31 de dez. de 2017

FELIZ 2018

FELIZ 2018
Está chegando a hora

Mais um ano se indo e um novinho em folha chegando. Que este ano que está por vir traga juntamente consigo novas esperanças, novas pessoas, novos sonhos, novos objetivos e que todos nós tenhamos a capacidade de correr atrás e ir em busca do que realmente queremos. Que este ano traga-nos mais pensamentos positivos, e nada de negatividade. Que nos traga mais força, para que possamos enfrentar as dificuldades que ainda estão por vir.

Não espere que as coisas irão mudar simplesmente porque um novo ano está chegando. A mudança vem de você! Seja você a mudança que quer ver, não espere pela mudança dos outros. Quer um ano melhor? Comece mudando por você sem esperar por ninguém, com o tempo todos se darão conta e começarão a mudar também, mesmo que leve tempo.

Tenha coragem de seguir seus sonhos, sem medo de ser feliz, sem medo de arriscar, são os teus sonhos e tem de segui-los, não importa o que digam. Não vá atrás dos ideais dos outros, busque os seus. Não ligue para o que falam ou deixam de falar, a vida é isso e você só tem que aprender a tapar os ouvidos e fazer o que tiver vontade de fazer, sem se arrepender!

Desejo que você deseje mais, sonhe mais, viva mais, arrisque mais, aproveite mais tudo o que tem para aproveitar, pois um dia tudo isso irá acabar, para todos nós.

Feliz Ano Novo! (Texto de autor desconhecido)

28 de dez. de 2017

Como tratar um cajá-manga com resina?

NOME DA DOENÇA: Resinose.

AGENTE CAUSADOR: Fungo (Lasiodiplodia theobromae).

SINTOMAS: Líquido de consistência viscosa expelido pela planta que escorre pela superfície do caule e ramos infectados.

COMO TRATAR: Raspar e retirar com uma lâmina, facão ou canivete as partes infectadas e aplicar pasta fungicida (feita à base de cobre), eliminar os ramos necrosados e muito infectados, repetir a aplicação mensalmente até a cura total da planta.

Nota: Mesmo com a doença a planta pode continuar a produzir frutos e a sobreviver por alguns anos, se tratada na fase inicial à cura é bem simples.

27 de dez. de 2017

TZIU ( Volatinia jacarina )

TZIU ( Volatinia jacarina )

NOME POPULAR: tsiu, tizirro, saltador, papa-arroz, veludinho, bate-estaca, serra-serra, serrador, alfaiate.

NOME CIENTÍFICO: Volatinia jacarina.

Nota: Derivado do latim, “volatinia” é diminutivo de “volatus” que significa “voo”, portanto “pequeno voo”, e “jacarini” do tupi: “que voa para cima e para baixo”, ele tem o hábito de praticar um voo como estivesse saltando para cima e pousando no mesmo local de onde partiu, nesse momento solta seu canto característico:  “ti-ti-tziu”.
TZIU ( Volatinia jacarina )

SUBESPÉCIES: Existe três, a encontrada no Brasil r também na Bolívia, Paraguai, norte da Argentina e sudoeste do Peru é a Volatinia jacarina jacarina.

FAMÍLIA: Thraupidae.

TAMANHO: Mede cerca de 11,5 cm de comprimento.

ALIMENTAÇÃO: Sua alimentação principal são sementes de gramíneas, mas também captura insetos.

PLUMAGEM: O macho tem coloração negra com brilho azul-metálico, e uma pequena mancha branca na parte inferior das asas que pode ser vista quando ela dá o salto (voo). A fêmea tem coloração marrom-oliva na parte superior e amarelo-amarronzado na inferior.

TZIU ( Volatinia jacarina )

NINHO: Em formato de cuia, paredes finas e fundas, feito sobre gramíneas, põe de 1 a 3 ovos de coloração branco-azulados com pontos marrom-avermelhados.

HÁBITOS: Durante período reprodutivo são vistos aos pares, em outras épocas reúnem-se em bandos e durante a época mais fria do ano migram para regiões de clima mais quente.

PREDADORES: Cobras, lagartos e pequenos felinos.

IMAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim – SP

TZIU ( Volatinia jacarina )

INFORMAÇÕES MAIS COMPLETAS: