19 de mai. de 2011

PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - ( Pachypodium lamerei )

Suculenta arbórea.

PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - ( Pachypodium lamerei )
NOME CIENTÍFICO: Pachypodium lamerei.

NOME POPULAR: Palmeira-de-madagascar.

FAMÍLIA: Apocynaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Madagascar.

PORTE: 6 metros de altura, mas se cultivada dentro de casa, atinge no máximo 2 metros de altura.

FOLHAS: Estreitas que crescem na parte superior do tronco, como se fosse palmeira.


PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - ( Pachypodium lamerei ) - Detalhe das folhas


PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - ( Pachypodium lamerei ) - Detalhe da folha
 
FLORES: Aparecem após 10 anos, no verão, são de cor branca e exalam perfume agradável.
Clique para ampliar
PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - ( Pachypodium lamerei ) - Detalhe das Flores
Nota: Cultivada dentro de casa, dificilmente irá aparecer flores.

TRONCO: Caule suculento, de tonalidade prateada / acinzentada, coberto com espinhos grandes e bem afiados. 

PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - ( Pachypodium lamerei ) - Detalhe do caule

PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - ( Pachypodium lamerei ) - Detalhe do caule
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Pouca água, suporta solo mais seco, regar 1 vez por semana, reduza quantidade no inverno.

CLIMA: Quente, não tolera geadas.

PODA: Retirar apenas folhas secas.

CULTIVO: De fácil cultivo, crescimento lento, o solo tem que ter boa drenagem, de forma que não acumule água, para não apodrecer as raízes,

UTILIZAÇÃO: Jardins rochosos e ambientes internos desde que ofereça a luminosidade necessária.

PROPAGAÇÃO: Por sementes e estaquia.

PREÇO: O preço varia de acordo com o tamanho da planta. Em Holambra / SP estava sendo comercializado por R$ 44,00.

35 comentários:

  1. Comprei uma madagascar com uns 15cm de altura. Rego uma vez por semana. Em tres semanas ela esta envergando e parece que o caule esta murchando de cima para baixo. Tive que apoia-la em um arame.
    como posso salva-la. Moro entre a lagoa e o mar, sera que a umidade esta prejudicando-a?

    ResponderExcluir
  2. Olá Bom Dia!

    Sua PALMEIRA-DE-MADAGASCAR não está bem, não acredito que o problema seja a umidade.
    Se voce estava seguindo os outros cuidados, principalmente em relação a água, não sei o que possa ter acontecido.
    Algumas plantas sofrem com mudanças e também podem já estar com algum problema, que quando compramos ainda não tenha manifestado.

    FELIZ NATAL
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha esta fazendo um ano e começou a apresentar o mesmo problema....esta com uma oarte quase no topo que oarece estar ficando oca...se empurrar o espinho reparo que parece estar vazia por dentro, meche o espinho com a "pele" ....sera falta de agua? Quando comorei me disseram para regar no verao a cada 15 dias e no inverno uma vez ao mês e no maximo dois dedos de água. .pf me ajude!

      Excluir
  3. A minha palmeira de Madagascar estava linda, cheia de folhas longas, tronco grosso e brilhante. De repente as folhas amarelaram e caíram, agora no lugar onde deveria sair novas folhas está murchando. O que devo fazer? Esta planta tem mais ou menos 6 anos e está no vaso com cerca de 70cm.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bom Dia!

    Sobre sua PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - (Pachypodium lamerei), se voce tem ela a 6 anos e cuida de forma adequada, cidando da luminosidade e não abusando de regas, o que aconselho seria verificar se não há necessidade de passar para um vaso maior, use luvas ou pegue uma pano grosso e retire ela do vaso, com bastante cuidado para não quebrar o torrão e danificar a planta, verifique se as raízes estão ocupando toda extensão do vaso e enrolando, se for isso, arrume um vaso maior e use o substrato adequado para ela.

    Boa Sorte!

    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Olá! boa tarde!
    tenho uma palmeira madagascar a 1 ano, ela está com 60cm, estava dentro de casa porem batia luz e sol, mas ficou cheia do que acredito ser pulgao.
    as folhas murcharam e apareceram tb umas joaninhas pretas na parte superior onde encontra se as folhas, eu tirei as folhas que estavam secas e a coloquei no sol, a minha janela pega o sol da tarde.
    apliquei SBP spray e observei q as joaninhas secaram e as pintas brancas tb.
    posso deixa-la no sol pleno (lembro que moro em clima quente e úmido) e continuar a regra 1 x por semana,ela está somente c 3 folhinhas...
    devo aplicar alguma cisa no solo
    desde já agradeço.
    abraços

    ResponderExcluir
  6. Olá Boa Tarde!

    A PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - (Pachypodium lamerei),gosta de sol pleno que em ambientes com alta umidade não deixa proliferar algumas doenças e ataques de insetos.
    Pode deixá-la no sol.
    Não sei se ela está cultivada no substrato certo, pois isso está relacionado a rega, ou seja podem reter ou não água. De qualquer forma regue de preferência pela manhã, de forma que a planta consiga reter a quantidade que precisa e o excesso possa evaporar.
    Quando ela se recuperar, aplique cerca de 1 a 3 colheres de sopa de NPK (conforme tamanho do vaso), fórmula 04-14-08 ao redor do caule, nunca junto a ele, revolva levemente o substrato e regue em seguida.
    Boa Sorte.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Olá Boa Noite!!

    Comprei uma palmeira madagascar coloquei em um vaso maior
    e coloquei na varanda da minha casa que pega sol o dia inteiro
    mas as folhas estavam ficando feias o que eu faço?devo tirar do sol??
    moro em uma região muito quente será se preciso fazer a rega mais vezes?
    estou a regar 1 vez por semana.

    ResponderExcluir
  8. Olá Boa Noite!
    Quanto a sua PALMEIRA-DE-MADAGASCAR - (Pachypodium lamerei), tenho dito isso sempre aqui, as plantas que compramos estavam num "hotel 5 estrelas", onde o produtor controlava de forma eficiente a luminosidade, umidade, fertilizante, regas, etc. Em nossas casa a planta não tem isso, o ideal é num primeiro momento mante-la no vaso original para a planta ir se acostumando com o novo ambiente. Mas como agora ela já está num novo vaso, espero que tenha utilizado substrato adequado para ela. Quanto a rega faça um teste de umidade, enfie o dedo no substrato e verifique se está seco ou não, assim poderá saber se é necessário regar.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  9. amigo comprei um deste no carrefur ele esta grande 15 centimetros o vaso e grande mas nao sei se esta na ora de trocar por um maior mas acabei de comprar se colocar ele em um vaso maior ele crecera mais ? essa e aonde distribui>>> veling holambrasera <<<que deverei se preocupar com substrato ja veio junto no vaso um substrato preto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Flavio, Bom Dia.
      Deixe por alguns meses ele no lugar em que deseja que ele permaneça, como a planta veio de um produtor que provavelmente tinha estufa climatizada a planta terá que se acostumar com o novo ambiente, se fizer mudança agora a planta irá sofrer muito.
      Boa Sorte!

      Excluir
  10. amigo qual e o melhor subistrato para ela? estou usando aquele preto que ja vem com ela no vaso parece casca de arvore preta acabei de comprar mas estou achando ela grande para o vaso e as folhas estao ficando amareladas pq?

    ResponderExcluir
  11. Olá Flávio, Boa Tarde.
    Ele vai prosperar bem em substrato rico em matéria orgânica, mas que tenha boa drenagem, água em demasia irá apodrecer as raízes e matar a planta.
    Existe algumas misturas utilizadas, como terra vegetal, casca de pinus e composto orgânico.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  12. Olá, tenho esta linda planta há uns 14 anos. Ela cresceu, suas raizes sairam do vaso, troquei o vaso e ela floresceu, inclusive. Eu não costumo rega-la. Tenho muito cuidado com isto e pelo jeito deu certo. Em compensação, no verão ela até toma chuva e não ficou prejudicada, talvez por causa da drenagem. Não tem pratinho embaixo da planta e toda água que entra sai. Ela floresce em março, depois caem flores e folhas, fica somente o caule espinhento e depois novamente nascem folhas. Muito fácil de lida com ela, somente não pode, a meu ver, depois de tanto tempo, ser regada.

    ResponderExcluir
  13. Amigos, tenho uma planta dessas a 8 anos. Ela estava meio esquecida em área externa (na varanda de um cômodo da casa, onde batia muito sol e chegava pouca chuva) e chegou a secar parte do caule por conta desse descuido. Há um ano trouxe ela para dentro de casa, próximo à janela e passei a dar-lhe mais atenção, regando regularmente (1 ou 2 vzs na semana). Ela se recuperou bem e as folhas voltaram a crescer. Porém, recentemente começaram a aparecer umas pintas brancas em uma das folhas (parece uma espécie de mofo) que foi crescendo e se espalhando para outras folhas, que com o tempo toma toda folha, ela seca e cai.
    Isso é normal ou é algum tipo de doença? Será excesso de água?
    A planta está em ambiente interno, próximo à janela, onde pega sol em quantidade razoável ao longo do dia.

    ResponderExcluir
  14. eu uma planta dessas a uns 2 anos comprei com uns 25 cm e ja esta com 75 cm , rego pouco e cuido bem dela , mas ela não está crescendo reto , esta indo na diagonal , posso por um arame ou algo para fazer ela ficar reta? abraços

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Semei a palmeira de Madagascar, mas quando comprei as sementes nao obtive o manual de semeadura. Pode me tirar algumas dúvidas? Fiz a semeadura como se fosse um Adenium, em substrato que já utilizo pronto para sementes, com um pouco de areia grossa. Deixei as sementes expostas, fora do sol, em ambiente de muita luz e com plástico filme por cima do vaso. Tem 7 dias, ainda não germinaram. estou fazendo o que de errado? Rego borrifando uma vez por dia, será que está demais?
    Grata, Lyana Coe.

    ResponderExcluir
  16. Tenho uma.palmeira que comprei a tempos hoje ela está com um metro e começaram a aparecer umas manchas escuras nas folhas e elas começaram a cair, será fungo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      A princípio, sem ver a planta, pode ser que seja, para eliminar este problema pulverize fungicida que é feito a base de cobre e você irá encontrar o produto já pronto em garden.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  17. COMO SE FAZ A ESTARQUIA DA PALMEIRA DE MADAGASCAR.
    ME ENSINA POR FAVOR.

    ResponderExcluir
  18. Olá, boa tarde. Alguém saberia me informar onde consigo comprar uma muda da palmeira, para entrega em SP Capital?
    Agradeço,
    Claudia

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma palmeira de madagascar com 1,20 altura posso cortar ela para induzir ela a novas brotações e se pode em qual altura posso cortar?

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde! Comprei uma palmeira Madagascar com uns 40cm, deixei 20 dias no mesmo vaso que veio para ela se adaptar com o ambiente. Após esses dias coloquei em um novo vaso,e agora as pontas das folhas estão ficando queimadas . O que pode ser? O que devo fazer? Pois eu rego de acordo observando a umidade. Estou com medo de perder minha palmeira. Por favor me ajudem! Desde já agradeço .

    ResponderExcluir
  21. Bom dia. Minha planta está com uma podridão no topo. Sem folhas e os espinhos no local estão secos. Posso cortar para eliminar e evitar que espalhe para a planta toda? Ela irá brotar novamente? Devo colocar algum produto? Tipo canela. Muito obrigado!👍🏻

    ResponderExcluir
  22. Moro num lugar que faz muito frio no inverno,será que terei secesso no seu cultivo? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Ela não tolera frio intenso e geada, terá que colocar em local protegido nesses períodos.
      Um abração!

      Excluir
  23. Eu gostaria de saber como faz p obter mudas. Já vi que em alguns pés, nascem os brotinhos bem próximo mesmo a raiz, é feito algum procedimento para q esses brotos apareçam bem alí?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourimar, Bom Dia!
      Provavelmente essas mudas nasceram a partir de sementes que caíram da planta mãe, se retirar com cuidado mantendo um pequeno torrão e as raízes intactas terá sucesso no plantio.
      Um abração!

      Excluir
  24. Boa tarde eu vivo em Moçambique África. Tenho uma palmeira com 4anos está saudável já tem flores e está ramificando como posso multiplicar? As sementes estão nas flores? Posso partir um estaca que está ramificar para plantar? É como se faz a propagação por estaca? Obrigada

    ResponderExcluir
  25. Boa tarde, minha palmeira de Madagascar está com uma mancha amarelada no tronco e está aumentando. O que pode ser e o que devo fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  26. Olá, bom dia! Comprei uma Palmeira de Madagascar com poucas folhas mas logo encheu e ficou lindo, porém no inverno caíram todas e logo já vieram as folhas novas. Porém, umas a metade da Palmeira está com folhas normais de uns 20cm pq está começando agora a nascer, já do outro lado as folhas nascendo bem fraquinhas e todas queimadas e estão mais ou menos com 5cm.de um lado folhas longas e bonitas e do outro folhas pequenas e queimada, secas. Ela tem mais ou menos 75cm. Pq será que tá acontecendo isso? O que posso fazer? Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
  27. Tenho uma palmeira de Madagascar há mais de dois anos.
    Me mudei recentemente e, por mais que ela continue tomando Sol, recebendo água uma vez por semana e estar em um vaso espaçoso, ela começou a deixar cair as folhas de modo exagerado, está com apenas algumas 4.

    Isso pode ser um mal sinal?

    ResponderExcluir
  28. Será que posso cortar os espinhos? A planta vai-se ressentir? Os espinhos voltam a crescer?

    ResponderExcluir
  29. Bom dia. Minha palmeira está com um buraco no tronco perto da raiz. O que eu faço. Não está mole nem apodrecendo. Acho que pode ter sido o excesso de chuva. O buraco está bem grande. Tenho medo de começar apodrecer

    ResponderExcluir
  30. Olá Boa Tarde!
    Com uma espátula deve remover o material solto da cavidade, a seguir aplicar uma pasta contra ataque de fungos que é feita a base de cobre, depois de alguns dias verifique como ficou se precisa aplicar um pouco mais de pasta ou está estabilizado.
    Tem algumas pessoas que estão tapando a cavidade com espuma expansiva e depois de seca cortando modelando ao tronco e fazendo uma pintura impermeabilizante.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir