Trepadeira semi-herbácea com gravinhas e raízes tuberosas.
NOME CIENTÍFICO: Antigonon leptopus
NOME POPULAR: amor-agarradinho, mimo-do-céu, cipó-coral, lágrima-de-noiva, rosália, rosa-da-montanha, cipó-mel, Georgina, amor-entrelaçado, bela-mexicana, entrada-de-baile, corrente-do-amor.
SINONÍMIA: Antigonon cordatum
FAMÍLIA: Polygonaceae
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: América do Norte, México.
FOLHAS: Nas épocas de seca, mantenha o solo úmido e as folhas irão fechar bem todo o local onde ela estiver, fornecendo sombra durante todas as estações.
| AMOR-AGARRADINHO - (Antigonon leptopus) - Detalhe da folha |
| AMOR-AGARRADINHO - (Antigonon leptopus) - Gravinhas para ela se prender |
| AMOR-AGARRADINHO - (Antigonon leptopus) - Detalhe das flores |
LUMINOSIDADE: Sol pleno.
ÁGUA: Não tolera solo encharcado.
CLIMA: Típica dos Trópicos.
CLIMA: Típica dos Trópicos.
CULTIVO: De fácil cultivo, após o primeiro ano de plantio já floresce.
ADUBO: A adubação irá ajudar a planta a ter uma florada com maior intensidade. Recomenda-se colocar no inverno a fórmula NPK 4-14-8.
PROPAGAÇÃO: Multiplica-se por sementes com bastante facilidade, por estaquia de galhos e alporquia.
| AMOR-AGARRADINHO - (Antigonon leptopus) - Vejam como ela se prendeu na árvore |
NOVAS IMAGENS
![]() |
| AMOR-AGARRADINHO - (Antigonon leptopus) |
![]() |
| AMOR-AGARRADINHO - (Antigonon leptopus) -Detalhe da folha |
![]() |
| AMOR-AGARRADINHO - (Antigonon leptopus) |
![]() |
| AMOR-AGARRADINHO - (Antigonon leptopus) - Muda sendo comercializada a R$ 55,00 |




Boa Noite. Estou em dúvida entre duas trepadeiras, a amor-agarradinho e a jasmim dos poetas, quero planta-las em muro!!!!
ResponderExcluirGostaria de saber qual delas é mais resistente á geadas, moro na região Sul, próximo a Pelotas. Com que distância as mudas devem ser plantadas? Qual das duas tem suas flores mais duráveis? Qual a época certa de planta-las?
Outra dúvida, tenho um cavalo nos fundos do pátio, o muro que quero plantar tbm fica nos fundos, tem algum problema quanto as abelhas, alguma das trepadeiras é tóxica??
PS:Nunca vi nenhuma das duas pessoalmente somente por fotos, gostaria de sua opinião á respeito de qual das duas é mais bonita!?! Aguardo.
Desde já obrigada.
Olá, Bom Dia.
ExcluirEntre as duas terá que ficar com o Jasmim-dos-poetas, pois o amor-agarradinho não tolera geadas.
Ela é ideal para utilizar em treliças.
Para cobrir o muro terá que instalar suportes.
Tente pesquisar mais sobre elas, use no Google o nome científico da planta.
Parece que ambas são tóxicas para animais, tem também que pesquisar.
Boa Sorte.
Um abração!
Tenho da duas espécies de amor agarradinho, acho lindo, a rosa da flor o ano inteiro, mais a branca começa ficar bonita e as folhas enferruja, acho que ta com alguma praga, o sr sabe de algum germicida para borrifar nela sem prejudicar as abelhas que pulveriza a rosa?
ResponderExcluirOlá Mana, Bom Dia!
ExcluirEspere terminar a florada e pulverize um fungicida que é feito a base de cobre, isso evita que se for algum fungo continue se alastrando pela planta.
Boa Sorte.
Um abração!
esta planta fica bonita e depois começa a ficar feia, ela tem que ser podada uma vez ao ano pelo menos?
ResponderExcluirOlá Bom Dia.
ExcluirA poda anual irá estimular novas brotações, permitindo floradas espetaculares na primavera.
Um abração!
Eu tenho um exemplar em vaso pendente, ja tem 2 anos e nunca botou uma flor!
ResponderExcluirOlá Marcio, Bom Dia.
ExcluirSe você está cultivando de forma a oferecer a planta condições adequadas em relação a regas, luminosidade, etc. Acredito que seja falta de fertilização, aplique NPK fórmula 04-14-08, compre o líquido e siga as instruções do fabricante em relação a diluição e espaçamento de aplicações.
Boa Sorte
Um abração!
Acre
Boa noite, tem algum segredo pra germinar as sementes?
ResponderExcluirola estou com problemas com meu amor agarradinho plantei algumas mas elas estao secando de baixo para cima acho que coloquei super simples de mas o que faço
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Sr Mário, parabéns pelo Blog e agradeço as inúmeras dicas
ResponderExcluirTenho um vaso com 5 pés de lágrima de Cristo, porém somente 2 se desenvolveram, pois nesta parte do base bate sol somente em parte do dia e os outros 3 pés recebem sol quase o dia todo, estou pensando em retirar estes 3 pés da lágrima de Cristo e colocar o amor agarradinho pois este vaso de 80 cm está junto com uma treliça e gostaria de prenche-la, o que acha? Outra opção além do amor agarradinho é a Ipoméia africana
Boa tarde. Parabéns peli site, sempre o consulto para ajudas com plantas. Goataria de saber onde surgem as sementes de amor-agarradinho. Tenho um plantado e queria colher sementes mas nao sei onde ficam. Abraços
ResponderExcluirAs sementes nascem na propria flor, basta deixar a flor secar ao sol e tera a semente.
ExcluirSr Mario. Bom dia. Gostaria de saber como quebrar a dormência da semente de amor agarradinho ? Obrigado.
ResponderExcluirEm resposta ao sr. Eduardo Borges Farinha, informo que testei vários métodos para quebra de dormência das sementes do Amor Agarradinho, dentre elas cito:
ResponderExcluir1-Escarificação
2-Humidecimento por 24 a 48 horas
3-Choque Térmico etc.
Até agora o choque térmico (colocar sementes em sacos plastico e deixa-los em um congelador de geladeira comun por 72 horas em seguida planta-las)
Espero te-lo ajudado.
Olá Geraldo, Bom Dia.
ExcluirAgradeço a colaboração isso certamente irá ajudar aos leitores do blog.
Um abração!
Ola quero saber se a semente dela germina ou e so a estaquia ??? Tenho varias sementes achei q fosse semente entao trouxe mas algumas q germinei nao deu certo
ResponderExcluirSe pela semente da certo pode me explica cmo planta?
Convido vocsv para entrarem em nosso grupo de doações e trocas de mudas e sementes:
ResponderExcluirhttps://m.facebook.com/groups/422967081396608?tsid=0.6867015566344901&source=result
Olá, meu amor agarradinho esta em um vaso, n sei o que aconteceu que as suas gravinhas , n se prende ela cresce mas depois murcha
ResponderExcluirGostaria de saber quanto leva para florescer o mimo do céu? E se eu consigo comprar uma muda já florescendo?
ResponderExcluirNos tínhamos uma já bem antiga e que sempre florescia muito, e em um momento quebrei o galho, achando que seria um velho e seco, e infelizmente era o do mimo do céu e que secou todas as folhas!
Ola. Como tiro muda do meu AMOR AGARRADINHO?
ResponderExcluirOlá Bom Dia.
ExcluirComo disse na postagem é feita por sementes com bastante facilidade, por estaquia de galhos e alporquia.
Se nunca fez multiplicação de plantas utilizando esses métodos irá encontrar na busca do Google explicações que servem para maioria das plantas, certamente serão melhores que tentar explicar em poucas plavras nesse. comentário.
Boa Sorte.
Um abração!
Quanto tempo demora para germinar a semente? E qual o melhor mês para semear?
ResponderExcluirQuanto tempo leva para terminar a semente de amor agarradinho?
ResponderExcluirBom dia, o crescimento da amor-agarradinho é muito lento?
ResponderExcluirBoa tarde
ResponderExcluirQual o tamanho do vaso pra plantar uma muda?
Nós temos um amor agarradinho que de repente começou a murchar e a secar. A gente sempre mede com um higrômetro antes da rega a pra evitar a falta e o excesso de água, já coloquei adubo e sulfato de cobre diluído. Não sei o que pode ser. Alguma sugestão?
ResponderExcluirOlá, Bom Dia! Como também não tinha a resposta fui perguntar para a IA, veja a resposta:
ExcluirO murchamento e secamento repentino do seu amor-agarradinho (Antigonon leptopus), apesar dos seus cuidados com a rega e adubação, pode estar relacionado a alguns fatores. O uso de sulfato de cobre, em particular, pode estar envolvido no problema.
Aqui estão algumas sugestões e possíveis causas a serem investigadas:
1. Possível Fitotoxicidade por Sulfato de Cobre
Embora o sulfato de cobre seja um fungicida e micronutriente útil, a aplicação incorreta ou em excesso pode ser prejudicial.
Sintomas: O excesso de cobre no solo ou a pulverização incorreta (com alta concentração ou sob sol forte) pode causar fitotoxicidade (queima das plantas), dificultando a absorção de água e nutrientes pelas raízes, o que leva ao murchamento e, em casos graves, à morte da planta.
Ação Sugerida:
Suspenda imediatamente o uso de sulfato de cobre.
Se a planta estiver em vaso, considere a troca do substrato para um novo, bem drenado, para remover o excesso do produto.
Se estiver no solo, tente fazer uma rega profunda para lixiviar (lavar) parte do excesso para camadas mais profundas do solo.
2. Problemas nas Raízes (Podridão Radicular)
Embora você use um higrômetro, o excesso de água em algum momento, ou um solo com drenagem inadequada, pode ter levado à podridão radicular.
Sintomas: Raízes doentes ficam escuras (marrons ou pretas), moles e podem ter mau cheiro. Na parte aérea, os sintomas são murchamento e amarelamento das folhas, pois as raízes comprometidas não conseguem absorver água e nutrientes eficientemente.
Ação Sugerida:
Verificação: Retire cuidadosamente a planta do vaso ou escave ao redor das raízes para inspecioná-las.
Tratamento: Remova quaisquer raízes podres com uma tesoura limpa e replante a planta em um substrato novo e com boa drenagem. Garanta que o vaso tenha furos de drenagem eficazes.
3. Doenças Fúngicas ou Pragas no Solo
Fungos do solo podem causar murcha e podridão do colo ou das raízes, mesmo com a rega controlada. Pragas como cochonilhas de raiz também podem causar sintomas semelhantes.
Ação Sugerida:
A inspeção visual das raízes (mencionada acima) também ajudará a identificar a presença de pragas ou sinais de doenças fúngicas.
Se for identificado um problema de fungos, o novo substrato e a remoção das raízes afetadas são cruciais. Para pragas, tratamentos específicos podem ser necessários.
4. Condições Ambientais e Estresse
Luz e Temperatura: Certifique-se de que a planta está recebendo pelo menos 6 horas de luz solar direta, o ideal para essa espécie. Mudanças bruscas de temperatura ou exposição a ventos fortes também podem causar estresse hídrico e murchamento.
Estresse Nutricional: Adubar em excesso pode ser tão prejudicial quanto a falta de nutrientes, causando queima das raízes. Certifique-se de usar a dosagem correta do adubo.
Recomendação principal: A melhor abordagem agora é verificar o sistema radicular e considerar a possibilidade de toxicidade por cobre ou podridão radicular devido a problemas de drenagem ou excesso de água anterior.
Um abração!