Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

16 de set de 2011

VINCA - ( Catharanthus roseus )


Semi-herbácea

VINCA - ( Catharanthus roseus )
NOME CIENTÍFICO: Catharanthus roseus.

Nota: Existe no mercado muitas cultivares, onde foram desenvolvidas cores, formatos e resistência a temperaturas mais frias.

NOME POPULAR: Vinca, vinca-de-gato, vinca-de-madagascar, boa-noite, bom-dia.

SINONÍMIA: Vinca rósea, Ammocallis rósea.

FAMÍLIA: Apocynaceae.

CICLO DE VIDA: Perene, mas cultivada como bienal, porque com o passar do tempo a planta não apresenta o mesmo aspecto inicial.

ORIGEM: Madagascar.

PORTE: 50 cm de altura.

FOLHAS: Ramificada, opostas, com nervuras central bem definidas e brilhantes.

VINCA - ( Catharanthus roseus ) - Detalhe das folhas

FLORES: De cinco pétalas, com cores e dimensões conforme as variedades, podem ser brancas, roxas, vermelhas e róseas. A floração acontece quase o ano inteiro.

VINCA - ( Catharanthus roseus ) - Detalhe das flores
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Planta bastante rústica resistente inclusive a estiagens, mas regas moderadas de 2 a 3 vezes por semana vai deixar a planta muito mais vistosa.

CLIMA: Quente e úmido ou ameno.

PODA: Como foi dito acima, após 2 anos deve ser renovado o canteiro ou qualquer lugar que esteja semeada, antes disso apenas retirar ramos secos e mal formados.

CULTIVO: Planta muito rústica e pouco exigente em ralação a solo , mas prefere substratos areno-argiloso., que tenham boa drenagem. Sugestão de mistura: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de areia grossa de construção bem lavada, 1 parte de terra vegetal  e 1 partes de composto orgânico. Para estimular a brotação lateral faça o “beliscamento” dos ponteiros na fase inicial do cultivo.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio misturar bem ao solo cerca de 5 colheres de sopa de NPK 04-14-08, após 60 dias aplique de 3 a 4 vezes por ano 1 colher de sopa ao redor do caule de cada planta, nunca junto a ele.

UTILIZAÇÃO: Pode ser utilizada em maciço, bordaduras, jardineiras e vasos.

PROPAGAÇÃO: Por sementes e mudas que nascem próximas a planta mãe.

PLANTA TÓXICA: Não deve ser consumida por ser uma planta tóxica.

PLANTA MEDICINAL: Usada no tratamento de vários tipos de doenças.

PREÇO: Em Holambra / SP, o saquinho com uma muda estava sendo comercializado por R$ 0,77.

VINCA - ( Catharanthus roseus )  - Mudas comercializadas  

15 comentários:

  1. Gostei muito dessas vinhas,eu já as conhecia mas não sabia o seu nome,depois dessa bela visualizada me simpatizei mais ainda e vou até formar um canteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Elas são muito bonitas e rústicas.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  2. Gente, como tirar as sementes dessa planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane, ela tem perto das folhas umas vagenzinhas, parecida com vagem de feijão. Quando esta vagem fica cheia de pontinhos pretos, as sementes estão maduras e podem ser plantadas já. Ou, se vc quiser, pode tirar a vagem verde e esperar ela amadurecer, guardada em algum cantinho. Dá uma olhada nessa foto:

      https://www.google.com.br/search?q=sementes+vagem+vinca&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=qZ8RVaX6AceMNrPogrAJ&ved=0CAcQ_AUoAQ#tbm=isch&q=sementes+catharantus+roseus&imgdii=SA6sLZx7CStwcM%3A%3Bf3MZjkZaTMdtYM%3BSA6sLZx7CStwcM%3A&imgrc=SA6sLZx7CStwcM%253A%3BqjZU3a1LZck3aM%3Bhttp%253A%252F%252Fi00.i.aliimg.com%252Fphoto%252Fv1%252F1622796108%252FHOT_selling_Catharanthus_roseus_seed.jpg_120x120.jpg%3Bhttp%253A%252F%252Fportuguese.alibaba.com%252Fgoods%252Fcatharanthus-roseus-seeds.html%3B120%3B120

      Excluir
  3. Olá,tenho algumas vincas,mas a última q plantei deu flor c 4 pétalas. Pq será

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Todas as flores da planta tem 4 pétalas?
      Como normalmente tem 5 pétalas, eventualmente poderia surgir uma flor com deformidade, mas se acontecer com todas da mesma planta não tenho a resposta.
      Um abração!

      Excluir
  4. olhar.ganhei sementes de vinca gostaria de saber se posso plantar as sementes em sacos com areia para poderem terminarem.obrigado

    ResponderExcluir
  5. Tenho 7 cores diferentes plantadas ,Quero saber se existe a cor azul ou amarelo e onde posso comprar as sementes????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho Vincas rosa e totalmente branca, gostaria de ter roxas, vermelhas, brancas com miolo vermelho, gostaria de adquirir algumas sementes, como faço para entrar em contato com vc que tem 7 cores?

      Excluir
  6. Olá como faço pra comprar as sementes, tem algum site ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Compre aqui: fornecedor confiável
      ISLA
      https://isla.com.br/produto/Vinca-Sortida-/-Boa-Noite/461
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  7. Tenho vinca em vasos mas as folhas estão murchando e algumas até morreram. O que pode ser? Tenho regado regularmente mas sem excessos. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Não sei a quanto tempo tem ela no vaso, ela a partir do segundo ano perde o vigor inicial, veja se tem brotinhos ao redor da planta ou sementes.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  8. Olá Mário são todas plantas novas, fiz a partir de mudas mas depois que estavam pegas e florindo as folhas estão murchando e começaram morrer, sobre a terra como deve ser preparada?

    ResponderExcluir
  9. Por que essas flores possuem cores diferentes?

    ResponderExcluir