19 de mai. de 2008

COMO FAZER MUDAS DE AZALÉIAS

Mudas de Azaléia - Blog: Meu Cantinho Verde

Quer ter uma coleção de vasos de Azaléias, o método é muito simples, basta voce cortar ramos mais novos deste arbusto - aqueles que se desenvolveram desde o início da estação. Tem que ser aqueles intermediários ou seja, não muito fracos ou vigorosos demais. Logo terá várias mudinhas para replantar, demora 2 a 3 meses. A época ideal para voce fazer isso é na primavera.




1 ) - Com auxílio de uma faca, canivete ou estilete, corte ramos da planta original, aqueles que já cresceram o suficiente e que quebram facilmente à pressão dos dedos. Se tiver algum botão floral no ramo, remova.


2) - Agora, retire as folhas inferiores, todas aquelas que ficariam enterradas no solo. Faça agora um buraco na terra e enfie o ramo, firme bem com os dedos, regue o vaso.


Obs.: Para maior sucesso, utilize hormônio enraizador, que é encontrado a venda nas gardens.
O melhor substrato para o plantio é uma mistura de composto orgânico com terra argilosa que é ácida.

 













3) - Em seguida corte umas garrafas Pet transparente, que possam encaixar na boca dos vasos, este recurso vai estimular o desenvolvimento da planta, funciona como se fosse uma pequena estufa, para renovar o ar as vezes levante a Pet e verifique se precisa regar, enfie o dedo no substrato que dá para sentir a necessidade.

Nota: Pode ser utilizado saco plástico transparente  no lugar do Pet.
Deixe em local com bastante claridade, mas que não receba luz direta do sol.

Depois de 60 a 90 dias elas já estarão com raízes, retire a pet e deixe sua azaléia crescer



106 comentários:

  1. Adorei o seu blog... estou iniciando meu cultivo de azaléias...heheh. Aprveitei para ler sobre outras plantas tbm. Fantástico!! Parabéns!!obrigada!!

    ResponderExcluir
  2. seu blog é fantástico!!!
    mas não entendi o lance da garrafa Pet, posta uma imagem como exemplo!!!
    Chiqueto!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola moro em um pedacinho do paraiso e estou querendo enfeitar um pouco mais ,essas dicas sao 10!!!!
    adorei

    ResponderExcluir
  4. Quero comprar 100 mudas de azaléias da cor Lilás, aquelas que dá touceiras bem grandes, e saber o valor das mudas e se entregam aqui em minha cidade. Pato Branco-Pr. As mudas devem estar já grandinhas para que se desenvolvam logo.
    Obrigada!! meu celular é:(46)9916-4988

    ResponderExcluir
  5. Ola ,sera que esse sistema com garrafa peti,daria para fazer com violetas tambem?Obrigada gil

    ResponderExcluir
  6. Olá Rozeli
    Tenho plantas apenas como hobby, não comercializo

    ResponderExcluir
  7. Olá amigos!
    Na preparação de mudas por estaquia para que a planta não desidrate e morra, afinal ela ainda não tem raizes para absorver a água do solo, normalmente é colocado um saquinho plástico transparente, a colocação de uma PET cortada como na foto tem essa mesma função.

    ResponderExcluir
  8. Ola Mario! Como vai?

    Achei lindo e importante o seu Cantinho Verde.

    Agora sim, vou aprender a fazer mudas,

    Minha mãe se mudou recentemente para um sitio com poucas arvores frutífera.

    Vou acompanhar sempre seu blog para conseguir fazer as mudas.
    Feliz Ano Novo.
    Obrigada por avisar...
    Eloisa

    ResponderExcluir
  9. Olá minha amiga Eloisa da Comunidade Casa & Jardim, que bom ver vc por aqui.
    Como está escrito no meu perfil, não sou especialista no assunto, mas sempre que faço alguma experiência e dá certo, procuro estender aos amigos.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  10. Olá Mário! Amei seu blog! A pouco tempo comecei com interesse em plantas. Comprei Mini-Azaléias, mas onde moro faz muito calor! As flores só abriram quando fez mais de 1 semana de chuvas e clima ameno. E se queimam facilmente! Não costumo deixá-las no sol, apenas pela manhã, até 10 hs e rego em todo fim de tarde. Meu e-mail é nanda.mw@hotmail.com, coloque no orkut para ver fotos de minhas plantas. É um álbum chamado "Minhas Primeiras Plantinhas"
    Obrigada!
    Nanda Wen

    ResponderExcluir
  11. Olá Nanda

    Obrigado pela visita
    Cuidado, acho que vc está colocando muita água, apenas 2 vezes por semana é suficiente, faça o teste enfiando seu dedo no substrato, dá para precisar se a planta precisa de água ou não.
    A azaléia costuma florescer principalmente nos meses mais frios do ano, e para estimular o florescimento pode as pontas dos galhos.
    Plantei as minhas mini-azaléias que tinha em vaso, num canteiro a meia-sombra, no começo elas sentiram um pouco, agora já estão adaptadas, planta tem disso.
    Costumo dizer que vc compra uma planta que estava num "hotel 5 estrelas" com temperatura, água, fertilização, umidade, etc... tudo controlado, depois vc coloca em sua casa que não tem nada disso com isso ela vai estranhar bastante e no caso de plantas com cuidados especiais chega até morrer.
    Deveria ser obrigatório os produtores/vendedores ao comercializar a planta entregar um folheto explicativo de como cuidar, afinal cada planta tem um comportamento diferente da outra.
    Já encontrei plantas no lixo que as pessoas pensaram que tinham morrido, mas eram de bulbos que apenas tinham encerrado seu ciclo para tornarem a nascer no ano seguinte.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  12. Olá, meu nome é Katia adoro azaléias, poderia me explicar se quando for fazer mudinhas preciso regar estes 60 90 dias ou não?
    e depois de retirar a pet devo regar com qual frequencia?
    qual volume de agua deve por no vaso?
    adorei seu blog,

    ResponderExcluir
  13. Olá Katia
    Obrigado pela visita.
    Enquanto a muda estiver com a PET ou saco plástico, como isso dificulta a evaporação da água, a rega é menor, confira a necessidade enfiando seu dedo no substrato, é a melhor maneira de saber se precisa receber água ou não, tem que estar úmido, nem seco nem encharcado.
    Depois de retirar o Pet siga o mesmo conselho.
    Dica: Existe a venda um hormônio enraizador, ele irá apressar o enraizamento, é só molhar a ponta da estaca.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  14. Mário, obrigada pela atenção de sua resposta! Farei isto então, regarei apenas 2 vezes na semana. Mas receio que o problema da azaléia seja pior! Tenho duas, com o mesmo tratamento. Uma vingou mas, a outra perdeu todas as suas folhas e receio que esteja morrendo... Visite meu blog "Hobbies de Nanda Wen" para ver a azaléia. Já sou sua seguidora!
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  15. OLA MARIO GOSTARIA QUE VOCÊ TIRASSE UMA DUVIDA MINHA VOU FAZER UMA MUDA DE AZALÉIA QUERIA SABER SE DURANTE ESSSE DIAS PARA A PEGA EU POSSO DEIXAR ELA NA ESTUFA DE ORQUÍDEAS...?? SENDO ASSIM NÃO COLOCAREI A GARRAFA PET SOBRE ELA DESDE JÁ AGRADEÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei as explicações, as ficas porque tento fazer mudas,faço 10 e salva uma kk. Agora tenho certeza que vou conseguir🙏 Obrigada! E boa sorte!!!👏👏👏

      Excluir
  16. Olá, Boa Noite, obrigado pela visita.

    Quando colocamos um saco plástico ou no caso a garrafa pet é para que a planta consiga ficar mais hidratada e perder menos água através de suas folhas, o substrato também por conta disso se mantém constantemente úmido.
    Na estufa de orquídea acredito que até tenha uma umidade alta, mas meu conselho é colocar uma proteção, se não quer usar a pet, use saco plástico transparente.
    Para ter mais garantia de sucesso, compre um enraizador que é vendido nas gardens.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  17. Olá Boa Noite Mario!
    Adoreeei seu blog, de muuiito bom gosto!
    Esta explicação sobre como fazer mudinhas de azaléia é show de bola, amei, vou fazer três mudas, sendo uma de cada cor!!!Parabéns
    Um gde abraço

    ResponderExcluir
  18. Olá, Bom Dia, obrigado pela visita e comentário
    Sempre é bom lembrar que para ter sucesso o ideal é mergulhar a ponta da estaca num hormônio enraizador que é vendido nas gardens.

    ResponderExcluir
  19. Amigo(a) Trouxe mudas de azaleia (pontas de Galho) da Noruega a um mes atraz, coloquei em um balde com agua e areia, elas estão brotando gostaria de saber quando posso plantar em vaso ou local definitivo, e como preparar a terra para o plantio.
    Obrigada.

    Meu e-mail: monika238@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Monica, Boa Tarde.

    Toda planta sofre bastante com mudanças, por isso não tenha pressa, o ideal seria esperar pelo menos 90 dias, mas isso depende do desenvolvimento de cada planta, se verificar que o recipiente onde ela se encontra já está pequeno e suas raízes estão enrolando ou saindo pelos furos de drenagem, indica que já chegou a hora.
    Tome muito cuidado de não quebrar o torrão no transplante.
    Uma mistura de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal e 2 de composto orgânico seria o ideal.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  21. Benicia Aparecida Esteves12 de setembro de 2011 às 15:46

    Olá Sr. Mário,

    Pode me orientar se este mecanismo com a garrafa pet serve para a flor primavera e também para muda pequenina da rosa do deserto?
    Fico muito agradecida
    Abraços
    Benícia

    ResponderExcluir
  22. Olá Benicia, Boa Noite!

    A garrafa Pet é utilizada para que a planta não perca umidade e fique protegida.
    No preparo de mudas através de estacas é comum usar um saco plástico, a garrafa pet faz a mesma função.
    Só não coloque no sol para não transformar a estufa em forno e matar a planta.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  23. Ola gostei bastante das dicas gostaria de saber como faço mudas de azaleia ,no chão pois comprei recentemente uma chácara nao tem nada de flores obrigado ...Regina

    ResponderExcluir
  24. Olá Regina, Bom Dia!

    O correto para fazer mudas através de estaquia de plantas maiores, é cortar estacas que contenham pelo menos 5 gemas (olhos),com 40 cm.
    Interessante molhar em hormônio enraizador a ponta que for enterrada depois é só enterrar.
    Em vez de fazer direto no solo use saco de mudas grandes ou mesmo garrafa pet cortadas e mantenha na sombra, mas em local com bastante iluminação.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  25. Olá! Bom dia!
    EStou apostando na tua dica e estou plantando hoje varias mudinhas para fazer um jardim em meu terraço, acho que ficará lindo em companhia de uma pergola com uma linda trepadeira!!! Obrigada pela dica...

    ResponderExcluir
  26. ola marcio! parabens pelo blog!
    fiz 6 mudas em um vaso...
    2 coloquei a pet como estufa... as outras deixei sem... o que vingar, vingou!
    a minha duvida é sobre o sol? azaleia gosta somente de sol indireto? nesta fase nao pode tomar sol direto?
    att
    thiago dantas

    ResponderExcluir
  27. Amo qualquer tipo de flor,até a do cerrado.
    além de dar dica da szaléia,gostaria de saber como
    posso conseguir uma muda de cerejeira.
    obrigada,NEIDE.

    ResponderExcluir
  28. Olá, BOM DIA!

    Por ocasião da preparação da muda utilizando garrafa Pet ou saco plástico, (isso é feito para evitar que a mudinha desidrate), não deve ser colocada no sol, procure um lugar com bastante luz, mas na sombra.
    Para ajudar o enraizamento, utilize hormônio enraizador que é encontrado facilmente nas Gardens.
    Para conseguir mudas de cerejeira, tente aqui:
    wwww.ciprest.com.br

    FELIZ NATAL
    Um abração

    ResponderExcluir
  29. Fiz varias mudas show de bola obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Olá, Bom Dia!
    Tenha Boa Sorte com suas MUDAS DE AZALÉIAS.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  31. Adoro as azaléias... neste final de semana minha irmã comprou no carrefour, uma que parece até um bonsai!
    depois volto aqui vou tentar fazer mudinhas...
    Mario moro em apto, será que sobrevive?
    bjos

    ResponderExcluir
  32. Olá querida amiga Noélia, Boa Tarde!
    Desde que ela fique num lugar que tenha bastante claridade e se possível receba um pouco de sol, irá ter sucesso.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  33. Seu Blog é um "achado".
    Grata por partilhar essas riquezas.
    Tenho um sítio a 19 anos, mas faz 3 meses que decidir fazer dele minha morada definitiva. Estou agora tendo a alegria de acompanhar de perto as minhas "meninas" se desenvolverem. Suas dicas me ajudarão muito.
    No próximo inverno terei muitas azaleias floridas por aqui.
    Voltarei sempre no seu blog
    Abraços

    ResponderExcluir
  34. Olá Rose, Bom Dia!
    Obrigado pela visita e palavras de incentivo
    Um abração!

    ResponderExcluir
  35. olá eu sou a luciana e tenho uma chacara e queria saber como faço para conseguir sementes de azaleia dobrada, com cores surtidas,se puder me ajudar eu agradeço, pois quero montar um belo jardim aki, abraços

    ResponderExcluir
  36. Olá Luciana, Boa Noite.
    Infelizmente não conheço pessoas que tenham sementes de azaléias.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  37. Bom dia! Gostaria de saber se posso utilizar este mesmo procedimento para obter mudas de pingo de ouro. grata. Kelly

    ResponderExcluir
  38. Olá Kelly, Boa Noite.
    Nunca fiz, mas a informação que tenho é que ela é facilmente multiplicada por estacas que devem ser feitas após a frutificação da planta (outono-inverno).
    Boa sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  39. Eu amo Azaléias, enfim todas as flores a natureza inteira. O seu blog é nota 1.000 tem tudo o que eu gosto. Parabéns!

    ResponderExcluir
  40. Olá Angela, Boa Tarde.

    Obrigado pela visita e comentário.
    Palavras assim, me incentivam a continuar postando.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  41. bom dia!amei essa ideia de fazer as mudas pois meu marido ama azaleias.muito obrigado e parabens.

    ResponderExcluir
  42. Olá Boa Tarde.

    Siga as dicas e tenha boa sorte.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  43. Obrigada pela generosidade de partilhar seus conhecimentos , estava procurando o nome de algumas plantas que tenho em casa para catalogar e pude reconhecer e nomear várias delas através do seu blog .
    Abs
    NSCarvalhaes

    ResponderExcluir
  44. adorei seu blog vou fazer as mudinhas de azaleia bjs

    ResponderExcluir
  45. Olá, Boa Noite!

    Obrigado pela visita e comentário.

    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  46. Tenho uma Azaléia já bem antiga e com muitos galhos que cresceram à vontade, sem poda. Agora, estou precisando diminuir seu tamanho. Posso podar bastante galhos de fora da planta, diminuindo seu tamanho? Isto não vai prejudicá-la? Outra dúvida: o que são as gemas? Tens alguma foto para que se possa entender? Desde já agradeço a gentileza de sua resposta.

    FELIZ ANO NOVO E MUITO SUCESSO, PARA VOCÊ!

    Julia Smith

    ResponderExcluir
  47. Parabens, pelo blog. Amo azaleias. Poderia esclarecer o que sao gemas/olhos? Otimp 2013 pra ti e sua familia.

    ResponderExcluir
  48. Olá Julia e Noemi, Boa Noite!
    Gema, olho, rebento é uma forma inicial de um ramo com folhas ou flores antes do desenvolvimento, são aqueles pontos que aparecem nos galhos e com o passar do dias vai brotando aparecendo folhas ou um novo galho.
    Quanto a poda, pode ser feita logo após a florada o que é bom para planta para estimular novas brotações.
    Corte as pontas dos ramos.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  49. Olá, sou Helen
    Gostaria de saber se ainda posso fazer minhas mudas nessa época do ano, janeiro. Obrigada.

    ResponderExcluir
  50. Olá, Bom Dia!
    A época ideal é sempre após a florada.
    Mas é possível realizar agora.
    Boa Sorte
    Um abração!

    ResponderExcluir
  51. Adorei essas dicas, azaléias são lindas e florescem o ano todo!!!!amo demais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa tarde.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
  52. ola querido, adoro seu blog, estou comum problema, comprei umas petunias e ao fazer a toca de vaso, elas murcharam mas as flores nao, estao bem vivas, adoro plantas com flores e li sobre mudas de azaleias vou fazer aqui e depois posto, por favor me ajude com minhas petunias. um abraço

    Marcia Bárbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, Boa Tarde.
      Desculpe a grande demora em responder, não consegui ainda colocar "em dia" a correspondência recebida.
      Um mês após sua postagem não sei como ela está, as petúnias embora perenes, depois de 1 ou 2 anos perdem o vigor inicial e devem ser replantadas.
      Um abração!

