26 de jul. de 2010

ROSA-DO-DESERTO - (Adenium obesum)

ROSA-DO-DESERTO - (Adenium obesum)
ROSA-DO-DESERTO - (Adenium obesum)
ATENÇÃO:
Postagem revisada - Para ver clique:

ROSA-DO-DESERTO - ( Adenium obesum )




Estive na Enflor / Garden Fair 2010 em Holambra / SP visitando o produtor Estância Vitória de Urupá - RO, o texto abaixo é deles e expressa a realidade desta magnífica planta:

" Cultivar Adenium é como pintar um quadro, é preciso ter a percepção de um artista para saber explorar o potencial de cada planta que é única em seu formato"

119 comentários:

  1. Mari é um prazer visitar seu blog. Quanta coisa linda,assim como eu sou "babona 'm meus filhos" tambem babo em minhas plantas... que maravilha! Sinto Deus pertinhoe o Pariso aqui mesmo na minha casa simples, porem repleta de flores..
    Tenho uma pequena coleçao de azaleias...e outras.
    visite meu blog quenada tem a ver com jardinagem...Receba emu abraço de Fé e Esperança
    Cléo Borges, artista plastica

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha uma planta dessa, mas acho que não cuidei direito, viajei quando voltei ela estava cheia de cochinilhas,coloquei remédio,mas as folhas cairão e ela não resistiu.

    ResponderExcluir
  3. oi seu mario tambem gosto de plantas gostei das suas são lindas parabéns

    ResponderExcluir
  4. Sr. Mário,

    Ver as fotos de nossas plantas no seu blog foi gratificante e compensador! Trabalhar com as Rosas do deserto é ter uma surpresa a cada dia...

    Até o próximo ENFLOR se Deus assim nos permitir...

    ResponderExcluir
  5. Tenho uma flor do deserto que ainda não brotou flores, troquei-a para um vaso maior ela começou a secar a ponta das folhas e amarelar O QUE DEVO FAZER PARA ELA NÃO MORRER.

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Ela é uma planta que precisa de solo com boa drenagem, na troca de vaso vc utilizou o substrato correto? (água acumulada mata a planta).Quando fez a mudança procurou manter o "torrão" intacto? As plantas sentem as mudanças e procuram se adaptar as novas condições.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Parabens pelo seu blog è magnifico.Temos algo em comum sou apaixonada pela natureza.É dificil ver um homem que goste dessas coisas.Voce deve ter uma beleza interior extraordinaria.Tenho muitas violetas e nao floresem voce poderia me orientar? Um forte abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá Catarina!

    Obrigado pela visita e palavras carinhosas.
    Experimente colocar 1/2 colher de sopa de NPK 04-14-08 a redor dela.
    Outra dica é transplanta-la para um vaso um pouco maior de preferência de barro.
    Corte as folhas mais velhas com uma tesoura bem afiada para deixar os cortes retos.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. olá Mario ganhei uma muda de rosa do deserto num vasinho de plastico daqueles de floricultura , mas estou com medo de replanta-lá me ajude a escolher o vaso certo, e quero saber tambem se posso cultiva-la na suite onde tem muita claridade. muitos bjs e muito obgd. Meu nome é Vanuza

    ResponderExcluir
  10. Olá Vanuza, Boa Tarde!
    Ela é uma planta resistente que aguenta bem a seca, mas água demais, mata a planta, por isso o substrato a ser utilizado deve ter boa drenagem.
    Para que continue dando flores ela precisa de sol pleno, só com muita claridade ela não irá morrer, mas não dará flores.
    Quanto ao vaso pode ser um de barro, não muito maior do que ela está, mas a época certa é na primavera / verão
    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Benicia Aparecida Esteves12 de setembro de 2011 às 15:15

    Oi Mário,

    Obrigada, obtive informações importantes sobre a Pataca.
    Muito obrigada
    Benicia
    email: benicia.esteves@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Passo horas inteiras na net buscando plantas, flores, informação, conhecimento,como se diz em minha Terra, "lavo a alma", por isso foi muito bom conhecer o seu blog.Qualquer dia te mostro minhas fotos da natureza. Aquele abraço. Toinha

    ResponderExcluir
  13. Bom dia, Sr. Mário,
    Seu blog é muito interessante...Minhas flores do deserto estão com os caules meio amolecidos. Os jarros ficam em uma área totalmente ensolarada e só as rego uma vez na semana. Poderia me ajudar?
    Desde já, agradeço.
    Nilma.

    ResponderExcluir
  14. Olá Nilma,Boa Tarde!
    Mesmo regando uma vez por semana verifique se o substrato não está retendo água, ele deve estar seco entre as regas, antes de regar enfie o dedo nele e veja se sente alguma umidade.
    Regue logo pela manhã, para dar tempo da planta aproveitar a água que precisa e o resto evaporar.
    Se o problema não for este, tente entrar em contato com um grande produtor,acredito que eles irão te ajudar.
    http://www.estanciavitoria.com/
    Veja se eles podem te ajudar
    Um abração!

    ResponderExcluir
  15. Olá, Sr. Mário,
    Vim lhe agradecer pela ajuda e informação que me deu.
    Um abraço...
    Fique bem.
    Nilma.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da rosa do deserto,como concigo uma muda ou semente tanto da rosa quanto da vernelha?Por favor me mande uma resposta,obrigado.

    ResponderExcluir
  17. Olá Cintia, Bom Dia!

    Não sei onde voce mora, mas nas grandes Gardens e CEASA, você encontra facilmente mudas de tamanhos diversos.
    O preço em relação a anos anteriores vem caindo bastante, ocasionado principalmente pelo aumento da oferta de plantas colocadas no mercado.
    Quanto a sementes não conheço nenhum produtor para indicar.

    FELIZ NATAL
    Um abração!

    ResponderExcluir
  18. Minha adenium está em um vaso de baro bem maior que o seu caudex. E usei substrato para plantar. O Senhor disse em um comentário anteriormente, que devemos manter o torrão intacto. Eu não fiz isso. Como diz em um vídeo da net, eu usei uma vareta, e levantei a planta. Há risco que ela morra? Ela pega uma boa parte de sol por dia.

    ResponderExcluir
  19. Oi! Não achei substrato para plantar minha rosa do deserto. Por isso comprei um terra vegetal para flores, plantas ornamentais.. enfim, todo tipo de planta. O substrato pode ser substituído pela terra vegetal? Obg! Beatriz

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de saber se o NPK 10-10-10, é indicado para todo tipo de plantas em vasos. Como: Zameoculca, cheflera, lantana, hibisco, nolina, flor-do-deserto... e etc.

    ResponderExcluir
  21. Olá Queila, Boa Noite!

    Como a Rosa-do-deserto consegue manter uma boa quantidade de nutrientes para condições adversas, plantar com raízes nuas, não será tão ruim, como é para outras plantas.
    Por conta disso, se tratar dela direitinho, ela irá sobreviver
    Boa Sorte

    Um abração!

    ResponderExcluir
  22. Olá Beatriz, Boa Noite!

    Na realidade a terra vegetal sozinha não é boa para cactos e suculentas, isso porque estas plantas precisam de um substrato que tenha excelente drenagem, ou seja quando regar de preferência pela manhã, a planta absorve a água que precisa e o restante evapora, agua acumulada é prejudicial pois mata a planta.
    Aconselho misturar areia grossa de construção bem lavada, para melhorar drenagem.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  23. Olá Marcus, Boa Noite!

    NPK, onde o N é Nitrogênio(estimula a brotação e o enfolhamento),o P é o Fósforo(favorece a floração e frutificação) e o K é o Potássio (fortalece os tecidos vegetais).
    O número a seguir é a quantidade que tem na fórmula. Para plantas que se deseja flores o ideal é o que tenha mais Fósforo e o mais fácil de encontrar a venda é o 04-14-08.
    No caso do 10-10-10 é meio "coringa" serve de uma forma geral.
    Outras fórmulas são usadas, mais profissional e não são muito fáceis de encontrar a venda
    Um abração!

    ResponderExcluir
  24. Olá Mário. Quanto as podas, devo cortar no meio ou mais em cima, na guia? Como podar a Adenium obesum? Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  25. Olá Maria Regina, Boa Tarde!

    Apesar de ter vasos da Rosa-do-deserto aqui, nunca podei, e ainda não tenho conhecimento prático sobre o assunto.
    Quando aprender, praticar e verificar os resultados, compartilho com todos.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  26. OLÁ FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA PRA VOCÊ E SUA FAMÍLIA TENHO ROSA-DO-DESERTO MAS NÃO ESTÁ COLOCANDO FLORES SÓ COLOCOU UMA VEZ EM JULHO FAZ UM ANO.UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  27. Olá Bom Dia!

    A ROSA-DO-DESERTO - (Adenium obesum), precisa de sol pleno para florir e apesar de tolerar seca, precisa de água na dosagem certa,pouca não desenvolve a planta e muita leva ela a morte.Portanto o ideal quando for regar é fazer logo pela manhã, de forma que durante o dia o excesso evapore. Isso pode ser feito 1 vez por semana, se o vaso for pequeno e ficar recebendo sol direto nele,nos períodos mais quentes, regue duas vezes por semana, mas moderadamente.
    Elas não gostam de vasos grandes e o substrato deve ter excelente drenagem para não acumular água.
    Experimente colocar um pouquinho de fertilizante NPK, fórmula 04-14-08, 1/2 colher de sopa ao redor do caule,nunca junto a ele, revolva levemente o substrato superficial, regue em seguida.

    Boa Sorte!
    Tenha também uma excelente Páscoa.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  28. Olá Mário Franco, quero lhe dizer que em 2010 tive a grata satisfação em ser presenteada por um sobrinho com um vaso contendo rosa-do-deserto (adenium obesum-cor rosa).Foi o melhor dos presentes, pois essa planta é fantástica, ela transmite muita energia e parece sentir prazer em florescer cada vez mais.Quando olho para o vaso onde a transportei me encanto e me convenço da presença Divina em meu lar.Sou apaixonada por plantas, em especial as que dão flores. Acessei por acaso seu "Cantinho Verde" e amei, parabéns pela sensibilidade em cultivar e prestar informações sobre nossas irmãs as plantas.Forte abraço! Joanice

    ResponderExcluir
  29. Olá Joanice, Boa Tarde!

    A ROSA-DO-DESERTO - (Adenium obesum) é uma planta espetacular,uma das minhas preferidas,cada planta com seu caule escultural é única e suas flores são maravilhosas.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  30. Oi, pessoal! Fiquei enlouquecido por essa planta tão bonita e fascinante, quero muito uma muda, tenho até alguns bonsais. Se alguém puder me ajudar eu agradeceria muito.

    Marcos Sena

    São Paulo-SP

    ResponderExcluir
  31. Olá Marcos Sena, Boa Tarde!

    A ROSA-DO-DESERTO - (Adenium obesum) é uma planta maravilhosa, está registrado seu recado.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  32. gente boa tarde ! tenho uma muda de ipé rosa ,tem algum cuidado especial pra cultiva la ?

    boa tarde a todos

    ResponderExcluir
  33. Olá, Bom Dia!
    A resposta que voce procura sobre o IPÊ-ROXO vc pode encontrar aqui no blog:
    http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2011/07/ipe-roxo-ipe-rosa-tabebuia.html
    Um abração!

    ResponderExcluir
  34. Não conhecia essa maravilha até que dois meses atrás, fui a Itumbiara e conheci os orquidários e o viveiro do Sr. Maurício (fica atrás do Forum da cidade) e além de ficar encantado por tudo que vi em seus orquidários (é um campeão de orquídeas), pude conhecer e me encantar com a rosa do deserto e fiz questão de adquirir uma bem nutrida que mantenho com todo o carinho em meu jardim. custou R$ 90,00, mas recentemente, tenho visto a 30 ou 40 em outros viveiros de Goiânia, Aparecida de Goiânia e Piracanjuba/GO. Resido em Caldas Novas. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  35. Olá Génésio, Bom Dia!
    Realmente é uma planta espetacular, como diz o produtor produtor Estância Vitória de Urupá - RO:
    " Cultivar Adenium é como pintar um quadro, é preciso ter a percepção de um artista para saber explorar o potencial de cada planta que é única em seu formato"
    Um abração!

    ResponderExcluir
  36. foi passar lá em sp e encontrei um rosa do deserto e comprei mas ela caiu e quando cheguei em casa acho que coloquei muita água ai entou com medo que ela morra coloquei um pouco de areia e deixei em um lugar onde pega bastate sol quando posso muda-lá para um vaso maior pois ainda está naqueles vasinhos de plático!!!

    ResponderExcluir
  37. Olá Celia, Boa Noite!
    Se ao cair não ocorreu dano na planta e não tem colocado água em demasia, ela não vai morrer.
    Se o substrato tiver uma excelente drenagem pode regar moderadamente de 1 a 2 vezes por semana, logo pela manhã, assim a planta absorve a quantidade que necessita e o restante evapora com o calor do dia.
    Espere um pouco a planta se aclimatar no local onde vai deixá-la, antes de mudar para um novo vaso, que não deve ser muito grande, use na ocasião um substrato com mistura certa.
    Boa Sorte
    Um abração!

    ResponderExcluir
  38. Semeei umas sementes de rosa do deserto aqui em casa. O problema agora é que não sei quando replantar as mudinhas. Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  39. Olá Terumi, Boa Tarde!

    Infelizmente ainda não tenho experiência com o plantio da rosa-do-deserto a partir de sementes.
    Veja se você consegue ter a resposta com o produtor de Urupá -RO, que está sempre presente em Holambra, por ocasião da realização das feiras.
    http://www.estanciavitoria.com/pt_br/index.php
    Boa Sorte

    Um abração!

    ResponderExcluir
  40. Olá! adorei seu espaço! fico muito feliz em ver pessoas como vc amando e acima de tudo respeitando a natureza.um grande abraço. feliz natal!

    ResponderExcluir
  41. Olá Boa Noite.
    Agradeço bastante seu comentário.
    Tenha também um FELIZ NATAL.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  42. Bom dia.
    Sr.Mário, parabéns pelo blog.
    Sou mais um que veio para abusar.
    Comprei 12 mudas de adenium que estavam encharcadas e em viveiro sombreado. Mudei todas de vaso, pois já estavam grandes.
    No entanto não conservei o torrão de nenhuma delas.
    O local que as coloquei toma sol depois das 14:00Hs.
    Será que sobreviverão?

    ResponderExcluir
  43. Bom dia,
    Caro Mario,Plantei algumas sementes em garrafas pets, como se fosse um estufa. Nasceram 50% das sementes da adenium e agora ainda estão na estufa. O que devo fazer agora?
    Parabéns pelo blog.

    satirocharamba@bol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde
      É muito bom saber que tem mais gente preocupado com as plantas e não somente com seu valor comercial, quanto as mudinhas de rosa do deserto que estõa na garafa pet, va abrindo a garafa um pouco por dia e, deixando tomar um pouco de sol cada dia mais, tomando cuidado de não deixar ressecar e, depois de uns 15 até uns 30 dias ou mais pode ir replantando aos poucos não tenha muita pressa para replanta~las, o sr vai ver como eles vão ficar mais forte e, nao esqueça do substato com muito boa drenagem.

      PARABENS PELO BLOG SEU MARIO FRANCO
      Tenho mudas para venda tanto de rosa do deserto como pata de elefante
      dominato1@yahoo.com.br

      Excluir
    2. Olá Boa Noite.

      Obrigado pela colaboração.

      Um abração!

      Excluir
  44. Olá Sátiro, Bom Dia!
    Não tenho experiência com plantio dela a partir de sementes.
    Mas acredito que deva passar as mudinhas para vasos individuais, retirando com muito cuidado(uma colher pode ajudar esta operação), não deixando as raízes nuas, para que ela sofra menos com o transplante, mantenha em local protegido e utilize substrato que tenha boa drenagem.
    Boa Sorte
    Um abração!

    ResponderExcluir
  45. Bom dia Granhei hoje uma muda de rosa do deserto, porem estou com duvias, aqui no norte esta no periodo de chuvas e está chovendo quase todos os dias, gostaria de saber se posso deixar ela no jardim ou tenho que coloca-la na varanda onde não pegue chuva?

    Evandro, Pará

    ResponderExcluir
  46. Olá Evandro, Bom Dia!
    Se ela esta em vaso, o ideal seria colocá-la na varanda onde não pegue muita chuva, mas não esqueça que ela gosta de sol pleno.
    Água em excesso apodrece as raízes e mata a planta.
    Para semear direto no jardim deve ser feito uma grande cova e colocar bastante areia grossa de construção e pedras, a seguir uma manta bidim e aí sim plantar, utilizando substrato que tenha boa drenagem, o local também deve estar um pouco mais alto para não receber água de enxurradas.
    Com estes cuidados mesmo que chova bastante não irá ficar água retida e terá sucesso.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  47. Oi, Mário!

    A minha rosa-do-deserto abriu botões de flores, mas eles secaram antes de abrir! As folhas estão saudáveis e sigo as instruções de rega e sol. O que aconteceu com ela, você sabe dizer? Tá faltando algum nutriente?

    Obrigada,
    Marina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTÁ ACONTECENDO A MESMA COISA COM AS MINHAS, VC CONSEGUIU RESOLVER SEU PROBLEMA? ME DÊ UMA AJUDA E ME DIGA O QUE FEZ, CASO TENHA EXITO. ABRAÇO

      Excluir
  48. Boa tarde Mario,estou encantada com seu blog,tem muitas informações
    interessantes,amei mesmo,não conhecia a rosa do desesto até que um dia meu filho me deu de presente uma, só que sem flores, então comecei a pesquisar na net e encontrei seu blog e me encantei mais ainda com essa plantinha tão linda,gostaria de saber de você qual adubo posso colar nela para ela começar a florir, parabéns pelo seu blog é perfeito. Jô

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jô, Bom Dia.

      Obrigado pela visita e comentários.
      Aplique NPK, fórmula 04-14-08, de 1 a 3 colhres de sopa(conforme o tamanho do vaso), sempre ao redor do caule, nunca junto a ele, incorpore levemente ao solo,reguue em seguida.

      Um abração!

      Excluir
  49. depois de quanto tempo que nasceu a semente eu transplanto para outro vaso. A minhao rosa do deserto esta com uns bichos amarelo o que fazer. Eu queria mais umas informações sobre a rosa do deserto. Elas florirão bastante mas agora parou de florir, as folas estão ficando amarelas, o que fazer. Como conseguir mais informações mais sobbre o cuidado com a planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Tenho aqui na chácara 2 vasos, e não sou grande conhecedor da planta, não sei em detalhes quando fazer o transplante para outro vaso.
      Apesar de a planta não gostar de água em excesso, não pode ficar sem ela, portanto veja se o substrato tem boa drenagem, se o vaso for pequeno e ficar direto no sol secará muito rápido, neste caso é bom fazer 2 regas semanais, deixando secar entre regas.
      Para florir siga as instruções que dei na resposta anterior.
      Quanto aos bichos amarelos, são insetos? Veja se dá para retirar de forma manual, por ser uma planta pequena ou compre um inseticita próprio para plantas .
      Um abração!

      Excluir
    2. dissolva fumo na agua e polveriza, ja tive este problema de fungos em outras plantas e foi a melhor solucao, aquele fumo de corda

      Excluir
  50. ola amei os comentarios beijossssssssss sou de tangara da serra mt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cilene Mello, Boa Noite.
      Obrigado pela visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
  51. Olá! Comprei as sementes e já estou com as minhas rosas do deserto já florando. Como faço para fazer novas mudas? Aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, Boa Noite
      Existe no Youtube aulas que irá ensinar como fazer, nada melhor de ver para entender como se faz.
      Um deles:
      http://www.youtube.com/watch?v=YYd3NXfd7hw
      Um abração!

      Excluir
    2. oi a minha flor do deserto não quer florescer.bota os botões mais não segura o que faço.aqui é sol pleno ela vive no jardim.

      Excluir
  52. OLA.....PORACASO SE ALGUEM TIVER SEMENTES PARA DOAR DE ESPECIES DE ROSA DO DESERTO,,,,PEÇO AJUDA DE VCS.POIS JA COMPREI VARIAS VEZES DE ALGUMAS CENTENAS DE COMPRA EM VARIOS LUGARES E DE VARIOS VENDEDORES DIFERENTE SO CONSEGI CULTIVAR 5 PÉS DE ROSA DO DESERTO QUE ESTAO COM 5 CMDE ALTURA................PEÇOA AJDA DE CVS ME ENVIANDO Q UALQUER ESPECIE DA ROSA DO DESERTO.....POIS QUERO FAZER UM CULTIVO E TAMBEM DOAR QUANDO ALGUEM PASSAR PELO OQUE PASSEI.......SE ALGUEM PUDER AJDAR MEU EMAIL E MARCIODEN@HOTMAIL.COM
    ME ESCREVAE PASO MEU ENDEREÇO
    NA VERDADE POSSO PASSAR AQUI.POIS NAO TENHO NADA A ESCONDER
    RUA ALBINA REFFO BUCCHINO 383 CASA 2 CEP 82900-260 CAJURU-CURITIBA-PARANA-MARCIO DE OLIVEIRA SANTOS
    OBRIGADO A QUEM POSSA ME AJUDAR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Eu particularmente não tenho, mas fica sua postagem publicada.
      Espero que apareçam doadores.
      Um abração!

      Excluir
    2. Comprei minha rosa do deserto no mercado central em Curitiba ,pg. Dez reais,era um filhote agora e uma mocinha veio de avião para o rio comigo ,não botei direto no sol pois aqui ta escaldante,ela ta linda to aguardando a floração com ansiedade.

      Excluir
  53. Quero comprar mudas de rosa do deserto em Goiânia. Alguém tem o endereço?
    meu endereço de e-mail é mdonencio@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola tenho um viveiro em goiania na br 153 km 522 entrada para hidrolandia tenho as mudas de rosa do deserto já florindo enviei um e mail para vc com as fotos. sandraprojetosamil@hotmail.com 62-84861453

      Excluir
    2. Olá Sandra, Boa Tarde.
      Fica registrado seu endereço para contatos.
      Um abração!

      Excluir
    3. OLA SANDRA GOSTARIA DE SABER MAS SOBRE COMO ADQUIRIR MORO EM ARAGARÇAS GOIAS DIVISA DE MT BARRA DO GARÇAS, SE ESTIVER UM JEITO ME AVISE EU ANOTEI SEU NUMERO BJS!

      Excluir
  54. ola, meu nome é maria, faz uns 3 ou 4 meses que ganhei uma rosa do deserto, ela realmente é fantastica, é uma terapia para mim. estou preocupada pois ja é a segunda vez que ela floresce, e as duas vezes após a floração as folhas mais velhas começaram a ficar amarelas e cairam. o que faço, é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Padilha, Boa Tarde.
      Durante o inverno isso acontece em algumas regiões.
      Regue de forma bem moderada logo pela manhã, pois assim ela poderá absorver a quantidade que precisa e o restante será mais fácil evaporar.
      Nunca deixe água no pratinho.
      Um abração!

      Excluir
  55. gostaria de saber o que pode estar acontecendo as folhas do meio do calhe estao amarelando e caindo
    att carlos portilho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Portilho, Bom Dia.
      Não sei em que região você mora, mas nas regiões mais frias, as folhas amarelam e caem nesta época, para voltarem na primavera, o caule tem que estar em bom aspecto e cuide de não colocar água em excesso.
      Um abração!

      Excluir
  56. ola boa tarde tbm ganhei um rosa do deserto tinha uma flor linda com tempo caiu quanto tempo demorar para florir,.. e tbm umas folhos começou amarelar e cair 0 aque posso fazer para nao perder ela.
    att denize

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joana, Bom Dia!
      Desculpe a demora em responder, em algumas regiões durante os meses de temperatura mais baixa a planta a planta perde as folhas, elas voltam na primavera o que acredito que tenha acontecido.

      Excluir
  57. Ola Sr Mario Adquiri recente semente de rosa do deserto ,gostaria de sabe se tem uma outra opção sobre o substrato de farinha de osso para colocar no lugar?
    Atc :Naiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Naiane, Bom Dia!
      Faça aplicação mensal de NPK, formula 04-14-08 (rica em fósforo), com bastante cuidado para não queimar as raízes, o que provoca a queda das folhas. Para vasos pequenos use 1 colher de sopa na borda do vaso, regue em seguida.
      Quanto a Farinha de Osso A farinha de ossos é um fertilizantes natural rico em fósforo, cálcio e nitrogênio, elementos essenciais ao crescimento, floração e frutificação das plantas.
      Aqui você encontra:
      http://www.tocadoverde.com.br/farinha-de-ossos.html

      Excluir
  58. oi Mário, é eu de novo bom dia.eu tenho uma flor do deserto e ela fica no meu jardim que é sol
    pleno o dia todo.mais ela colocar botão mais não segura nenhum..o que devo fazer pra ela segura os botão,e abri as flores eu já coloquei o fertilizante 04-14-8 ela só faz crescer.eu comprei ela na feira de holambra.em junho e ainda não floresceu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosineide, Bom Dia!
      A rosa-do-deserto precisa ser podada para estimular novas brotações, como ela está no jardim, utilize um instrumento de corte esterilizado e bem afiado e faça o corte na transversal de forma que não acumule água da chuva.
      Passe pasta cicatrizante no corte para evitar entrada de doenças.
      Um abração!

      Excluir
  59. Bom Dia!!
    Gostaria de saber qual é o melhor adubo para rosa do deserto, estou com uma muda +ou- 40cm. e ela já está cheia de folhas, mas até agora não floriu, eu tenho um adubo 14-04-08 e 10-10-10 qual posso usa-lo? também estou com 1 mudinha que plantei semente e brotou, posso aduba-la também? elas estão com mais ou menos 3 cm.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alecssandra, Boa Tarde.
      Será que você não se enganou com a fórmula, não seria 04-14-08.
      Use esse conforme tamanho do vaso aplique de 1 a 2 colheres de sopa ao redor do caule, não junto a ele, incorpore levemente e regue em seguida.
      Pode adubar a mudinha também com quantidade proporcional se estiver em vaso muito pequeno use de 1/2 ou 1/4 colher de sopa.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  60. como posso cultivar ã flor VITORIA REGIA.. em vaso de vidro de boca larga obrigado. Zezinha.@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  61. Bom dia!!! Estou desesperada minha rosa do deserto está ficando com todas as folhas amareladas.Ela estava com uns bichinhos, fiz a lavagem da planta e replantei, tudo certo começou a brotar folhas e nada de flores, resolvi então usar NPK 0412 08 e nada de flores e começou a amarelar as folhas então achei que fez mal, troquei a terra, lavei ela toda e plantei de novo. terra adubada humus e areia grossa, e aí ela pirou. me ajude por favor.

    ResponderExcluir
  62. bom dia ganhei uma rosa do deserto do meu esposo, estava com flor, quando acabou as flores podei ela e ela solta botao, mas cai, pq sera, ela nao ta dando flor, os botoes cai antes de abrir, desde ja agradeço a resposta, meu nome e Erica e moro no Mato grosso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érica, também moro no Mato grosso e estou com o mesmo problema, recentemente passei um composto de sabão de coco com fumo para espantar mosca branca, desconfio que possa ser devido à um desses dois... estou pesquisando, mas ainda não encontrei nada referente... O que acha que pode ser no seu caso?

      Excluir
  63. Algumas Folhas da minha Rosa do Deserto estão começando a amarela, isso é normal?
    como faz para estimular o crescimento da folhagem?

    ResponderExcluir
  64. Olá Marcone, Boa Noite.
    O clima está bem instável e com isso a planta sofre um pouco, podendo até ser considerado normal amarelar algumas folhas.
    Para estimular, existe fertilizante foliar, ele é vendido em gardens, aplique seguindo as recomendações do fabricante.
    Evite pulverizar quando as folhas estão quentes devido ação da luz solar.
    Boa Sorte
    Um abração!

    ResponderExcluir
  65. Bom dia Mário

    Consegui fazer seis mudas de Rosa do deserto a partir de ramos tirados de um pé que encharcou e estava apodrecendo. Elas não cresceram, estavam na época com mais ou menos 15 a 20cm e assim continuaram, mas já tem brotinhos em suas laterais e até floresceu. Lendo os posts, entendi q com mudas assim, não vou conseguir caules "trabalhados" certo??? Preciso passar elas para vaso maior pois estão em vasos de violetas. Como fazer???

    ResponderExcluir
  66. Olá marcone eu tenho uma planta rosa do deserto ela já tem um ano tenho duas uma delas teve um fungo na raizes dentro da terra eu trate com água do fumo estou certa?outra pergunta tem um més que podei ela as duas mas elas não se desenvolveu os broto dela sai mas seca a minha planta não esta desemvolvendo por que? é falta de adubo? e desde já muito obrigado.

    ResponderExcluir
  67. Olá os botoes de uma das minhas Rosas estao caindo antes de abrir. Tenho varias rosas mas so com uma esta acontecendo isso. Qual sera o motivo. Pode me ajudar? Meu nome eh Neuza! Obrigada!

    ResponderExcluir
  68. Ola Mário comprei uma rosa do deserto replantei agora depois de uns dias ela está ficando com algumas folhas amarelas o que será? Grato e aguardo

    ResponderExcluir
  69. Olá! Boa noite! também amo minha rosa-do-deserto. Sou de Recife Pernambuco e gostaria de saber onde podemos comprar vasos rasos e largos para a rosa-do-deserto?
    Grata desde já e fico aguardando resposta. Me chamo Isabela.

    ResponderExcluir
  70. Ola
    Tenho uma ela esta com a folhagem linda, bem adubada, n afogo ela rsrs
    Pega meio dia de sol.mas nao floresce, chega a dar botõeszinhos mas seca e cai.
    O que eu faaaço?
    Abraço

    ResponderExcluir
  71. Ola.. Tenhoo uma rosa do deserto comprei por 5 reais faz um tempo que estou com elaa mais ela inda ela n floriiu ela é a minha codó tenho uma coleçao de suculentaas.

    ResponderExcluir
  72. Bom dia, preciso tirar uma duvida. comprei algumas rosa do deserto, umas vieram com flor outras não, replantei e agora nenhuma delas mais florece, ja faz algum tempinho que replantei tem algum produto que posso por para elas voltarem a florir ou tenho que fazer alguma coisa? e tem outra que ela abre o botao mas eles nao duram nem tres dias, estao caindo muito rapido o que deve ser? e o que devo fazer? por favor me ajudem. obrigado

    ResponderExcluir
  73. Boa tarde. .tenho 2 dessas flores do deserto e ultimamente tem muitas mosquinhas pretas comendo as folhas e flores delas...oq faço. ? Estao acabando com elas..aguardo resposta..obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde eu compro as sementes desta planta pois pedi pelo mercado livre e nunca chegou , eu já tenho um e quero mais.domingas_nsantos@hotmail.com

      Excluir
  74. Gostaria muito que você me ajudasse; tenho 5 rosas do deserto que só deram flores quando comprei; tenho uma já faz uns 4 anos e nunca deu flores; falam que elas precisam tomar sol pleno, mas quando eu as colocava para tomar sol, geralmente o sol da manhã, ficavam com as folhas amarelas e caiam; daí tirei-as do sol, e coloquei na lavanderia, num lugar com claridade e quente porém parece que elas não estão indo bem, os brotinhos nascem e de um dia para o outro amanhecem com as folhinhas novas toda queimada, também, ficam amareladas, caem, brotam de novo, ficam amarelas, caem, sempre assim. O que estou fazendo de errado??? Não quero desistir, mas vejo fotos de rosas do deserto cheias de flores e saudáveis e as minhas não! Me ajude por favor, me dizendo qual a melhor maneira de fertilizar, adubos organicos ou minerais, qual a quantidade? Me ajude por favor, obrigado!

    ResponderExcluir
  75. Olá, tenho uma rosa do deserto a alguns anos e ela apenas floriu duas vezes, e com pouquíssimas flores. Faz mais de um ano que não sai nenhuma flor. Ela está em um local que recebe a luz do sol da manhã apenas, está cheia de folhas esverdeadas, nem parece uma rosa do deserto, rs, de tanta folha verdinha. Experimentei colocá-la num local em que ela recebesse a luz do sol quase todo o dia mas ela começou a queimar suas folhas e cair, ai retornei para o local antigo. O que devo fazer? Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
  76. minha flor do deserto esta cheia de fungo como posso tratá-la ela esta cheia de flores esto com medo de que ela mora me ajude por favor

    ResponderExcluir
  77. olá bom dia!
    Tenho uma belezura dessa em casa, mas os brotinhos não florescem eles estão secando e caindo antes de abrir. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  78. Olá senhor Mário tenho uma rosa do deserto as folhas estão secando e não estou vendo nascer nem folhas novas nem flores. Oque posso fazer para que ela floreça e crie folhas novas?

    ResponderExcluir
  79. Olá!gostaria de saber porque as minha rosas saem botões e caem Ates de abrir. O que posso fazer? caem quando bem pequeno e não são todos, achei até que poderia ser algum inseto

    ResponderExcluir
  80. Gente vejo tanto comentário! Não tenham medo essa planta não se importa de mecher nas raízes pra ver se está saudável, em caso de Fungo 1 tampinha de água sanitária em 1 litro de agua burife, lembrando que fungo e diferente de pulgão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavia, Bom Dia.
      Agradeço sua colaboração,
      Realmente é uma planta que não sofre muito em deixar as raízes nuas, tive um problema de ataque de fungos, retirei ela do vaso e lavei bem e pulverizei fungicida em seguida replantei e já está florida.
      Um abração!

      Excluir
  81. Boa tarde Em Recife-Pe alguém vende mudas da flor do deserto. Por favor se tiver me passa o endereço ou telefone.Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Não conheço ninguém em Recife para indicar.
      Minha sugestão é que procure uma grande Garden, e converse com o proprietário ou gerente para ver se tem como conseguir.
      Acredito que não seja muito difícil por ser uma planta relativamente fácil de ser encontrada.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  82. Oi bom dia eu fiz a troca de vaso a as folhas estão amarelando o que fasso me ajuda

    ResponderExcluir
  83. O QUE FAZER PARA RESOLVER O PROBLEMA COM OS BOTÕES QUE SÃO ABORTADOS?

    ResponderExcluir
  84. TENHO ALGUMAS ROSAS DO DESERTO, SENDO QUE 3 DELAS ESTÃO NASCENDO FLORES, MAS INDA NOS BOTÕES ELAS SECAM E CAEM SEM SEQUER ABRIR. O SENHOR PODE ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
  85. A minha rosa-do-deserto abriu botões de flores, mas eles secaram antes de abrir! As folhas estão saudáveis e sigo as instruções de rega e sol. O que aconteceu com ela, você sabe dizer? Tá faltando algum nutriente?

    ResponderExcluir
  86. Minha rosa do deserto esta caindo os botões antes de abrir as flores , o que faço , esta cheia de botões mais não abrem as flores, alquem pode me ajudar o que faço....

    ResponderExcluir
  87. Edna
    Boa tarde. Está acontecendo com uma das minhas rosas do deserto as flores não abrem muchão e caem ainda os botões. Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  88. Boa noite. Vejo que o meu problema é o de muitos aqui.
    Tenho uma rosa do deserto que dá flores dobradas rosa matizado, mas os botões estão murchando e caindo. Já está na terceira floração e não abre nenhuma flor.
    Preciso de ajuda.
    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  89. CARAMBA, NENHUMA RESPOSTA DESDE 2016...

    ResponderExcluir
  90. O que eu posso usar para combater as pintas pretas nas folhas de rosa do deserto tipo de medicamento veneno para combater essa doença que está acabando com as minhas plantas

    ResponderExcluir
  91. Que eu posso usar para poder combater a pinta preta da folha da rosa do deserto

    ResponderExcluir
  92. Minha rosa do deserto teve a primeira floração, tendo alguns botões pra abrir, mas agora começou amarelar todas as folhas e os botões secaram, o que fazer, ou é normal acontecer isso.

    ResponderExcluir