15 de abr. de 2011

FLORES EM GERAL - FERTILIZANTE - Quanto usar ?

Muitas pessoas compram fertilizante NPK e não sabem que quantidade usar, usam  em excesso e acabam por matar a planta.

Para quem compra os vendidos em pequenas caixas, normalmente vem um manual explicativo, mas quem compra a granel não tem isso.

As quantidades e o método de aplicação pode sofrer alguma alteração de acordo com os especialistas, mas de uma forma geral pode ser usada a seguinte tabela:
FLORES EM GERAL - FERTILIZANTE - Quanto usar ?
FLORES EM GERAL

CANTEIROS: (ao preparar) - Coloque 5 colheres de sopa por m² ou 2 colheres por cova
( Se a planta for pequena reduza esta quantidade )

VASOS:
- Pequenos: 1 colher de sopa.
- Grandes: 3 colheres de sopa.

OBS:
- 60 dias após plantar, faça uma nova adubação ao redor das plantas, adicionando o fertilizante a terra na proporção de 4 colheres de sopa por planta.
- Repita a operação no florescimento a depois da poda.
- Aplique 3 a 4 vezes por ano.


IMPORTANTE:
Nunca coloque fertilizante muito próximo a base da planta,sempre ao redor.


Fonte: Vitaplan.

86 comentários:

  1. Mário, tenho umas flores que conheço pelo nome de onze horas. Elas pouco florecem mesmo com o adubo organico que coloco,vc indica alguma fertilizante p flores?

    ResponderExcluir
  2. Olá Ceci, Boa Tarde!

    A primeira coisa é identificar sua planta.
    Se for realmente a ONZE-HORAS (Portulaca grandiflora),seu ciclo é anual, e problema pode não estar na fertilização,se não for cultivada a sol pleno não floresce.
    É uma planta que floresce mesmo com pouca fertilização,portando qualquer que tenha mais Potássio,por exemplo NPK, fórmula 04-14-08, pode ser usado.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. eu tenho em casa fertilizante caseiro . feitos com restou de frutas e verduras? como posso usar e quantas quantidade para cada planta no jarro?

    ResponderExcluir
  4. Olá Bom Dia!

    Não sei qual sua prática na preparação de Composto Orgânico, mas eles só devem ser usados quando estiverem decompostos,ou seja com aparência de terra, para plantas que consumimos é melhor que adubo químico. A quantidade usada na preparação de covas e vasos para plantio,normalmente é de 1/3 ou 1/4 em relação a outros materiais como: areia grossa, terra de jardim, terra vegetal.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Bom Dia:
    Ganhei Bambu da Sorte (Lucky Bamboo)voce teria algumas dicas dos cuidados que devo ter com ele?

    ResponderExcluir
  6. Olá Cesar, Boa Noite!

    Você vai encontrar dicas do Bambu-da-sorte (Lucky Bamboo, aqui mesmo no blog:
    http://plantas-ornamentais.blogspot.com.br/2011/09/bambu-da-sorte-lucky-bamboo.html

    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho algumas frutíferas plantadas em vasos de 30 litros. Recentemente coloquei de 2 a 3 colheres de NPK 10 10 10 distribuidos na borda (a quase um palmo de distância do caule) do vasos. Depois de ler que esse fertilizante pode matar as plantas fiquei temeroso. Poderei ter algum problema com essa adubção?

    ResponderExcluir
  8. Olá Boa Tarde!
    Eu particularmente, não uso adubo químico em frutíferas, gosto de colocar fertilizante orgânico composto.
    Mas o NPK da forma que voce colocou, longe do caule não vai matar sua planta.
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O sr. usa o que nas suas frutíferas nos vasos, eu as cultivo em vasos de 30 litros. uso o forth frutas de 15 em 15 dias 1 colher de sopa para 1 litro dágua, primeiro molho como normalmente, depois coloco o litro de adubo.

      Excluir
  9. Sr. Mário
    tenho uma azáleia, porem nao florece! que adubação devo utilizar, dose e quantas vezes aplicar or mês, seria melhor diluir o adubo ou deixar em forma de granulado? Para estimular ela a florecer? abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bom Dia!

    Você pode adubar sua Azaléia, de 3 a 4 vezes por ano utilizando o NPK, 04-14-08, que pode ser o granulado ou o líquido que também são vendidos nas gardens.
    Nunca aplique jundo ao caule, sempre na projeção da copa ou no caso de vasos, mais proxímos a borda.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, Sr. Mário.

    Sou portuguesa e cultivo algumas ornamentais e frutíferas em vasos. De há algum tempo para cá, decidi fazer composto orgânico caseiro, mas tenho dúvidas quanto à sua utilizaçao: como e quando usá-lo,para além das explicações que dá numa resposta acima. Fico grata pela sa ajuda.
    Abraço,

    Milouska

    ResponderExcluir
  12. Olá Milouska, Boa Noite.
    Ele só deve ser usado quando estiver parecendo terra, é interessante passar por uma peneira grossa, depois pode ir incorporando na terra dos seus vasos.
    Quanto a quantidade, existe plantas que para ficarem bonitas presisam de substrato rico em matéria orgânica, neste caso pode usar a vontade, só tenha cuidado de não danificar as raízes das plantas ao fazer a incorporação no solo.
    Nas plantas que preferem solos mais arenosos, com excelente drenagem use menos.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, Sr, Mário!

    E como reforço de cobertura? Em que épocas do ano? Só na primavera, ou também no outono?
    abraço,

    Milouska

    ResponderExcluir
  14. Já agora, Sr. Mário, gostaria de lhe fazer outra pergunta: uma calliandra criada desde a semente, em vaso, que tipo de substrato deve ter? Acho que se trata de uma calliandra tweedii, cujas sementes me foram oferecidas quando no ano passado estive aí no Brasil, mais propriamente no Rio. Está ainda muito pequena (cerca de 10 cm), apesar de já ter um ano de idade. Quanto tempo precisa para começar a dar flor? Para mim, a calliandra é uma das plantas ornamentais mais bonitas que conheço. Já tive uma selloi, mas morreu com um severo ataque de cochonilhas que não consegui debelar. Estava repleta de botões florais, e os bichos pareciam-se tanto com os minúsculos botões, que não me foi possível limpá-la como devia ser.
    Mas serviu-me de lição. Quando tiver outra (continuo a procurar sementes, não só da rosa,como da branca), já estarei de olho mais aberto...
    Também tenho uma ainda pequena Stifftia Chrysantha, duas aceroleiras, algumas pitangueiras e uma jabuticabeira muito pequena. Mas de todas elas falarei com o senhor à medida que for precisando. Pode ser?
    Um abraço luso,

    Milouska
    Um abaço,

    Milouska

    ResponderExcluir
  15. Olá Milouska, Boa Noite!

    Diferente do adubo,o composto orgânico pode ser incorporado com maior regularidade ao substrato, podendo ser realizado trimestralmente.
    Quanto a Calliandra tweedii, até que atinja pelo menos 1 metro de altura, antes de levá-la para o lugar definitivo, deve ficar em sacos de mudas grandes, ou vasos em local protegido ou com sombrite 50%, o substrato pode ser uma mistura de 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de areia grossa de construção, 1 parte de terra vegetal e 1 parte de composto orgânico, regue moderadamente de 2 a 3 vezes por semana sem encharcar.
    Boa sorte.

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr Mário, recebi de um colega, uma muda de agapanthus, cultivo há uns 3 anos, coloco adubo, e até o momento nunca floreceu, moro em João Pessoa Pb, o clima é quente, será que esse o motivo?

      Excluir
  16. Obrigada, Sr. Mário, pela sua disponibilidade.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Bom dia, Sr. Mário!

    Aqui estou de novo para lhe pedir outro esclarecimento.
    O substrato para calliandra selloi ou brevipes também pode ser o mesmo da tweedii? Ou haverá alguma diferença?
    Um abraço luso,

    Milouska

    ResponderExcluir
  18. Olá Milouska, Boa Noite.
    Não sou especialista no assunto, mas para ter belas floradas é aplicado o NPK, fórmula 04-14-08 que é fácil de encontrar a venda em caixas pequenas nas gardens e casas agropecuárias.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, Sr. Mário!
    Aqui estou de volta.
    Desta vez para lhe perguntar o seguinte:
    Cultivo, desde a semente, algumas frutíferas tropicais em vaso: 2 aceroleiras (2 anos 80/90 cm de altura; 3 pitangueiras (1 com 3 anos/80cm de altura, as outras com 1 ano e cerca de 20 cm de altura); uma jaboticabeira com 1 ano e meio (10 cm de altura).
    A minha pergunta é a seguinte:
    Que tipo de substrato/fertilização devo fornecer-lhes, tendo em conta que vivo em Portugal, ainda que na zona mais amena do país, mais exactamente no Algarve, onde o clima tem influências mediterrânicas.
    Um grande abraço luso,

    Milouska

    ResponderExcluir
  20. Bom dia sr. Mario, estou com dúvida quanto aos cuidados com a Ráfia,tipo de adubo e fertilizante, poda, por favor me dê umas dicas, obrigada. Cida.

    ResponderExcluir
  21. Olá Boa Noite.
    Aplique de 1 a 3 colheres de sopa (conforme tamanho do vaso)de NPK, fórmula 10-10-10, ao redor do caule, nunca junto a ele, incorpore levemente ao solo e regue em seguida.
    Misture um pouco de composto orgânico.
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. Mário, tenho uma mangueira rosa e uma bourbom a rosa plantei de semente faz exatos 11 anos e ate o momento nunca deu frutos, como o meu espaço é pequeno, eu sempre cortava ele pela metade, tipo se estivesse com 3 metros eu cortava e deixava com 1,30, só teve um ano que deu um cachinho pequeno de flores, mas secou e não vingou. a outra, a bourbom, é enxertada está com 5 anos que plantei, tb nunca deu frutos, estou pensado em cortar a rosa, pois creio que 11 anos sem dar frutos, provavelmente não vai dar mais, quantas colheres de sopa devo colocar de 04-14-08 granulado devo colocar ao redor do seu tronco?

      Excluir
  22. boa tarde:gostaria de saber qual fertilizante uso em rosas do deserto,no caso de mudas pequenas.e qual produto posso usar para combater pragas e fungos nesta especie de planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alisson, Boa Noite.

      Aplique uma colher de sopa de NPK, fórmula 04-14-08 ao redor do caule, nunca junto a ele, incorpore levemente ao substrato e regue em seguida.
      Faça isso logo pela manhã, assim dá tempo da planta absorver o líquido que precisa e evaporar o restante.
      Para combater insetos e fungos, quem não tem uma produção muito grande de plantas, aconselho a comprar o produto que já vem pronto e é vendido em gardens, lojas que comercializam produtos agropecuários e até supermercados.
      Ele está em pequenos frascos e é spray.
      Siga instruções do fabricante.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. boa noite: obrigado pela orientação,e pela atenção.

      Excluir
  23. boa noite!! eu comprei esse fertilizante e coloquei um pouco dele (2 colheres de sopa) em um balde de agua e reguei meu pequeno canteiro onde eu tinha plantado salsa, as que já havia brotado morreram e as outras nem brotaram, e o pior que nada mais nasceu nesse canteiro, já plantei pimenta e coentro e nada ate agora não sei o que fazer porque o canteiro estava bem adubado antes de colocar esse fertilizante, há uns dias atrás também reguei uns pés de tomate e um pé de melancia, esse ultimo percebi que as folhas ficaram amarelas, o que será que aconteceu?

    ResponderExcluir
  24. Olá Boa Noite!
    Eu particularmente não uso adubo químico em minhas frutíferas e na horta, somente em plantas não comestíveis.
    O que aconteceu é que ele não deve ser colocado próximo ao caule das plantas o que acabou prejudicando elas.
    A quantidade certa também deve ser observada.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  25. Ola Sr. Mario

    Plantei em minha varanda alguns vasos com manjeiricão, alecrin, hortelã. Gostaria de saber qual o melhor tipo de adubo a ser usado. Agradecida.

    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita, Bom Dia!
      Incorpore ao substrato um pouco de composto orgânico.
      Eu particularmente para plantas comestíveis não uso adubo químico.
      O ideal seria esterco animal bem curtido, mas tem odor forte.
      Um abração !

      Excluir
  26. Sr: mario

    eu moro em rondonian clima muito quente e possuo alguns antulios entre outras plantas posso usar o npk 4.14.8 sem problemas, e qual a proporção grato

    Israel de Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Israel, Boa Noite!
      A fórmula 04-14-08 é ótima para plantas que produzem flores.
      Conforme o tamanho da planta use 1 colher de sopa para vasos pequenos a 3 para vasos maiores, sempre ao redor do caule, nunca junto a ele, incorpore levemente e regue em seguida.
      Um abração!

      Excluir
  27. Boa tarde Sr. Mário Franco. queria saber se posso usar o adubo 04-14-08 em hortaliças, como couve cebolinha, salsa, e ainda coloca-lo e minhas azaléias. Aguardo resposta Obrigada e boa tarde Edilene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edilene, Boa Tarde.
      Eu particularmente não coloco nas minhas árvores frutíferas e horta adubo químico, neste caso uso composto orgânico ou adubo de gado ou ave sempre bem curtido.
      Por outro lado em minhas plantas ornamentais faço uso.
      Um abração!

      Excluir
  28. Boa noite Sr. Mario,

    Podemos adubar azaleia em flor? Ou temos que esperar passar a época da floração? a mesma pergunta vale para a flor do deserto e para a flor de maio.

    grata pela atenção e parabéns pelo blog.

    Katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Katia, Boa Tarde.
      Não é proibido, mas se o objetivo for conseguir belas floradas a adubação deve ser realizada antes do aparecimento das flores e não durante.
      Um abração!

      Excluir
  29. CELIS 11/09/2013 SR.MARIO BOA NOITE,POSSO USAR 4/14/8 EM VASOS DE VIOLETA?SE NAO PODER PODE ME DIZER NOME DE OUTRO,OBRIGADA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celis, Bom Dia!
      Esse fertilizante irá estimular o aparecimento de flores.
      O problema maior é que o vaso é pequeno e ele ficaria próximo ao caule o que não é bom.
      Existe a venda fertilizante líquido e até alguns com fórmulas especiais para violetas.
      Acredito que encontre com facilidade em gardens, casas agro-pecuárias e grandes redes de supermercados.
      Um abração!

      Excluir
  30. Boa tarde!
    Gostaria de saber qual é o melhor adubo para rosa do deserto, estou com uma muda +ou- 20cm. e ela já está cheia de folhas, mas até agora não floriu, eu tenho um adubo 10.10.10 posso usa-lo? também estou com 3 mudinhas que plantei sementes e brotou, posso aduba-las também? elas estão com mais ou menos 3 cm.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia tenho algumas mudas de adenium com mais de 1 ano ainda não floriu qual o fertilizante ou adubo que o Senhor endica para usar para que ela florice e brotace elas estão com um galho comprido .grata

      Excluir
  31. Mário, gostei muito do seu blog. Me senti confortável e amparada para com o trato das minhas princesas aqui de casa. Att, Fernanda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, Bom Dia!
      Obrigado pela visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
  32. olá Mario... Me chamo Priscila, eu tenho uns coqueiros de paisagismo no quintal, quero saber a quantidade de fertilizante eu coloco neles, o fertilizante que eu ganhei é o Heringer N total 21 sulfato e amonio. qual quantidade coloco? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscila, Boa Tarde.
      Não tenho conhecimento maior sobre esse fertilizante da empresa Heringer.
      Em relação ao mais comum NPK, para palmeira use a fórmula 10-10-10 e coloque ao redor do caule, nunca junto a ele cerca de 5 colheres de sopa ( se a planta for pequena use menos ), incorpore levemente ao solo e regue em seguida.
      Um abração!

      Excluir
  33. Adorei as orientações.... obrigada mesmo... Parabéns... muito muito muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  34. Olá como devo usar adubo químico em violetas eu tenho o granulado NPK 4-14-8 devo colocá-lo diretamente ou devo diluí-lo,primeiro?Se for preciso diluí-lo me passe a medida de água se possível?Aguardo sua resposta Obrigado...

    ResponderExcluir
  35. oi, coloquei adubo 101010 nas minhas flores e agora elas estão todas queimadas, tem como salva-las? obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Acredito que tenha colocado junto ao caule, ou usado quantidade excessiva.
      Se ainda estiver visual procure com cuidado afastar do caule, caso contrário terá que esperar a planta se recuperar naturalmente.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  36. Olá sr Mário tudo bem? . Sou o Marcos ha 4 dias q fiz cobertura do npk muito próximo do caule, morreram quase tudo, gostaria de saber se os q restaram ainda pode morrer? O q posso fazer pra salva-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, Bom Dia.
      Aplicação de fertilizante junto ao caule ou em quantidade excessiva, pode matar a planta, por essa razão é aconselhável a colocação ao redor, na projeção da copa, afastado do caule.
      Em alguns casos, as folhas secam, caem, mas depois voltam a brotar.
      Como já passaram 2 semanas em relação a postagem da mensagem, espero que as demais estejam vivas.












      Unica coisa que pode ser feita se o fertilizante utilizado for granulado será com cuidado afastar do caule.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  37. ola bom dia !
    posso colocar npk 20 20 20 em qualquer planta ornamental
    obrigada!!!

    ResponderExcluir
  38. Olá Luciane, Boa Tarde.
    O NPK, fórmula 10-10-10 é praticamente um coringa, na dúvida use ele e se desejar bonitas floradas use 04-14-08.
    No caso 20-20-20 de uma forma geral, use a metade do 10-10-10.
    Evidente tudo isso é falando sem especificar uma planta determinada.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  39. Olá Mário! Amo seu blog! Há alguns anos comecei a me aventurar no meu sonho de criança de ter um jardim. No começo foi muito difícil e eu matava quase tudo. Pensei até em desistir, pois achava que as plantinhas não me mereciam. De um ano para cá as coisas têm melhorado. A questão é que vou até bem com árvores e folhagens, mas flores ainda está bastante difícil. As floradas são sempre muito tímidas. Isso quando tem florada! Lendo sobre o adubo aqui, pensei na possibilidade de estar usando pouco, por medo de matar a planta. Eu uso a colher de medida que vem na embalagem. 1 colher de chá para vasos pequenos, 1 de sopa para vasos médios, 2 de sopa para vasos grandes e 3 de sopa para vasos gigantes (de cimento). Devo aumentar ou posso usar esta quantidade e adubar mensalmente? Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  40. Boa noite

    Há duas semanas plantei uma cica com idade de 6 anos, começando a apresentar folhas amareladas e perda das pontas.
    Qual seria o problema? Será que devo aplicar NPK? Qual proporção e como aplica-lo? Desde agradeço a atenção e muito prestativo seu blog

    ResponderExcluir
  41. Usei muito fertilizante 10 10 10 e percebi que as folhas das plantas estao queimando. O que devo fazer para sauva-las?

    ResponderExcluir
  42. cultivo orquideas por favor pode me ajudar com a adubaçao tanto foliar quanto granulado o npk foliar de quanto dias colocar e quanto colocar por litro agradecida.

    ResponderExcluir
  43. Senhor Mário Franco, boa tarde. Gostaria de saber qual o fertilizante apropriado para: primavera, azaléia, roseiras, lírio da paz, manacá da serra, tuia, petúnias, jibóia e violetas. Gostaria de saber também, qual a época boa, pra poda de todas essas plantas.
    Grata
    Waldete de VGP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Waldete, Boa Tarde.
      Para estimular a produção de flores aplique o NPK 04-14-08, seguindo as recomendações da postagem.
      Um abração!

      Excluir
  44. Boa tarde, comprei uma azaléia no horto e apliquei o adubo químico 4-14-8 pois li que é bom para floração. Mas as folhas secaram e caíram, porém verifiquei o caule e ainda está verde. O que faço? As pontas dos galhos estão marrons em seu interior. Obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Laura, Boa Tarde.
      Seguiu as instruções da postagem em relação a quantidade e aplicação?
      Dê mais detalhes em relação tamanho da planta, local em que está cultivada, luminosidade, rega, etc.
      Um abração!

      Excluir
  45. Olá Sr Mário,
    Gostei muito do seu blog. Queria saber se usar fertilizantes liquidos em plantas que dão fruto, como o tomateiro por exemplo faz mal.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  46. OLÁ SR. MÁRIO, COMPREI UM FERTILIZANTE NPK 04 14 08 E NA INSTRUÇÃO NA EMBALAGEM PEDIA PRA MISTURAR NA TERRA DO PLANTIO. SERÁ QUE FARÁ MAL PARA MINHAS PLANTAS PQ COLOQUEI UM POUCO DESSA TERRA NO FUNDO DO VASO E NAS LATERAIS...DESDE JÁ OBRIGADA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabel, Bom Dia.
      Misturar em toda terra ou substrato é por ocasião do plantio, mas sempre na quantidade correta.
      No caso de plantas já cultivadas, aplicar de 1 a 3 colheres de sopa (conforme tamanho da planta) ao redor do caule, nunca junto a ele, incorporar levemente ao substrato, para não danificar raízes mais superficiais e regar em seguida.
      Um abração!

      Excluir
  47. Olá Sr.Mário tenho várias rosas do deserto mais elas até agora não desenvolveram nenhuma flor. Posso por o fertilizante mesmo sem elas terem flores??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Patricia, Boa Tarde.
      Aplique NPK 04-14-08, conforme instruções da postagem ou do fabricante.
      Sempre ao redor do caule, nunca junto a ele.
      Um abração!

      Excluir
  48. Olá, bom dia Sr. Mario! Em junho ganhei do uma muda de manaca da serra e como recomendação retirei do plastico onde veio, adubei a terra com humus de minhoca, farinha de osso e NPK e transferi para um vaso maior e tenho mantido uma rega diaria, contudo tenho notado que após um mes e meio a parte debaixo estão a secar e tem muitas folhas com as pontas secas, alem de alguns botoes que nao abriram cair...o que devo fazer!???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Leia a postagem sobre o manacá-da-serra neste blog, tem dicas do produtor.
      Um abração!

      Excluir
  49. Olá, cheguei a conclusão de que coloquei muito do 10 10 10, como faço pra recuperar antes que a planta morra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Se colocou o granulado e for visual, tente remover sem danificar as raízes da planta.
      Boa Sorte!

      Excluir
  50. TINHA UM PÉ DE PIMENTINHA EM UM VASO, COLOQUEI O FERTILIZANTE 10 10 10 E MORRERAM TODOS OS PEZINHOS DE PIMENTA QUE EU JÁ TINHA HÁ UM ANO, CHEIO DE FRUTINHAS. o QUE SERÁ QUE ACONTECEU?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Provavelmente tenha colocado junto ao caule e em quantidade maior.
      O correto é sempre colocar ao redor da planta, se flor plantas maiores que não estão em vasos na projeção da copa, nunca junto ao caule.
      Muito cuidado também com a quantidade.
      Um abração!

      Excluir
  51. Olá estou com algumas sementes de rosa do deserto....
    Gostaria de ter dicas de como fazer a germinação e os cuidados q devo tomar até uns 6 meses....
    Grato pela atenção
    Reginaldo 7R

    ResponderExcluir
  52. Posso usar adubo de samambaia em rosa do deserto?

    ResponderExcluir
  53. Bom dia Sr. Mario.
    Minha mãe tem uma Azaléia em vaso, o ano passado ela estava muito bonita, mas este ano as folhas começaram a cair em grande quantidade todos os dias os botões secam, tem galhos totalmente sem folhas.
    O que ela deve fazer?
    Detalhe, ela plantou ao redor do vaso algumas suculentas (rosa de pedra), isso pode ter prejudicado a Azaléia?

    ResponderExcluir
  54. Boa noite...tenho umas orquideas e meu esposo acabou comprando o npk 041408 no lugar do que eu pedi...gostaria de saber se posso usa-lo nelas...obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Cuidado com fertilizantes em orquídeas, tem a venda com formulação próprio para elas.
      Estou sem tempo, qualquer hora faço uma postagem, pesquise.
      Um abração!

      Excluir
  55. Boa noite , usei fertilizante 10x10x10 e está queimando as folhas dá minha ixoria oq devo fazer.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno Bom Dia!
      Provavelmente aplicou junto ao caule e quantidade elevada.
      Se for o granulado, com cuidado para não danificar as raízes tente afastar do caule ou retirar.
      Se foi o líquido não tem o que fazer a não ser esperar a recuperação da planta.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  56. Boa noite td bem! aqui que adubo eu posso usar para meus buganvílias florir novamente, é também para equisorias! Obg😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luiza, Bom Dia
      Aplique NPK 04-14-08, sempre ao redor do caule nunca junto a ele, a quantidade vai depender do tamanho da planta, se estiver em vaso e for pequena de 1 a 3 colheres, se estiver no solo um pouco mais.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  57. Ol Mário, adorei seu blog e peço sua ajuda plantei galhos de roseiras, como devo utilizar o npk 041408

    ResponderExcluir
  58. Boa noite gostaria de saber qualadubo usar na minha primavera ela não floresce só cresce não sei o que fazer mais . Grata

    ResponderExcluir
  59. Ola eu posso usar npk granulado em pes de roseiras que estao com pouco desenvolvimento

    ResponderExcluir
  60. Boa tarde Tem alguns vasos de Hortencia
    Os primeiros 2 anos ficaram lindas. Já uns dois para cá estão feias. Já até pensei em eliná-las mas elas não são velha
    Por favor me orienta Eu são a minha paixão
    Ficarei muito Grata

    ResponderExcluir