9 de abr. de 2011

ROSA-DE-PEDRA - ( Echeveria elegans Rose )

-->
Herbácea suculenta.
ROSA-DE-PEDRA - ( Echeveria elegans Rose )
 NOME CIENTÍFICO: Echeveria elegans Rose.

NOME POPULAR: Rosa-de-pedra, bola-de-neve-mexicana, echeveria, Mexican Gem, Hen and Chicks.

Nota: O seu formato se assemelha a uma rosa, daí seu nome popular, o nome Hen and Chicks (Galinha e Pintinhos)  é porque quando ela solta brotos lembra uma galinha com seus pintinhos embaixo dela.

 FAMÍLIA: Crassulaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: México.

PORTE: 15 a 20 cm de altura, e 5 a 20cm de diâmetro.

FOLHAS: No formato de uma roseta, são de cor verde-azuladas, espessas e cerosas.

FLORES: Róseas em hastes, floresce principalmente nos meses mais quentes do ano.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Como as suculentas tem a capacidade de reter água, se cultivadas em vaso, após regar, deixe o substrato secar por uns dias entre uma rega e outra. Se estiverem em canteiros, só regue em caso de estiagem prolongada.

CLIMA: Tropical e Sub Tropical, mas tolera temperaturas baixas.

CULTIVO: Tem crescimento relativamente rápido. Cultivar em solo rico em matéria orgânica e que tenha uma excelente drenagem. 

ROSA-DE-PEDRA - ( Echeveria elegans Rose ) - Detalhe dos brotos
ROSA-DE-PEDRA - ( Echeveria elegans Rose ) - Detalhe do Broto

UTILIZAÇÃO: Em vasos e jardins, muito utilizada em “jardim de pedras”

PROPAGAÇÃO: Por enraizamento de folhas e por brotos que nascem em torno da planta mãe.

PREÇO: Em Holambra / SP a muda em saquinho estava sendo comercializada a R$ 0,93.

ROSA-DE-PEDRA - ( Echeveria elegans Rose ) - Mudas comercializadas
 

31 comentários:

  1. Oii Mário! Tenho uma rosa da pedra, mas não exatamente essa. A minha é um das pétalas afinadas, e verdes bem escuras, deve conhecer. Pois é... Comprei uma, no supermercado, como eles não tem muito cuidado com elas, quando cheguei em casa a reforcei, pois já estava até saindo do vaso. Não sei o que aconteceu, ela ficava em cima do tanque da área. De repente, só de encostar ela começou a soltar as pétalas, Até que não restou nada. Percebi então que o ''miolo'' vamos dizer, estava murcho. Não sei o que pode ter ocasionado isso. Fiquei muito triste por que isso aconteceu. O que pode ter acontecido? E também, como plantar as pétalas que caíram? Simplesmente plantar elas na terra? Elas precisam ser aguadas com freqüência? Necessita de sol? Gostaria que me ajudasse, antes que aconteça com a outra, o mesmo que aconteceu com essa. Muito obrigada pela atenção! Tchaaau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como se sentiu Priscila, comecei a cultivar suculentas esse ano e também perdi as duas primeiras que comprei.
      Fiquei muito triste mesmo ,porém, como o Mário falou eu procurei aprender mais e mais como cuidar dessas belezas que são as suculentas.
      Uma dica minha, não desista e qdo comprar a próxima procure adaptá-la ao clima de sua casa e troque de vaso e substrato, pois os que vem com elas não possuem nutrientes suficientes para mantê-las vivas.
      Ponha aos poucos ao sol da manhã e não regue à menos que o substrato esteja muito seco de forma que não suje o dedo.
      Espero que tenha ajudado com as próximas. Bj.

      Excluir
  2. Olá Priscila, Bom Dia!

    Existem muitas espécies de Echeveria que são conhecidas popularmente como Rosa-de-pedra, como são plantas suculentas, tem que ter substrato com boa drenagem, e água em demasia ou principalmente que acumule no vaso, mata a planta.
    Tente aprender mais sobre Cactos e Suculentas.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mário,

    Bom dia, sera que voces podem me ajudar?

    Há uns 3 anos hospedei-me num hotel na ilha de Porto Santo - Portugal e fiquei apaixonada por essa plantinha. A recepcionista entao me cedeu um galho com uma linda florzinha verde, mas com o passar dos anos minha plantinha cresceu bastante mas não parece mais com a plantinha que eu vi há anos. O que sera que está acontecendo com ela? Ajudem-me por favor! Sera que voce tem algum email para que eu possa enviar-te duas fotos da planta? Obrigada, cumprimentos, Amanda.

    ResponderExcluir
  4. Olá Amanda, Boa Tarde

    O email está na parte superiors do blog.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. ola mario n tem como vc me enviar uma muda da rosa de pedra ? ja procurei muito onde moro mas n tem, e sou apaixonada por essa plantinha

    ResponderExcluir
  6. Olá Dani, Bom Dia!
    Não trabalho com comércio de plantas e infelizmente não tenho mudas aqui na chácara.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Eu posso comprar vasinhos com vocês pela internet. Tenho o nome de todas que quero.
    Zezé mjose-55@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zezé, Boa Tarde.
      Não trabalho com comércio de plantas.
      Um abração!

      Excluir
  8. olá Mario, ganhei uma rosa de pedra maravilhosa, bem viva e firme...mas num apartamento que quase não pega sol, sempre deixo as janelas abertas para entrar iluminação solar, mas o sol pega somente nas paredes laterais de alguns cômodos, você acha ela resistirá dentro do meu apartamento??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lylian, Boa Noite!
      Ela é uma planta que gosta de sol pleno, procure manter em local com o máximo de claridade possível, cuidado com água exagerada.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  9. Oi Mario meu nome é Thiago fiquei fã das suculentas eu comprei uma rosa-de-pedra idêntica as das fotos plantei embaixo da escada não pega sol direto mais o sol chega perto é bastante iluminado e arejado, ela esta começando a crescer porem as folhas novas estão rachando e já estão crescendo com pequenas rachaduras !!! Sabe me dizer pq? e se ainda tem solução?
    Abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thiago, Bom Dia!
      Não sei te dizer porque está acontecendo isso, mas como é uma planta que precisa receber sol talvez possa ser este o motivo.
      Um abração!

      Excluir
  10. Olá Mario. Meu nome é Eduardo e possuo uma planta que é parecida com uma rosa-de-pedra porém, as "folhas" possuem uma penugem. Está começando a florescer. Caso respondas, pergunto de posso mandar-te uma foto.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, Boa Noite.
      Mande a foto para meu email
      marioffranco@hotmail.com
      Um abração!

      Excluir
  11. Olá, Mário!
    Tenho uma rosa de pedra que floriu bastante, as hastes estão enormes, parece com a medusa (rs). Mas, algumas hastes estão com as flores secas e eu gostaria de saber se posso cortá-las. Obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Ola Mario! eu tenho uma rosa de pedra mas ela é pequena tudas que vejo nas imagem são bem grande sera que é outra espécie.

    ResponderExcluir
  13. olá Maria! minha rosa de pedra está ficando rosada e uma das folhas amoleceu, o que eu faço??

    ResponderExcluir
  14. Olá a minha rosa de pedra está com mudas como posso retirar está mudas

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Cultivo uma Rosa de Pedra em um vaso e minhas dúvidas são: elas podem tomar chuva? Elas podem tomar chuva constante em dias seguidos? E sendo assim quantos dias devo aguardar para a próxima rega? Obrigado e parabéns pelo site! Roberto.

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho muita Rosas de pedra no meu jardim e a cada ano elas aumentam muito e eu praticamente não faço nada elas por si própria se cuidam e elas realmente estão encima de pedras

    ResponderExcluir
  17. Olá boa noite, fiz um vasinho com a minha rosa de pedra. . mas as folhas debaixo estão ficando moles e amareladas. Pode ser falta de água? Ela toma sol da manhã e a tarde. Me ajudaaa! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é normal, quando acontece isso com a minha eu retiro as folhas e deixo elas secando no próprio caso.. é assim que elas vão crescer

      Excluir
  18. Olá. Minha echeveria está crescendo muito para cima. Sinto que o "tronco" pode vir a quebrar a qualquer momento. A parte boa é que ela está soltando brotinhos na parte mais próxima da terra e, no topo, está soltando aquelas "anteninhas". Deixo tomae bastante sol e rego direitinho, 1 vez por semana mais ou menos. Mas quanto ai crescimento vertical, estou preocupada... Como devo proceder?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Provavelmente ela está emitindo uma haste floral, a planta gasta muita energia com isso e geralmente acaba morrendo, mas antes disso haverá muitas mudas.
      Mande notícias, assim todos aprendem.
      Um abração!

      Excluir
    2. Obrigada por responder tão rápido!! Ehehehe... Só mais uma coisa: será que posso podar na parte superior em que as folhas estão mais verdinhas e bonitas e plantar em outro vaso? Pela falta de raiz, vc acha que pode dar certo? É que estou querendo salvá-la de que se quebre por causa do crescimento vertical. Obrigada!!

      Excluir
  19. Oi tenho uma Suculenta igual a foto...a minha está cheia de folhas secas... Porém com bastante Brotinhos... Tiro as folhas secas ou deixo cair sozinhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia
      Apenas por razões estéticas podem ser cortadas, mas não arranque para não deixar ferida na planta que será uma porta aberta para entrada de doenças.
      Um abração!

      Excluir
  20. Olá, boa noite. Tenho uma echeveria é pequena, mas está alta e as folhas não estão na horizontal, estão apontadas para baixo. Sabe pq ela está ficando assim? Se quiser posso mandar uma foto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Olá tudo bem? Tenho uma Echeveria e ela começou a florir agora, está maravilhosa. Eu reparei que nasceu um broto de baixo dela, e gostaria de saber em quanto tempo posso replantar esse broto e como fazer isso, obrigada

    ResponderExcluir
  22. Ola a minha planta e igual a essa mas é meia risada escura sb estou tentando achar o nome exatamente dela mais não consigo

    ResponderExcluir