19 de nov. de 2015

Euphorbia enterophora

Euphorbia enterophora
NOME CIENTÍFICOEuphorbia enterophora.

NOME POPULAR:

FAMÍLIA: Euphorbiaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Madagascar.

PORTE: Chega atingir 4 metros de altura, mas encontrando condições favoráveis de solo e clima pode ter dimensões bem maiores.

FOLHAS: Praticamente não tem folhas, são efêmeras, ou seja, permanecem por pouco tempo na planta, medem cerca de 6 x 4 mm.

FLORES: De valor ornamental secundário, são bem pequenas, tem coloração amarela, despontam na primavera na ponta dos ramos.

FRUTOS: São pequenas cápsulas.

TRONCO: Pode ter um tronco central cilíndrico e muitos ramos achatados que ao receberem luz solar ficam de coloração avermelhada
 
Euphorbia enterophora
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Regue de forma bem moderada (1 vez por semana), mantenha o substrato ligeiramente úmido durante os meses de crescimento e suspenda a rega no inverno.

CLIMA: Gosta de clima quente, não tolera frio intenso.

PODA: Não necessária, mas pode ser feita para reduzir dimensões da planta.

CULTIVO: Bastante rústica, deve ser cultivada em solo com excelente drenagem que não acumule água.

FERTILIZAÇÃO: Aplique NPK, fórmula 10-10-10, cerca de 1 colher de sopa para vasos pequenos e em quantidades maiores conforme tamanho da planta. Aplique ao redor do caule, nunca junto a ele, incorpore levemente ao substrato e regue em seguida.

UTILIZAÇÃO: Fica muito bonita em jardim de pedras e também em vasos, se estiverem dentro de casa devem ficar perto de uma janela e receberem sol.

Euphorbia enterophora

PROPAGAÇÃO: De fácil propagação por estacas, o corte deve ser mergulhado em hormônio de enraizamento e deixar cicatrizar por cerca de 5 a 7 dias, a melhor época é no final da primavera.

PLANTA TÓXICA: A seiva leitosa pode causar dermatite de contato e cuidados especiais para não ter contato com os olhos.

NOTA: No manuseio, principalmente em podas deve ser usada luvas grossas e óculos de proteção se por acidente parte da seiva entrar em contato com a pele lave imediatamente.

PREÇO: Em Holambra pode ser encontrado por R$ 16,00 a R$ 20,00.


FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei no Gran Flora do Veilling de Holambra / SP.

Um comentário:

  1. Temos duas mudinhas dela,mas estão demorando muito para o desenvolvimento. Não sabemos seo crescimento dela é lento.Estão em um vaso pequeno.

    ResponderExcluir