18 de set. de 2011

JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia )


JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia )
NOME CIENTÍFICO: Jacaranda mimosaefolia.

NOME POPULAR: Jacarandá-mimoso, caroba, carobaguaçu.

SINONÍMIA
: Jacaranda heterophylla, Jacaranda acutifolia, Jacaranda chelonia, Jacaranda ovalifolia, Jacaranda filicifolia.

FAMÍLIA: Bignoniaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: América do Sul.

PORTE: Até 15 metros de altura.

FOLHAS: Compostas, bipinadas, formadas por numerosos folíolos de coloração verde-acinzentada, perde suas folhas no inverno ou em grandes períodos de estiagem.

JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia ) - Folhas bipinadas
 
JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia ) - Detalhe da pina com muitos folíolos
 
FLORES: De coloração que varia do roxo forte até próximo ao branco, surgem no término do inverno, quando a árvore fica praticamente sem folhas.

JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia ) - Detalhe da flor

FRUTOS: São cápsulas de coloração castanho-clara, achatatadas, bem duras, que quando maduras abrem e liberam gradativamente com ação do vento as sementes aladas.

JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia ) - Detalhe do fruto e sementes aladas
TRONCO: De coloração cinza-claro, casca fina, que se desprende em pequenas placas. Quando jovem tem casca mais clara e lisa, depois fica bastante rugosa e mais escura.

JACARANDÁ-MIMOSO - ( Jacaranda mimosaefolia ) - Detalhe do tronco

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Enquanto jovem manter solo ligeiramente úmido, mas uma vez estabelecida só regar  no caso de estiagem muito prolongada.

CLIMA: Prefere clima mais ameno de regiões sub tropicais.

PODA: Apenas poda de condução, quando a planta for jovem, cortando brotações laterais e galhos mal formados, depois não tem necessidade de podas.

CULTIVO: Prefere solo areno-argiloso, rico em matéria orgânica e que tenha boa drenagem.

FERTILIZAÇÃO: Use de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido misturado a terra retirada da cova (40X40), ou NPK, fórmula 10-10-10, sendo 10 colheres de sopa.  Após 12 meses aplique de 3 a 4 vezes ao ano, começando com 3 colheres de sopa,  indo aumentando a medida que a árvore for crescendo, aplique ao redor do caule, nunca junto a ele.

UTILIZAÇÃO: Muito utilizada na arborização urbana em ruas, praças e grandes jardins residenciais, suas raízes não são agressivas

PROPAGAÇÃO: Por sementes.

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Águas de Lindóia - SP

109 comentários:

  1. OLHANDO SUAS FOTOS, DÁ VONTADE DE TER TODAS EM NOSSO QUINTAL!! PARABÉNS!!
    SHEILA BARRETO

    ResponderExcluir
  2. Olá Sheila Barreto, Bom Dia!
    Obrigado pela visita e comentário.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. rapaz plantei tres dessa ai na minha casa, duas na calçada que crescem numa velocidade espantosa, e uma dentro de casa que não está indo pra frente. Ela parou de brotar e crescer depois de plantada. Coloquei NPK ao redor dela, e to esperando o resultado, aqui dentro de casa o solo é pessimo, muito aterro. Mas acho q adubando umas 3 vezes ao ano ela vai pra frente ne

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo, Boa Noite!
    Sobre seu JACARANDÁ-MIMOSO (Jacaranda mimosaefolia), tenha cuidado em não colocar NPK em excesso, como o solo não é muito bom, conforme disse, incorpore um pouco de composto orgânico.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Sim eu já fiz isso, porem mesmo assim nada de melhorar, quando coloca fica bacana, da folhas, ai depois de uns meses ele perde vitalidade, então to adubando a cada 3 meses com npk e tem surtido um efeito bom.

    ResponderExcluir
  6. Olá Rodrigo, Boa Tarde!
    Sobre seu JACARANDÁ-MIMOSO - (Jacaranda mimosaefolia), como vc disse, o solo que ela está plantada é muito ruim, então procure ir incorporando composto orgânico e terra vegetal junto com o NPK.
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de mais de um ano cai aqui na sua pagina sem querer de novo. E os tres jacarandas estão a todos vapor, pela primeira vez deram flor em abundancia, e o mais baixo, o que não ia para frente tem agora mais de 5 metros, os outros dois já estão com copas em formação...muito gratificante ve-las assim

      Excluir
  7. plantei um jacarandá no meu jardim, ele cresceu até uns 2 metros e depois parou de brotar por uns 7 ou 8 meses. agora voltou com força total. isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Isso é mais ou menos normal, a planta durante um período para de crescer, perde suas folhas e depois emite novas brotações.
      Um abração!

      Excluir
    2. Acho q varia do clima, aqui os que tenho fazem isso, ficam uns 6 meses sem brotar e vão perdendo as folhas lentamente, depois quando entra a primavera vem os brotos e flores, e ela cresce muito rapido a ponto de notar diferença de tamanho em poucos dias. Principalmente quando novas

      Excluir
    3. Olá Rodrigo, Boa Tarde.
      Obrigado pela visita e comentário, assim os leitores do blog podem ter mais informações a respeito do comportamento dessa maravilhosa árvore.
      Um abração!

      Excluir
  8. Olá, plantei um jacarandá a cerca de 1 ano e meio e ele está com uma altura de 3 metros. Entretanto, seu tronco se encontra fino e com pouca resistência. É normal? Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus, Bom Dia.
      A planta geralmente no produtor são colocadas em grandes lotes, lado a lado e na competição por luz se alongam.
      Não é problema, mas para não quebrar com o vendo, coloque uma estaca e amarre, e deixe dessa forma até que ela tenha o caule resistente.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  9. Olá!
    Eu me apaixonei por essa árvore desde a primeira vez que vi ela no meu colégio, quando no final do inverno ela deixava os bancos debaixo dela cobertos por flores roxas.
    Ano passado eu consegui pegar algumas sementes, plantei-as e agora tenho algo em torno de 10 mudas, a mais alta com 9 centímetros e a menor com apenas 6. Eu simplesmente plantei as mudas em terra vegetal e elas se deram muito, e durante esse um ano em que elas se desenvolveram, as mantive na sombra.
    Mas eu imagino que essa situação não pode ficar assim para sempre, gostaria de saber o que eu devo fazer com elas a seguir, coisas do tipo. Eu até mesmo pensei em tentar fazer pelo menos um ou dois bonsais com essas mudas, alguma ideia?
    Não vejo a hora de ver essas plantas florescerem, porque elas vão ser uma ótima lembrança do meu colégio, sendo que terminei o ensino médio esse ano. ^^
    Agradecido desde já!
    Vinícius

    ResponderExcluir
  10. Olá Vinícius, Boa Noite!
    Você não informou onde plantou.
    Até que a muda tenha mais ou menos 1 metro, para que suas raízes se desenvolvam e a planta cresça, o bom seria deixar num grande saco ou pote para mudas, em um ambiente que recebesse luz filtrada do sol (embaixo de árvores), ou colocação de sombrite 50%.
    O substrato deve ser mantido úmido, mas não encharcado.
    Use uma mistura de terra vegetal, composto orgânico e terra comum de jardim.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Olá, Mário Franco! Eu conheço Jacarandás em regiões próximas de casa e gostaria de plantar um. O problema é que como as sementes são aladas, é difícil conseguir uma, só vendo os frutos secos, vazios de sementes, caídos no chão. Posso pegar uma semente ainda verde, antes de abrir, numa árvore, ou você daria outra dica?

    Obrigado pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      A semente para germinar tem que ser viável, quando ela solta, está no ponto certo.
      Faça o seguinte:
      Quando ela estiver liberando sementes, pegue alguns frutos maduros, não force a abertura, ele irá abrir naturalmente e terá as sementes que precisa.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  12. Eu posso plantar uma muda num vaso grande para colocar na varanda? tenho umas 4 mudas de uns 10 cm cada, uma vou colocar no jardim e queria por outra num vaso. grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Erik, Boa Noite.
      Ela precisa receber um pouco de sol.
      Mesmo sendo um vaso grande, devido o porte da planta, não sei te informar se irá conseguir um resultado satisfatório em relação a florada.
      Um abração!

      Excluir
  13. Como diferenciá-lo do Jacarandá de Minas?

    ResponderExcluir
  14. Olá! Sempre admirei essa árvore, pois tem uma perto aqui de casa. Mas nunca consegui pegar suas sementes. Hoje, finalmente, consegui coletar sementes dessa espécie em uma praça, mas não sabia o nome dessa árvore. Pesquisando na internet, finalmente consegui identificar essa árvore que tanto admiro. Parabéns pelo capricho do seu blog! um abraço, Débora Dutra.

    ResponderExcluir
  15. Olá.

    Posso plantar o Jacarandá mimoso em calçadas ?
    E qual a distância que devo plantar ela de outra arvore ?

    Grato.

    ResponderExcluir
  16. minha duvida,eu quero plantar em frente de casa na calçada,quero saber se ele cresce muito ?e se estraga calçada?pois nao quero uma planta com mais de 3.0 de metros de altura.PARABENS PELO BLOG,OBRIGADA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas chegam até 20 metros, mas NÃO danificam as calçadas...

      Excluir
  17. Kakau, se ela quebra a calçada eu não sei informar, mas ela cresce bastante sim, a minha tem pouco mais de 1 ano e já bate no meu ombro, e eu já vi um no jardim botânico do RJ com uns 10 metros. Mas vale apena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ja perguntei a profissionais e eles me disseram que não danifica calçadas!

      Excluir
  18. Bom dia, tenho algumas mudas de aproximadamente 1,5 ano e deve ter um pouco mais de meio metro cada ... o problema é que notei que uma delas estão ficando com as folhas "amarronzadas" como estivesse secando! até o olho esta assim! o que será e o que devo fazer?
    recentemente eu mudei para um vaso maior e coloquei,como substrato, somente esterco de gado e arreia!

    ResponderExcluir
  19. depois de mais de 15 dias ja notei que esta nascendo novos brotos no "olho" ta ficando novinha! é muito resistente o jacarandá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhon, Bom Dia.
      Com a chegada da primavera e das chuvas eles voltam a brotar.
      Um abração!

      Excluir
  20. Amantes do JM.
    Em agosto de 2014 eu plantei um JM em um terreno arenoso, fiz uma cova de 3m de diâmetro por 70 de fundura onde coloque uma camada de barro no fundo no meio terra vegetal misturada com esterco bem curtido e por ultimo pedras ornamentais, a planta cresceu nesse período 8 metros sem fazer a copa. agora estar perdendo toda folhagem e estou preocupado. tem algum conselho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1 ano e cresceu 8 metros! mas antes de plantá-la no chão, ela já tinha que tamanho

      Excluir
  21. Olá, compramos uma num jarro e ela está com 3 metros de altura, está crescendo sem fazer a copa. Tá com o tronco muito fino, apesar de estar com uma estaca segurando o tronco, estamos preocupados se plantamos ou não em nosso jardim, visto q moramos em um condomínio residencial. Estamos com receio q ela cresça muito e não forme tão cedo a copa para fazer uma filtragem do sol em nossa casa.

    ResponderExcluir
  22. Aguardo resposta para pode plantar em casa. Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jomara, veja que é uma árvore que encontrando condições favoráveis pode atingir 15 metros de altura, como ela veio de algum viveiro e estão juntas com outras mudas elas na competição por luz solar crescem em altura, depois que plantar no solo irá encorpar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  23. Olá, plantei um jacarandá em meu sítio há cerca de 3 anos. Hoje ele se encontra com 10 metros de altura, entretanto seu tronco ainda é fino.. Seu desenvolvimento está normal?? Muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mateus, Boa Noite.
      O comportamento da planta varia conforme ambiente em que está sendo cultivada.
      Se ao lado dela existem outras árvores, a procura da luz solar o caule fica alongado.
      Mande retorno.
      Um abração!

      Excluir
  24. Olá.
    No final de agosto plantei sementes de jacaranda, cerca de 50, destas germinaram 20. Em setembro transplantei-as para pequenos vasos com mistura de 70% sub. Orgânico e 30% areia. Estão bem irrigados e sobre sombrite 50%, contudo aparentemente eles não crescem. Estão praticamente do mesmo jeito que transplantei com uns 5 a 6 cm. Será que tem algo errado ou é normal esse desenvolvimento lento?
    obrigado,
    Eduardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, Bom Dia!
      O substrato deveria ser organo-argiloso, minha sugestão seria você pegar umas e sem desmanchar o torrão passar para um recipiente que tenha este novo substrato e aguardar a resposta, se der certo faça com as demais.
      Poderá aplicar NPK 10-10-10 líquido seguindo sempre as instruções do fabricante.
      Mande retorno, assim todos irão aprende.
      Um abração!

      Excluir
    2. Olá Marcio.
      Primeiramente obrigado pela resposta. Mas poderia me ajudar em como preparar esses substrato? Procurei na internet mas não encontrei a composição dele. Estava pensando em fazer 50% terra vermelha e 50% desses substratos orgânicos que vendem em casas de jardinagem, mas sinceramente isso foi apenas um chute pois na verdade não faço ideia de como compor o substrato.

      Excluir
    3. Olá Eduardo, Boa Tarde.
      Ele gosta de substrato areno-argiloso.
      Sugestão de mistura:
      - 1 parte de terra comum de jardim ( avermelha é melhor porque é argilosa e capaz de reter umidade);
      - 1 parte de terra vegetal;
      - 1 parte de composto orgânico ou pó de xaxim ou pinus;
      - 1 parte de areia grossa de construção;
      Misture bem.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  25. Boa tarde pessoal! Plantei há cerca de um ano uma muda supostamente de jacarandá-mimoso, obtida no botânico de um município vizinho a Florianópolis. Porém tenho observado que as características das folhas fogem do que é o jacarandá. Alguém poderia me ajudar a reconhecer? A muda tem cerca de 1,80m e agora no verão está crescendo muito mas preciso saber qual é a árvore pois está a menos de 5m do beiral da casa. O meu email é anthonytoini@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anthony, Boa Tarde.
      Mande foto da planta para meu Email,talvez conheça e possa te ajudar.
      Um abração!

      Excluir
  26. Olá. Tenho um jacarandá mimoso no quintal e ele está com aquelas cápsulas verdes que contém as sementes. Gostaria de fazer mudas para distribuir pelo condomínio em que moro. Como faço para extrair as sementes? Posso tirar as cápsulas verdes da árvore ou preciso esperar que se tornem marrons?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wilma, Boa Tarde.
      Quando iniciarem a abertura espontânea colher diretamente da árvore, deixar no sol, para completar a abertura e secagem das sementes, faça uma proteção para não serem levadas pelo vento.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  27. Boa tarde. Comprei 4 muda do jacaranda e estão plantadas nuns potes de plastico, já com uns 30cm de altura. Gostaria de saber quando posso plantá-las diretamente no solo?
    Grato
    Gilmar/RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Antes de plantar no lugar definitivo, deixe a muda no local para ir se adaptando, proteja do sol direto nas horas mais quentes do dia, aos poucos vá aumentando a exposição a luz solar.
      Após 1 a 2 meses se a planta estiver bem, abra uma cova de pelo menos o dobro do tamanho do torrão e substrato semelhante.
      Cuidado para não desmanchar o torrão.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  28. Bom dia, obrigado pela orientação.
    Gilmar/RJ

    ResponderExcluir
  29. Bom Dia!

    Plantei há 03 meses 6 mudas do Jacarandá Mimoso e estão se desenvolvendo muito bem! Gostaria de saber se já posso fazer a poda, pois em uma das mudas o broto cresceu muito e com o peso caiu e lascou, tenho mais algumas mudas que estão com os brotos gigantes, e estou com receio de acontecer o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Samuel, Bom Dia.
      Normalmente em mudas são realizadas podas de formação: retirada de brotações laterais e ramos secos e mal formados.
      Um abração!

      Excluir
    2. Obrigado, Mario Franco pelas informações.
      Tenho mais uma dúvida!
      Uma das mudas está com tronco principal(na parte de cima), torto, tem como endireitar?
      Como estou usando estacas, deixei o tronco reto e amarrei na estaca para ver se vai ficar reto. Tem algum problema?

      Desde já agradeço,

      Atenciosamente,

      Samuel Silveira

      Excluir
    3. Olá Samuel, Boa Noite.
      Uma das finalidades das estacas é esta.
      A ponteira da planta irá ficar ereta naturalmente, a menos que a muda esteja num lugar com sombra, neste caso ela irá virar para onde tem mais claridade.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  30. é isso mesmo... eu plantei sementes, já tenho umas 5 mudas e se ela ficar na sombra a tendencia é se esticar em busca do sol! coloquei umas estacas e funcionou bem! tem umas das mudas que ja cresceu com o tronco divido ficando como se fosse dois troncos principais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jhon, Boa Noite.
      Agradeço visita e depoimento.
      Um abração!

      Excluir
  31. Bom dia, plantei uma musa de Jacarandá Mimoso no meu quintal, e agora gostaria de mudar ela de lugar é possível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Magda, Boa Noite
      Qual o tamanho da planta? A quanto tempo plantou?
      Conforme o tamnaho é possível, cave ao redor de forma a manter um torrão intacto que consiga depois transportar para o novo local, cubra com saco de linhagem e mantenha ele sempre úmido, quando notar que as raízes estão brotando, corte a parte inferior, amarre e faça o transporte.
      Dê retorno.
      Um abração!

      Excluir
  32. Olá, alguém pode me informar se é possível plantá-la em calçada que passa fiação do poste? Ela vai danificar os fios? Ou tem como podar para passar em volta deles? Ou nem compensa tentar esta espécie neste caso? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael, Bom Dia!
      Não é uma árvore indicada para calçadas, pois chega atingir 15 metros de altura, o ideal será plantas árvores de pequeno porte, por exemplo a resedá, mini-flamboyant, ipê-de-jardim entre outra.
      Um abração!

      Excluir
  33. Bom dia. Tenho um jacarandá mimoso que está com uns 4 metros de altura. No tronco dele, próximo ao solo, abriu uma fenda vertical de uns 50 cm de comprimento, 10 de largura e 5 cm de profundidade. Esse problema é grave? É comum ocorrer isso no tronco? Obrigado. Sergio Matos

    ResponderExcluir
  34. Olá. Plantei um jacaranda mimoso tem duas semanas e não brotou ainda, porem eu nao quebrei a dormencia. Qual seria o tempo de começar a brotar? Ou devo desistir da minha muda e plantar outra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se tiver plantado sementes pode aguardar mais um pouco. Eu já plantei sementes e galho e ambos nasceram com quase 1 mes

      Excluir
  35. Eu comprei a semente do jacarandá-mimoso plantei em copinhos de plástico cresceu mais ou menos uns 15 centímetros só que parou o crescimento que eu faço para ela crescer mais rápido para eu poder plantar no chão??

    ResponderExcluir
  36. Olá Leila, Boa Tarde.
    O copinho plástico é muito pequeno, o correto seria colocar em sacos de mudas grande, pode ser numa garrafa pet, não esqueça de fazer furos para drenagem e ao passar a muda cuidado para não desmanchar o torrão.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  37. Qual distância ideal para plantar o jacarandá um do outro?

    ResponderExcluir
  38. Quero muito plantar na minha calçada só que não sei se é uma arvore apropriada para tal . vc poderia por gentileza me dizer se ela arrebenta com a calçada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gelda, Boa Tarde.
      Não é uma árvore de raízes superficiais e agressivas, mas veja que ela pode atingir 15 metros de altura.
      Se não tem fiação elétrica/ telefônica não vejo problema.
      Para ter garantia de 100% coloque uma manilha de água pluvial enterrada o que irá obrigar as raízes a descerem.
      Um abração!

      Excluir
  39. Plantei dois jacarandás há cerca de um ano. Já atingiram cerca de 2,5 de altura e crescem bem. Quando posso esperar a primeira floração? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria do Carmo, Boa Tarde
      Encontrando condições favoráveis em relação a solo, luminosidade, clima e tratos culturais geralmente a partir do 3 ano.
      Um abração!

      Excluir
  40. ola,eu tenho duas mudas e gostaria de saber quanto tempo demora para florir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Por favor veja resposta na mensagem anterior.
      Um abração!

      Excluir
  41. Acho linda árvore do jacarandá mimoso. Daria certo planta-lo a uns 4 metros da casa. Quero para fazer um poco de sombra na casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleu, Boa Tarde.
      Dá sim, se desejar ter uma garantia maior poderá colocar uma placa de concreto enterrada a uns 2 metros, aquelas utilizadas para construção de muros, irá forçar as raízes a desviarem.
      Um abração!

      Excluir
  42. Boa Tarde, Mário!
    Plantei 5 mudas a 1 ano e 4 meses, agora que vou adubar!
    Devo usar qual quantia de adubo NPK 10-10-10?
    Outra dúvida é o seguinte, tenho duas mudas que saíram dois galhos em forma de V, me disseram para amarrar uma tira precionando para dentro para os galhos não abrirem. É correto fazer isto ou não?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  43. Sr. Mário Franco só lhe quero dar os meus parabéns por todo o ensinamento sobre o Jacarandá. Por acaso semeei á umas três semanas cerca de 50 exemplares que já estão a brotar, para depois plantar (espalhar) por um terreno enorme que meu pai tem. Ele já começa a ter idade é para descansar ao invés de andar a tratar de árvores de fruto... Se eu tinha poucas dúvida, agora e depois de ler o seu "blog" fiquei completamente esclarecido. Muitos Parabéns!

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, estou qurendo fazer uma area de churrasqueira no fundo do meu quintal, e colocar ela no meio do quiantal, queria saber se ela poderia danificar as tubulações e futuramente começar a quebrar o chão. ( a area fica do lado da lavanderia )
    Obrigado desde já

    ResponderExcluir
  45. Boa noite, parabéns pelo blog. Gostaria de saber se o senhor vende sementes de jacarandá, caso seja sim quanto custa. Um grande abraço. (email: branca189@Gmail.com)

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Mário, como faço para germinar as sementes do jacarandá?

    ResponderExcluir
  47. Oi. Tenho uma árvore plantada em outubro de 2016. Ela cresce reta, não quer desfalhar. Me falaram para quebrar o olho da planta. Esse processo está correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Me parece que sua árvore ainda é bem jovem, não informou o tamanho.
      Se ela estiver vigorosa, para que surjam galhos laterais deverá cortar a ponteira, usando instrumento de corte afiado e esterilizado.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Tenho dois jacarandá e aconteceu exatamente assim! Quando cortei então surgiu novos brotos... A do meu vizinho ele não cortou e então cresceu e o vento quebrou.

      Excluir
  48. Olá Mário, meu nome é Lúcio sou de João Pessoa, já tem um tempo que tento plantar jacarandás na minha cidade. Pra isso comprei sementes do mercado livre e plantei em saquinhos. Fiz 15 e todas germinaram chegando a uns 10cm,porém do nada pararam de crescer, murcharam e morreram. Mudei o substrato plantando outras colocando areia esterco e terra,pois antes so tinha terra. Mas,mesmo assim parece que não vão vingar. Ja suspeitei de uns mosquitos que ficam no esterco,estou pulverizando .Poderia me sugerir algo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mário, eu não recomendaria colocar o esterco em mudas tão tenras. Fungos, bactérias e larvas presentes podem ser os causadores desta morte súbita. Para germinar minhas mudas de jacarandá eu utilizo somente condicionador de solo estéril vendido em lojas do ramo. Quando elas estiverem com 10cm, transplante para o saco de mudas e atente para que o esterco esteja BEM CURTIDO.

      Excluir
    2. Olá Luti Barros, Boa Noite.
      Agradeço a colaboração.
      Um abraço!

      Excluir
    3. Essa não, eu também usei esterco sem curtir. eu vi um vídeo no YouTube e a pessoa usou esse esterco e ainda alegou que "a planta é resistente, não tem problema". Acho que as minhas vão morrer também. 😢😢

      Excluir
  49. Olá boa noite.

    Primeiramente muito obrigado pela página e informações. Há pouco sobre jacaranda na internet.

    Comprei uma muda de 40cm a cerca de 1 ano e 2 meses. Veio apenas um galho, e cresceu outro ao lado criando o formato V do tronco. Ainda é bem fino. Deu muitos galhos verdes e com as folhinhas verdes. Agora, vem caindo as folhinhas e meu jacaranda está ficando pelado e com os galhos escurecendo.

    Cresceu e hoje tem aproximadamente 1m20cm, estou cultivando em um vaso muito grande.

    1 - Até que altura mais ou menos mantenho ele no vaso?
    2 - As folhas estão caindo agora com a chegada do inverno, será que terei o prazer de ver a floração roxa na próxima estação?
    Obs: Estou cultivando no vaso até o tronco engrossar e ela ficar forte para transplantar na calçada. Se coloca-la agora fina, pequena e frágil na calçada é capaz dos pedestres passarem e danifica-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, me chamo Lúcio, comentei mais acima. Onde você comprou a sua muda?

      Excluir
    2. Comprei pela safarigarden.com.br

      Excluir
  50. ARLE .Sou de Palmas-to . Plante várias mudas de jacarandá mimoso. Faz 2 anos e uma das mudas ja está com flor.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia! Pessoal eu plantei um jacarandá mimoso no quintal da minha casa. Tem algum perigo de suas raízes danificar ou abalar as estruturas de casa, e encanaento?

    ResponderExcluir
  52. Boa noite tenho 4 mudas quato tempo ate ficarem adultas queria fazer um bonsai de uma muda isso e posivel pois moro em apartamento

    ResponderExcluir
  53. é possível bonsai. eu mesmo tenho um plantado a uns 4 anos ...tá lá em um vaso... aguardando plantar no lugaR DEFINIDO.. e até hoje não foi plantado... eram duas mudas! o que plantei ta enorme e já floriu!

    ResponderExcluir
  54. Olá amigo, tenho uma dúvida sobre o Jacaranda mimoso. Plantei dois desses no meu sitio que inclusive completarão breve 2 anos e já estão com mais de 4 metros de altura, bem saudáveis. Porém moradores locais me alertam de que nosso solo tem lagedo (formações rochosas) e muito rasas que podem impedir as raízes da planta de se tornar adulta e morrer antes disso. Saberia me dizer se as raízes do jacaranda crescem apenas para baixo como pé de manga ou se espalham horizontais?

    ResponderExcluir
  55. Olá.
    Eu tenho uma propriedade rural no interior do Piauí, (região de caatinga). Andando pelo terreno, descobri alguns exemplares de jacarandá, (jacarandá mimoso, eu acho). Fiquei muito feliz, não sabia que existe jacarandá na caatinga, grata surpresa.

    ResponderExcluir
  56. Quanto tempo leva para florir o Jacarandá Mimoso plantado por semente e o plantado por estaquia retirada de árvore já florindo?

    ResponderExcluir
  57. Plantei meu jacarandà mimoso e ele jà està com 4:00metros e ainda não està saindo galhos,só cresce pra cima,o que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema, queria saber se posso cortar o topo da árvore pra surgir galhos .

      Excluir
  58. ola amei o seu blog! coloquei nos meus favoritos!! queria plantar um jacarandar mimoso no jardim que fica de frente do meu quarto. mais tem banheiro area de servico por perto. como devo plantar para que nao estrague canos e fios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Para não correr risco, coloque um anel de concreto enterrado, aqueles que são usados na confecção de poços, ficará escondido e irá forçar as raízes descerem não prejudicando os encanamentos, não se esqueça de deixar a terra abaixo do tubo fofa, de forma que ela possa descer e não ficar enrolada no anel.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  59. Ola. Qual é a melhor época para colocação das sementes nas bolsas?? Ou tanto faz???

    Obrigado

    ResponderExcluir
  60. Quantos anos leva o Jacaranda para florir?

    ResponderExcluir
  61. plantei um jacarandá mimoso há uma semana, começou a amarelar e a cair as folhas, é normal,

    ResponderExcluir
  62. DENISE FURTADO DE OLIVEIRA29 de junho de 2021 às 11:55

    Olá!
    pretendo plantar uma sequência de jacarandás na subida do meu lote, ao lado da estrada. São cerca de 40 metros e gostaria de saber qual a distância ideal entre as mudas, que já estão com 2m, e a distância para o calçamento (estrada). Obrigada!

    ResponderExcluir
  63. Olá Denise, Bom Dia!
    Veja o porte da planta, quando adulta.
    Não existe uma receita pronta, ficará a gosto do proprietário.
    Eu colocaria uma distância entre elas de 5 metros, mas pode ser menor.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  64. Pode informar quanto tempo vive um Jacarandá Mimoso

    ResponderExcluir
  65. Boa noite amigo!
    Sou de Itabaiana Pb, plantei na praça em frente a minha casa uma linda muda de jacaranda adquirida na Universidade,quando peguei está muda ela estava com mais ou menos 1metro já esta plantada a uns 10 meses, esta com mais ou menos uns 5 metros rego todos os dias a noite o clima aqui e muito quente. Minha dúvida é que ele está caindo as primeiras folhas que nasceram, mais continua crescendo e nascendo novas folhas esse processo e o normal?

    ResponderExcluir
  66. Olá Boa Noite!
    Em regiões de clima ameno no inferno ela perde suas flores a surgem uma florada espetacular
    Como na sua região, não deve ter um inverno bem definido o comportamento muda.
    Mas é perfeitamente normal ela perder folhas, como a planta está bem não tem porque se preocupar.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  67. Oi, muito obrigado pelas informações, comprei 100 sementes e até agora 37 já germinaram. Usei esterco sem curtir, gostaria de saber se é capaz disso matar a planta.

    ResponderExcluir