17 de ago. de 2011

ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )


NOME CIENTÍFICO: Dendrobium nobile.

NOME POPULAR: Olho-de-boneca.

SINONÍMIA: Dendrobium formosoanum.

FAMÍLIA: Orchidaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Sudoeste da Ásia.

PORTE: Em torno de até 45 cm de altura.

FLORES: As mais comuns são de tonalidade branca com as extremidade rosada,  tendo no centro uma parte escura, dando a aparência de olhos, daí  seu nome popular. Mas foram desenvolvidos muitos híbridos com colorações diversas.

LUMINOSIDADE: Para que cresçam bonitas e saudáveis, gostam de meia-sombra e principalmente de muita luz. Nos meses mais quentes, se as folhas começarem a apresentar sintomas de queimaduras feitas pelo sol, faça proteção, colocando-as na sombra, mas sempre com muita claridade.

ÁGUA: Durante os meses mais quentes, regue de forma moderada todos os dias sempre no período da manhã, de forma que durante a  noite o substrato esteja seco, quando a temperatura começar a ficar mais baixa reduza gradualmente as regas  e volume.

CLIMA: Pode ser cultivada praticamente com qualquer clima desde que observados os tratos culturais necessários.

PODA: Retirada de flores secas e divisão de touceiras se desejar.

CULTIVO: Utilizar substrato próprio para epífitas tais como: cascas de árvores e fibras de côco, carvão vegetal, etc. Nunca enterre o rizoma (caule paralelo ao tronco) ele deve ficar sobre o substrato.

FERTILIZAÇÃO: Para plantas adultas utilize um fertilizante com pouco nitrogênio. De uma forma geral, para as orquídeas o ideal é usar fertilizante bem diluído e por mais vezes. Existe a venda nas gardens e supermercados produtos específicos para elas.

UTILIZAÇÃO: Os locais ideais para elas são troncos de árvores, pois são plantas epífitas,  que utilizam as árvores como suporte e não como alimento, como fazem as parasitas. Também bastante cultivadas em vasos.

PROPAGAÇÃO: É feita pela divisão da planta, devendo ser deixado 3 pseudobulbos com rizomas e raízes.

PREÇO: Em Holambra / SP o pote tamanho PT12 estava sendo comercializado por R$ 15,00.
Nota: Orquídeas são plantas delicadas e especiais, mas que depois de se adquirir as técnicas necessárias de cultivo, é possível conseguir sucesso com elas, esta publicação é apenas um rápido esboço sobre o assunto, aconselho quem desejar cultivar,  aprender mais sobre elas, existe muitas publicações sobre elas. Faça isso

EXPOFLORA 2013 

Durante a realização da EXPOFLORA - 2013 realizada em Holambra / SP, estavam a venda bulbos produzidos por André Boersen.
Algumas fotos da planta, embalagem e tratos culturais estão nas fotos a seguir:

ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
ÔLHO-DE-BONECA - ( Dendrobium nobile )
 

4 comentários:

  1. Sao lindas, perfeitas... Mario gostaria de saber qual a melhor época para fazer mudas de orquidias, pois tenho uma em tronco de árvore na fazenda e gostaria de ter uma muda em minha casa aqui na cidade, estou muito anciosa para retirar. Será que posso retirá-la agora?
    Um grande abraço.
    paulicelle

    ResponderExcluir
  2. Olá Paulicelle! Boa Tarde
    Você já identificou qual espécie de orquídea é?
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. As tres primeiras fotos não são de olho de boneca ou dendrobium nobilis. São dendrobium stardust, firebird e rainbow dance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roseli, Boa Noite!
      Agradeço a observação, vou arrumar.
      Um abração!

      Excluir