta estava acostumada, se a água está chegando a parte inferior das raízes, se o solo está drenando ou deixando as raízes encharcadas, etc.
Com tudo isso falar de rega não é algo muito simples, a água drena fácil, se não sabe faça um buraco próximo jogue água e veja se ela some ou fica acumulada.
Em épocas de clima mais quente 2 vezes por semana (se não chover muito) de preferência logo pela manhã.
A quantidade deve ser suficiente para atingir as raízes mais baixas.
Dê retorno
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
3 de janeiro de 2016 13:45 delete

Olá Lília, Boa Tarde.
Se já tem ela a algum tempo e estava estabelecida, voltando a cuidar normalmente deve aparecer novas brotações.
Se é uma planta recém plantada que ainda estava se adaptando ao novo ambiente este descuido de 15 dias sem água pode ser fatal.
De qualquer forma não faça nada de exagerado e aguarde a reação da planta.
Mande notícias.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
4 de janeiro de 2016 12:11 delete

Obrigada por responder Mário, então a água drena fácil, ele continua coma folhas fechadas e umas pontinhas secas que se pegar ela quebra( uns pedacinhos nas pontas de una 2, 3 cm) quando plantamos só tiramos o fundo do vaso e ao redor ficou ( o responsável do viveiro indicou) ele tem uns brotinhos bem pequenos verdinhos eles estão começando sair agora, espero que seja só adaptação. Gostaria de saber sua opinião se desta forma que ele foi plantado, seria viável tirar ele da terra de deixar em vaso novamente, já que faz pouco tempo o plantio, ( surgiu a oportunidade de nos mudar em alguns meses e gostaria de leva-lo ) é muito arriscado da planta morrer? Se ele estiver " se adaptando ainda"

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
4 de janeiro de 2016 17:57 delete

Olá Suelen, Boa Tarde.
Se plantou retirando apenas o fundo do vaso, significa que neste período, se ocorreu expansão das raízes para se adaptarem ao novo local, aconteceu apenas na parte inferior.
Fazer uma nova mudança não seria bom, mas como plantou com vaso sem o fundo, poderá cavar até deixar totalmente exposto e remover com um pedaço de torrão inferior, caso as raízes já tenham começado a expandir.
Deverá ser utilizado um vaso maior com substrato semelhante.

Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
majortom
AUTHOR
14 de janeiro de 2016 13:15 delete

Olá!
Comprei há uns três dias um bambu num viveiro. A moça não sabia a raça, e eu só perguntei se ele era carinhoso ou mordia, mas acho que é um bambu-de-jardim. É a minha primeira planta, e estou numa relação mística com ela – porque mesmo já sinto algum misticismo no bambu.
De fora minhas paixões por estar cuidando de uma planta pela primeira vez, tenho andado preocupado. Ele está com uma aparência meio feinha, desde o viveiro. O colmo (corrija-me se não for este o nome das hastes principais) não é verde, mas verde-amarelado, e as folhas estão com aparência seca, com alguns pontilhados e a ponta queimada. Por outro lado, os brotinhos que estão crescendo ao lado, em novos colmos, estão bem verdinhos, tanto as folhas como o colmo em si.
Não faço ideia do que seja, pois como disse, é a minha primeira planta. Não sei se ela era mal cuidada no viveiro, ou se é um fungo, ou se é um bicho, ou um duende. Mas eu tenho cuidado muito bem dela, está ao lado da minha janela, pegando o máximo de sol que entra no meu quarto, rego duas vezes por semana, abraço três por dia, converso. Tirei algumas fotos hoje, pois andei arrancado as folhas secas na esperança de que isso fosse resolver. Obs. Imagem das folhas: http://imgur.com/bOhFhjd

Reply
avatar
14 de janeiro de 2016 16:17 delete

Olá Mário!!
Olhe bem as folhas do meu bambu estão muito secas, o que posso fazer? Uma adubagem? Pois ele Esta em um vaso! Ou será que é a época dele?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de janeiro de 2016 19:37 delete

Olá Adriely, Boa Noite.
O bambu-mossô prefere substrato com boa drenagem e rico em matéria orgânica, principalmente quando jovens Desenvolve-se melhor a sol-pleno e tolera interiores, desde que bem iluminados. As regas devem ser semanais. Como está o seu?
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
14 de janeiro de 2016 19:46 delete

Olá Boa Noite.
Seu bambu é entouceirado, se for não é o bambu-mossô.
Se estiver plantado em vaso em ambiente interno dificilmente irá desenvolver novos rizomas.
O aparecimento de novos colmos se dá através do rizoma, que liga os colmos entre si.
Mande imagens para meu e-mail.
Um abração!

Reply
avatar
Rodrigo Alves
AUTHOR
26 de janeiro de 2016 20:37 delete

Olá...
Meu bambu-mossô secou todas as folhas e cairão, agora estão brotando novamente só que os galhinhos secos das folhas antigas estão la ainda, o que fazer, corta esses galhos secos ou deixa?
Obrigado.

Rodrigo alves

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
26 de janeiro de 2016 20:42 delete

Olá Rodrigo, Boa Noite.
Se realmente estão secos, não estando mais circulando seiva, pode cortar, porque neles não irão surgir novas brotações.
Um abração!

Reply
avatar
Tuka
AUTHOR
13 de fevereiro de 2016 14:34 delete

Olá Sr Mario, por gentileza; sou de Bastos SP micro região de Marilia. Queria saber se aqui é possivel cultivar P Pubescens? Pois acho aquí muito quente e ñ conheço ninguem c essa cultura. Será q o Sr conheçe alguem na região q tenha mossO?

Reply
avatar
21 de fevereiro de 2016 22:10 delete

Mario, estou desesperada para salvar meu Bambu Mossô. Ele está plantado num fase há dois anos e sempre esteve verdinho. Às vezes as folhas caiam completamente e depois nasciam novas. Do fim do ano pra cá, no entanto, após a ultima queda de folhas alguns galhos ficaram completamente secos. Nos demais as folhas voltaram, porém, nem chegaram a crescer completamente e já começaram a amarelar e estão todas secas. Me parece que o galho principal é os secundários estão com um aspecto mofado é uma espécie de poeirinha branca. Queria saber que doença e como posso tratá-lo para recupera-lo plenamente.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
22 de fevereiro de 2016 08:47 delete

Olá Tatiana, Bom Dia.
Insetos microscópicos como pulgão, ácaro podem estar atacando sua planta elas podem ser tratadas com a pulverização de Melatol, poderá encontrar inseticidas próprios para plantas em Garden ou casas agropecuárias o produto pronto para uso.
Dê retorno.
Um abração!

Reply
avatar
Rogerio Moura
AUTHOR
21 de março de 2016 17:50 delete

Boa tarde Mario,
Quantas vezes devo regar meu bambu mosso por semana ? Obrigado....e parabens pelo trabalho.

Reply
avatar
12 de abril de 2016 19:52 delete

Boa noite, Mário!
Tenho um bambu mosso no meu jardim de inverno, ele está com as folhas secas e cheio de umas manchas brancas. Liguei para o jardineiro q comprei passar aqui, até hoje não passou e disse q qdo ele plantou a muda estava saudável. Acho q ele está sem vida, não sei o q faço com ele. Não bate sol o dia todo nele, talvez se eu coloca-lo em um lugar mais ensolarado, não sei o q faço com ele.
Vc pode me dar alguma dica?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
18 de maio de 2016 06:09 delete

Bom dia Mario! Meu bamboo mosso esta ficando com o cule amarelo e folhas secas mas está soltando muitas mudas. O devo fazer? Ja adubei mas até agora, nada.

Reply
avatar
18 de maio de 2016 09:02 delete

Bom dia!!
Comprei um bambu mosso de aproximadamente 3 metros de altura para planta-lo em meu jardim...o fato é que estou bastante preocupada de tira-lo do vaso e planta-lo pois estou com medo de suas raizes serem muito agressivas e começar a se desenvolver muito rapidamente..o meu jardim é pequeno e fica no corredor da minha casa...oque devo fazer?

Reply
avatar
elis
AUTHOR
23 de agosto de 2016 18:02 delete

BOA Tarde,tenho um bambu e tentei fazer mudar,cortei o broto e plantei,não vingou,oque fiz de errado,tem alguma maneira correta de cortar os brotos,obrigada.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
31 de agosto de 2016 11:46 delete

Olá Mario, estava fazendo pesquisas sobre como cuidar de bambu e encontrei seu blog. Mudei há pouco para um apartamento, no qual possui um bambu plantado em vaso e fica na varanda. Eu não tenho muito conhecimento sobre plantas, mas este bambu está com as folhas secas e marrons e o tronco parece estar seco. Gostaria de uma dica do que posso fazer para tentar melhorar o aspecto desta planta, para que ela pareça saudável. Obrigada. Juliane

Reply
avatar
27 de setembro de 2016 19:48 delete

Olá Mário! Sou Diana Fernandes
Tenho um bambu mossô há 6 anos em um vaso grande, mas percebi que ele não aguenta mais ficar ali! rsrsrsr. Já apareceram 4 mudas ao redor dele, que também não estão se desenvolvendo bem. Gostaria de saber se posso replantá-lo no chão, já que agora tenho espaço e, se devo separar as mudas. Aqui na minha região faz muito calor ( Região dos Lagos - RJ ), gostaria de saber também se ele pode pegar sol intenso. Obrigado!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de outubro de 2016 15:46 delete

Olá Mario,tenho um bambu mossô que está indo bem,plantei num vaso não muito grande,agora apareceu um filhote que está crescendo muito rápido,como faço para tirá-lo???

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
5 de outubro de 2016 15:47 delete

Desculpe-me,meu nome é Julia,agradeço se responder rápido,pois ele cresce a cada dia,,,,,

Reply
avatar
Melão
AUTHOR
23 de outubro de 2016 12:38 delete

ola ,meu bambu mosso secou inteiro ,dai arranquei e deixei o tronco com a raiz deitado nosolo ,depois de uns quinze dias ,percebi vários brotos ,e dois já estãoquase atingindo um metro ,posso replantar ,me parece que esão fracos ,como devo proceder,o estranho que a raiz não está plantada ,ficono aguardo de seu retorno ,era meu sonho ter um bambu ,não tive sorte ,será que terei com estas mudas,semmais grata Deize

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
4 de janeiro de 2017 14:09 delete

Oi, meu nome é Sílvia, tem dois anos q tenho um bambu, sendo que no início as folhas secaram e caíram e a parte de cima do caule secou, então podei. Agora as folhas estão amarelando e a metade do caule na vertical está seca. Ele fica na varanda onde tem um pouco de sol e é aguado regularmente. O q faço?

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
24 de março de 2017 00:41 delete

Boa noite, me chamo Bruno. Ganhamos o bambu mosso com aproximadamente 2,00 mts com caule Grosso e muitas folhas. Porém na última semana notamos que nos galhos esta saindo bastante seiva. O que está acontecendo, é normal?

Reply
avatar
5 de abril de 2017 13:02 delete

Olá...gostei muito da sua página, muito explicativa.
Tenho duas perguntas e espero que possa responde-las.
A primeira, é como posso tirar a mudinha que apareceu ao lado do meu bambu mossô sem prejudica-lo. Faz uns vinte dias que o comprei e ele está em um vaso relativamente grande junto à uma janela de vidro imensa. Ele me parece feliz.
A segunda e porque o meu outro bambu mossô que está na ru a em uma cobertura está com as folhas enroladas. Comprei ele faz uns dez dias e ele já veio assim. Pode solucionar esse mistério?????Agradeço.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
25 de junho de 2017 16:07 delete

Meu bambu mosso floresceu, ja li em varios blogs que isso não acontecia aqui no Brasil.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
31 de outubro de 2017 17:16 delete

Ninguem responde as dúvidas??

Reply
avatar