17 de jan. de 2016

ABACATE - ( Persea americana )

ABACATE - ( Persea americana )
NOME CIENTÍFICOPersea americana.

Nota: São conhecidas mais de 500 variedades de abacate, são de origens diferentes e altitudes: guatemalteca, antilhana e mexicana.

NOME POPULAR: Abacate, abacado, aguacate, avocado, pera-de-advogado, palta.

SINONÍMIALaurus persea, Persea drymifolia, Persea edulis, Persea floccosa, Persea gigantea, Persa gratissima, Persea leiogyma, Persea nubigena, Persea paucitriplinervia, Persea steyermarkii.

FAMÍLIA: Lauraceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: América Central.

PORTE: Cerca de 10 a 20 metros de altura.

FOLHAS: Simples medindo de 14 a 19 cm de comprimento.
 
ABACATE - ( Persea americana ) - Folhas
ABACATE - ( Persea americana ) - Folha página superior

ABACATE - ( Persea americana ) - Folha página inferior

FLORES: De coloração branco-esverdeada ou amarelada, pequena, atraem abelhas.

Nota: Suas flores são hermafroditas, ou seja, masculinas e femininas ocorrem na mesma inflorescência, mas o órgão feminino desenvolve antes do masculino, por isso para a produção de frutos há necessidade de ter dois tipos de planta para garantir a fecundação das flores.

FRUTOS: Conforme variedade pode ser diferente em relação a forma, tamanho e cor, eles não amadurecem na árvore, quando começarem a cair, pode ser iniciada a colheita, eles amadurecem naturalmente.

TRONCO: De coloração castanho-acinzentado, tem copa aberta e ramos bifurcados.
 
ABACATE - ( Persea americana )
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Gosta de solo úmido, mas nunca encharcado, quando a planta for jovem regar uma vez por semana, uma vez estabelecida, só no caso de estiagem muito prolongada.

CLIMA: Prefere clima subtropical ou tropical úmido, com temperaturas que variem entre 18 a 25º C durante o dia e 12 a 20º C a noite.

Nota: Conforme variedade, o tipo de clima pode ser diferente, mas de uma forma geral a temperatura média anual deve variar em torno de 20º C. Não gosta de menos de 6º C.

PODA: Não necessária, apenas faça poda de formação, retirando brotações laterais, galhos secos e mal formados, mas pode ser feita podas na copa para aumentar arejamento e estimular novas brotações.

CULTIVO: Prospera melhor em solos leves, profundos com boa drenagem e levemente ácidos.

Nota 1: A melhor época para o plantio é na estação das chuvas, o espaçamento é de 10 X 10 metros para copa frondosa e 6 X 7 metros se o desejo for podar regularmente.

Nota 2: As cultivares dos abacateiros convencionou-se repartir em grupos “A” e “B”, para que a frutificação aconteça, devem-se plantar árvores dos dois grupos, a menos que tenha outro tipo floral nas proximidades.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio da muda, abra uma cova de 60 X 60 X 40, e misture bem na terra retirada cerca de 30 litros de esterco animal muito bem curtido, 100 a 200 g de cloreto de potássio e 0,5 a 1 kg de superfosfato. Faça isso 30 dias antes do plantio da muda.

Nota: Cada ano deve ser incorporado ao solo cerca 20 litros de esterco de curral sempre bem curtido ao solo na projeção da copa.

UTILIZAÇÃO: No Brasil o consumo do abacate é mais “in natura”, com adição de açúcar ou batido com leite, em outros países o uso mais comum é em forma de saladas ou acompanhando pratos salgados.

Nota: Para saber se o abacate está maduro, com uma leve pressão dos dedos a casca deve ceder.

 PROPAGAÇÃO: Por sementes e enxertia.

Nota: Plantas enxertadas, encontrando condições favoráveis começam a produção de frutos em dois a três anos após o plantio. A germinação por sementes ocorre de 30 a 40 dias após a semeadura, mas neste caso a produção de frutos é mais demorada, demora cerca de 5 anos.

 PLANTA MEDICINAL: Suas folhas, fruto, semente, botões florais tem diversas propriedades medicinais sendo indicada no tratamento de muitas doenças.

Nota: As folhas devem ser usadas secas, porque verdes causam palpitações cardíacas.

PREÇO: Conforme porte, variedade, mercado local, etc. o valor varia entre R$ 5,00 a R$ 20,00.

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim / SP


MAIS INFORMAÇÕES

Algumas variedades a flor abrem pela manhã enquanto que outras somente à tarde.
É possível também ter abacate praticamente o ano inteiro.






Os mais conhecidos no Brasil são:


ABACATE MANTEIGA: Em forma de pera, com polpa macia e sem fibras.

GUATEMALA: Com casca rugosa e formato oval.

PESCOÇO: Com forma semelhante ao abacate manteiga, mas mais alongado.

GEADA: Híbrido guatemalteco-antilhano, precoce ( janeiro – março), têm muita polpa e baixo teor de gordura. São bons para o preparo de cremes, pesa cerca de 400g.

MARGARIDA: Raça guatemalense, maturação tardia, com teor médio de óleo, é bom para saladas, pesa cerca 600 g.

HASS: Raça guatemalense, tardia, com alto teor de gordura, pesa cerca de 200 g.


BREDA: Com teor médio de óleos, é bom para o preparo de guacamole, prato típico mexicano à base de abacate.

FORTUNA: Híbrido guatemalteco-antilhano de meia-estação, com polpa adocicada e teor médio de óleo, é uma boa opção para ser consumido ao natural, pesa cerca de 700 g.


Para saber mais:


7 comentários:

  1. Olá Mario, perfeito cara, adorei as informações que vc passou. Sou fã de abacate, compro na feira direto. E hj aprendi muito sobre uma fruta deliciosa. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, Bom Dia!
      Agradeço visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
  2. Mario, excelente informativo. Preciso de ajuda. Plantei um abacateiro em um vaso médio mas agora ele está apresentando algumas folhas com as pontas queimadas. Teria algum conselho a da

    ResponderExcluir
  3. Mário boa tarde, gostaria de uma ajuda, tenho uma muda de abacate de 50 cm ainda no vaso, gostaria de plantá-la em frente minha casa,posso? ou as raízes poderiam quebrar o calçamento da rua? Muito obrigada, desde já

    ResponderExcluir
  4. Prezado Mario, obrigado pela postagem. Plantei alguns abacateiros a partir das senebtes e hoje tenho plantas de mais ou menos 50cm de altura , estão em vasos de terra de aproximadamente 30cm de boca x 30cm de altura, e tem cerca de 10 meses. Estão muito lindos. Estou a procura de informações sobre como mantê-los no vaso, pensava em podar as raízes para evitar o crescimento mas não achei até o momento nenum,a literatura sobre como criar a planta em vasos.
    Vc poderia me ajudar?? Te agradeço de antemão, grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Prezado Mário
    O meu pé de abacate também está com folhas queimadas com uma altura de 30cm,não tem galhos, a poda é na extremidade do abacateiro?
    Obrigada pela atenção.

    Danusia

    ResponderExcluir