22 de jan. de 2011

CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )

CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )
A CALANDIVA ou KALANDIVA, que é a variedade do Kalanchoe mas que tem as flores dobradas.
O vaso PT-15 estava sendo comercializado em Holambra/SP por R$ 6,80. 

CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )

CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )

CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )
CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )
CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )
CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )
CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )

-->

55 comentários:

  1. Olá, preciso de sua ajuda. Tenho dois vasinhos de kalanchoe, e depois de um ano com cuidados inadequados, elas estão grandes, retorcidas, sem folhas mas lá no alto, algumas flores insistem em aparecer. resolvi procurar pela internet o modo correto de cuidar. que terra eu compro p melhorar a qualidade das coitadinhas? agora aprendi que devo regar uma vez na semana e dar sol.
    Na última visita que minha avó fez antes de falecer, ela disse que eram kalanchoes, que precisavam de cuidados. Devo isso à ela.
    obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, Bom Dia.
      Ela é uma suculenta que água em demasia, apodrece as raízes e caule da planta e ela morre, por isso nunca deixe água acumulada no pratinho.
      O substrato deve ter excelente drenagem e pode ser feito com materiais diversos que tenham essa propriedade, tais como uma mistura de fibra de coco, bem fininha ou areia grossa de construção, com terra vegetal e composto orgânico.
      Ela não gosta de sol pleno nas horas mais quentes do dia.
      Depois que florir a haste seca deve ser cortada e a planta replantada.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  2. Oi, preciso de sua ajuda. eu tenho um vasinho de calandiva e as suas folhas estão ficando com as pontas seca. como faço para reverter isso. receio que ela vá morrer
    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudia, Bom Dia.
      Veja resposta anterior, acho que ela precisa ser replantada.
      Deixe o substrato secar entre regas e não deixe água acumulada no pratinho.
      Por ser uma suculenta, quando rega, a planta absorve o líquido que necessita e acumula essas reservas em suas folhas e caule e até resiste um pouco de seca, se tiver muita água, caule e raízes apodrecem e a planta morre.
      Regue logo pela manhã, assim o excesso poderá evaporar durante as horas mais quentes do dia.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  3. BOA TARDE MARIO, TENHO UMA KALANCHOE E ELA PEGOU CHUVA E SEU CAULE ESTÁ APODRECENDO...ELA ESTÁ COM FLORES...O QUE FAÇO PARA SALVÁ-LA? TEM COMO CORTAR ELA DA RAIZ E PLANTAR DE NOVO? OBRIGADA! ATT. ANGELA S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela, Boa Tarde.
      Muita água, apodrece raízes e caule e mata a planta.
      Veja se ainda tem parte da planta com alguma rigidez, corte e faça estacas em substrato mantido úmido mas que tenha excelente drenagem.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  4. As minhas conforme crescem, as folhas vão sendo mais pequenas, apesar de bonitas e bem floridas. É normal as folhas serem bem mais pequenas, conforme a calanchoe vai crescendo? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio, Boa Noite.
      É normal sim, as folhas grandes são conseguidas nas estufas dos produtores que tratam a planta com controle de fertilização, temperatura, luminosidade, umidade, regas etc.
      Em nossas casas não tem nada disso e a planta passa a ter outro comportamento.
      Um abração!

      Excluir
  5. BOM DIA
    COMO DEVO REPLANTAR ? SÓ A FOLHA OU A RAIZ ?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde,
    Tenho várias Kalanchoê e algumas as folhas estão um pouco seca nas pontas elas levam sol pela manhã e sombra a tarde ee faço as regas duas vezes por semana. Estou cuidando bem ou falta algo? Por gentileza me ajude.

    ResponderExcluir
  7. Olá quero saber como faço pra tirar uma muda da calandiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daliana, Bom Dia.
      É feita por mudas de estacas de ramos ou mesmo das folhas, coloque num substrato que tenha boa drenagem, mantido sempre úmido (mas nunca encharcado) em local com bastante claridade sem receber luz solar direta.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  8. Olá, gostaria de saber se posso replantar minha calandiva, pois acho o vasinho que ela veio muito pequeno. Posso fazer isso, alguma dica?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Procure retirar a planta do vaso com bastante cuidado sem desmanchar o torrão, no novo vaso use um substrato parecido com que a planta foi cultivada, geralmente rico em matéria orgânica com boa drenagem.
      Aplique NPK fórmula 04-14-08 de preferência o líquido, siga orientação do fabricante.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  9. Olá, ganhei uma calandiva linda bem florida, só que as flores secaram, cortei as que ficaram muchas e ela cresceu novos brotos mais não deu novas flores. O que faço?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Aplique NPK 04-14-08 líquido, seguindo as instruções do fabricante.
      Um abração!

      Excluir
  10. ola queria seber como fasso pra produsir mudas de calandiva em otima qualidade engual as que encontramos en floricultura e super mercado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Os produtores possuem estufas climatizadas com controle rígidos de temperatura, umidade, luminosidade, fertilização.
      Em muitos casos tem os que produzem apenas a pequenas mudas e outros passam para potes onde toda a operação é feita de forma mecânica, pode-se dizer que é uma fábrica de plantas.
      Com tudo isso fica difícil a produção de plantas com a mesma qualidade.
      Mas se for por hobby, não comercial até dá para fazer.
      Um abração!

      Excluir
  11. Olá, me chamo Antônio, eu ainda não tenho uma Calandiva...Más tenho uns amigos que têm, e eu gostaria de saber como fazer uma boa muda, a partir da que meus amigos tem...deste já obrigado...se poder me responder e deixar passo-a-passo este é meu E-mail: antonio-conceicao-filho@hotmail.com... obrigado

    ResponderExcluir
  12. Tenho uma kalanchoe ficou muito tempo sem pegar sol e não floresceu mais.será que se ela voltar a pegar sol florescerá

    ResponderExcluir
  13. Ola tenho umas mudas de caladiva que comprei na floricultura mais deus uns dias de chuva e vi que uma delas esta com o caule apodrecendo mais tem flores o q faço pra salva a muda...estao num canteiro q peg mais o sol da tarde...

    ResponderExcluir
  14. Olá, quero tirar uma dúvida. Há 3 semanas eu estava com uma calandiva amarela laranja liinda, mas depois de um tempo os galhos começaram a murchar, ficar caído. As últimas folhas de baixo estavam frágeis e caia com facilidade. A flores estavam bem, não murcharam, continuaram bonitas. Troquei de vaso, depois de terra, coloquei fertilizante, a deixava na luz do sol, não diretamente, mas ela não melhorou. Depois de 1 semana o caule ficou preto, não preto de podre, nunca vi isso. O caule preto começara a tomar o galhos murchos, é o caule estava oco, eu apertei e sentia que era oco por dentro e tinha um cheiro forte.
    Ela não estava podre, sem bem como fica quando está assim, era o caule todo, aquela parte mais grossa toda preta e oca. Alguém por favor pode me dizer o que foi isso, nunca vi isso e queria saber o que ocorreu com a planta. Infeliz ela morreu, mas já estou com outra e quero saber o que foi isso para evitar que aconteça de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Aline, infelizmente não posso te ajudar, mas também gostaria de saber sobre isso ..Estou com uma linda vermelha e as flores acabaram de cair, então eu iria replantar, porém hoje vi que o caule está com manchas pretas e os galhos perto dessas manchas já estão murchando. Também gostaria de saber o que é isso e como resolver! O caule não está podre, está com manchas pretas .. Se alguém puder tirar essa dúvida, agradeço!

      Excluir
    2. Olá, tudo bem?
      Mesma coisa está acontecendo com as minhas... não sei o que é... se tiver algum retorno gostaria muito de saber também. Estou pesquisando para tentar descobrir. Obg
      Fernanda

      Excluir
    3. Gostaria de encontrar a resposta do que aconteceu. As minhas todas ficaram assim e eu não acho resposta pra isso. 😔

      Excluir
  15. Bom dia eu tenho uma kalanchoe vermelha e eu mudei de casa recentemente agora as folhas dela começaram a ficar moles e amarelas o que eu faço ? Ela tem muito significado para mim
    Agradeço toda a Ajuda

    ResponderExcluir
  16. A minha kalanchoe estava linda bem florida, eu reguei bem e só depois de 5 dias rego de novo, nao pega sol direto. Mas os galhos das flores estão moles :(

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?
    Preciso de uma ajuda, minha kalanchoe morreu, mas quando já estava ruim, plantei uma folhinha, brotou duas folhinhas minúsculas, que não se desenvolvem, o que posso fazer para ela ir pra frente? Moro em apartamento sem varanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roseli, Bom Dia!
      Ela gosta de muita claridade, sem receber luz do sol direta, principalmente das 10h00 as 16h00, o substrato tem que ter boa drenagem, não pode acumular água porque isso apodrece raízes e caule e mata a planta.
      Para desenvolver precisa de NPK 04-14-08, veja se encontra o líquido e use de acordo com as instruções do fabricante, procure não concentrar a aplicação próximo do caule.
      Boa sorte.
      Um abração!

      Excluir
  18. As minhas kalanchoes sempre foram muito bem cuidadas ela sempre esteve em um lugar que não pegasse chuva e nem muito sol e nós nunca aguamos muito mas de uns tempos para cá ela começou a tombar , o caule ficando preto e a folha muito murcha o que eu fasso estou desesperada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Não sei em que região mora, mas tem feito muito calor, a água da rega evapora rapidamente, por outro lado se ficar retida apodrece as raízes e caule e a planta morre.
      Antes de regar enfie o dedo no substrato, se sentir que está úmido não regue.
      Também pode ocorrer ataque de algum fungo, tem fungicidas pronto para uso em frascos com gatilho em spray, são feitos a base de cobre, são encontrados em Garden e casas agro pecuárias.
      Conforme tamanho do vaso, quando as raízes ocupam toda extensão e ficam enrolando está na hora de passar para um vaso maior, usando substrato adequado e fertilização.
      As flores devem ser cortadas após murcharem.
      No futuro, dê notícias.
      Seu problema pode ser de outras pessoas

      Excluir
  19. Olha, minha Kalanchloe está com o tronquinho grosso e as folhas bem pequenininhas. Não sei se estou cuidando certo ou não pois ha mto tempo estão assim e sempre florescem! Gostaria de poder enviar foto e saber uma resposta mais completa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphaela, Bom Dia!
      Acredito ser falta de fertilizante, use NPK 04-14-08 conforme tamanho do vaso coloque bem pouco, sempre ao lado do caule, nunca junto a ele.
      Poderá também passar para um vaso maior utilizando mesmo substrato e cuidado para não desmanchar o torrão no transplante.
      Um abração!

      Excluir
  20. Vou fazer uma pergunta que parece meio boba.Minhas plantinhas ficam expostas à chuva,como a rega da kalanchoe por exemplo é uma vez por semana,se chove durante vários dias vai prejudicar a saúde dela certo?O certo seria elas ficarem em local correto?desculpe se a pergunta for sem nexo,mais realmente estou começando agora a me interessar por isso e tenho essas dúvidas primárias 😊

    ResponderExcluir
  21. Olá..minha kalanchoe está com as flores murchas o que eu faço?

    ResponderExcluir
  22. Os galho de flor da minha kalanchoe está tds murchando mesmo com as flores tds bonitas oq q pode tá acontecendo

    ResponderExcluir
  23. Olá, descobrir que posso obter mudas de kalanchoe através de sementes, são mais resistentes .
    Gostaria de saber como retira-las das plantas?

    ResponderExcluir
  24. Olá, boa tarde!
    Tenho um vaso de Kalanchoe que as folhas estão murchas, qual seria a solução?
    Também coloquei humus de minhoca misturado com terra e areia e fiquei na dúvida se é algo bom para ela, ou não.
    Desde já agradeço a ajuda de todos!

    ResponderExcluir
  25. minhas kalanchoe estao aprodecendo na raiz,como que pode estar acontecendo

    ResponderExcluir
  26. boa tarde! gostaria de saber porque minha kalanchoe esta aprodesendo a raiz

    ResponderExcluir
  27. Olá gostaria de saber se alguém pode me ajudar, comprei uma há 4 dias e a gente cuida dela direitinho só que eu fui ver ela hoje e ela tava com tronco e as folhas pretas Ela é bem pequena embaixo das folhas que são poucas estão mofadas e ela só tem um tronco que também tá preto e ela tá cheia de brotinhos de flor e só tem duas flores abertas não sei o que eu faço não quero que ela morra Alguém pode me ajudar? Se alguém entenda das flores e não entendeu direito o que aconteceu é só me falar que eu passo o meu e-mail ou Meu Whats para explicar melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi a minha também está acontecendo isso. Vc conseguiu resolver? Ela ainda está viva?

      Excluir
  28. Qntas veses devo aguar as kalanchoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Vai depender do substrato que ela estiver se tem boa drenagem ou não, temperatura ambiente, substrato que está cultivada se tem boa drenagem ou não.
      Ao regar se a água escoar rapidamente pelo furo de drenagem (não deixe acumulada no pratinho) regue de 2 a 3 vezes por semana.
      Um abração!

      Excluir
  29. Olá, bom dia!
    Não sei se alguém vai me responder, preciso muito da sua ajuda!!
    Há duas semanas atrás ganhei um vaso de calanshoe lindas da cor rosa clara, nessa semana as flores começaram a murchar e ficar meio esbranquiçadas, galhinhos dela estão caídos e estou com medo de elas morrerem. Faço a rega duas vezes por semana e coloco-a pra pegar sol pela parte da manhã sempre no horário de 7 às 9 dia sim e dia não, porém houve um dia que eu a esqueci e a deixei no sol até umas 11 hrs, foi depois disso que ela começou murchar e as flores ficarem esbranquiçada.�� Se vc puder me ajudar o que fazer eu agradeço, pois agora estou com medo de colocá-la no sol novamente��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Se deixar em local que tenha bastante claridade, não precisa colocar no sol, com isso não irá esquecer, pois o sol pleno nas horas mais quentes do dia é prejudicial.
      Um abração!

      Excluir
  30. Minha kalanchue tb esta com os galhos pretos,, as folhas murchas tipo apodrecendo!!! As flores estao murchando... Ja cortei parte dos galinhos da flores... Que faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Pode ter ocorrido o excesso ou falta de água.
      Flores murchando é normal, é só cortar.
      Os ramos pretos provavelmente é ataque de fungos, passe os dedos, vê se sai, se positivo é a fumagina, que ocorre depois que a planta foi atacada por cochonilhas ou outro inseto.
      De qualquer forma pulverize com fungicida que é feito a base de cobre, você encontra em frascos com gatilho para spray.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  31. Meu nome é Gabriela. Tenho várias kalanchoe e estão bem crescidas e apertadas no vaso. Gostaria que ficassem no mesmo vaso e por isso gostaria de saber se há possibilidades de podar as raízes para replantá-la no mesmo Vaso e se for viável como proceder. Desde já sou grata.

    ResponderExcluir
  32. Ola tenho três Calandivas de cores diferentes e algumas estão ficando com as folhas moles. Elas ficam na janela e pegam sol pela manhã. Molho 2x por semana. Oque estou fazendo de errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Geralmente folhas moles significam muita água, que apodrece raízes e caule e a planta morre.
      Enfie o dedo no substrato se sentir que ele está úmido não regue.
      Não pode deixar acumular água no pratinho.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  33. Boa tarde. Ganhei uma calandiva e depois que terminou a floração podei e ela está florescendo novamente,porém percebi que as folhas estão molengas oque devo fazer? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia! Fiz mudas da minha kalanchoe que estava apodrecendo por estaca. As mudas pegaram, estavam ficando bonitas, mas de repente ficaram com o caule comprido e com folhas só nas pontas. As folhas continuam nascendo nas pontas, mas as folhas mais embaixo caem ainda pequenas. Quando plantei as estacas usei esterco para adubar. Elas tomam sol pela manhã,filtrado por um vidro fosco da janela. O que posso fazer pra incentivar o nascimento e crescimento das folhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Geralmente acontece isso com as plantas quando estão a procura de claridade por conta as vezes de plantas vizinhas, isso faz com que o caule fique comprido.
      Para florir aplique NPK 04-14-08, mas se o problema for somente as folhas aplique NPK 10-10-10, de preferencia o líquido que é misturado na água, siga as instruções do fabricante.
      Boa Sorte!

      Excluir
  35. Boa noite mim chamo Anastácia tenho duas kalanchoe amarela e vermelha elas estão cheia de flores mas os galhos estão moles o q faço?
    Elas ficam na janela da minha garagem recebe Boa claridade e Rêgo duas vezes na semana.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir