CÓLEUS, CORAÇÃO-MAGOADO - Solenostemon scutellarioides
NOME POPULAR: cóleus, coração-magoado.
NOME CIENTÍFICO: Solenostemon scutellarioides.
SINONÍMIA: Coleus blumei, Ocimum scutellarioides, Solenostemon
blumei.
FAMÍLIA: Labiatae (Lamiaceae)
CICLO DE VIDA: Perene.
Nota: Apesar de perene é cultivada como bienal, pois a planta perde o vigor inicial, fica espigada e feia.
ORIGEM: Java.
Nota: É encontrada uma grande quantidade de plantas híbridas, que foram desenvolvidas em laboratórios, sendo utilizado o cruzamento de muitas espécies do mesmo gênero.
PORTE: De 40 a 90 cm de altura.
FOLHAS: Bastante ornamental, de coloração bem variada, com diversas tonalidades de verde e vermelho, algumas também com roxo e amarelo.
FLORES: As inflorescências são compostas de pequenas flores de coloração azul e branca, despontam na parte terminal da planta e não tem grande efeito ornamental.
LUMINOSIDADE: Meia-sombra e sol pleno.
ÁGUA: Aprecia solo mantido sempre úmido, mas não encharcado, regar de 2 a 3 vezes por semana, variando a quantidade conforme o clima.
CLIMA: Prefere clima quente e úmido e não tolera geada.
PODA: Folhas e inflorescências secas podem ser cortadas, evite arrancar para não deixar o caule exposto deixando uma “porta aberta” para entrada de doenças.
CULTIVO: Deve se cultivado em solo com boa drenagem, no caso de solo argiloso, deve ser removida uma camada e misturar areia grossa de construção e composto orgânico.
FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio das mudas misturar no substrato, esterco animal sempre muito bem curtido ou composto orgânico.
UTILIZAÇÃO: Fica muito bonita quando usada em maciço e bordaduras.
PROPAGAÇÃO: A multiplicação é realizada por estacas-ponteiro e sementes.
SIGNIFICADO ESPIRITUAL: Está ligado à renovação interior, Cura emocional amor próprio e autoestima. No Feng Shui está associada ao elemento fogo, ajudando a estimular a criatividade e superar a estagnação.
FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Holambra / SP.



Nenhum comentário:
Postar um comentário