11 de jun. de 2022

PLANTA-ALUMÍNIO - (Pilea cadierei)

 PLANTA-ALUMÍNIO - (Pilea cadierei)

Pilea cadierei

NOME CIENTÍFICOPilea cadierei.


NOME POPULAR: planta-alumínio, pileia-alumínio, alumínio, pileia.


FAMÍLIA: Urticaceae.

 

CICLO DE VIDA: Perene.

 

Nota: Apesar de perene, como as folhagens de plantas novas são mais vigorosas e bonitas, algumas pessoas preferem renovar o canteiro anualmente por ocasião do início da primavera.

 

ORIGEM: Sul da China, Vietnã.

 

PORTE: Até 40 cm de altura.

 

FOLHAS: Simples, de até 7 cm de comprimento, de formato elíptico alongado, pontiagudas, de coloração verde escura meio azulado, na página (face) superior, com manchas prateadas (motivo de seu nome popular) e nervuras bem definidas. Na página inferior, tem coloração verde médio sem manchas.

 

Folhas com manchas parece aluminio

FLORES: De importância secundária, suas inflorescências são globosas, compostas de pequenas flores de coloração esbranquiçadas, surgem no verão.

 

Flor Pilea cadierei

TRONCO: Ramos eretos, macios e suculentos. 


Nota: É uma planta ligeiramente prostrada (não se esparrama), bastante ramificada

 

LUMINOSIDADE: Meia-sombra.

 

ÁGUA: Gosta de solo mantido úmido, mas não encharcado, regar duas vezes por semana (no caso de ausência de chuvas), a quantidade deve ser de acordo com necessidade, sendo maior nas épocas de clima quente e menor no frio.  


CLIMA: Gosta de clima quente, aceita temperaturas mais baixas, mas não tolera geadas.

 

PODA: Não necessária, quando a planta começar a perder o vigor inicial e beleza poderá ser replantada.


CULTIVO: Bastante rústica e de baixa manutenção, aprecia solo solto,  rico em matéria orgânica, mantido úmido, mas que tenha boa drenagem.

 

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião da preparação do canteiro incorporar ao solo esterco animal sempre muito bem curtido ou composto orgânico.

 

UTILIZAÇÃO: Bastante utilizada como forrações, em baixo de árvores, onde a grama não tem sucesso de crescimento, mas não resiste a pisoteio. Também tem aplicações diversas em vasos, jardineiras, bordaduras, composição com outras plantas, etc.


PROPAGAÇÃO: Por sementes, mas é feita com bastante facilidade, pela divisão de plantas ou por estacas, que podem ser feitas em qualquer época do ano.

Onde vende Pilea cadieri


 Nota: Na preparação de estacas, deve ser deixada de 2 a 4 folhas, retirando as demais na parte que ficará enterrada. Mantenha o substrato úmido, na sombra, mas em local com boa iluminação.

 

PREÇO: Na Garden Pronta Flora em Holambra / SP o saco de muda estava sendo comercializada por R$ 1,75. ( jun. / 2022 )

 

IMAGENS: Holambra / SP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário