SIBIPIRUNA - ( Caesalpinia peltophoroides )
NOME CIENTÍFICO: Caesalpinia peltophoroides Benth,
NOME POPULAR: Sibipiruna, sepipiruna, sebipira, coração-de-negro.
Nota: Devido a semelhança de suas folhas, muitas pessoas a confundem com o Pau-brasil (Ceasalpinia echimata), apesar de suas flores serem bem diferentes.
SINONÍMIA: Caesalpinia pluviosa.
FAMÍLIA: Caesalpinaceae.
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: Brasil.
PORTE: De 8 a 16 metros de altura.
FOLHAS: Compostas, bipinadas com 20 a 25 cm de comprimento, tendo 17 a 19 pares de pinas e em cada pina 13 a 27 folíolos com 10 a 12 mm de comprimento.
Nota: Veja na imagem abaixo, é uma única folha:
FLORES: De coloração amarela, dispostos em cachos cônicos e eretos, as flores vão abrindo gradativamente (veja na imagem abaixo para entender), aparecem acima das folhagens, começam a despontar no final do inverno e se prolongam até meados de novembro.
TRONCO: De textura média, com madeira pesada e dura, com 30 a 40 cm de diâmetro.
FRUTOS: Tipo vagem achatada, com 3 a 5 sementes
LUMINOSIDADE: Sol pleno.
ÁGUA: Mantenha o substrato ligeiramente úmido enquanto a planta for bem jovem, uma vez estabelecida, só regar na ocorrência de estiagens muito prolongadas.
CLIMA: Quente e úmido.
PODA: Fazer poda de condução, retirando brotações laterais e galhos mal formados.
CULTIVO: As sementes germinam em menos de 1 mês e quando atingirem cerca de 6 cm pode ser transplantadas, após 4 a 5 meses podem ser levadas para o lugar definitivo. Sua taxa de crescimento fica em 3 metros em 2 anos.
FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, numa cova de 40 x 40 cm coloque misturado na terra retirada cerca de 20 a 30 litros de esterco bem curtido, ou NPK, fórmula 10-10-10 , 10 colheres de sopa. Depois adube de 4 vezes por ano, começando com 3 colheres de sopa sempre na projeção da copa, nunca junto ao caule.
UTILIZAÇÃO: Bastante utilizada em praças públicas e grandes jardins, dando um espetáculo durante sua florada. Apesar de suas raízes não serem agressivas, não deve ser plantada em ruas com calçadas estreitas e com rede elétrica devido o porte da planta,
PROPAGAÇÃO: Por sementes que tem boa durabilidade e fácil germinação (taxa de 60%).
IMAGENS DESSA POSTAGEM: Fiz em Mogi Mirim / SP, podem ser usadas desde que citada a fonte.