      Excluir
  53. olá Mário,adorei suas explicações,vou fazer mudas com minha azaléia,vc saberia me dizer se posso fazer mudas de buxinho usando essa técnica?aqui na minha cidade acgo muito caro uma planta já formada gostaria de comprar só uma e fazer mudas se for possível.Desde já agradeço sua atenção.
    solfpires@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Soraia, Boa Noite.
      Nunca fiz mudas de buxinho, mas acredito que utilizando o mesmo processo dê certo, porque elas são feitas com estacas obtidas do ponteiro no final do inverno.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Soraia, da mesma maneira vc consegue fazer mudas do buxinho.

      Excluir
    3. Olá Boa Noite.
      Obrigado pela contribuição.
      Um abração!

      Excluir
  54. Bom dia, comprei o vaso de azaleias, com 4 pés, sendo 2 rosas e 2 mesclado de rosa e branco. gostaria de saber se posso tira-los do vaso e colocar um pé em cada vaso, sem risco que eles morram?

    Obrigada
    Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, Boa Noite.
      Primeiro espere a planta se aclimatar no novo local, elas estavam no produtor, provavelmente em estufa climatizada com tratamento "vip". Na sua casa certamente não terá como dispensar os mesmos cuidados.
      Após isso, pode passar para vasos maiores, tomando cuidado para não desmanchar os torrões e utilizar substrato adequado.
      Um abração!

      Excluir
  55. Bom dia sr.Mario, lisuass dicas de como plantar azaleias e fiquei feliz por ter encontrado ótimas dicas.Mas eu fiz uma experiência com a minha azaleia e o resultado é que as mudas estão cheias de raízes numa vasilha com agua pura trocada a intervalos de 5 a 6 dias;meu problema agora é;posso transplantar essas mudas normalmente ou tenho que usar algum processo diferente.estou pensando em utilizar o seu método de plantio.

    ResponderExcluir
  56. Sr. Mário, Bom dia e Parabéns pela Paciência nas explicações. Gostaria de saber qual a mistura padrão para se replantar uma azaléia num vaso, definitivamente? Comprei no supermercado, pequena e bastante florida. Estou aguardando cessar a flora e se aclimatar, como você mesmo havia falado sobre tratamento VIP, rsrsrs. Quanto a mistura, me refiro às partes de terra comum, vegetal e composto. Grande abraço. sagaz_fn@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah.. conhece algum vídeo que explique como realizar a poda?

      Excluir
    2. Olá Alexandre, Boa Noite.
      Ela gosta de solo úmido, mas nunca encharcado e que seja bem solto.
      É importante deixar ela algum tempo no vaso que comprou, no lugar que vai replantar, apesar de ser uma planta relativamente rústica, ela veio de um Hotel 5 estrelas,e fazer logo a mudança ela irá sentir muito e poderá até morrer.
      Existe muitas sugestões de mistura, por exemplo: 2 partes de terra vegetal, 3 partes de casca de pinus pequenas, 1 parte de composto orgânico.
      Coloque no fundo do vaso argila expandida, depois forre com uma manta para drenagem e em seguida a mistura. Não conheço video sobre poda, precisaria pesquisar mais infelizmente estou com tempo muito reduzido.
      Um abração!

      Excluir
    3. Imagino. Muito obrigado pela atenção!!! Grande abraço!!!

      Excluir
  57. Olá Mario, td bem, descobri seu blog hj e achei surpreendente, tenho visitado vários blogs sobre plantas, jardins etc, mas o seu me chamou a atenção, pela simplicidade, dicas fáceis, sem firulas rsrs, e por ver sua atenção em responder todas pergunta, achei isso muito bom...
    No meu quintal tem uma boa parte com grama, e decidi fazer um jardim lá pra casa ficar mais feliz, mas sou uma negação não sei plantar nem cebolinha rsrs, mas continuei firme, como ouvi que azaleias são resistentes comecei por elas, espero que elas sobrevivam, vou seguir suas dicas... Abraços e continue assim!

    ResponderExcluir
  58. Olá Boa Noite.
    Obrigado pelas palavras.
    Não tenho feito postagens e estou temporariamente afastado do facebbok para tentar amenizar a correspondência acumulada aqui, em email e no facebook, tinham quase 500. Felizmente agora só falta pouco mais que 50.
    Gosto de dar atenção as pessoas, mas existe um mundo fora de internet, por isso tenho disciplina e procuro não ficar mais que 3 horas por dia.
    Quanto a azaleia, ela é bastante rústica, o cuidado maior são com as mudas que vem de viveiros com estufas com rígido controle de temperatura, umidade, fertilização, regas, etc. a pessoa compra e em suas casas não sabe nem como cuidar, a planta que estava acostumada ao "bem bom" não tendo mais isso, sofre muito e as vezes pode até morrer.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  59. EU MORO EM FORTALEZA EU FUI COMPRAR UMA MUDA E O MOÇO FALOU Q AQUI ONDE MORO ELAS NAO PRESTAM E VDD? ELAS NAO GOSTAM DO CALOR? PF ME RESPONDA, POIS AMO ESSA PLANTA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eugenia, Boa Noite.
      Ela prefere clima ameno.
      Talvez consiga se cultivar a meia-sombra não recebendo luz direta do sol nas horas mais quentes do dia das 10h00 as 17h00
      Um abração!

      Excluir
  60. Olá Mário! Queria dizer que seu blog não é 10! É 1.000! Adorei! Plantei mais de 60 mudas de Azaléia aqui na BA... e elas não querem ir pra frente de jeito nenhum... estão sofrendo e muito... mas continuam resistindo... pegam sol pleno e escaldante... Você tem alguma dica para me dar? Lucila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. azaleas preferem sombra ou luz indirecta

      Excluir
    2. Olá Lucila, Boa Noite.
      Se não tiver como evitar o sol direto nas horas mais quentes do dia, poderá optar por uma proteção de um sombrite 50%.
      Ela é uma planta que prefere clima ameno e nestes locais pode receber sol pleno, onde mora devem ser cultivadas a meia-sombra.
      Um abração!

      Excluir
  61. Olá.

    Recomendo que em vez de comprar hormónio enraizador, faça o seu próprio a partir de salgueiro. facilmente encontra como fazer se pesquisar no google.

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde! O que coloco no vaso para fazer a muda? Terra de jardinagem e hormônio de enraízador? Quero fazer um bonsai de azaleia, alguma dica? Grata, Marcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, Boa Noite.
      O substrato pode ser uma mistura de terra comum de jardim com composto orgânico.
      Não tenho experiência com bonsai de azaleias.
      Um abração!

      Excluir
  63. Amei suas dicas fiz e deu certinho estou com 4 azaléias ja com um monte de frotinho, antes nenhuma pegava sempre morria agora eu sei ;-) Bigada Mário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane, Boa Noite.
      Fico feliz em poder ajudar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  64. Gostei muito das explicações sobre fazer mudas. Vou experimentar. Obrigada!

    ResponderExcluir
  65. Delicia de site, amei as dicas...obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bhazinha, bom Dia.
      Agradeço a visita e mensagem.
      Um abração!

      Excluir
  66. Oi Mário, sou Rosa e moro no Acre. Minha dúvida é saber se eu uso o hormônio enraizador puro ou se te algum preparo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia
      Existe no mercado muitos, de fabricantes diversos.
      Procure sempre seguir as instruções de preparo e aplicação que está no frasco.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  67. Mario, boa noite!
    Ano passado acabei perdendo minha Azaléia.
    Moro no RJ e o calor está insuportável ganhei uma azaleia com duas flores e vários botões as duas flores estavam murchando notava-se que sentiu o calor do transporte até chegar em casa. Deixei a mesma na sombra sem sol direto quetinha sem mexer e a noite coloquei um pouco de água e continuo regando quando o teste do dedo acusa que ela está seca.
    Acontece que os brotos não desenvolve não desabrochou e já faz 12 dias.
    O que faço?
    Posso mudar de vaso e colocar algo mais?
    Tenho em casa terra adubada, húmus de minhoca, farinha de osso, torta de mamona, NPK 4-14-8 e 10-10-10.
    Me ajude não quero perdê-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Muitas plantas vem de produtores que tem estufas climatizadas, com controle de luminosidade, temperatura, umidade, fertilização, regas, etc. são colocadas a venda quando ficam num ponto atrativo para o consumidor, ao chegar em casa a planta não tem nada daquilo que recebeu antes e sofre bastante com as mudanças e muitas vezes não resiste e morre.
      Portanto não faça grandes mudanças, porque irá piorar o stress da planta.
      Continue a regar de forma adequada, coloque num local com muita claridade e pode aplicar NPK fórmula 04-14-08 de preferencia o líquido seguindo instruções do fabricante.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  68. Bom dia Mario!
    Só encontrei no seu blog a resposta que precisava, parabéns pelo seu trabalho.
    Agora aprendi como fazer mudas de azarias.

    ResponderExcluir
  69. Respostas
    1. Olá Davi, Bom Dia.
      Agradeço a visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
  70. Ola Mário
    Plantei uma muda de azaléia em um vaso grande. depois que as flores cairam, as folhas começaram a secar e cair. Isso é normal? Tenho medo que morra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosane, Bom Dia!
      Não sei em que momento fez o transplante, que substrato usou, se preservou o torrão.
      As plantas sofrem com mudanças, continue a tratá-la com os cuidados básicos mas sem exageros, espere mais um tempo, depois veja se os galhos ainda estão verdes circulando seiva.
      Se tudo estiver bem ela irá brotar novamente.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  71. Ola Mario, parabéns pelo seu blog e pela sua atenção com todos.Olha eu ganhei uma azaleia a duas semanas atras, porém a pessoa que me presenteou foi quem fez a muda e a plantou em terra natural sem nenhuma outra composição no entanto ela se adaptou muito bem está ate com umas folhinhas bastante viçosas isto tem aproximadamente um ano entao eu a troquei apenas para um vazo maior e adicionei substrato e terra preparada mas a dois dias percebi q ela tem pequenos botoes e q eles se encontram em um estagio bem fraquinho vc acha que pode ser pelo motivo de um copo de leite estar plantado junto com ela
    eu não quis remo-velo pois achei q poderia afetar ela ao retirar o torrão de terra então só podei todas as folhas do copo de leite, ou tem possibilidade de ser por q e a primeira floração?
    E vc sabe me dizer por q em algumas pesquisas que fiz fala pra colocar o vazo desta planta em água morna?
    Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leiliane, Boa Noite.
      Conforme condições locais de temperatura, luminosidade, umidade, fertilização etc. a planta pode ter um desenvolvimento maior ou não.
      Se um controle muito rígido de tudo isso a primeira florada costuma ser menos intensa.
      A competição por nutrientes com outra planta conforme tamanho pode vir a causar algum problema.
      Quanto água o ideal é colocar na temperatura que estiver o substrato, por exemplo se o vaso estiver exposto ao sol uma água "fria" irá produzir um efeito de "choque térmico o que não é bom.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  72. Ola Mario, estou precisando de informações de como plantar buganvília por sementes. Ganhei umas porções mais não sei como cultiva-la. Devo coloca-la direto na terra, qual o procediemto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Nunca plantei por sementes, faço por estacas que é bem fácil e o resultado é bastante eficiente.
      Mas se a quantidade não for muita, plante em pequenos vasos ou sacos de muda, mantendo o substrato sempre úmido mas não encharcado, deixando em local com muita luz mas sem receber sol pleno.
      A profundidade não deve ser superior a 1cm.
      Boa Sorte.
      Conte o resultado, assim todos aprendem.
      Um abração!

      Excluir
  73. Olá Mario, você tem mudas pra vender de trepadeira jade ou sementes, procurei na internet alguém que tivesse e não achei, tenho muitas mudas de rosa do deserto. Se quiserem trocar, moro em Fortaleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula, Boa Tarde.
      Não trabalho com venda de plantas.
      Um abração!

      Excluir
  74. Ola Mario fiz mudas de azaleia como vc indicou elas estao com 7 dias e em umas delas ja se nota novo broto será q ela ja enraizou em tão pouco tempo?? tenho uma duvida com quantos tempo devo retirar a pet de cima?? obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia, Boa Tarde.
      Uma semana é um tempo muito curto, tenha um pouco mais de paciência.
      Como está na postagem o certo seria 60 a 90 dias
      Mas nada impede que faça um teste antes disso com uma delas para ver o comportamento.
      Coloque depois aqui sua experiência.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  75. Ola Mario.
    Recentemente adquirirei uma muda de azaleia com flores, duas semanas depois as folhas começara a secar e cair, as flores continuam, o que pode ser?

    ResponderExcluir
  76. Top D++++ essa Planta, muito linda na epoca da florada, muito compensativo ter no jardim enriquece muito. temos as mudas no viveiro.

    ResponderExcluir