17 de fev. de 2012

BAMBU-MOSSÔ - ( Phyllostachys pubescens )



BAMBU-MOSSÔ - ( Phyllostachys pubescens )

NOME CIENTÍFICO: Phyllostachys pubescens.

NOME POPULAR: Bambu-mossô, mossô, moso-bamboo.

SINONÍMIA: Phyllostachys edulis.

FAMÍLIA: Poaceae (Gramíneas).

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Ásia - China.

PORTE: Chega atingir mais de 15 metros de altura.

FOLHAS: De coloração esverdeada, formam conjuntos pendentes.
 
FLORES: Devido ás condições climáticas, a planta só irá produzir flores e conseqüentemente frutos e sementes nas regiões de seu habitat natural.

TRONCO: Os colmos têm coloração azul-esverdeada e quando jovens parecem cobertos de uma substância esbranquiçada.

BAMBU-MOSSÔ - ( Phyllostachys pubescens ) - Detalhe do colmo
Nota: As mudas que estamos acostumados a ver à venda, apresentam formato curvado, mas não é natural, na realidade isso é feito por mãos humanas, com o objetivo de efeitos estéticos.

LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Principalmente quando jovem manter o solo ligeiramente úmido sem encharcar. Regar 2 vezes por semana com moderação. Depois de adulta pode ser regado 1 vez por semana no caso de estiagens.

CLIMA: Apesar de apreciar mais o clima temperado, pode ser cultivado em diferentes tipos de clima e tolera temperaturas bem baixas.

PODA: Não necessária.

CULTIVO: Diferente de outras espécies de bambu, não formam touceiras, mas surgem filhotes próximos a planta mãe, desde que não seja em vasos.  Quando jovens preferem solo rico em matéria orgânica que tenha uma boa drenagem e fiquem ligeiramente úmidos, depois de adultos dispensam maiores cuidados.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio abra uma cova de pelo menos o dobro do tamanho do torrão e incorpore na terra retirada composto orgânico. Pode ser usado NPK, fórmula 10-10-10.

UTILIZAÇÃO: Principalmente devido seu formato ornamental diferente, é bastante utilizado no Brasil, pode ser cultivado inclusive em ambientes internos em grandes vasos, desde que o ambiente tenha bastante claridade.

Nota: Seus brotos são utilizados como alimento na cozinha oriental.

PROPAGAÇÃO: Por divisão de rizomas e por sementes.

PREÇO: Em Holambra /SP amuda estava sendo comercializada por R$ 70,00.

BAMBU-MOSSÔ - ( Phyllostachys pubescens ) - Mudas comercializadas

97 comentários:

  1. bambu mosso está com boa parte da extremidade com as folhas secas. o que devo fazer? devo cortar esta extremidade?

    ResponderExcluir
  2. Olá Bom Dia!
    O Bambu começa a secar nas extremidades, corte esta ponta com tesoura que tenha uma lâmina bem afiada, um pouco abaixo desta parte seca.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Estou pensando em plantar uma muda de bambu mossô em um pequeno jardim. Ele irá crescer muito? Posso controlar com podas regulares?
    Abraço...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Se ele encontrar condições favoráveis irá se desenvolver e atingir grande altura, não é muito aconselhavel fazer podas.
      Um abração!

      Excluir
  4. Olá Mário.
    Vivo em Portugal na zona centro litoral. Portanto nesta altura do ano a temperatura oscila entre mínimas de 6º e máximas de 15º. Tenho dois tipos de bambús, uns de cana verde e os outros de cana verde há cerca de 10 anos e sempre envasados.preta (mais pormenores não sei dizer)inicialmente estiveram sempre em terraços, com muita luz indireta e quente no verão (30º ou mais), dando-se todos muito bem, bastando dar-lhes fertilização líquida química. Posteriormente mudei-os, uns para outro terraço com bastante vento e sol direto no verão, e outros para varandas abertas muito agradáveis em termos de temperaturas. Todos estão enfraquecidos, com as folhas secas, caules frágeis (dobram com falta de força) e muito poucos brotos. Já os podei, e fertilizei com matéria orgânica (húmos e esterco de minhoca). Não tenho resultados. Que devo fazer? Agradecimentos antecipados.

    ResponderExcluir
  5. Olá Helena, Boa Noite.
    Se eles estão por todo este tempo em vasos, possivelmente suas raízes já tenham ocupado toda extensão do vaso, com isso sem terem como expandir a planta começa a perder o vigor.
    Deite o vaso, retire a planta com cuidado para não desmanchar o torrão e veja se isso que está acontecendo, se positivo, passe para um vaso maior ou faça divisão de touceiras
    Boa Sorte
    Um abração!

    ResponderExcluir
  6. Bom dia... Comprei um bambu há mais ou menos 15 dias e o plantei em meu jardim conforme recomendação. Ele estava com muitas folhas e brotos entao quebrei um pouco para deixá-lo mais ralo. Porém agora , ele esta completamente seco, perdendo suas folhas com o vento, acredito q se por fogo ele queima todinho... Será que isso é normal? Ele irá brotar?

    Grata pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      As plantas sofrem com mudanças e pode ocorrer a perda de folhas.
      Espero que tenha feito o plantio de forma correta e esteja cuidando da forma certa.
      O que não é normal será as hastes secarem, pois neste caso não haverá novas brotações nelas.
      Boa Sorte

      Um abração!

      Excluir
  7. gostaria de uma opinião comprar um bambu semi natural ou natural pra cultivar no apartamento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      O que chama de natural ou semi-natural é o formato?
      Com finalidade estética o curvado feito pelas mãos do homem é mais utilizado, mas pode cultivar qualquer um, desde que o local tenha excelente iluminação, caso contrário não terá sucesso.
      Boa Sorte.
      Um, abração!

      Excluir
    2. O MEU BANBU MUSSÔ ESTA COM DOENÇA OU COCHINILHA,, É UMAS COISINHAS BRANCAS, O QUE POSSO USAR PARA MATAR A PRAGA? SE ALGUEM SOUBER D ME MANDE UMA RE4SPOSTA. camazzuco1@hotmail.com

      Excluir
    3. Parece que está como o meu. No verso da folha está com uma
      Espécie de morfo branco e depois fica a folha amarelada e pintada. Não sei como tratar.

      Excluir
    4. Considerando o caule aveludado, pode fazer parte da própria planta. Abraços.

      Excluir
  8. Bom dia Mario!

    Parabéns pelo blog e por responder as nossas dúvidas.

    Pretendo comprar uma muda de Bambu mosso bem desenvolvida (+ - 2,50m), para plantar em vaso e coloca-lo no jardim, espaço aberto.
    Como posso controlar a altura dele para não ficar maior que 5 metros?
    Outra dúvida, é possível eu enterrar o vaso a fim de conter as raízes do bambu?

    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  9. Boa Tarde, estou tentando recuerar uma bambu mosso que estava abandonado em um vaso na casa de uma amigo. Ele esta com manchas brancas que parecem fungos, e com muitas folhas com a metade verde e ponta branca, o que devo fazer ??? Para as manchas brancas me sugeriram lava-lo e esborrifar agua com fumo de corda, esta correto ???? Obrigado. Rogerio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogerio, Boa Tarde.
      Para fungos seria mais eficiente pulverizar um fungicida, que você poderá encontrar em gardens e casas agropecuárias, não aplique quando as folhas estiverem quentes com ação da luz solar.
      Siga sempre as recomendações do fabricante.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
    2. Estava tentando com o fumo e não deu grandes resultados. Como coloquei a planta no sol, ela começou a soltar brotos, da para removelos para outro vaso ???

      Excluir
    3. Boa noite
      Gostaria de enviar algumas fotos do meu bambu mosso. Qual e-mail ou Instagram posso enviar ? Preciso de ajuda pois acredito que ele irá morrer
      Ele é enorme. Quanto tempo dura em média um bambu mosso ?

      Excluir
    4. Olá Bom Dia!
      Envie para meu e-mail: marioffranco@hotmail.com, como é público e recebo muitos, não se esqueça de deixar o assunto bem definido no título.
      Um abraço!

      Excluir
    5. Quebrou a ponta do meu bambu? Ele cresce ou irá morrer?

      Excluir
  10. ola bom dia meu bambu mosso caio quase todas as folhas devido a um ataque de cochonilha , então as folhas vao brotar denovo ou o pe vai morrer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Se os caules não secaram irão brotar novas folhas.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  11. Olá, comprei um bambu de 2,5m no último domingo e o vendedor sugeriu de mantê-lo no vaso de plástico e só usar o meu vaso como cachepot ao invés de replanta-lo. Fiz isso e completei o vaso com pedra embaixo para dar mais altura e terra. Ele fica na minha varanda, pega sol td dia de manhã e estou regando td dia (so não sei exatamente qnt devo colocar de água). Desde 4a feira q ele está com as folhas secas...por que será? Oq eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tainá, Boa Noite.
      Essa recomendação é válida pois assim a planta irá acostumar no novo local, e não irá sofrer com mudança e terá seu torrão preservado.
      Depois de um tempo quando as raízes ocuparem toda extensão do vaso é a hora de passar para o vaso maior.
      Quanto a rega, cuidado com água em excesso, isso mata a planta, afaste as pedras e enfie o dedo no substrato, assim dá para perceber se precisa de rega ou não.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  12. Muito boa tarde! Meu nome é Adriane e moro em Caraguatatuba.
    Compramos uma muda de bambu mosso plantada em um vaso de 40cm de diametro. Ela já está bem grandinha, com uns 2m de altura e foi colocada na varanda onde recebe bastante luminosidade e sol diretamente no final do dia. Tenho regado a planta 2 vezes por semana.
    Quando chegou em casa suas folhinhas estavam bem verdinhas e ela parecia feliz. Ocorre que há mais ou menos 1 mës suas folhinhas começaram a ficar amareladas, secas e cairem. Isso é normal? As folhinhas nascerao novamente? O que devo fazer?
    Muito obrigada pela ajuda e parabéns pelo trabalho muito bonito que voces estao desenvovendo por meio deste site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriane, Boa Noite!
      As folhas mais antigas é normal cair, veja o vigor da planta de uma forma geral e se está ocorrendo novas brotações.
      Se não estiver acontecendo isso faça uma revisão nas regas e fertilização.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  13. Olá, Moro em Paulínia/SP e ganhei um Bambu que esta com quase 6 metros de altura (esta quase encostando no teto). O espaço que coloquei ficou um pouco apertado. Posso poda-lo nas laterais?

    ResponderExcluir
  14. Óla, sou de Teresina/Piaui, eu comprei um bambu mosso, só que ele ainda esta pequeno, não o coloquei em um vaso com terra, o vendedor disse que ele poderia ficar somente num vasinho com água, e eu não poderia expor no sol, só que ele ta ficando meio seco, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  15. Possuo um jardim de aproximadamente 400 m2 onde cultivo plantas decorativas (na frente e laterais da casa) e um pequeno pomar e horta tradicional dos fundos onde o espaço é maior. Também tenho uma pequena horta hidropônica e uma composteira doméstica (minhocário em caixas plásticas sobrepostas).

    Venho procurá-lo neste momento na busca de informações sobre a técnica utilizada para condução de mudas de "bambu-mossô". Possuo em meu jardim quatro plantas desse tipo em ambiente aberto e duas delas apresentaram podridão justamente nos colmos horizontais que quando foram cortadas iniciaram a brotação dos rizomas e se alastraram. Praticamente já tenho a solução desse problema (vou aproveitar para remodelar o jardim e remover essas plantas ou contê-las com caixas enterradas de 50 cm ou mais de profundidade) mas gostaria de aproveitar os filhos da planta para transplantá-los para novos vasos e iniciar o processo de condução/moldagem.

    Ocorre que busquei na internet informações mais detalhadas sobre esse processo e pouco encontrei ou as informações existentes são desencontradas e não dão segurança para algo que deve durar entre 3 e 5 anos. Peço então sua ajuda e a possível publicação de artigo em seu site.

    ResponderExcluir
  16. CULTIVO UM BAMBO MOSSO NA MINHA SALA À UNS DOIS MESES, POREM DE UMA SEMANA PRA CA ELE COMEÇOU A EXALAR UM MAU CHEIRO, PENSEI QUE FOSSE APODRECIMENTO DA RAIZ, MAS O CHEIRO APARENTEMENTE E DAS FOLHAS, TENTEI LAVA-LO COM BASTANTE AGUA NA PARTE SUPERIOR E DEIXEI SECÁ-LO NO AMBIENTE EXTERNO MAS O MAU CHEIRO NAO PASSOU. QUERIA SABER SE É NORMAL E SE TEM ALGUM PRODUTO QUE EU POSSA UTILIZAR PARA REGAR OU ETC.

    ResponderExcluir
  17. Boa Tarde Mario Franco
    Meu nome é José Mauro, estou construindo um imóvel e pretendo plantar bambu mosso no jardim de inverno de aproximadamente 1,60x,080 metros, este jardim será fechado com blinbex, tendo abertura e claridade somente por cima. O mesmo é adequado para estas condições?

    Muito grato

    José Mauro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Mauro, Boa Noite.
      É possível sim, oferecendo a planta condições favoráveis em relação a substrato e regas.
      O local tem luz solar direta pelo menos durante algumas horas?
      A tendência é a planta esticar e ir atrás dessa luz.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  18. Olá José Mauro
    Tenho um bambu mossô plantado no chão do quintal, e de repente apareceram dois brotos que estão crescendo muito rápido. Pretendemos deixa-los no local para crescerem juntos à mãe. Para fazer a curvatura já compramos alguns apetrechos. Mas não sabemos em que momento devemos fazê-lo. O broto maior está com um metro de altura. Devemos tirar aquela casca que envolve o caule? Em que momento devemos começar a forçar a curvatura e tirar a casca? Grata.

    ResponderExcluir
  19. Como posso mudar o bambu mosso de lugar . Vou construir e preciso tirá-lo de onde está. Por favor ajude-me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Tem que retirar como um grande torrão, primeiro escavando ao redor, deixe o torrão sempre úmido coberto com sacos de linhagem, depois de alguns dias, quando começarem a aparecer as raízes, amarre bem de forma não desmanchar o torrão e então corte a parte inferior, prenda agora a parte inferior, assim sua planta estará pronta para o transporte com o torrão preservado o que fará com que ela sofra menos na mudança para o novo local.

      Excluir
  20. Luíza - Olá!! Comprei um bambu mossô à cinco messes,coloquei em minha sala onde recebe uma faixa de sol diariamente, no inicio caíram muitas folhas mas veio uma nova brotação e o bambu ficou verdinho . A duas semanas ele começou a exalar um cheiro bem forte percebido com mai intensidade a noite e apos isso sua folhas começaram a secar. O que pode ter acontecido?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luíza, Bom Dia.
      Cheiro ruim e forte, pode significar apodrecimento de raízes e caule.
      Tente de forma delicada fazer uma inspeção sem prejudicar a planta.
      Água em demasia ou acumulada pode ocasionar isso.
      Conforme o tamanho não haverá salvação para planta.
      Antes de colocar água verifique sempre o substrato, se não tiver aparelho de medição de umidade, enfie o dedo nele, dá para sentir se está seco ou úmido, se sentir umidade não regue.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  21. Estou cultivando dentro de casa, tem sol da tarde e luz por uma janela. É normal as folhas secarem ou é preciso verificar se tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elvis, Bom Dia.
      A planta sempre irá atras da luminosidade, de tempo em tempo ( 2 vezes por semana) vire a planta de forma que todas as folhas recebam luz do sol.
      É normal as folhas mais antigas secarem, as mais jovens não.
      Um abração!

      Excluir
  22. Olá Mauro, parabéns pelo blog! Tenho um de decoração www.overthinking.com.br e gostaria de te convidar para fazer uma matéria conosco no site sobre o bambu mosso. Além disso tenho uma duvida pessoal. Compramos um bambo para o apartamento há 3 semanas e o mantivemos no mesmo vaso. Molhamos ele 4 x por semana mas nesta 3 semana e adaptação ele começou a secar a suas folhas, O que devo fazer para recupera-lo? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, Boa Noite.
      Agradeço a visita, convite e comentário.
      Muito cuidado com regas, não pode faltar nem ter em excesso.
      Não sei o tamanho de sua planta, se está num substrato com boa drenagem, o viveiro de procedência (se estava cultivado no solo e foi retirado sem ter adaptação ao vaso ou amarrado).
      São tantos fatores que fica difícil tentar resumir em poucas linhas.
      A princípio regar 4 vezes por semana é muito, mas vai depender da quantidade.
      Faça o seguinte: se não tiver um aparelho que mede umidade do solo, enfie o dedo nele, se sentir que está úmido não regue, água em excesso apodrece as raízes e a planta morre.
      Se o substrato for muito argiloso e a água que coloca não consegue atingir a parte inferior, também é um problema.
      A planta precisa receber sol ou estar num ambiente com muita claridade.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  23. Olá Mário, gostaria de obter informações/publicações sobre multiplicação/direcionamento de caules de bambu-mosso. Tenho aqui 3 plantas em um jardim que multiplicaram-se e pretendo transplantá-las para vasos (pois aprendi aqui que são plantas que se espalham em jardins - coisa que desconhecia) mas não gostaria de perder as mudas mas também não deixá-las como simples bambús. Se mais alguém puder ajudar com algum tipo de guia passo-a-passo agradeço a todos antecipadamente e deixo meu contato: joaosigno@gmail.com.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Não produtor do bambu-mossô e não tenho grande experiência prática, meu conhecimento é somente um pouquinho acima do básico, quem sabe se aparece algum leitor do blog que conheça mais a fundo a planta e possa nos ajudar, assim todos aprendem.
      O que posso te dizer é que para fazer a mudança da planta do seu jardim para um vaso é retirar com bastante cuidado a planta mantendo um torrão intacto, cave ao lado, deixando a parte inferior cubra com sacos de linhagem e mantenha sempre úmido, quando verificar que as raízes estão brotando, corte a parte inferior amarre bem e só então faça a retirada da planta.
      De preferência o vaso terá que ter o dobro do tamanho do torrão, use substrato adequado.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  24. Gostaria d saber se alguem saberia responder o que devo fazer pos coloquei um pouco de esterco de bode sem lava-lo , no meu bambo musso, apos alguns dias ele começou a fica com as folhas secas, existe alguma relação entre os fotos, e o que devo fazer com o meu bambo que esta secando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Guga, Bom Dia!
      Nunca se deve usar esterco não curtido, se utilizado em quantidade e em contato com as raízes, poderá vir até a matar a planta.
      Se ele estiver superficial e ainda possa remover sem danificar as raízes, faça.
      Em caso contrário se já estiver incorporado, mexer só poderá piorar a situação, terá que esperar uma possível reação da planta.
      Boa Sorte.
      De retorno, assim todos aprendem.
      Um abração!

      Excluir
  25. Bom Dia, plantei meu bamboo mosso a uns dois meses, a uns 2 dias notei que ele esta com as folhas se fechando, está plantado no chão em um jardim, poderá ser falta de água? ele tem uns 2 metros de altura, qual é a quantia correta de água por semana? se não for a água o que pode ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Neste espaço de tempo relativamente curto de 2 meses a planta está tentando se adaptar ao novo local que está cultivada.
      Muitos fatores podem interferir para o sucesso ou perda da planta:
      procedência (viveiro idôneo), se a muda estava pronta para ser transplantada ou foi retirada do solo(feito um amarrado e colocada a venda), se por ocasião do plantio o torrão não foi desmanchado deixando as raízes nuas, se foi feito uma cova com o tamanho de no mínimo o dobro do torrão, se foi utilizado substrato semelhante ao que a planta estava acostumada, se a água está chegando a parte inferior das raízes, se o solo está drenando ou deixando as raízes encharcadas, etc.
      Com tudo isso falar de rega não é algo muito simples, a água drena fácil, se não sabe faça um buraco próximo jogue água e veja se ela some ou fica acumulada.
      Em épocas de clima mais quente 2 vezes por semana (se não chover muito) de preferência logo pela manhã.
      A quantidade deve ser suficiente para atingir as raízes mais baixas.
      Dê retorno
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Obrigada por responder Mário, então a água drena fácil, ele continua coma folhas fechadas e umas pontinhas secas que se pegar ela quebra( uns pedacinhos nas pontas de una 2, 3 cm) quando plantamos só tiramos o fundo do vaso e ao redor ficou ( o responsável do viveiro indicou) ele tem uns brotinhos bem pequenos verdinhos eles estão começando sair agora, espero que seja só adaptação. Gostaria de saber sua opinião se desta forma que ele foi plantado, seria viável tirar ele da terra de deixar em vaso novamente, já que faz pouco tempo o plantio, ( surgiu a oportunidade de nos mudar em alguns meses e gostaria de leva-lo ) é muito arriscado da planta morrer? Se ele estiver " se adaptando ainda"

      Excluir
    3. Olá Suelen, Boa Tarde.
      Se plantou retirando apenas o fundo do vaso, significa que neste período, se ocorreu expansão das raízes para se adaptarem ao novo local, aconteceu apenas na parte inferior.
      Fazer uma nova mudança não seria bom, mas como plantou com vaso sem o fundo, poderá cavar até deixar totalmente exposto e remover com um pedaço de torrão inferior, caso as raízes já tenham começado a expandir.
      Deverá ser utilizado um vaso maior com substrato semelhante.

      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  26. Olá Sr. Mário
    Passei 15 dias viajando e quando voltei meu bambu estava todo seco, com mínimas folhas verdes. será que ele morreu ou ainda tem jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lília, Boa Tarde.
      Se já tem ela a algum tempo e estava estabelecida, voltando a cuidar normalmente deve aparecer novas brotações.
      Se é uma planta recém plantada que ainda estava se adaptando ao novo ambiente este descuido de 15 dias sem água pode ser fatal.
      De qualquer forma não faça nada de exagerado e aguarde a reação da planta.
      Mande notícias.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  27. Olá!
    Comprei há uns três dias um bambu num viveiro. A moça não sabia a raça, e eu só perguntei se ele era carinhoso ou mordia, mas acho que é um bambu-de-jardim. É a minha primeira planta, e estou numa relação mística com ela – porque mesmo já sinto algum misticismo no bambu.
    De fora minhas paixões por estar cuidando de uma planta pela primeira vez, tenho andado preocupado. Ele está com uma aparência meio feinha, desde o viveiro. O colmo (corrija-me se não for este o nome das hastes principais) não é verde, mas verde-amarelado, e as folhas estão com aparência seca, com alguns pontilhados e a ponta queimada. Por outro lado, os brotinhos que estão crescendo ao lado, em novos colmos, estão bem verdinhos, tanto as folhas como o colmo em si.
    Não faço ideia do que seja, pois como disse, é a minha primeira planta. Não sei se ela era mal cuidada no viveiro, ou se é um fungo, ou se é um bicho, ou um duende. Mas eu tenho cuidado muito bem dela, está ao lado da minha janela, pegando o máximo de sol que entra no meu quarto, rego duas vezes por semana, abraço três por dia, converso. Tirei algumas fotos hoje, pois andei arrancado as folhas secas na esperança de que isso fosse resolver. Obs. Imagem das folhas: http://imgur.com/bOhFhjd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Seu bambu é entouceirado, se for não é o bambu-mossô.
      Se estiver plantado em vaso em ambiente interno dificilmente irá desenvolver novos rizomas.
      O aparecimento de novos colmos se dá através do rizoma, que liga os colmos entre si.
      Mande imagens para meu e-mail.
      Um abração!

      Excluir
  28. Olá Mário!!
    Olhe bem as folhas do meu bambu estão muito secas, o que posso fazer? Uma adubagem? Pois ele Esta em um vaso! Ou será que é a época dele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriely, Boa Noite.
      O bambu-mossô prefere substrato com boa drenagem e rico em matéria orgânica, principalmente quando jovens Desenvolve-se melhor a sol-pleno e tolera interiores, desde que bem iluminados. As regas devem ser semanais. Como está o seu?
      Um abração!

      Excluir
    2. Olá...
      Meu bambu-mossô secou todas as folhas e cairão, agora estão brotando novamente só que os galhinhos secos das folhas antigas estão la ainda, o que fazer, corta esses galhos secos ou deixa?
      Obrigado.

      Rodrigo alves

      Excluir
    3. Olá Rodrigo, Boa Noite.
      Se realmente estão secos, não estando mais circulando seiva, pode cortar, porque neles não irão surgir novas brotações.
      Um abração!

      Excluir
  29. Olá Sr Mario, por gentileza; sou de Bastos SP micro região de Marilia. Queria saber se aqui é possivel cultivar P Pubescens? Pois acho aquí muito quente e ñ conheço ninguem c essa cultura. Será q o Sr conheçe alguem na região q tenha mossO?

    ResponderExcluir
  30. Mario, estou desesperada para salvar meu Bambu Mossô. Ele está plantado num fase há dois anos e sempre esteve verdinho. Às vezes as folhas caiam completamente e depois nasciam novas. Do fim do ano pra cá, no entanto, após a ultima queda de folhas alguns galhos ficaram completamente secos. Nos demais as folhas voltaram, porém, nem chegaram a crescer completamente e já começaram a amarelar e estão todas secas. Me parece que o galho principal é os secundários estão com um aspecto mofado é uma espécie de poeirinha branca. Queria saber que doença e como posso tratá-lo para recupera-lo plenamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tatiana, Bom Dia.
      Insetos microscópicos como pulgão, ácaro podem estar atacando sua planta elas podem ser tratadas com a pulverização de Melatol, poderá encontrar inseticidas próprios para plantas em Garden ou casas agropecuárias o produto pronto para uso.
      Dê retorno.
      Um abração!

      Excluir
  31. Boa tarde Mario,
    Quantas vezes devo regar meu bambu mosso por semana ? Obrigado....e parabens pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  32. Boa noite, Mário!
    Tenho um bambu mosso no meu jardim de inverno, ele está com as folhas secas e cheio de umas manchas brancas. Liguei para o jardineiro q comprei passar aqui, até hoje não passou e disse q qdo ele plantou a muda estava saudável. Acho q ele está sem vida, não sei o q faço com ele. Não bate sol o dia todo nele, talvez se eu coloca-lo em um lugar mais ensolarado, não sei o q faço com ele.
    Vc pode me dar alguma dica?

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Mario! Meu bamboo mosso esta ficando com o cule amarelo e folhas secas mas está soltando muitas mudas. O devo fazer? Ja adubei mas até agora, nada.

    ResponderExcluir
  34. Bom dia!!
    Comprei um bambu mosso de aproximadamente 3 metros de altura para planta-lo em meu jardim...o fato é que estou bastante preocupada de tira-lo do vaso e planta-lo pois estou com medo de suas raizes serem muito agressivas e começar a se desenvolver muito rapidamente..o meu jardim é pequeno e fica no corredor da minha casa...oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  35. BOA Tarde,tenho um bambu e tentei fazer mudar,cortei o broto e plantei,não vingou,oque fiz de errado,tem alguma maneira correta de cortar os brotos,obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Olá Mario, estava fazendo pesquisas sobre como cuidar de bambu e encontrei seu blog. Mudei há pouco para um apartamento, no qual possui um bambu plantado em vaso e fica na varanda. Eu não tenho muito conhecimento sobre plantas, mas este bambu está com as folhas secas e marrons e o tronco parece estar seco. Gostaria de uma dica do que posso fazer para tentar melhorar o aspecto desta planta, para que ela pareça saudável. Obrigada. Juliane

    ResponderExcluir
  37. Olá Mário! Sou Diana Fernandes
    Tenho um bambu mossô há 6 anos em um vaso grande, mas percebi que ele não aguenta mais ficar ali! rsrsrsr. Já apareceram 4 mudas ao redor dele, que também não estão se desenvolvendo bem. Gostaria de saber se posso replantá-lo no chão, já que agora tenho espaço e, se devo separar as mudas. Aqui na minha região faz muito calor ( Região dos Lagos - RJ ), gostaria de saber também se ele pode pegar sol intenso. Obrigado!

    ResponderExcluir
  38. Olá Mario,tenho um bambu mossô que está indo bem,plantei num vaso não muito grande,agora apareceu um filhote que está crescendo muito rápido,como faço para tirá-lo???

    ResponderExcluir
  39. Desculpe-me,meu nome é Julia,agradeço se responder rápido,pois ele cresce a cada dia,,,,,

    ResponderExcluir
  40. ola ,meu bambu mosso secou inteiro ,dai arranquei e deixei o tronco com a raiz deitado nosolo ,depois de uns quinze dias ,percebi vários brotos ,e dois já estãoquase atingindo um metro ,posso replantar ,me parece que esão fracos ,como devo proceder,o estranho que a raiz não está plantada ,ficono aguardo de seu retorno ,era meu sonho ter um bambu ,não tive sorte ,será que terei com estas mudas,semmais grata Deize

    ResponderExcluir
  41. Oi, meu nome é Sílvia, tem dois anos q tenho um bambu, sendo que no início as folhas secaram e caíram e a parte de cima do caule secou, então podei. Agora as folhas estão amarelando e a metade do caule na vertical está seca. Ele fica na varanda onde tem um pouco de sol e é aguado regularmente. O q faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Silvia.. o meu aconteceu a mesma coisa.. metade para baixo nasce folhas metade para cima secou.... tbem preciso de uma opinião para recuperar meu Bamboo que é TÃO lindo. Alguém pode nos ajudar. Urgente!!!

      Excluir
  42. Boa noite, me chamo Bruno. Ganhamos o bambu mosso com aproximadamente 2,00 mts com caule Grosso e muitas folhas. Porém na última semana notamos que nos galhos esta saindo bastante seiva. O que está acontecendo, é normal?

    ResponderExcluir
  43. Olá...gostei muito da sua página, muito explicativa.
    Tenho duas perguntas e espero que possa responde-las.
    A primeira, é como posso tirar a mudinha que apareceu ao lado do meu bambu mossô sem prejudica-lo. Faz uns vinte dias que o comprei e ele está em um vaso relativamente grande junto à uma janela de vidro imensa. Ele me parece feliz.
    A segunda e porque o meu outro bambu mossô que está na ru a em uma cobertura está com as folhas enroladas. Comprei ele faz uns dez dias e ele já veio assim. Pode solucionar esse mistério?????Agradeço.

    ResponderExcluir
  44. Meu bambu mosso floresceu, ja li em varios blogs que isso não acontecia aqui no Brasil.

    ResponderExcluir
  45. Ninguem responde as dúvidas??

    ResponderExcluir
  46. Adorei o seu blog! Tenho também um bambu mosso q está com problemas mas, estou aprendendo muito aqui com vc. Parabéns!...

    ResponderExcluir
  47. Boa noite. Tenho um bambumosso plantado em vaso no meu apartamento, faço regas 1 x por semana e 1 x por mês utilizo fertilizante 10 10 10, ele fica em minha sala, local de bastante luz tenho ele ha 4 meses e ha 1 mes ele secou as folhas, nao sei o que fazer, os galhos estão firmes porem coloração amarronzado. O caule principal esta verde. Nao sei o que fazer... vc teria alguma dica?

    ResponderExcluir
  48. Olá Mario, bom dia !! Comprei um bambo mosso a exatos tres dias. Ele mede uns 2 mt.O jardineiro veio e fez o plantio como vc explica no seu blog. Mas de 2 dias para cá,algumas folhas estão secas e um galho secou completamente, que tive que corta-lo com tesoura. Gostaria de saber se é normal isto acontecer, Gratidão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Plantas sofrem com mudanças de ambientes, e levam algum tem para se adaptarem ao novo local, mas para que não sofram muito com isso e venham até morrer alguns cuidados tem que ser tomados por ocasião do transplante: manter o torrão intacto, usar o substrato correto, a água de rega que não deve deixar o solo encharcado, mas por outro lado precisa atingir as raízes inferiores, para conseguir isso são instaladas pedaços de mangueira que quanto a planta estiver estabelecida poderão ser retiradas.
      Folhas secarem e caírem é normal, não é normal ter um galho completamente seco em tão pouco tempo, se possível converse com o responsável no local onde comprou, certamente a planta já veio com problema.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  49. Olá meu bambu esta com buraco na casca como se fosse cupim oque devo fazer

    ResponderExcluir
  50. meu bambu-mossô nasce folhas só na metade de baixo a metade de cima está sem folha nenhuma o que está acontecendo esta parte está morta?

    ResponderExcluir
  51. Mário, preciso de ajuda. Tenho bambu mosso no apartamento e ele sempre esteve ótimo e verdinho. Há uns meses secaram folhinhas e o rapaz do horto me orientou a regar mais abudantemente. Fiz isso desde então. Também coloquei minhocas e fertilizante (eu tinha um em casa para samambaia). Agora ele eata sequissimo. Todas as folhas secaram. Caiu um galho. Está ficando cada vez mais secom mas ainda tem galhos verdinhos. O que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elke, Bom Dia!
      O que acontece com regas é que a água pela quantidade aplicada não consegue chegar as partes mais baixas das raízes, por essa razão conforme o substrato com melhor ou pior drenagem pode ser diferente, dito isso as regas podem ser semanais mas com uma quantidade que veja a água sair pelos furos de drenagem, mas vá aplicando e vendo a absorção para evitar que ela escorra pelas paredes internas se estiver em vaso. Quanto ao fertilizante se aplicou na quantidade correta e não junto ao caule está certo e minhocas são sempre bem-vindas.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  52. Parabéns pelo Blog ,muitas duvidas tem sido esclarecidas de uma forma simples e de fácil entendimento.

    ResponderExcluir
  53. Oi Mário, meu bamboo estava lindo e todo Betinho, de repente ele começou a ficar cinza, as folhas estão com um verde bem seco e algumas com a ponta preta. O caule que era bem verde está marrom e percebi que nele e nos galhos tem uma teia de aranha bem grande. O que fazer? Socorro!!!

    ResponderExcluir
  54. Oi Mario, pode me ajudar?
    Estou tentando fazer uma muda de bambu mossô, pois no sítio do meu pai tem muitos. Acontece que sempre secam..lendo suas respostas, percebi que o erro foi ter deixado as raízes peladas ao retirar do solo. Pode me dizer como fazer por favor? No sítio eles estão plantados no chão e tem muitos brotos de vários tamanhos.

    ResponderExcluir
  55. Ola bom dia.


    Tenho um bambu mosso aqui na minha casa e o mesmo esta plantado no solo em um corredor externo, que venta bastante, pega sol de 11h as 13h somente, e ja tem uns dois meses, desde que começou a onda de calor no Brasil que, mesmo com regas diarias, todo o pé e folhas e galhos ficaram amarelados, com nenhum tom de verde. As folhas não chegaram a cair, porém nenhuma folha verde foi emitida. Em resumo, mesmo com rega e adubação o bambu esta todo amarelado, como se estivesse morto. Será que ele está mesmo morto ou ainda tem como salva lo? Muito muito muito obrigado pela ajuda e parabéns pelo blog e trabalho. Abraços Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, Bom Dia!
      Essa onda de calor foi bastante prejudicial para muitas plantas, mas assim como falta de água mata a planta excesso também.
      Faça um teste: cave um buraco bem profundo ao lado dele e verifique as condições do solo, se esta molhado somente na parte superior, se todo ele ou se está encharcado.
      Não é uma planta para regar todos os dias, por outro lado a água tem que chegar nas raízes mais baixas, então vale menos frequência e maior quantidade.
      O teste que falei inicialmente irá te dar a resposta.
      Dê retorno daqui alguns meses.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  56. Bom dia,

    Tenho um bambu mosso no meu apto (já é o 2o) mas ele parece estar morrendo, aconteceu a mesma coisa com o 1o. Vi que são especialistas em bambus e queria ver se podem me ajudar a entender o q pode estar acontecendo por favor, pois gosto muito da espécie .

    Informações:

    - plantado em vaso 58 x 44 com terra vegetal + substrato
    - fica na janela bem iluminada com sol da manhã (2 a 3 hs de sol direto mas bem iluminada durante dia). Já fiz o teste em deixar janela aberta dia inteiro ou fechada, nada mudou.
    - rega de 1 litro de água 2x semana. Procurei em vários sites e cada um fala uma coisa sobre rega, uns dizem que a espécie adora água outros que não muito, estou perdido!
    - adubo com fertilizante ecológico Bonsolo (foto anexa) 1x mês (1 parte para cada 10 de água).
    - no primeiro bambu que tive molhava 2 litros 3x semana, tbm morreu.
    - ambos bambus chegam verdinhos, depois perderam as folhas , nasceram novas mas aos poucos foram murchando, rareando até morrer.

    Envio fotos anexas! Por favor me ajudem entender o q está acontecendo!!!

    Obrigado,

    Thiago (thiago.ga@gmail.com)

    ResponderExcluir
  57. Boa tarde! Meu bambu mossô, está em vaso, chegou pra ficar dentro de casa, mas senti que ele precisava de mais luz, agora ele toma bastante sol, porém achei três buraquinhos e logo que ele chegou achei uma lagartinha branca, não vi mais... mas os buracos estão lá. As folhas caíram bastante e algumas estão queimadas, e meio rasgadinha ao meio, o caule esta escuro próximo a terra, os galhos está secando em sua maioria. O que devo fazer pra salva-la. Ele tem +ou - 3 metros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia!
      Se sua planta não recebia sol pleno, ela deve ser rustificada (acostumada), sendo oferecida sol de forma gradativa indo aumento aos poucos, poderá usar de forma provisória sombrite 50%, mudando o vaso de posição (se estiver plantada em vaso) .
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  58. Boa noite! Meu Bambu Mossô, perdeu as folhas dos galhos inferior, e não nascem mais, gostaria de saber como faço para fazer o corte desses galhos, e também logo após a terra ele começou a rachar me mandaram passar calda bordalesa. Ele esta em um vaso e logo quero transplanta-lo no chão, gostaria de ajuda pra tudo isso. Obrigada!

    ResponderExcluir
  59. Olá, Bom Dia!
    Pode ser que as raízes já ocuparam todo espaço do vaso e estão se enrolando, nesse caso terá que passar para um vaso maior ou para o solo, deite o vaso, corte as que estiverem saindo pelos buracos de drenagem para facilitar a retirada do vaso e puxe com cuidado, é importante não desmanchar o torrão, no novo local (vaso maior ou solo), utilize substrato adequado, regue bem de forma que a água consiga atingir as raízes mais baixas.
    Depois disso é esperar, a planta irá levar alguns meses para se adaptar a essa nova condição antes de reagir, nesse tempo não exagere em cuidados água em excesso e fertilizantes, deve ter paciência.
    Sugiro ler bastante sobre o assunto, na internet tem bastante informação, de forma resumida é difícil explicar tudo.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  60. Boa noite, tenho um bambu mosso e dele nasceu um broto, ocorreu que ao tentar entortar acabou dobrando demais o tronco, será que prejudica a planta? Parece que rachou um pouco e ficou uma dobra

    ResponderExcluir