25 de mar. de 2024

MINI-SAMAMBAIA ARBÓREA - ( Blechnum gibbum )

 Blechnum gibbumMini samambaia arborea



NOME CIENTÍFICO: Blechnum gibbum  'Silver Lady'.

NOTA: Existe no mercado algumas cultivares dessa espécie.

NOME POPULAR: Não encontrei citação, mas poderia ser chamada de samambaia arbórea miniatura.

FAMÍLIABlechnaceae.

Nota: Blechnaceae é uma família constituída por 24 géneros e 265 espécies de fetos(*), com uma distribuição cosmopolita.

(*) É a denominação dada a planta cujas folhas, composta de muitos folíolos e apresentam na parte inferior pequenas bolsas salientes. É nessas bolsas que estão guardados os esporos do feto – as estruturas reprodutoras.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: É nativa de Fiji, Nova Caledônia e ilhas do Pacífico.

PORTE: Mede de 0,90 - 1,20 metros de altura e 0,60 - 0,90 metro de largura.

CAULE: Escamoso e de coloração preta.

FOLHAS: Produz uma roseta muito bonita e simétrica. As folhas podem medir até 90 cm de comprimento e 30 cm de largura, e possui muitos folíolos, tem coloração verde e ligeiramente arqueadas.

LUMINOSIDADE: Prefere local com muita claridade, mas sem receber luz direta do sol nas horas mais quentes do dia para não ocorrer a queima da folhagem.

ÁGUA: Procure manter o substrato sempre úmido, mas não encharcado pois ira ocorrer a podridão das raízes e a morte da planta, não regue as folhas.

Nota: No período que a planta entra em repouso, se a temperatura for de menos 12ºC regue de forma esparsa, espere que cerca de 1 cm superior do substrato seque antes de fazer nova rega.

CLIMA: Prosperam em uma ampla variedade de climas, do temperado ao subtropical, mas não gostam de mudanças rápidas de temperatura.

Nota: A temperatura ideal seria de 18-27°C para o período de crescimento ativo e 10-16°C para o período de descanso. Não tolera geada, mas pode ocorrer de apenas as folhas sejam danificadas pelo frio e ficarão pretas, mas se a planta sobreviver, produzirá um novo crescimento na primavera.

PODA: Corte sempre as folhas velhas o que irá ajuda a potenciar o crescimento de novos órgãos vegetativos.

CULTIVO: Deve ser cultivada com substrato rico em composto orgânico, que tenha boa drenagem e mantido sempre úmido.

Nota: Para reter a umidade pode ser utilizada cobertura morta. Dentro de casa, pode o ambiente ficar úmido colocar o vaso em cima de pedras em uma bandeja com água durante a estação de crescimento, troque sempre a água para não criar mosquitos.

FERTILIZAÇÃO: Em vasos use fertilizante uma vez por mês, de preferência o líquido com metade da concentração, durante o período de crescimento ativo. No ar livre, use o de liberação lenta no início da primavera.

UTILIZAÇÃO: Podem ser plantadas juntas sob as árvores para formar uma vegetação rasteira coesa no jardim. Em vasos grandes, ela funcionará como planta focal dentro de casa ou em terraços.

REPLANTE: Quando as raízes puderem ser vistas na superfície do substrato, é hora de replantar a samambaia.

PRODUTOR: QUALI FLORA – Plantas Ornamentais.

Nota: Não é feita venda direta com o consumidor final, a produção é vendida através do Veiling Holambra.

IMAGENS DESSA POSTAGEM: Fiz na 27ª Edição do Veiling Market realizada em março/2024.

Nenhum comentário:

Postar um comentário