14 de jun. de 2025

AJUGA, ERVA-DE-SAPO - ( Ajuga reptans)

 AJUGA, ERVA-DE-SAPO - ( Ajuga reptans)

Herbácea reptante e estolonífera.

Ajuga reptans


NOME CIENTÍFICOAjuga reptans.

NOTA: Existem diversos cultivares da planta, com variações no colorido das folhas 

NOMES POPULARES: Ajuga, erva-de-sapo, relva-de-sapo, lígua-de-boi, erva-de-são-lourenço, erva-férrea, erva-de-são-léo, ajugaíba, búgula,  Bugleweed. 

FAMÍLIA: Lamiaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Ásia e Europa.

PORTE: Mede de 10 a 20 cm de altura, formando uma bonita cobertura rasteira.

FOLHAS: Com nervuras bem definidas, lustrosas, de 5 a 10 cm de comprimento, formam rosetas próximas ao solo ou no caule. A espécie básica tem folhagem verde-escura, mas foram desenvolvidas plantas por cruzamentos, com folhas púrpuras, cor de bronze e mescladas, creme, cor-de-rosa, amarelo, etc.

Leaf Ajuga reptans


FLORES: Tem coloração azul-claro, agrupadas, tipo espiga, existe também nas cores brancas, róseas e avermelhadas, despontam na primavera/ verão. Atraem borboletas e abelhas.

LUMINOSIDADE: Prefere meia-sombra com muita claridade, mas a sol pleno floresce com maior intensidade, apesar de suas folhas ficarem de tamanho menores e muitas vezes queimadas.

ÁGUA: Aprecia solo mantido sempre úmido, mas não encharcado.

CLIMA: Prefere clima quente a temperado, tolerante ao frio e temperaturas um pouco mais elevadas, mas não calor excessivo e frio intenso.

COMO CULTIVAR: O solo deve ter boa drenagem, enriquecido com matéria orgânica, deixe um espaço de 15 a 30 cm entre mudas, mantenha o solo sempre úmido, evite encharcamento.

Nota: Por ser uma planta invasora, colocar separador subterrâneo entre ela e o gramado.

FERTILIZAÇÃO: Na preparação do canteiro, deixar o solo bem solto e sem torrões, aplicar adubo animal, bem curtido, se a terra for argilosa (que retém muita água), misturar areia grossa de construção bem lavada, para melhorar drenagem.

Nota: Para estimular o crescimento e floração aplicar fertilizante balanceado na primavera e verão a cada 4 a 6 semanas.

UTILIZAÇÃO: Principalmente como forração, em áreas que não sofram pisoteio, fazem magníficas composições com outras plantas. Em vasos de plantas grandes, ficam bem como forração e jardim de pedras e de cobertura, bordaduras, devido sua resistência e beleza.

Onde compro a Ajuga reptans


PROPAGAÇÃO: A partir de plantas jovens que brotam da planta mãe, os estolões devem estar com raízes.

Nota: A divisão de touceiras deve ser feita na primavera e outono, também pode ser feita estacas de caule.

PLANTA TÓXICA: Apesar de ser uma planta de uso medicinal, o uso de forma inadequada pode acarretar problemas, mas não é considera tóxica para os seres humanos e animais domésticos.

PLANTA MEDICINAL: Com muitas propriedades medicinais é utilizada no tratamento de várias enfermidades.

PRAGAS E DOENÇAS: Pode ser afetada por pulgões, míldio e manchas foliares, mas geralmente é resistente. Manter boa circulação de ar ajuda a prevenir doenças.

PREÇO: O valor varia dependendo do tamanho da muda e do local de compra, e se estiver em potes ou sacos de mudas, mas geralmente encontra-se por cerca de R$ 5,00 a R$ 20,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário