23 de ago. de 2011

LUDISIA - ( Ludisia discolor )


LUDISIA - ( Ludisia discolor )
NOME CIENTÍFICO: Ludisia discolor.

NOME POPULAR: Ludisia.


Nota: Orquídea terrestre (em seu ambiente natural, são encontradas no chão das florestas e não em árvores).


FAMÍLIA: Orchidaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Nordeste da Índia, sudeste da Ásia até Indonésia.

PORTE: Até 40 cm de altura.

FOLHAS: Aveludada na página superior, de coloração verde/vermelha escuro, quase marrom, com veias douradas/avermelhadas, são agrupadas, elípticas-lanceoladas. Em sua página inferior são de cor vinho lisas e brilhantes o que dão um efeito ornamental bem interessante. Pode haver variação no padrão de cores e desenho das nervuras.

Nota: “discolor” (do latim) - tem esse, nome porque suas folhas possuem cores diferentes de um lado para outro.


LUDISIA - ( Ludisia discolor ) - Detalhe das folhas


LUDISIA - ( Ludisia discolor ) - Detalhe da folha página (lado) superior

LUDISIA - ( Ludisia discolor ) - Detalhe da folha, página (lado) inferior

FLORES: Quando está terminando o inverno e durante a primavera elas surgem, uma haste na posição vertical onde aparecem inflorescência, tendo em  média 20 cm de altura, de cor branca translúcido e mácula amarela na ponta.. A floração dura de 2 a 3 semanas.

LUDISIA - ( Ludisia discolor ) - Detalhe da flor

LUDISIA - ( Ludisia discolor ) - Detalhe da flor

TRONCO: Esta espécie de hábito terrestre não contém pseudobulbos, de rizoma ereto, contornado ou pendurado, conforme o local onde estiver cultivado. Tem de 20- 30cm de comprimento.

LUDISIA - ( Ludisia discolor ) - Detalhe dos rizomas

LUMINOSIDADE: Não suporta luz direta do sol das 10h00 as 17h00, mas gosta de claridade, pode portanto ser cultivada a meia-sombra ou sombra.

ÁGUA: Aprecia substrato úmido, mas não encharcado, regar de 2 a 3 vezes por semana, aumentando a quantidade do volume nos dias quentes e diminuindo nos dias frios, regar de preferência pela manhã.

CLIMA:  Quente e úmido e amenos.

PODA: Não necessária, retirar folhas secas para manter a planta com boa aparência, depois de algum tempo mesmo com todos os cuidados necessários a planta apresentar declínio, faça o replante.

CULTIVO: Uma planta fácil de cuidar desde que observada as condições básicas. De preferência usar como substrato uma mistura de fibras de coco desfibrado, terra vegetal, um pouco de carvão e pedriscos, o solo tem que ficar bem solto para permitir uma boa drenagem e areação de suas raízes.

FERTILIZAÇÃO: Fazer uma adubação leve, de preferência as próprias para orquídeas ou violetas, que são facilmente encontradas nas gardens e até supermercados.  

UTILIZAÇÃO: Devido suas flores e folhas bastante ornamentais são muito utilizadas em vasos e canteiros que não recebam luz do sol direta.

PROPAGAÇÃO: Por sementes ou estacas de brotos laterais que podem ser colocados num vidro com água, o que irá acelerar o enraizamento, mas podem ser plantadas diretamente no substrato.

PREÇO: Em Holambra / SP era comercializado o pote tamanho PT08 por R$ 6,80.

LUDISIA - ( Ludisia discolor ) - Plantas comercializadas
FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro, em Mogi Mirim
A de plantas comercializadas foi feita em Holambra / SP.

NOVAS FOTOS


 
LUDISIA - ( Ludisia discolor )
LUDISIA - ( Ludisia discolor )
 
LUDISIA - ( Ludisia discolor )
xx

LUDISIA - ( Ludisia discolor )

LUDISIA - ( Ludisia discolor )

15 comentários:

  1. Olá!
    Pode dar uma forcinha no meu blog?
    Bebês Estilosos, Mamães Vaidosas
    http://meubebemerece.blogspot.com/
    Beijocas
    Edi Fortes

    --

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edi, Boa Noite.
      Fica aqui registrado para os leitores que tem interesse no assunto.
      Um abração!

      Excluir
  2. Boa tarde! Depois que as flores secam qual a altura que devo corta-las(haste)? Muito obrigado,
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Eu costumo cortar próximo ao solo, depois quando ela ficar bem seca retiro o restante.
      Um abração!

      Excluir
  3. Muito Obrigada pelos seus esclarecimentos quanto a essa orquídea .Acabei de compra-la meio que empolgada pela folhagem ,porem sem flor, e vim correndo na internet para saber algo sobre ela. Suas explicações foram mais que esclarecedoras. Agora vamos ver se vamos nos "entender". Saudações, Cecilia

    ResponderExcluir
  4. Olá Cecilia, Boa Noite.
    Agora não é época de dar flores, trate dela com todo carinho e terá flores quando estiver terminando o inverno ou no começo da primavera.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Por gentileza poderia me informar qual o tempo de maturação da cápsula de sementes.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tenho uma dúvida! As flores da minha já estao velhinhas! É preciso cortar a haste das flores? E se sim, por onde se tem que cortar?
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
  7. Como faço para trocar elas de vaso,o que tem que colocar para replantar ex:terra ou substrato?

    ResponderExcluir
  8. Acabei de comprar e estava bem longe de imaginar que é orquídia, a minha dúvida é: Sobrevive dentro de casa, porque comprei-a pensando que era planta de interior...

    ResponderExcluir
  9. Oi aqui posso dizer Boa noite (Portugal) ontem meu marido me comprou uma plantinha com um nome pouco comum fui quase como todas as pessoas pesquisar na net e surpresa orquídea . Vou seguir as instruções só que agora em Portugal começou o Outono o que quer dizer que está a fazer um pouco de frio. Ela vem sem flores ou seja têm uma pontinha onde sr pode deduzir que será a flor mas a minha dúvida é qual a temperatura que ela gosta para que ela seja feliz em sua nova moradia . Se for possivel me têm uma dica
    Obrigada

    ResponderExcluir
  10. Olá Mario, boa tarde, tenho uma ludisia discolor, moro em salvador-BA, ela floriu algumas vezes, porem depois da ultima floração ela começou a apresentar um decaimento das folhas e caule, troquei o substrato com uma mistura de carvão, areia e terra vegetal, ela fica debaixo de um pergolato onde recebe luminosidade e agua da chuva, neste período, ate o momento ela esta reagindo bem, quando fui fazer a muda percebi que minha mãe, havia deixado a planta com ela, colocou nela pó de café e casca de ovo, creio que isso tenha acidificado o substrato por isso a planta quase morreu, pode me ajudar com um adubo ou algo para recupera-la? desde já agradeço e deixo meus parabéns pelo blog, muito bem escrito e de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  11. Acabei de cpmprar duas mudas em Holambra. Obrigada pelas informações importantes.

    ResponderExcluir