27 de dez. de 2017

TZIU ( Volatinia jacarina )

TZIU ( Volatinia jacarina )

NOME POPULAR: tsiu, tizirro, saltador, papa-arroz, veludinho, bate-estaca, serra-serra, serrador, alfaiate.

NOME CIENTÍFICO: Volatinia jacarina.

Nota: Derivado do latim, “volatinia” é diminutivo de “volatus” que significa “voo”, portanto “pequeno voo”, e “jacarini” do tupi: “que voa para cima e para baixo”, ele tem o hábito de praticar um voo como estivesse saltando para cima e pousando no mesmo local de onde partiu, nesse momento solta seu canto característico:  “ti-ti-tziu”.
TZIU ( Volatinia jacarina )

SUBESPÉCIES: Existe três, a encontrada no Brasil r também na Bolívia, Paraguai, norte da Argentina e sudoeste do Peru é a Volatinia jacarina jacarina.

FAMÍLIA: Thraupidae.

TAMANHO: Mede cerca de 11,5 cm de comprimento.

ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação principal são sementes de gramíneas, mas também captura insetos.

PLUMAGEM: O macho tem coloração negra com brilho azul-metálico, e uma pequena mancha branca na parte inferior das asas que pode ser vista quando ela dá o salto (voo). A fêmea tem coloração marrom-oliva na parte superior e amarelo-amarronzado na inferior.

TZIU ( Volatinia jacarina )

NINHO: Em formato de cuia, paredes finas e fundas, feito sobre gramíneas, põe de 1 a 3 ovos de coloração branco-azulados com pontos marrom-avermelhados.

HÁBITOS: Durante período reprodutivo são vistos aos pares, em outras épocas reúnem-se em bandos e durante a época mais fria do ano migram para regiões de clima mais quente.

PREDADORES: Cobras, lagartos e pequenos felinos.

IMAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim – SP

TZIU ( Volatinia jacarina )

INFORMAÇÕES MAIS COMPLETAS:

Um comentário: