22 de mar. de 2011

UNHA-DE-GATO - ( Fícus pumila )


UNHA-DE-GATO 

Fícus pumila 


Trepadeira sarmentosa de raízes adventícias
UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila )
NOME CIENTÍFICO: Fícus pumila.

NOME POPULAR: Unha-de-gato, herinha, falsa-hera.

Obs.: Existe no mercado a Unha-de-gato-variegata  e outras com folhas menores, que são menos rústicas.

SINONÍMIA
: Fícus scandens, Fícus stipulata, Fícus longipedicellata.

 
FAMÍLIA: Moraceae.

CICLO DE VIDA: Perene

ORIGEM: China, Japão, Austrália.

PORTE: Por ser bastante ramificada, não tem como medir sua dimensão.

FOLHAS: De cor verde, ramos com raízes adventícias que se prendem facilmente em paredes rústicas.
UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila ) - Detalhe das folhas
FLORES: De cor esbranquiçadas, são insignificantes, passam desapercebidas.

FRUTOS:
FRUTOS Fícus pumila
Frutos ainda verdes


LUMINOSIDADE: Pode ser cultivada a sol pleno e também a meia-sombra.

ÁGUA: Manter o solo úmido, regar 2 vezes por semana, nas épocas mais frias reduza o volume.

CLIMA: Gosta de clima quente, mas é tolerante ao frio.

PODA: Para que se tenha um muro sempre bonito, o ideal é manter sempre os ramos jovens, que têm raízes adventícias, isso só se consegue com a realização de podas, pois eles quando ficam velhos, tornam-se lenhosos, formam um grande volume e soltam das paredes.

UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila ) - Não podada com ramos lenhosos
UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila ) - Não podada com ramos lenhosos
CULTIVO: Aprecia solo fértil, enriquecido com matéria orgânica.

Nota: Para quem procura, jardins com baixa manutenção, apesar de ser bastante rústica,  não é recomendada  a unha-de-gato, pois o crescimento exagerado acaba por trazer problemas, como o entupimento de calhas, trinca em paredes, etc. A planta enraiza com muita força em pequenas frestas.
 
FERTILIZAÇÃO: Aplicar 1 vez por ano, composto orgânico, misturado com NPK 10-10-10, (100 gramas por metro linear),  principalmente após a realização de podas mais acentuadas.

UTILIZAÇÃO: De crescimento rápido, cobre paredes e qualquer estrutura sem acabamento como colunas, escadas, moldes de topiária, etc... 
UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila ) - Detalhe de utilização
PROPAGAÇÃO: Por estaquia da ponta de ramos, ela enraíza facilmente.

UNHA-DE-GATO - (  Fícus pumila )
FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Águas de Lindóia, Holambra e Mogi Mirim / SP. 

158 comentários:

  1. Mário, essa trepadeira é o terror para as paredes, tive caso de infiltração e acabei por destruí-las, optei pela FALSA-VINHA, uma boa opção de certos arquitetos, pois não danifica as construções.
    O efeito de beleza é maior.No inverno a Falsa-vinha fica com as folhas avermelhadas e caem, deixando uma estrutura seca nos muros ou paredes.Eu fico encantada.
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rose, obigado pela visita e comentário.

    Você tem razão, veja que na Nota do ietm cultivo falo isso, mas para as pessoas que estão sempre podando o que dá um trabalhão, ela é maravilhosa.
    Não podemos esquecer que ela é um Ficus, se não for podada as flores que aparecem nas pontas transforman-se em figos verdes (não comestíveis) de 7 cm de comprimento, os caules alcançam a terra criam raizes e proliferam, formando um emaranhado de camadas multiplas, se chega neste ponto tudo aquilo que a pessoa queria: "uma parede verdinha" foi para o "espaço"
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mário! Posso plantar ela em jardineiras feitas em terraço?

      Excluir
    2. Olá Bom Dia!
      Não sei o tamanho da parede que pretende cobrir.
      Não se esqueça que ela apesar de parecer bem delicada ( para conseguir isso deve ser feita podas mensais) ela é uma figueira bem vigorosa.
      Um abração!

      Excluir
  3. Olá, Mário,

    gostaria de uma orientação: encontrei um planta muito semelhante à unha-de-gato, porém com folhas maiores (cerca de 3 a 4 vezes seu tamanho) e com a produção de um fruto verde, semelhante a um figo, como vc já relatou. Então minha dúvida é: trata-se da mesma planta e, caso eu replante por estaquia e consiga manter a poda, frequente, ela produzirá folhas miúdas como a convencional?
    Abraços, e parabéns pelo site.

    Sandra

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra!
    Obrigado pela visita
    Provavelmente trata-se da mesma planta.
    A Ficus pumila possui modificação no tamanho de suas folhas da fase juvenil para a adulta.
    Estacas de 10 a 13 cm de comprimento da fase juvenil são mais fáceis de enraizar que os da fase adulta.
    É uma planta que dependendo de onde estiver, para ficar bonita exige podas constantes, quem não tiver tempo ou alguém para cuidar, não aconselho a ter.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mario!
    Tenho uma dúvida: tenho uma Ficus pumila e estou podando regularmente as pontas que ultrapassam a altura do muro, mas estou deixando crescer para os lados, mas não quero que ela fique lenhosa. Corro o risco dela engrossar por estar podando apenas em cima e deixando crescer dos lados? Outra coisa, ela está com os ramos jovens (não lenhosos), mas notei que o caule principal que sai da terra está gradualmente ficando lenhoso, como faço para impedir isso?

    ResponderExcluir
  6. Olá, obrigado pela visita!

    Após ele ter se alastrado, deve ser podado também no volume e não só nas pontas,é maravilhoso, mas requer bastante trabalho em podas.

    Quanto ao caule fico devendo a informação, penso que não tem como conter, mas se a resposta for outra logo que souber, coloco aqui.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. oi Mario tudo bem!
    Estou querendo forrar a parede da fachada de minha casa com unha-de-gato, ou algo semelhante , dizem que cria umidades,mas acredito que a espessura é boa e se eu fizer um revestimento antes, nao trará muitos problemas.E uma solução para evitar pichação. e também porque gosto muito.Ouvi falar que é muito usado na Europa.
    Ah, estava vendo o seu perfil, meu pai era do Guaçu, e o sobrenome é Franco de Godoy,Bueno,da Rocha.

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcelia!
    Boa Tarde, obrigado pela visita.
    Ela é linda, mas o maior problema é a manutenção que deve ser feita mensalmente evitando que se transforme em galhos lenhosos.
    Ela é para o muro que faz divisa com a rua ou para sua casa?
    Um abração!

    ResponderExcluir
  9. Mário Franco

    Tudo bem, eu tenho uma extensão grande de muro meu terreno e 500m2 , todo murado e xapiscado imagine rebocar tudo isso o custo e caro, então gostaria de uma sugestão de trepadeira para plantar mas que naõ me ocupasse todo o tempo do mundo para cuidar sem ser as podas e claro,

    Obrigada
    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá Boa Noite!
    A Unha-de-gato como deve ter visto na postagem não serve para você.
    Não sei o espaço que você tem, mas já pensou em colocar plantas que façam o que deseja, mas sem ser trepadeiras, como o Podocarpo por exemplo
    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Mário,

    Plantei quatro mudas de unha de gato em um muro de aproximadamente 4 metros de comprimento. Com uma distância de 1 metro entre cada muda. Na base do muro tenho uma jardineira que pega toda sua extensão, ele tam 30 cm de altura por 20cm de largura. Plantei 4 mudas contando com que pelo menos 1 pegue. Isso é necessário? Corro o risco das raizes destruirem a jardineira? Além da poda constante algum conselho para manter o cultivo de forma adequada? Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Olá Alex, Bom Dia!

    Sempre é bom lembrar que a Unha-de-gato, é uma figueira e se não for podada para evitar que seus galhos se tornem lenhosos, o objetivo de ter um belo muro revestido ficará comprometido.
    Não tendo detalhes da sua jardineira, como dimensões e resistência do material que foi construída, portanto fica difícil opinar, mas pode correr o risco de suas raízes no futuro danificá-la sim.

    FELIZ NATAL
    Uma abração!

    ResponderExcluir
  13. ola minha patroa tem umas 7 no muro, estou molhando muito elas e com grande frequencia (para crescer e tampar o muro feio).
    estão indo bem, aprosimadamente de quanto em quanto tempo tem que podar?
    para deixar elas bonitas e visozas.
    obrigado

    ResponderExcluir
  14. Olá Dudu, Bom Dia!
    A UNHA-DE-GATO (Fícus pumila), apesar de ser maravilhosa, exige podas mensais, para que seus ramos não se tornem lenhosos, afinal ela é uma figueira.
    Não sei que estágio estão as suas, se são bem jovens, aguarde ela se alastrar e a poda deve ser iniciada quando necessário.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  15. Olá Mario, Bom dia e parabéns pelo site.

    Tô aqui com uma dúvida, meu vizinho plantou essa trepadeira nos 50mts de extensão do meu muro, que é meu e está no meu terreno, não na divisa...e já disse pra ele tirar, porém não o faz...resumindo, há algum produto que eu possa jogar na trepadeira para acabar com elas?!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema, o vizinho sem noção resolveu plantar unha de gato no meu muro, que fica dentro da minha propriedade, ela está se alastrando e quando arranco sai pedaços de reboco! Está destruindo o meu muro!
      Além diso ela vira casa de baratas e aranhas, e até caramujo africano já encontrei.
      Estou deseperada porque o vizinho não faz manutenção, e segundo a legislação, eu tenho o direito de defender a minha propriedade.
      Se alguém puder me dizer que tipo de produto posso passar para eliminar este ficus, por favos ficarei eternamente grata!

      Excluir
    2. Já tentou deixar uma carta pro "vizinho sem noção" explicando o incomodo (como vc explicou aí na sua msg) e pedindo para ele não deixar a unha de gato invadir pro seu lado? E que tal mudar a atitude? Porque geralmente recebemos de volta o que damos...

      Excluir
  16. Olá Boa Tarde!

    A UNHA-DE-GATO (Fícus pumila), para que fique sempre bonita exige podas mensais, não permitindo que ela crie troncos lenhosos.
    Não sei que tamanho se encontra e se o vizinho tem esta informação, ela cuidada fica bonita e não prejudica o muro.
    Na minha opinião, mesmo o muro sendo seu, o lado que está na propriedade dele, para melhorar o aspecto visual deve ser cuidado, com revestimento, pintura ou alguma planta que possa emoldurar e que não tenha raízes agressivas.
    Sempre o melhor caminho é o diálogo, isso evita retaliações.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  17. Mário

    Crio no jardim 2 cachorros que ficam em contato com a planta. Isso pode trazer algum prejuízo a eles? Essa planta é venenosa?

    Danielle

    ResponderExcluir
  18. Olá Danielle, Boa Noite.

    Apesar de ter baixa toxidade para mamíferos, não deixa de ser tóxica, mas se os seus animais não saem comendo qualquer planta, não tem problema nenhum, eu tenho cães e gatos e plantas altamente tóxicas, nunca tive problema, geralmente quando eles são filhotes que é mais perigoso.
    Os cães e gatos procuram comer o mato certo para melhorar problemas digestivos e provocar vômito.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  19. Olá Mario Franco!

    Gostaria de saber qual é a melhor trepadeira para muros e paredes, que não estrague o reboco, e de preferência, que não exija muitos cuidados.

    Obrigado! Seu trabalho é ótimo!

    ResponderExcluir
  20. Olá Claudio, Boa Noite.

    Tem a Hera (Hedera canariensis) que pode ser cultivada a sol pleno em regiões de clima mais frio e meia-sombra em locais mais quentes
    Também existe a Hera-inglesa (Hedera helix) e a Hera-japonesa (Parthenocissus tricuspidata) que deve ser cultivada da mesma forma descrita acima.
    São as que conheço.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  21. boa noite
    Tenho unha de gato nos muros da minha casa , um dos muros pega muito sol e a trepadeira começou a perder as folhas, mas é engraçado que é no meio da parede , mais próximo do chão continua normal e na parte mais alta do muro também , o que pode estar acontecendo?
    será falta de água ou adubo ? Parabéns pelo trabalho de informação .

    ResponderExcluir
  22. Olá Adriana, Boa Noite!
    Dependendo da região, com calor intenso e a parede muito quente a planta sofre.
    Logo pela manhã ou ao anoitecer molhe bem a parede onde ela está.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  23. Olá Mario !
    Muito boas suas indicações para plantar UNHA DE GATO.
    Moramos em Curitiba, mas o clima não é muito quente.
    Meu pai comprou mudas e vai plantar no nosso quintal.
    Você acha que nós vamos ter problemas ?
    Um abraço ! Maria Fernanda (tenho 9 anos) e Décio.

    ResponderExcluir
  24. Olá Maria Fernanda e Décio
    Os problemas são os descritos na postagem e resposta dos comentários.
    Se fizer podas mensais quando ele ocupar toda extensão, não deixando formar caules lenhosos, não haverá.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  25. Oi Mário adorei o seu site.

    Sou uma pessoa que adora plantas e depois que passei a morar em casa me apaixonei mais ainda. Minha casa tem um muro no fundo que faz divisa com a casa da vizinha e o muro foi feito por ela, ela não rebocou o muro então eu resolvi plantar hera em toda a extensão do muro, eu mesma comprei e plantei e perguntei antes de comprar qual seria a ideal e o dono do bosque disse que seria a hera e me vendeu as mudas, isso já tem mais de dez anos e a planta já cobriu todo o muro, ela esta linda e deixa meu jardim mais natural, só que a vizinha de uns 5 meses pra cá veio reclamar que a raiz da planta está subindo na grama dela e já está indo em direção a casa onde está preocupada que atinja a estrutura e a tubulação ela já cortou a raiz que estava aparente e segundo o jardineiro era a raiz da hera, fui na casa dela e vi que o muro esta intacto mas ela falou de uma tubulação e gás que acha que foi a afetada pela planta. O fato é que vim pra internet fazer mais pesquisas pois já tinha feiro varias e só aqui achei o meu problema pois descobri que a hera é um fícus unha de gato, ou seja me venderam gato por lebre pois eu queria uma planta que não fizesse esse estrago e que não prejudicasse a área do vizinho, expliquei pra ela que iria contatar um amigo engenheiro pra olhar a casa dela mas estou me convencendo de que a planta pode mesmo estar prejudicando a tubulação e o piso da varanda dela. Eu não costumo podar todo mês mas ela está sempre bonita, já reparei o fruto que já foi relatado como característica dela e realmente é a unha de gato. O que devo fazer? O jardineiro sugeriu pra vizinha colocar veneno pra matar, eu não queria matar minhas plantinhas, o veneno é tão forte que mata até as plantas vizinhas. Por eu não saber das podas mensais ela realmente tem o tronco mais grosso mas mesmo assim é bonita como é. Será que tem alguma solução pra que ela não desenvolva tanto a raiz? Aguardo respostas. E fica aqui minha reclamação as lojas de plantas que vendem as espécies de plantas sem saberem o que estão vendendo e dando ao cliente a certeza de que não terão problemas futuros. Desde já agradeço a ajuda.

    Um abraço

    Ass: Tinha

    ResponderExcluir
  26. Olá Tinha, Boa Noite!
    Como você mesma disse a planta por falta de podas já desenvolveu caules lenhosos, não podemos esquecer que é uma figueira, que acaba desenvolvendo raízes agressivas e realmente com o passar dos anos acabam fazendo estragos no alicerce da parede, tubulações e calçadas próximas.
    Infelizmente, agora, mesmo que começe a fazer podas mensais, as raízes irão continuar a crescer para dar vigor a planta.
    Acho que terá que sacrificá-la e plantar novas mudas e fazer podas mensais, quando ela espalhar ou substituir por heras que não são agressivas.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  27. Ola, tudo bem com voce?
    Pela sua experiencia com a unha-de-gato, sera que ela ira resolver nosso problema pra bloquear a visão externa em um aeroclube cercado de alambrados de 5m de altura e uns 1.200m de extensão com a maior parte do solo coberto apenas por grama?
    Abraços!
    Renata.

    ResponderExcluir
  28. Olá Renata, Boa Tarde
    A UNHA-DE-GATO(Fícus pumila),seus ramos tem raízes adventícias que se prendem facilmente em paredes rústicas, para alambrado ela não encontra esta situação.
    O ideal seria o uso de trepadeiras ou arbustos com folhas perenes que são utilizados com esta finalidade
    Tem várias opções, mas como é uma grande extensao e tudo tem um custo, analise bem a situação.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  29. Boa noite
    há como impedir que a unha de gato invada o espaço do vizinho, rodeando com revestimento de ceramica(pisos), mas daqueles fininhos, decorados? além de dar mais vida ao jardim...
    Obrigada

    ResponderExcluir
  30. Olá Boa Noite!
    A planta exige podas mensais para não ficar lenhosa.
    Nestas podas quando os ramos estiverem passando do limite desejado é só cortar a ponta, impedindo seu avanço.
    O revestimento irá embelizar seu jardim, mas não vai impedir a planta.
    Veja a foto da postagem do muro com moldura branca, só está assim bonito porque foi podado, caso contrário passaria por cima e iria começar a crescer para cima tornado lenhosas, feias, perigosas e sem retorno eficaz.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  31. Caro Mario tudo bem!
    Em primeiro lugar te parabenizar pela atenção que vc tem dado as pessoas que te pede ajuda, muito gentil da sua parti com todos...
    Olha acabei planta varias muda da planta unha de gato no meu muro, realmente eu acho linda, mas um amigo meu falou que ela tem uma raiz que destrói tubulação e a estrutura da casa, com isso fiquei muito preocupado, por favor me ajude em relação a isso se é verdade ou não.
    Desde já agradeço pela atenção e espero pela sua atenção.

    ResponderExcluir


  32. Olá Cris, Boa Noite.

    Ela é uma planta que depois que estiver espalhada pelo muro, deve ser feita podas mensais, não deixando nunca aparecer troncos lenhosos.
    Não podemos esquecer que ela é uma figueira e pode atingir grande porte se não podada.
    Pois ela deixada bem vigorosa, precisará retirar do solo mais nutrientes e com isso suas raízes também ficarão enormes e dependendo de onde estiverem plantadas podem danificar tubulações e alicerces de muros.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  33. Olá Mario, pretendo plantar a unha de gato aqui na minha casa,mas como moro no sul, abril já tá friozinho :), não sei se esse é o momento certo, pq até agosto aqui o inverno é bem rigoroso, qual sua opinião? posso planta-la, e seu plantar ela corre o risco de morrer ou só irá diminuir o crescimento da planta? ou é melhor esperar até setembro?
    Obrigada
    Julia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia, Boa Noite.
      É melhor esperar a temperatura subir, terá mais garantia de sucesso no plantio.
      Um abração!

      Excluir
  34. Olá Mário, Pretendo plantar a Falsa Vinha em Palmas -TO, ela se adapta em clima quente? meu muro é texturado e quase não pega sol. Alguma sugestão??? Luíza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luíza, Bom Dia.
      A Falsa-vinha ou hera-japonesa (Parthenocissus tricuspidata), pode ser cultivada a meia-sombra e tem a grande vantagem de não precisar ser podada mensalmente como a unha-de-gato. Ela gosta de clima mais ameno, mas como a parede que vai colocá-la não recebe sol o dia todo ela irá prosperar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  35. Olá senhor Mario , gostaria muito de tirar uma duvida ,eu plantei unha de gato no muro e estava muito bonita mas de repente começou a secar as folhas , oque será que esta acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Audrey, Bom Dia.
      Como não informou quando plantou e se ela já estava ocupando boa parte do muro, fica difícil fazer uma avaliação com precisão.
      Pode ser desde falta de água, ou até aplicação de algum produto inadequado ou em excesso.
      Um abração!

      Excluir
  36. Bom dia... de grande ajuda sua postagem, muito esclarecedora, mas estou com uma duvida. Vc diz que a unha de gato exige podas mensais para não formar troncos lenhosos ... vou plantar no muro da minha casa, que tem uns 15m de extensão com uns 4 a 5 metros de altura... tenho que aguardar a planta tomar todo o muro para começar essa poda mensal ou ja começo a cortar as pontas da planta que ficarem pra fora do muro logo no inicio do seu crescimento? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anastácia, Bom Dia.
      Sim, a poda deve começar quando alguns dos ramos começarem a se desprender do muro, atingirem a parte superior dele ou invadirem a casa dos vizinhos.
      Um abração!

      Excluir
  37. ola, minha planta ficou sem poda e agora está lenhosa...consigo deixa-la bonita nvamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Não sei o quanto ela está lenhosa, para reverter não é muito fácil, teria que ir podando para forçar novas brotações e cuidar com podas mensais para que não se torne novamente lenhosa.
      Espero que tenha sucesso.
      Um abração!

      Excluir
  38. Olá Mário boa tarde!!
    Fui na cooperativa perto de casa e pedi uma adubo para minhas plantinhas (hera)ele me deu UREIA, então apliquei, e adivinha secaram mais de 50% delas. Tem reversão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joel, Bom Dia.
      Devido ao seu alto teor de nitrogênio ela é excelente para desenvolvimento das raízes das plantas, mas tem que ser aplicadas na quantidade correta, caso contrário o efeito será oposto ao desejado.
      Não é aconselhável colocar próximo ao caule.
      Um abração!

      Excluir
  39. Mário, boa noite. Parabéns pelo blog, tem sido muito útil.
    Tenho um muro de contenção de blocos de concreto e concreto armado que por estar segurando um barranco, está constantemente úmido (criando inclusive limo). Rebocar o muro não vai adiantar, pois irei continuar tendo os problemas de umidade, então penso que plantar a unha de gato seja uma alternativa barata, bonita e vai esconder a umidade do muro, mesmo sabendo que vai dar trabalho com as podas regulares...
    Aqui na cidade tem vários muros com eles, são muito bonitos, cortei vários galhos para tentar reproduzir, espetei em uma terra adubada em vasos de flores, mas todos eles secaram.
    Tentei pegar galhos novos (finos) e velhos (lenhosos), todos secara.
    Pode me dar alguma dica para reproduzir e plantar no meu muro?

    ResponderExcluir
  40. Olá Jonatan, Boa Noite.
    A unha-de-gato bem cuidada e podada mensalmente deixa os muros maravilhosos, mas sempre é bom informar isso porque as pessoas só enxergam o bonito visual e não sabem o trabalho que foi feito para chegar no ponto desejado.
    Quanto a mudas, mergulhe as estacas em hormônio enraizador, mantenha na sombra em local bem iluminado e não deixe o substrato secar.
    Boa sorte,
    Um abração!

    ResponderExcluir
  41. Olá Mário Boa noite.
    Tenho um terreiro pequeno e gostaria de ter os muros internos revestidos com a UNHA DE GATO ou a HERA o que o tornaria mais aconchegante,as duas me interessam, eu queria saber qual é mais fácil de plantio e manuseio, pretendo planta-la agora em setembro para já aproveitar o período do início das chuvas.
    Obrigado e um grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jarbas, Boa Noite!
      A Unha-de-gato é maravilhosa, mas dá bastante trabalho na manutenção, a hera é mais fácil, mais em regiões de clima quente tem que ser cultivada a meia-sombra.
      Um abração!

      Excluir
  42. Olá Mário.
    eu quero decorar o muro da frente da minha casa com uma trepadeira, mas não sei qual a melhor!
    Gostaria de saber também se a Falsa-Vinha serve para decorar o muro da frente da casa?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nathy, Bom Dia!
      Existe uma quantidade muito grande de trepadeiras que ficam maravilhosas em muros, mas seria necessário mais informações como: se o local recebe sol pleno, clima, espaço disponível (deseja praticamente colada ao muro ou pode utilizar um espaço maior), pode fazer um suporte para ela trepar, etc.
      Um abração!

      Excluir
  43. Olá Mário,
    a unha de gato do muro do meu vizinho está subindo para minha parede e estou receosa quanto a integridade do reboco, pois no lado que alcançamos para podar o reboco saiu junto. Conhece algum produto que podemos passar na parede para que a trepadeira não se agarre?

    ResponderExcluir
  44. Olá, Bom Dia.
    Quanto mais áspera a superfície, a aderência é maior, em superfícies bem lisas fica mais fácil a remoção.
    Não conheço nenhum produto que evite sua fixação.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  45. Olá Mário,
    Muito bom seu blog. Resido no Mato Grosso, uma região muito quente, e adoro muros verdes e gostaria de ter o meu muro recoberto por uma dessas trepadeiras. Para isso gostaria de saber se é verdade que elas apodrecem o muro. Depois gostaria de saber qual a espécie indicada para minha região, que tem um período de chuva d 6 meses e outros 6 meses de seca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Valdemar, Boa Tarde.
      Se o revestimento do muro for feito com material de qualidade ela não irá prejudicar.
      Como ela em locais que chove bastante irá deixar o muro praticamente sempre molhado conforme o material empregado na construção, como tijolos de barro de qualidade não muito boa e sem revestimento ou feito com argamassa pobre em cimento pode ter realmente algum problema.
      Semelhantes a unha-de-gato, com folhas mais largas e não tão agressivas, existe as Heras: Hedera canariensis, Hedera helix, Parthenocissus tricuspidata, etc...
      Um abração!

      Excluir
  46. Prezado Mário
    Estamos com o embrião de um projeto para cobrir de verde um muro de concreto armado, pré moldado, de uma extensão bem ampla... Estamos "namorando" a unha de gato, a minha dúvida é se ela cobrirá o vão que existe entre as colunas do muro que é de aproximadamente 14cm ( as colunas tem a largura de aproximadamente 10cm e altura de 2m). Grato. Paulo André.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo André, Boa Noite!
      Ele tem raízes adventícias, ou seja nascem fora do lugar habitual, elas vão fixando a planta a medida que crescem, ocupando todo espaço que surgir pela frente.
      Um abração!

      Excluir
  47. Olá Mario!!
    Estava procurando informações sobre a unha de gato quando me deparei com seu maravilhoso site!!!
    Comprei uma casa que possui um dos muros cobertos pela unha de gato....o muro tem aproximadamente 5m comprimento e 3 altura....está a coisa mais linda....porém a casa está cheia de baratas.....as pessoas me dizes que é a unha de gato, e que eu devia ranca-la todinha, porém eu não quero fazer isso......você tem algum conhecimento sobre o relacionamento da unha de gato x baratas?
    Abraço e desde já agradeço ao seu retorno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane, Bom Dia.
      Como deve ter lido na postagem, ela deve ser podada mensalmente, e com isso não teria grandes espaços para baratas e outros insetos usarem a planta como abrigo.
      Elas não se alimentam da planta e se isso está acontecendo, o máximo que pode estar ocorrendo é ser a toca delas.
      Faça uma dedetização com inseticida que não prejudique a planta, eles são vendidos em gardens e casas agropecuárias.
      Mas acredito que as baratas estão vindo de outros locais, tem a venda em supermercados produtos onde ela entra come o veneno e quando retorna sua moradia morre, espalhe na sua casa e ficará livre dela, veja também se elas não vem de casas vizinhas.
      A planta é a menos culpada nesta história.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  48. Olá Mário! Parabéns pelo site, adorei! Tenho uma dúvida: Entre meu muro e a calçada, não existe espaço com terra, está tudo cementado. Posso plantar a unha de gato em sementeiras ao longo do muro ou tenho mesmo que quebrar a calçada para fazer o plantio? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alline, Boa Tarde.
      Para que a planta tenha um crescimento adequado o correto seria quebrar uma faixa do cimentado para plantar.
      Não esqueça que a unha-de-gato é uma planta que precisa de solo para expandir suas raízes em jardineiras o espaço seria ocupado em pouco tempo e planta iria perder o vigor.
      Um abração!

      Excluir
  49. Mário,bom dia!!
    Estou preocupada pois plantei uma unha de gato na parede que já é a casa do meu vizinho. Mesmo que ele não reclame , minha preocupação é que a unha de gato comprometa a parede.Isso pode acontecer? Tomara que não pois está ficando linda.
    Vc tem facebook?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kinda, Boa Tarde.
      Isso só vai acontecer se não cuidar de forma adequada, fazendo podas mensais ou sempre que precisar, não deixando que virem troncos lenhosos.
      O link do meu facebook está no lado direito da página.
      Um abração!

      Excluir
  50. Boa tarde Mário. Achei seu blog por acaso e acabei achando tudo que procuro e sempre estou por aqui agora. A minha casa é de esquina e tenho um muro chapiscado parecido com este da foto e gostaria de cobri-lo com Hera. De todas as opiniões que li a respeito, a sua foi a que mais me chamou a atenção. Você me daria alguma dica quanto a largura do canteiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deb, Boa Tarde.
      Para que a trepadeira tenha um bom desenvolvimento é importante trocar a terra por uma mistura adequada numa profundidade de pelo menos 40 a 50 cm, quanto a largura deixe no mínimo 15 cm.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  51. Quero colocar Unha de Gato no meu muro 12m x 2m, qual o preparo da terra? qual a distância correta entre as mudas? Moro no litoral, clima bem quente, nessa época (verão) e bom plantar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, Boa Tarde.
      Se as mudas estiverem mais próximas o resultado esperado será mais rápido, uma distância boa será com espaço de 10 a 20 cm.
      Pode ser plantada, mas não descuide das regas até a planta começar se alastrar, não jogue água nas horas mais quentes do dia, faça de preferência logo pela manhã.
      Um abração!

      Excluir
  52. Boa Noite, Mário.

    Parabéns pelo trabalho e muito obrigado por ajudar tanta gente.
    Gostaria de saber se o plantio simultaneo de unha de gato e alamanda (aquela da flor amarela) deve obedecer algum cuidado.

    Minha ideia é que a unha de gato cubra um muro que tenho, e no canto deste mesmo muro, fazer um canteiro de meia altura de alamandas. Tenho receio de que elas concorram entre si.
    Recomenda algum cuidado especial? Ou ainda, recomenda nao plantar as 2 ao mesmo tempo?

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glauber, Bom Dia.
      Não pode esquecer de um detalhe muito importante, tem que ter um espaço para poder realizar podas mensais na unha-de-gato para que os ramos não fiquem lenhosos.
      De resto se a unha-de-gato que ficará atrás receber bastante claridade não tem problema de cultivar assim.
      Um abração!

      Excluir
  53. Bom dia ! Plantei aunha de gato tem 1 mes e ate agora nao vi crescimento delas,quanto tempo para o muro ficar todo forrado com elas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris, Boa Noite.
      Isso vai depender de alguns fatores como solo, clima, adubação etc.
      Inicialmente tem um crescimento mais lento, conforme a quantidade de mudas, em torno de 1 a 2 anos irá conseguir.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  54. Boa noite!! gostaria de saber se posso plantar, hera ou falsa vinha num barranco, nao quero grama, este barranco pega muito sol, espero sua ajuda, obrigada, Delena

    ResponderExcluir
  55. Boa noite,gostaria de saber se a Hera Japonesa tem alguma parte que é toxica já que possua cachorro e um bebê.Desde já agradeço a sua atenção.

    ResponderExcluir
  56. Olá, gostei muito do site, estou inciando um jardim agora, e a primeira coisa que estou pesquisando para fazer é plantar unha de gato no muro.
    Se fizer as podas regulares, não tem perigo do muro começar a rachar e vir a cair?
    E qual o melhor preparo para a terra? Na plantação de duas árvores descobrimos muitas pedras no solo, provavelmente devido ao aterramento do pátio.
    Seria bom abrir buracos no local da plantação e cobrir com terra adubada e após isso plantar as mudas de unha de gato?
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana, Boa Tarde.
      Exatamente se realizar podas regulares os caules não ficarão lenhosos e não irá prejudicar o muro.
      Quanto ao solo seria bom substituir pelo menos uns 30cm de profundidade com substrato rico em matéria orgânica.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. muito abrigado! Farei isso sim! abraço, bom final de semana.

      Excluir
  57. Olá Mário, tenho muro de bloco de cimento, queria saber se o muro vem à podrecer se eu plantar unha de gato nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, Bom Dia!
      Depois que ela espalhar, se manter podas mensais, sem deixar que a planta desenvolva caule lenhoso não terá problema.
      Um abração!

      Excluir
  58. Olá, estou pensando em plantar unha de gato em meu muro, mas só tenho uma distancia de 80cm do piso da garagem, a extensão do muro é de 10m. Será que ela me trará problemas futuros, será que suas raízes irão levantar o piso? E se for aconselhável, eu planto quantas mudas para preencher essa estenção de 10m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Luiza, Boa Tarde.
      Para não ter problemas com ela terá que mantê-la sempre jovem realizando podas mensais de forma não deixar que os caules fiquem lenhosos.
      Meu conselho é que se a pessoa não quer ter trabalho com podas é bom não plantar.
      O espaço que tem é suficiente.
      Um abração!

      Excluir
  59. Achei no meu quintal, no alicerce de uma construção derrubada a raiz dessa praga que vizinho plantou nosso muro. é uma fria estraga muros e ainda pode gerar gastos com processos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Se não podar para manter a planta jovem, as raízes se tornam muito agressivas e causam sérios inconvenientes.
      Um abração!

      Excluir
  60. Mario, boa noite.
    Estava à plantar Unha-de-gato em muro da minha residência com extensão de 60 metros, mas depois de verificar os problemas que poderia ter com esta planta resolvi utilizar a Hera japonesa. Gostaria de saber qual a distância indicada plantar uma muda de hera distante da outra para que ficasse harmoniosa no muro sem causar problemas futuros?
    Obrigado!
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  61. Estava vendo o seu material e fiquei em dúvida! è possível fazer mudar de "Ficus Pumila" com os frutos??? Se possível qual o procedimento??? Fico no aguardo!!!

    ResponderExcluir
  62. Olå!
    junto ao muro, no chão, tenho a tubulação de àgua do jardim, as raízes da unha de gato poderão danificá-la?
    obrigada
    vaneska

    ResponderExcluir
  63. Olá Mario,

    Gostei muito do seu blog, foi esclarecedor para mim.
    Eu me mudei para uma casa que estava a algum tempo desocupada e que tinha uma trepadeira no muro, que eu acredito que seja a unha de gato. Como você pode imaginar neste meio tempo sem manutenção ela ficou mais lenhosa e esta inclusive caindo do muro (já tombou de mais ou menos metade dele) e invadiu parte do solo anexo cobrindo ele e matando outras plantas (pela cobertura do solo e por tapar parte do sol).
    Gostaria de sugestões do que fazer, tipo como poda-la para "corrigi-la". Tenho medo de poda-la errado e machucar muito a planta. Em ultimo caso, gostaria de saber como seria uma boa forma de retirar a planta.

    Grata, H.

    ResponderExcluir
  64. Boa tarde, Mario. Temos unha de gato há anos, sempre podando, mas ñ mensa/. Ontem, na parte que dista uns 15 ms da raiz, uma parte se desprendeu do muro. Dúvida: adianta tentar recolocar esta parte, usando pregos e arame ou é melhor cortar a parte caída? Obrigada e parabéns pelo site. Abr.

    ResponderExcluir
  65. ola Mario gostaria de comprar sementes de unha de gato! Onde posso comprar? meu email para a sua resposta.
    luz.oliveira@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Infelizmente não conheço alguém confiável para indicar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  66. Boa Tarde.
    Tenho um barranco em minha propriedade que foi plantado unha de gato mas mo meio veio outras plantas, gostaria de saber se tem algum veneno para ervas daninhas ( mato ) que posa ser usado no local mas que não mate a unha de gato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Não tenho a informação, minha sugestão é que entre em contato com a Monsanto que é fabricante destes produtos.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  67. Boa tarde,
    Na casa que vou morar tem um muro que está precisando de manutenção. Como não há muito espaço para fazer um jardim, a minha intenção é plantar uma trepadeira neste muro, ao inves de pinta- lo. Moro no Sul e gostaria de saber se na minha região a mais apropriada seria unha de gato ou falsa- vinha, e tambem, qual cresce mais rápido.
    Muito obrigada!!! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana.
      A unha-de-gato não é indicada para região de clima frio, para clima frio a falsa-vinha é mais indicada.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  68. Olá, estou querendo por uma planta trepadeira no meu muro mas não sei qual a melhor, pois queria uma que desse flores.
    o ambiente do local é frio e quente e o crescimento da trepadeira não pode ser superior a 5 metros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro, Bom Dia.
      Existe uma variedade de trepadeiras para o que deseja, mas precisam de colocação de suportes para fixação.
      Apenas algumas os órgãos de fixação são raízes adventícias.
      Veja a possibilidade da instalação no muro de uma tela onde a planta possa escalar, a partir disso será mais fácil escolher uma planta.
      Um abração!

      Quanto ao crescimento a limitação pode ser feita com podas.

      Excluir
  69. Ola!
    Tenho um barranco de terra na frente de casa e quero dar uma embelezada nele, pois possui só algumas ervas daninhas, gostaria de alguma dica do que plantar, pois tem q ser uma trepadeira que ajude a segurar a terra para não ocorrer erosão.
    Agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      O local recebe luz do sol direto durante todo o dia?
      Qual o clima de sua região?
      Um abraço!

      Excluir
    2. Ola!
      O local recebe luz do sol direto, principalmente durante a tarde.
      Moro na região oeste de Santa Catarina, clima subtropical.
      Abraço!

      Excluir
    3. Olá Marcelo, Boa Tarde.
      Para cobrir barranco em relação a trepadeiras pesquise sobre Hera-inglesa (Hedera helix), Jibóia ( Scindapsus aureus), Tumbérgia-azul ( (Thumbergia grandiflora). São plantas que não gostam de sol direto nas regiões mais quentes, mas acredito que possa dar certo em Santa Catarina.
      Um abração!

      Excluir
  70. Olá Mário,
    Pretendo construir um muro na minha chácara que possui uma grande extensão, cerca de 450 metros. Tenho u
    ma cerca viva de ficus, mas estão me aconselhando a retirá-la completamente, pois dizem que vai danificar o muro, provocando rachaduras. É verdade? Se sua opinião também for essa, você poderia me indicar uma trepadeira ou planta que possa dar um aspecto mais verde ao local? e de preferência que tenha crescimento rápido. O clima aqui é quente e seco, e só chove no final do ano. Grata!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Na postagem tem esta informação, tem que ter poda constante, não deixando a planta passar para a fase com caules grossos e lenhosos e aí sim poderá ter problemas com a estrutura do muro.
      Se fizer tudo direitinho com podas mensais ficará igual a da primeira foto desta postagem.
      Um abração!

      Excluir
  71. Bom dia, Plantei unha de gato na fachada da minha loja, como faço para ela não cobrir o vidro da vitrine, tem algum método para evitar que determinado galho cresça? ou sempre quando ela invadir a vitrine terei que cortar e ela voltará a crescer? meu email é decor.vidrosrs@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Deve ter lido a postagem que a planta não desenvolver troncos lenhosos tem que ser podada mensalmente.
      Não tem saída, tem que ir podando.
      Um abração!

      Excluir
  72. Mário, boa noite. Meu vizinho plantou unha de gato no muro que nos separa. De arrimo. Minha mulher está se descabelando com medo de que a planta comprometa a resistência do muro. Pode me informar onde consigo encontrar documento conclusivo sobre isto? Abs e grato. Y. Morita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Se sua vizinha fizer podas mensais não permitindo que a planta adquira troncos lenhosos (ela é uma figueira), acredito que não terá maiores problemas.
      Sei que muitas vezes não é fácil dialogar com algumas pessoas, mas acho que vale a pena tentar, por desconhecimento olham a planta nos muros (como a da primeira foto da postagem), acham maravilhosas, mas não conseguem ver o trabalho que está por trás para que ela fique assim.
      Certamente pesquisando pelo nome científico da planta acredito que possa encontrar, infelizmente estou sem tempo para pesquisa.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  73. QUAL VENENO PODE ACABAR COM A UNHA DE? GATO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      A melhor forma é cortar os caules bem rente ao solo, nesta época de muita chuva com a parede úmida não irá surgir um resultado imediato, mas quando as paredes secarem, a planta começará a morrer, aí é só arrancar puxando.
      Outra forma é pulverizar Glifosato (mata mato), mas na minha opinião o primeiro método é melhor.
      Um abração!

      Excluir
  74. Li todos os comentários, perguntas, dúvidas e respostas. Parabéns pela página e pela atenção. Minha preocupação é com as raízes, pois com a poda eu podaria frequentemente. Meu muro tem 8 metros. Qual a melhor ferramenta para poda neste pequeno muro? E voltando as raízes... No meu caso terei que plantar em sementeira. Será que dar certo? Já que poderei a planta a cada 15 dias. Desculpe a pergunta idiota, mas de tempos em tempos eu posso tentar mexer no solo e podar algumas raízes pra retardar a alta proliferação dentro da sementeira? Não quero problemas com vizinhos e nem com tubulação prejudicada. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Para fazer poda existe alguns equipamentos, o mais simples são as tesouras de poda de grama, custam em torno de R$ 25,00 e funcionam bem desde que sejam afiadas com pedra de afiar carborundum ou outro similar.
      Como deve ter visto a planta é uma figueira e se não for contida irá ter caule lenhoso e raízes vigorosas.
      Pode ser cultivada em sementeiras resistentes, mas terão que ter um tamanho suficiente para planta poder absorver do substrato, os nutrientes que precisa através da expansão das raízes e deixar a planta bonita.
      Vai chegar um momento que as raízes irão ocupar toda extensão da sementeira, irão começar a enrolar e a planta começará a perder o vigor inicial.
      Se for fácil o acesso poderá podar.
      Boa Sorte.
      Se fizer no futuro conte sua experiência, assim todos aprendem.
      Um abração!

      Excluir
  75. Oi Mario Parabenns!!
    Tenho a unha de gato em dois muros . Agora quero pasar para mais 1. Ja entrei na casa com ela plantada . Posso plantar cortando galhos dela ?Me facilitaria muito pois ela ja cobriu todo estes dois muros e esta indo para o lado de fora agora. Posso cortar galos e plantar?Muito obrigada!!Gabriella.Morei numa casa , que tinha 1500 metros de unha de gato plantadas e cobertos era lindo!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriela, Bom Dia.
      Pode sim, utilize sacos de mudas ou mesmo copos descartáveis (não se esqueça de fazer furos para drenagem), espere elas enraizarem e depois plante onde desejar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  76. Tenho um muro de contenção no barranco e tá apresentando umidade , será que posso plantar unha de gato pra esconder a umidade ??

    ResponderExcluir
  77. Oi Mario. Pretendo plantar uma unha de gato porque gosto muito e cresce rápido, mas terá que ser em sementeira porque tem tubulação por perto do muro. Minha pergunta: se eu podar com regularidade, poderei controlar o crescimento das raizes, e assim continuar com a sementeira? Obrigada por toda a informaçao e a boa vontade. Diana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto Bom Dia.
      Quando as raízes ocuparem toda extensão da sementeira e começarem a enrolar a planta irá perder o vigor inicial, mas vale a pena tentar.
      Conte depois para nós sua experiência.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  78. Olá Mario!
    Tenho unhas de gato no meu muro, acontece que elas começaram a crescer mas existe galhos que não estão se prendendo no muro, o que devo fazer, corta-los? Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, Bom Dia.
      O muro tem que ser um pouco áspero para ela aderir.
      Se a área não for muito intensa poderá prender com fita adesiva para ajudar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  79. Olá.Mario !
    tenho um barranco enorme aqui em minha casa ,de uns 16 m comp.por 5 m alt...gostaria muito de saber de unha de gata me ajudaria a não desbarrancar..se ajudaria a segurar a terra..ou seria melhor grama amendoim ???
    abraço obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adri, Bom Dia.
      A unha-de-gato gosta de superfície rígidas para trepar é melhor usar a grama amendoin.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  80. como consigo muda e como deve ser essa muda de unha de gato

    ResponderExcluir
  81. Olá, estou querendo plantar unha de gato ou a falsa vinha ao redor da minha casa.Minha cidade é quente e o muro recebe bastante sol porque a casa é de esquina. O jardineiro disse que tenho que comprar umas 40 mudas. Qual a melhor opção? Hera ou Falsa Vinha? Quero tampar o muro ao redor da casa, pois ele é muito feio e está sem acabamento, mas não queria algo que pudesse me ocasionar problemas futuros....

    ResponderExcluir
  82. Olá, plantei a unha de gato no espaçamento de 1m em 1m em uma extensão de 36m,o muro tem 3m de altura. Molho toda tarde e há poucos dias adubei com 10 10 10, alguns tem mais de 1.80 de altura as a maioria está abaixo de 1m de altura, tem mais de 1 ano que plantei as mudas. Será que tem algum problema com o crescimento precisando de adubação mais adequada ou está no ritmo certo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  83. Boa Noite Mario, parabéns pelo seu blog e pela sua paciência em responder todas as perguntas. Então ai vai mais uma: Tenho 50 metros de muro com 3 metros de altura. Todo ele com unha de gato e na base coroa de cristo com 60 cm de altura. Já tenho eles plantados a maisn de 10 anos moro em Extrema - MG local de serra da Mantiqueira clima frio mas o meu muro e bem ensolarado. Noto que em alguns locais do muro a unha de gato esta secando e perdendo as folhas. Pode ser alguma doença? Falta de adubo? Falta de água? Obrigado LOthar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema. Em alguns lugares noto que bem próxima a raiz a unha de gato seca sem qualquer motivo aparente, já que ao lado as outras continuam verdes. Você descobriu o que era? Como é uma planta que demora muito a crescer tenho medo de terminar morrendo se nada for feito.

      Excluir
    2. Vi vários artigos e comentários. Sugeri então ao meu pai adubar sua raiz e assim melhorou bastante.
      É importante também podar aqueles galhos que estão secos e não estão grudando.

      Excluir
  84. Mário, bom dia!
    Plantamos no muro do jardim da minha casa quatro unhas-de-gato, no entanto faz dois anos e vejo uma demora enorme para elas crescerem.
    Moro no Nordeste, mas num local onde o clima não é muito quente, faz bastante sol, mas chove regularmente.
    Pelas informações do texto ela cresce bem rápido, existe algum procedimento pra estimular esse crescimento? Seria o caso de adubar? O que você aconselha?

    ResponderExcluir
  85. Olá, eu gostaria de revestir uma parede interna toda com trepadeira, qual devo usar ?

    ResponderExcluir
  86. Bom dia...Gostaria qual veneno posso utilizar para matar a unha de gato.

    ResponderExcluir
  87. Oi Mário

    Moro em apartamento com pe direito duplo, no ultimo andar do prédio. Tenho um paredão super sem graca na minha varanda que pega muuuuuito sol na metade do ano e na outra metade fica a meia sompra. Tenho uma jardineira por toda a extensão desse paredao, onde plantei alguns buxinhos. Gostaria de cobri-lo com trepadeira unha de gato, mas ele é a divisa do meu ap com o ap do vizinho, e temo que com o tempo a planta cause problemas e enraize em frestas de forma que estrague o revestimento do outro lado. Se já é dificil fazer a manutenção de muros em casas, imagina em apto!!!!
    Então eu gostaria imensamente que vc me sugerisse que planta usar... Não aguento mais olha praquele paredao chapiscado pe direito duplo e sem NADA a recobrir!!!!!

    Obg :)

    ResponderExcluir
  88. Oi boa noite. Obrigada pelas dicas!!! A unha de gato pode se adapta em morros arenosos? Com meio sol? Existe alguma trepadeira com essa característica? Obrigada.

    ResponderExcluir
  89. Olá, parabéns pelo site, tenho um barranque atraz da minha casa, comprei mudas de unha de gato para plantar, porém minha duvida é que o solo é bastante úmido, será que vou ter problemas? Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  90. So porque elogiei que vc respondia todos comentarios.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Desculpe, fico muito triste, mas não ter tempo para responder, por isso tenho pedido ajuda daqueles que conhecem a planta para ajudar.
      Veja que nem postagens novas e revisão de antigas tenho feito.
      Um abração!

      Excluir
  91. Bom dia.
    Tenho no muro da minha casa essa planta que hoje fui saber que o nome é unha de gato.
    Porém estou percebendo que elas estão se soltando da parede. E com isso está ficando com algumas falhas deixando o visual bem feio. Gostaria de saber duas coisas:
    1) É normal isso acontecer?
    2) Tem como fazer esse reparo?

    Fico no aguardo das respostas.

    ResponderExcluir
  92. Olá Mario, porfavor, retirei a hera de minha parede mas as raizes que foram para baixo da casa acho que estao por lá. Gostaria de saber se elas continuam crescendo em baixo da estrutura e caso isto esteja acontecendo posso colocar sal nos troncos pequeninos que sobraram?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  93. Mario, pretendo plantar unha de gato dentro de blocos de concreto 20x20 com o fundo tampado, este espaço é suficiente para o desenvolvimento normal?

    ResponderExcluir
  94. Olá Mário! Gostaria de plantar uma trepadeira no muro em frente minha casa e parece externa da casa. Gostaria saber qual a melhor opção: unha de gato ou hera? Como faz a muda? Tem que plantar fundo? Já tentei plantar umas três vezes e não pegou!?!

    ResponderExcluir
  95. Mário Boa tarde poderia passear seu email oferece

    ResponderExcluir
  96. A unha de gato serve para telas de alambrado

    ResponderExcluir
  97. Ola Mario, tudo bem?
    Plantei unha de gato no muro onde não bate sol mas tem iluminação boa, vi que ele não esta desenvolvendo como ele desenvolveria em sol pleno, mas não morreu. Você acha que ele devagarzinho vai subir? Ou não? Tem 5 meses que plantei, e algumas mudas desse muro ainda não brotaram, sera que não seria interessante colocar um enraizador? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciana, Bom Dia.
      Para ter um desenvolvimento pleno precisa receber luz solar, nesta época sem chuva recomendo a deixar a parede úmida até que a planta se estabeleça.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  98. BOA TARDE.EU GOSTARIA DE UMA INFORMAÇÃO. QUAL A MELHOR TREPADEIRA PARA COLOCAR NO TELHADO PARA REFRESCAR A CASA, MINHAS TELHAS SÃO DE AMIANTO DE ESPESSURAS 6 MM MUITO QUENTE, REFRESCAR A CASA NATURALMENTE É O IDEAL PARA MIM.SE TIVER UMA INDICAÇÃO PARA MIM COMO DEVO PROCEDER OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  99. Boa Tarde, tenho um muro em casa com 2,5 m de altura por 10 m de extensão que recebe bastante sol. estou querendo plantar unha de gato pois acho bonito, mas estou com duvidas. A que distancia devo plantar uma muda da outra? Quanto tempo mais ou menos levaria pra cobrir esse muro? Sobre a poda, eu preciso começar a fazer só depois que ela cobrir o muro? é isso? ou precisa antes?

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde.
    Meu muro tem 8m de largura por 2.5 de altura e fica bem rente a calçada, não permitindo plantar no chão a Unha de gato.
    Pensei em planta-lás em floreiras de cimento rentes ao muro. Será que a planta se adaptaria bem e cresceria normalmente? Moro em Santa Catarina e faz bastante frio isso afetaria o desenvolvimento da planta?

    ResponderExcluir
  101. Olá Mário, obrigada pelo seu site, muitas informações muito úteis! Eu tenho um muro e quero plantar unha de gato para cobrí-lo. Vou ter que fazer furos no chão pois hoje tem ardozia no chão. Qual a distância entre uma muda e outra e qual o tamanho que preciso fazer no chão para plantar cada muda? Grata

    ResponderExcluir
  102. Olá, Mário;

    Parabéns pelo blog e o ótimo atendimento a todas as dúvidas. Tenho plantado unha de gato aqui em casa a dois anos. Minha dúvida é sobre os danos que a raiz dela pode causar. Digo a raiz que está no solo, que não vemos. Está raiz trás risco a construções? Muito obrigado, Cláudio.

    ResponderExcluir
  103. Olá....

    Plantei no início de Janeiro/17 - 05 (cinco) mudas de "unha de gato" para cobrir a parede frontal de meu escritório (aproximadamente 10metros) que fica em edifício de apenas 01 (um) pavimento - todavia com mais de 2.000m (dois mil metros) de área construída. As plantas estão se desenvolvendo e toda semana faço manutenção deixando apenas a parte que realmente "gruda" na parede. Agora fui notificado pelo síndico para retira-la - pois segundo ele essa planta pode "danificar toda a estrutura do edifício bem como destruir e/ou entupir a tubulação de água/esgoto. Minha pergunta é se realmente apenas 05 mudas bem cuidadas/podadas semanalmente podem fazer esse estrago.

    grato.

    Leão Castellaro.

    ResponderExcluir
  104. Olá! Hoje plantei rente ao meu muro mudinhas dessa lindeza... Estão com uns 30 cm mais ou menos. Gostaria de saber como será de agora para frente. As mudas irão murchar? As folhas cairão? Brotará novamente? Quanto tempo demora para enraizar?

    Muito obrigada.
    Daniele Dreher

    ResponderExcluir
  105. Tenho unha de gato no meu muro há uns 25 anos..sempre ppdadas e lindas, porém elas começaram a secar..esta se alastrando. Ja olhei e nao vi nehum tipo de praga...nao sei o que fazer..alguma sugestao?

    ResponderExcluir
  106. Olá Boa Tarde Mário Unha de gato em muro chapiscado pode colocar sem medo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia!
      Pode sim, inclusive ira ajudar na aderência da planta.
      Um abração!

      Excluir
  107. Boa noite, gostaria de comprar sementes da grama trepadeira unha de gato, como posso entrar em contato com vocês, meu email ( pimenta-vieira@hotmail.com )

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Não trabalho com venda ou fornecimento de sementes e plantas.
      Um abração!

      Excluir
  108. Bom dia meus amigos
    Estou com um problema com minha unha-de-gato (falsa hera), de umas semanas para cá as folhas tem enegrecido e caído. Porém as partes que não estão pretas parecem totalmente saudáveis. O problema está avançando de cima para baixo. Alguém sabe o que poderia ser e como resolver? Obrigado.

    ResponderExcluir