28 de mar. de 2012

DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans ‘Massangeana’ )



Pau d'água
DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans ‘Massangeana’ )
NOME CIENTÍFICO: Dracaena fragrans ‘Massangeana’

NOME POPULAR: Dracena-fragrans, coqueiro-de-vênus, pau-d’água, dracena-de-vênus

FAMÍLIA: Asparagaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: África.

PORTE: Mais de 6 metros de altura.

FOLHAS: Nascem diretamente no caule, são longas, estreitas e de coloração verde escura na sua variedade mais comum. A “Massangeana” possui uma folha mais ornamental, pois tem estria de coloração amarela no centro da folha.

Folha Dracaena fragrans ‘Massangeana’
DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans ‘Massangeana’ ) - Detalhe da folha
FLORES: A inflorescência é comprida e pendente, compostas de “pompons” com flores de coloração brancas-roseadas. Durante o dia ficam fechadas, abrem ao entardecer, exalando um perfume intenso.

Nota: O nome científico “fragrans” significa perfume.

FRUTOS: Baga de coloração vermelho-alaranjado, com 1 a 2 cm de diâmetro.

TRONCO: Lenhoso e ereto.


Caule  Dracaena fragrans ‘Massangeana’
DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans ‘Massangeana’ ) - Detalhe do caule
LUMINOSIDADE: Sol pleno e meia-sombra.

ÁGUA: Gosta de solo úmido, regar duas vezes por semana.

CLIMA: Clima tropical ou subtropical de baixa altitude.

PODA: Não necessária, se não for podada, normalmente irá ter um caule único ereto, no caso de podas haverá ramificação.

CULTIVO: Prefere solo areno-argiloso, rico em matéria orgânica, mantido úmido, mas é uma planta rústica que sobrevive a descuido de quem cuida.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio,para uma cova de 40 X 40 cm, misture bem na terra retirada, cerca de 30 litros de fertilizante orgânico composto, ou 10 colheres de sopa de NPK, fórmula 04-14-08.

UTILIZAÇÃO: Bastante utilizado como cerca-viva, mas pode ser cultivado em vasos em ambientes que tenham boa iluminação.

PROPAGAÇÃO: Por estaquia, de forma bem fácil, é só cortar pedaços do caule, com 20 a 30 cm, e colocar num local com bastante luz, mas que não receba luz solar direta, até que apareçam brotos e raízes. 
Pode ser usado areia grossa de construção, mantendo sempre úmida ou até mesmo numa garrafa pet ou copo com água (por isso é conhecido como pau-d’água).

Flores  Dracaena fragrans ‘Massangeana’
DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans ‘Massangeana’ )

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim / SP e a última no Orquidário Municipal em Santos / SP.

NOVAS FOTOS - GRAN FLORA - VEILING HOLAMBRA / SP:

Dracena Pau d'água
DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans )
Onde comprar DRACENA-FRAGRANS
DRACENA-FRAGRANS - ( Dracaena fragrans )

DRACENA-FRAGRANS

Dracaena fragrans ‘Massangeana’ 

181 comentários:

  1. Nossa adorei as informações. Comprei uma nesta semana, pra colocar na minha sala. Lá só tem luz indireta, difusa, mas não é uma"caverna" hehehe. Tô com uma dúvida, ela veio com umas folhas com pontinhas secas, isso significa muita ou pouca água? Tenho que cortar isso??? Ah muito obrigada e parabéns pelo blog!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá Katia, Bom Dia.

    Sobre sua DRACENA-FRAGRANS (Dracaena fragrans ‘Massangeana’), espero que sua sala apesar de não receber luz direta do sol, tenha boa claridade pois a planta precisa disso, quanto as pontas amareladas pode ser sim falta de água ou nutrientes, espere de 2 a 3 meses até a planta se aclimatar neste novo ambiente e depois aplique fertilizante, como indicado na postagem.
    Eu particularmente não gosto de ver folhas com as pontas cortadas e é evidente que a folha inteita não deve ser retirada por conta disso.
    Boa Sorte.

    Um aabração!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tenho um pau da'gua a 23 anos em um apartamento devido a uma obra coloque o vaso no hall de entrada do predio...dai...o zelador sem saber colocou a planta direto na terra só que com sol direto quando eu dei falta da planta ja haviam se passado 3 dias...solicitei o vaso e a planta de volta...ele me devolveu só que com as folhas todas quebradas...e as que restaram estavam muuito muchas e quase quebrando...pareciam que estavam fracas...dai levei a folhagem para o meu apartamento de volta...e dei apoio as folhas que ainda restavam dando uma leve amarrada junto ao tronco da planta. Gostaria de saber o que eu posso fazer para as folhas ganharem força e vida novamente...A planta tem 2m de altura,ainda está com a raiz (eu verifiquei depois do estado que eu vi a planta) e por se tratar de ser de apartamento...gostaria de saber se tem como poda-la e como funciona...e qual a melhor época.Obrigada Indiel

    ResponderExcluir
  4. Olá Indiel, Boa Noite!
    Ela é bem rústica, se o caule for cortado irão formar novas brotações.
    A parte podada, divida em estacas de 20 a 30 cm e deixe mergulhadas cerca de 1/3 dela num recipinte com água, quando aparecerem folhas e raízes poderá passar para vasos.
    Isso pode ser feito em qualquer época.
    Se deixar sua planta como está, provavelmente as folhas irão murchar, mas irão aparecer novas
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Prezado Mario, boa tarde!
    Cheguei até seu blog procurando conhecer mais sobre a Dracena Pau D'água. Ocorre que comprei uma há duas semanas que chegou linda em casa. Mas agora as pontas das folhas começaram a amarelar e a ressecar. O rapaz da loja disse para regar apenas uma vez por semana, mas acho pouco. Ela fica na sala de casa, junto a um janelão, onde pega bastante luz (nunca sol direto). E me preocupa também que algumas folhas (pequenas no redor do caule) começaram a pretear. E notei, ainda, que algumas folhas começaram a retorcer. Vi que respondesse acima que pode ser pouca água, mas tenho receio no excesso de água. Que posso fazer? Isso seria só a planta sofrendo por um novo ambiente? Obrigado! E parabéns pelo Blog! Marcos Kleinowski

    ResponderExcluir
  6. Olá Marcos, Boa Noite!
    Tem um detalhe sobre rega, que o dono da planta precisa conhecer, falar de uma forma geral regar 1,2,3 por semana, qual quantidade, etc.
    Dependendo do clima, substrato e outros fatores tudo pode ser diferente.
    Por tudo isso faça o seguinte: enfie o dedo no substrato, dá para saber se está seco precisando de água ou está úmido e não precisa.
    Não se esqueça que esta planta gosta de solo úmido, uma estaca do seu caule, colocada dentro de uma vasilha com água sobrevive, surgem raízes e folhas.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Boa Dia.
    Fico feliz em ter ajudado e que tenha obtido o resultado esperado.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Mario,

    Comprei uma dracena pau dagua e gostaria de mudar de vaso mas estou em duvidas de como proceder e que tipo de vaso devo usar, vc pode me auxiliar???


    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rita de Cassia, Bom Dia!
      Como o próprio nome popular diz, ele é o famoso pau-d'água, ou seja, uma planta muito rústica, que se você cortar todo tronco em estacas e colocar em recipientes com água, logo irão aparecer raízes e folhas, portanto fazer um transplante não exige maiores cuidados.
      De qualquer forma se desejar manter a planta da forma que está, procure preservar o torrão, com isso ela irá sentir menos a mudança.
      Se acabou de comprar, sempre é bom esperar um tempo para a planta se aclimatar no novo local, antes de mudar de vaso.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  9. PRECISO DE AJUDA PARA SALVAR MEU PAU D'AGUA... POR FAVOR.
    Olá, tenho um pau d'agua dentro de casa há mais ou menos 3 anos, fazem uns 15 dias, mas folhas começaram amarelar, até eu ter que tirá-las, já coloquei adubo, mexi a terra, passei veneno para as cachonilhas, pois haviam algumas entre as folhas.. notei que no topo de cada tronco tem uns dois dedos escuro, cinza escuro, não sei se já estava lá, mas me parece que isso surgiu a pouco, não sei se pode ser alguma coisa que a planta tenha.. por favor me ajude...
    muito obrigada..
    Francieli
    email para contato: fgollo@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francieli, Bom Dia!
      Ela precisa de receber um pouco de sol, ambientes úmidos acabam desenvolvendo fungos.
      Pulverize no tronco, produto a base de cobre, os fungicidas são encontrados já prontos, em gardens e casas agro-pecuárias.
      Siga as instruções do fabricante, lembre qua a utilização de produtos e adubos de forma incorreta podem resultar em efeitos contrários ao desejado.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  10. Olá Mário, meu pau d'água tem um 3 anos e mede 1 metro e meio mais ou menos, ocorre que sempre ficou fora de casa tomando sol e se adaptou deste modo, mas quando estive viajando quebraram o vaso e nw trocaram, assim as raízes ficaram expostas, e nw sei se deram água o suficiente para a planta, pois quando voltei as folhas estão todas amareladas. Hj troquei de vaso, mas nw sei o que fazer pois todas as folhas estão bem amareladas, o que seria melhor eu fazer?
    Obrigada abraços

    Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra, Bom Dia
      Ela não gosta de solo seco, o que deixa suas folhas amarelas.
      Estas que já estão não tem como reverter, mas tratando dela de forma correta, irão ocorrer novas brotações.
      Espere as folhas ficarem secas e vá retirando.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  11. Ola Mario, tenho um pau d'agua por mais ou menos 25 anos que passou varias fazes de tronquinho (20-30 cm) ate agora que esta com 2.6 metros e quase raspando o teto. Ha 2 semanas atras aparecerem flores inesperadas. Como conheco a planta a tanto tempo, nao esperava estas flores. O que voce recomenda fazer agora? quando elas secarem? Isto vem dizer algo sobre o ciclo da vida da planta?

    Obrigado por sua resposta.

    Dan Nataniel
    danataniel@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dan, Boa Noite.
      As flores irão secar e aparecer frutos.
      Não é o fim de vida.
      Inclusive quando desejar ter várias mudas, é só cortar o caule em pedaços, no caule principal irão aparecer brotações laterais.
      Nos cortados deixe mergulhado em água e depois de formarem folhas e raízes poderá passar para vasos ou solo.
      Um abração1

      Excluir
  12. Boa tarde, gostaria de pedir uma ajuda? Você saberia quem teria madeira de DRACENA MASSANGEANA para vender em grande quantidade? Obrigado. Roger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roger, Boa Noite
      Infelizmente não conheço quem tenha.
      Um abração!

      Excluir
  13. Olá Mario, parabéns pelo blog. Adquiri uma dracena recentemente e por motivo decorativo coloquei cascalho branco por cima da terra. Existe algum problema nisso?
    Abraço
    André Cremonini

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, Bom Dia.
      Não tem problema algum.
      Quando as pedras brancas são muito pequenas, é bom forrar com uma manta utilizada para drenagem o que irá facilitar quando for adubar ou mesmo fazer a limpeza dessas pedras para deixá-las sempre brancas.
      Um abração!

      Excluir
  14. Oi Mario, gostei do seu site e do modo como explica as dúvidas.
    A minha é o seguinte. Há 5 anos cuido dela e já passei pela maioria dos perrengues que foram comentados aqui. Ela está bem, no entanto, nesses 5 anos só vi florear apenas 1 vez. Oque acontece? É a mudança climática global ? É porque fico as vezes de madrugada com a luz acesa e isso atrapalha seu ciclo ? Em que estou errando ? Apesar disso ela vai bem. O que está errado ? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mauricio, Boa Noite.
      Desculpe a demora em responder.
      Ela precisa receber um pouco de sol para florir.
      Se recebe, aplicar NPK fórmula 04-14-08, cerca de 3 a 5 colheres de sopa (conforme tamanho da planta) ao redor do caule, nunca junto a ele, incorporar levemente ao solo e regar em seguida.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Até onde sei, a Dracena Fragrans florece apenas duas vezes em toda a sua vida

      Excluir
  15. Gostei muito do seu blog. Foi muito esclarecedor. Tenho uma dracaena fragans que floriu, apesar de a ter à apenas 3 anos. Não sei no entanto a idade da planta, que não é muito grande. Toda a gente ficou perplexa porque alguns amigos tinham plantas destas à muito tempo e nem sequer sabiam que estas floriam! Entretanto está atualmente a florir do segundo caule. A primeira floração deita um perfume que enche a casa inteira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana, Boa Noite.
      O perfume é bastante intenso, por essa razão não é recomendado para pessoas que tem alergia a ele, terem dentro de casa ou próximos a janelas.
      Parabéns e Boa Sorte
      Um abração!
      Po

      Excluir
  16. Boa tarde, temos no escritório um pau d'agua que está com as folhas amareladas. Teve oídio e foi tratado c/ banhos de bicarbonato de sódio e após c/ óleo mineral. Achamos que era excesso de água pois ficou c/ algumas folhas mais escuras e moles e sempre tinha água no prato. Reduzimos as regas. Agora o que podemos fazer? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Ela é uma planta de clima quente e que precisa receber pelo menos um pouco de sol ou bastante claridade.
      Se no escritório tiver ar condicionado e pouca iluminação a planta com passar do tempo ira perder o vigor.
      Um abração!

      Excluir
  17. Mario tenho uma dracena q ficou com as pontas marrom após troca de local, tem 3 estacas, pintei a casa , coloquei ela em um quarto com pouca luminosidade e as folhas ficaram verde claras , troquei para um ambiente mais clara e dai ficaram marrom e seca, apenas de 2 estacas, fiquei em duvida se era pela luz ou vento, nao sei se foi pela água e adubo pq se nao seria as 3 estacas e nao 2. Voltei com ela para o ambiente dela. Li em um site q mandava retirar as folhas secas. O fato é q retirei aos poucos, mas acho q retirei muito, e ela ficou pelada!!! Matei minha dracena?! O q faço???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcela, Bom Dia.
      As plantas de uma forma geral não gostam de ficar mudando de ambientes com características diferentes, as folhas secas podem ser retiradas, cortadas de forma não ferir o caule, pois uma lesão nele será uma "porta aberta" para entrada de doenças.
      Se as folhas do topo estão em boas condições, recebendo os cuidados necessários ela voltará a brotar com maior intensidade depois do inverno.
      Um abração!

      Excluir
  18. Boa tarde, tenho uma dracena na estava lindas derrepente começou as folhas estão marrom horríveis ai coloquei na área piorou, o que devo fazer com estas folhas pode ser cortadas com tesoura nas partes marrom ou cortar ela toda.
    Aguardo um breve retorno, senão ela vai morrer....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Durante o inverno pode ocorrer isso, se for cortar as folhas, espere secar e corte na base com instrumento de corte bem afiado e esterilizado, com cuidado para não danificar o caule.
      Um abração!

      Excluir
    2. Bom dia, Mário Franco
      As minhas tb estavam lindas e do nada começou a secar as folhas não sei o que pode está acontecendo, veja nos links que upei as fotos, a ultima da foto estava frouxa do vaso ai coloquei separada na agua p dar mais raízes p replantar

      http://i430.photobucket.com/albums/qq27/robson_oliveira3/Pau%20Dagua/IMG_1232_zpskdzgebja.jpg

      http://i430.photobucket.com/albums/qq27/robson_oliveira3/Pau%20Dagua/IMG_1226_zps4mbnshjg.jpg

      http://i430.photobucket.com/albums/qq27/robson_oliveira3/Pau%20Dagua/IMG_1230_zps7zhsdhgd.jpg

      http://i430.photobucket.com/albums/qq27/robson_oliveira3/Pau%20Dagua/IMG_1233_zpsulvnoiqn.jpg

      Excluir
  19. Bom dia, tenho uma Dracena no meu ap. que ficou com as pontas secas e marrom, dentro do ap. não é tão quente, devo deixa-la na sacada onde é tipo uma estufa (por ser fechada com janela de vidro) na parte da tarde quando bate o sol? Tenho como recuperar essas pontas secas, ou vai ficar assim para sempre?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  20. Bom dia!
    Venho pedir a sua ajuda.
    Vivo em Portugal e tenho uma Dracena há 2 anos e pouco. Não sei quantos anos tinha quando eu comprei, mas deu flor logo no primeiro ano. Só uma inflorescência. No ano passado, deu flor de novo, várias inflorescências de quase todos os caules. Depois das flores murcharem, cortei o caule das flores. Nunca mais nasceram folhas novas na planta. E acho que foi a partir daí (ou talvez seja coincidência temporal) que as folhas começaram a amarelar, as pontas das folhas a parecer queimadas. Tenho cortado as pontas queimadas, algumas folhas amarelas, mas a planta está a perder o vigor... Não sei o que fazer... Pelo que li aqui, talvez seja excesso de luz e pouca água. Quando as folhas começaram a amarelar, pensei que era excesso de água e comecei a regar com menos frequência... Ela está junto a uma janela. Será melhor fechar as cortinas para não ter luz directa?
    Também pode ter sido do frio deste Outono/Inverno, porque onde vivo, fez mais frio do que o habitual. Agora, apesar de ainda estarmos no Inverno, as temperaturas têm subido um pouco.
    Agradeço antecipadamente a sua ajuda!
    Mariana.

    ResponderExcluir
  21. Bom dia.
    Por favor uma folha quebrou. Como fazer?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Bom dia;

    Meu nome é Janaína e no escritório em que trabalho tem uma planta dessas.
    A pessoa que "cuidava" da planta antes colocava muita água,tipo 03 copos de 500ml
    todos os dias nela.
    Nisso ela começou a ficar com as folhas secas por inteiro não só as pontas.
    Agora eu que vou cuidar dela,tirei as folhas secas e cortei as pontas de algumas que estavam secas.
    Gostaria de saber o que devo fazer para recuperar essa planta,pois ela é muito bonita
    e não quero perdê-la.
    Desde já agradeço e aguardo uma resposta.
    Janaína

    ResponderExcluir
  23. minha vizinha colocou no lixo um pau d'agua com mais ou menos um metro e eu peguei ela e enterrei direto na terra, fiz certo? Ela ta sem raiz, foi cortada direto no caule dela, foi feito um corte inviazado ( / ) tem broto no caule e bastante folhas mas algumas estão machucadas, secas e rasgadas! Me ajudeeem a salvar ela... achei ela mto bonita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      Mantenha o substrato sempre úmido e em local com bastante luz, mas na sombra.
      Também poderia cortar uma estaca de cerca de 30 a 40 cm e deixar num recipiente com água até criar raízes e folhas, ele tem o nome popular de pau-d'água por esta forma fácil de propagação.
      Um abraço!

      Excluir
  24. Bom dia, tenho uma planta que tem 3 troncos, mas, dois deles estão com a aparência de ocos, estão mortos? puxei eles da terra e não tem raízes...Tem como salva-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, Boa Tarde
      Você já retirou os dois caules, se eles estiverem moles em sua totalidade não tem salvação.
      Mas se estiverem só com a ponta com problema, corte um pouco acima da parte comprometida com um instrumento de corte bem afiado e coloque num recipiente com água e espere formar raízes e despontar brotação.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  25. Olá, Mário. Boa tarde.
    Tenho uma dracena pau-d'água a seis meses. Tudo estava indo muito bem, até que um dia as pontas de algumas folhas começaram a amarelar, e próximo ao tronco havia muitas folhas pretas e secas. Cortei as pontas amarelas, e as do tronco eu retirei. Agora o caule está branco e as folhas caídas, moles. Percebi que esse tronco está um pouco murcho. Não tenho experiência nenhuma com plantas, e o que me atraiu para ter essa foi a sua beleza e "facilidade" para cuidar. Você pode me orientar? Tenho medo de mexer nela e piorar o seu estado. Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jaqueline, Boa Tarde.
      Fica difícil de dar uma causa exata, pois tem a planta a pouco tempo (6 meses), ela pode ter chegado com problema que num primeiro momento não é possível observar, você comprou em local idôneo?
      Caule branco pode ser ataque de minúsculos insetos ou fungo.
      Caule murcho não é bom sinal.
      Ela é conhecida como pau d'água porque apenas deixando o caule mergulhado em água haverá formação de raízes e folhas.
      Minha sugestão: Retire com cuidado a planta do substrato, o caule e raízes tem que estar firmes, (se estiverem mole dificilmente a planta terá salvação)
      Com uma escovinha de forma bem delicada limpe o caule e se possível até folhas.
      Substitua o substrato e replante.
      Conforme o tamanho da planta poderá fazer novas mudas cortando o caule em em pedaços de 30 cm (isso se estiverem rígidos) deixe em recipiente com parte mergulhado em água (1/3) em local com bastante claridade, mas na sombra, logo irão surgir raízes e folhas.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Oi, Mário. Obrigada pela atenção.
      Comprei ela em um lugar seguro. Vou seguir as suas recomendações. Muitíssimo obrigada. Até mais.

      Excluir
  26. Olá,
    Parabéns pelo blog. Informação de muita qualidade.
    Tenho um vaso com 3 troncos de dracenas, similar à sua foto acima.
    Porém, um deles começou a ter as folhas amareladas, e depois ficaram completamente marrons.
    Tirei essas folhas, limpei e troquei de lugar, como orientado, mas ela ainda está morrendo.
    Notei na limpeza que esse trono está com a casca mole, com um material preto entre a casca e a parte sólida do trono e alguns ramos das folhas ficaram completamente pretos.
    Algumas fotos aqui:

    https://drive.google.com/folderview?id=0B5AB6-rzXyy4cVIwNDk0cDk3cWs&usp=sharing

    Isso é algum tipo de praga? O que posso fazer?

    Obrigado,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, Bom Dia.
      Doenças de plantas são provocadas geralmente por bactérias, fungos, nematoides e vírus.
      Mas podem ainda ser causadas por falta ou excesso de fatores essenciais para o crescimento das plantas, tais como nutrientes, água e luz.
      No seu caso se as outras duas hastes estão bem retire esta, corte e veja se ainda dá para salvar umas estacas, se sobrar alguma que esteja firme, coloque num recipiente com água e logo haverá brotações de folhas e raiz.
      Sua planta está em local com bastante claridade?
      Apesar de ser uma planta que pode ficar com seu caule diretamente na água, quando está em substrato ele estando encharcado, pode ajudar no aparecimento de doenças.
      Regue de forma moderada, se necessário logo pela manhã
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Obrigado Mário,
      Já removi a estaca, mas ainda não cortei. Tirei um pouco da casca que estava solta, e notei alguns insetos pequenos que estão embaixo da casca.
      Vou na loja onde comprei procurar um inseticida que eu possa aplicar.
      Mais uma vez obrigado.
      Abs,

      Excluir
    3. Olá Felipe, Boa Tarde.
      Mande notícias, assim todos aprendem.
      Um abração!

      Excluir
  27. Boa tarde. As pontas do meu pau d'agua começaram a secar, e percebi que nas folhas tem umas "bolinhas".
    Sabe me dizer o que seria isso?
    Para as pontas secas o q devo fazer? e em relação a essas "bolinhas" sabe me dizer o que é?
    Se precisar de uma foto eu posso postar.
    Aguardo resposta.
    Me chamo Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, Bom Dia!
      Quando fala "ponta" seria a das folhas ou onde surgem novas brotações?
      Se for das folhas pode ter ocorrido algum descuido com rega, ou mesmo alteração climática que vem ocorrendo, as novas brotações deverão ser normais.
      Se for o segundo caso o problema é mais grave e poderá inclusive levar a planta a morrer.
      Quanto as "bolinha" procure verificar com auxílio de uma lupa, verificar se não são insetos, em caso positivo aplique inseticida próprio para plantas.
      De retorno assim todos aprendem.
      Um abração!

      Excluir
  28. Olá! Tenho um pau-dágua dentro de meu apartamento há uns 20 anos e ele anda muito bem! Mas está em um vaso certamente pequeno que está com rachaduras há uns 07 anos. Entretanto, tenho receio em trocar para um vaso maior e que ele atinja o teto (o que já está bem próximo de acontecer). O que devo fazer? Replanto para um vaso de mesmo tamanho? Podo as raízes? Espero pela sua ajuda! Abraços,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Todas as plantas sofrem um pouco com mudanças.
      Deite o vaso no chão e retire a planta com cuidado sem desmanchar o torrão, um pouco das raízes que provavelmente estarão enroladas podem ser podadas.
      Utilize para completar um substrato semelhante ao que está cultivada.
      Se atingir o teto e começar a ficar feia, pode ser cortada com instrumento bem afiado e esterilizado sem deixar o caule "mordido" e passar um pasta a base de cobre ou mesmo parafina derretida.
      Novos brotos irão surgir como os das últimas fotos da postagem.
      Com o restante do caule poderá cortar estacas e deixar mergulhados na água e fazer novas mudas.
      Mas como "não se mexe em time que está ganhando" minha sugestão é só fazer isso quando ela começar a ficar feia por não receber iluminação adequada ao atingir o teto.
      Deixe sempre aqui o que está fazendo de forma que todos possam aprender.
      Um abração!

      Excluir
    2. Muito obrigada! Por enquanto, vou só trocar o vaso mesmo! Abraços,

      Excluir
  29. Obrigado por responder.
    Esta secando na ponta das folhas existentes.
    Uma coisa curiosa que eu já tenho ele a anos e já faz um bom tempo que não surge novas brotações. Sabe um motivo para isso?
    Em relação as "bolinhas" parece que são bolinhas "secas" no meio da folha sabe? tipo um descascado em formato de circulo no meio de algumas folhas.
    Vou compra o fertilizante npk 04-14-08 conforme esta descrito no descritivo da plantas. Mas eu tenho ela em um vaso que tem uns 30 de diâmetro por uns 30 de altura também. Será que precisa de 10 colheres de sopa dele? Pensei em umas 3 apenas na camada superficial do solo.
    O que tu me recomenda?

    Obrigado pela atenção.
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, Boa Tarde.
      Se achar o NPK 04-14-08 líquido é melhor, siga as instruções do fabricante, se for o granulado 2 colheres de sopa são suficientes, aplique ao redor do caule nunca junto a ele, incorpore levemente ao substrato e regue em seguida.
      As 10 colheres de sopa são no caso de abertura de cova para o plantio da muda.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  30. O pau d agua pode viver em uma travessa com água??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, Bom Dia.
      Somente com água ele produz folhas e raízes.
      A água deve ser trocada sempre, principalmente para não virar criadouro de mosquito.
      De preferência não use água com cloro.
      Um abração!

      Excluir
  31. Olá Mário,no meu Pau d Agua está a crescer uma flor,tem um espigo com 40cm isso é normal? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarida, Boa Tarde.
      Acredito que seja uma inflorescência igual da foto desta postagem, faz parte do desenvolvimento da planta, quando as flores murcharem e caírem irão aparecer os frutos.
      Um abração!

      Excluir
  32. Boa noite Mario,

    Tenho um pau d agua que ha muito tempo estava em um ambiente e precisei mudar para outro ha um ano. Desde então ele sofreu muito, as folhas ressecaram , muitas caíram , porem agora estão nascendo alguns brotos e a planta parece que esta melhorando. Mas tenho duas duvidas. 1 - alguns brotos laterais estão muito compridos , dando folhas novas la na ponta, com muitas folhas ressecadas no meio do broto. Posso podar esse broto próximo a saída dele??
    2 - Ela esta muito alta e ja chegou no teto. Nesse caso e so cortar o tronco principal que vão surgir outros brotos na ponta??

    ResponderExcluir
  33. Olá. Por favor. Socorro. nasceu no topo da dracena umas folhas. Estava indo bem mas agora as folhas estao com umas manchas brancas e tbem meio tipo queimadas/escuras. O que será ? Fungos ? Tbm as pontas começaram a ficar queimadas O que fazer ?

    ResponderExcluir
  34. Olá Mario
    Tenho a dracena há dois anos. Ela ficava dentro do apartamento em lugar com luminosidade mas sem sol direito. Estava muito bela. Por questão de espaço coloquei na sacada que pega sol das 12h até fim do dia. Agora as folhas estão ficando todas amarelas, mas não estão murchas. O que será que aconteceu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone, Boa Tarde.
      As plantas sofrem com mudanças, ela estava acostumada a não receber sol pleno, com a mudança o sol "queimou" as folhas.
      Ela é uma planta que apesar de poder ser cultivada a sol pleno, de preferência no solo, no caso de vasos não gosta muito de receber sol nas horas mais quente do dia ou seja das 10h00 as 16h00.
      Um abração!

      Excluir
  35. Boa noite Mario peguei duas estacas de um metro e meio cada sendo que as mesmas tem três galhos cada. Queria elas do tamanho que estão sem ficar esperando anos para crescer. Posso colocar direto na água até enraizar ou vai morrer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Irá enraizar normalmente.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  36. Mario, tenho uma dracena com 2 segmentos de folha na ponta, de uns dias pra ca as folhas começaram a murchar e ficar amareladas. Notei que seu tronco na parte superior estava esfarelando de dentro pra fora, ao tirar a casca seu tronco por dentro estava seco.
    Para evitar que o fungo comprometesse todo tronco, cortei a parte superior. Gostaria de saber se na parte superior do tronco ira nascer outros broto de folha e como faço psra estimular o nascimento de um novo broto? Abs. Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, Boa Noite
      Depois de podar o tronco deve ser feito o tratamento do corte com pasta a base de cobre para evitar a entrada de doenças.
      Irão surgir novos brotos.
      Poderá aplicar NPK 10-10-10 ao redor do caule, nunca junto a ele, cerca de 1 a 3 colheres de sopa (conforme tamanho da planta)
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  37. Olá, tenho duas Dracenas que floriram e estão dentro de casa, o perfume realmente é muito forte, se eu cortar as flores isso fará mal à planta? Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      O corte das flores não irá prejudicar a planta.
      Um abração!

      Excluir
  38. Bom dia Mario!
    Minha dracena estava com o miolo do tronco principal cinza escuro. Cortei bem abaixo e selei com cera derretida de vela, mas não adiantou, o fungo voltou.
    O que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Aplique fungicida que é feito a base de cobre, irá encontrar em Garden e casas que vendem produtos agropecuários.
      Tem em frascos com gatilhos para spray, já prontos para o uso.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Muito obrigada!!!

      Excluir
  39. Olá amigo, parabéns pelo blog! Tenho um pau d'água há 3 anos junto a janela de meu apartamento, local bem iluminado e apanha sol diretamente na parte da manhã. As folhas nunca foram vistosas e são um pouco retorcidas, ultimamente estão amarelando e nasceram pendões compridos que parecem ter flores, mas não tem nenhum odor. Devo poda-los? Como melhorar a aparência da planta? Obrigado é um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edison, Boa Tarde.
      A planta quando dá flores coloca nelas toda sua energia e com isso pede o vigor.
      As flores abrem ao entardecer e tem perfume muito forte.
      Possivelmente as suas ainda não tiveram desenvolvimento pleno.
      Podem ser cortadas.
      Aplique NPK, fórmula 10-10-10 de 1 a 3 colheres de sopa conforme tamanho da planta ao redor do caule nunca junto a ele.
      Um abração!

      Excluir
  40. Sr. Mário,também tenho uma dúvida quanto a rega. Onde comprei a planta o vendedor me sugeriu meio litro de água a cada 15 dias, já outros falam em regar duas vezes por semana. Qual seria a medida indicada? O pau d'agua está plantado em um vaso médio, um tronco principal e mede aproximadamente 1,60m, como falei, está em uma ampla janela e recebe luz solar diretamente pela manhã.
    Aproveito para mais uma vez lhe parabenizar pelas informações postadas, que com certeza são úteis a todos. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  41. Sr Mario , bom dia , minha dracena tem 12 anos, fica ao lado do janelão da sala, boa luz mas durante uma hora e meia, depois do meio dia toma sol. Esta com queimadura nas folhas generalizadamente. Mudo ela de lugar? grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renata, Boa Noite
      As folhas foram queimadas pelo sol, ela gosta de bastante claridade
      Afaste para não receber luz direta do sol nas horas mais quentes do dia ou coloque uma cortina.
      Um abração!

      Excluir
  42. Oi Mário, boa tarde !
    Tenho uma Dracena faz uns 8 anos, mudei para um apartamento faz um ano e agora ela está na varanda com pouco sol. Nunca havia dado flor, abriu uma flor cheirosa e as folhas de onde saiu a flor estão amarelas, parece que a planta esta morrendo o que devo fazer , por favor me ajuda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cleuza, Boa Noite.
      As plantas costumam colocar muita energia na produção de flores e frutos o que a enfraquece. No caso de algumas espécies elas até morrem, mas não é o caso dessa. Continue cuidando dela normalmente, sem exagerar em nada. Poderá aplicar de 1 a 3 colheres de NPK 10-10-10 (conforme tamanho do vaso) ao redor do caule, nunca junto a ele, incorporar com cuidado ao substrato para não danificar raízes e regar em seguida.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  43. Boa noite,adorei esse cantinho q fala sobre o pau d'agua.hj peguei uma muda q achei na rua,era só um tronco com as folhas,como eu faço para plantar ela,achei ela tão linda,fiquei com dó prq tava jogada no meio do mato ai trouxe p minha casa.como eu não entendo como plantar ela eu coloquei direto na terra preta e reguei muito ela.

    ResponderExcluir
  44. Boa tarde, gostei, pois tenho uma Dracena no meu escritorio mas ela fica na área na frente e apareceu tipo fungo branco tipo um pó ja na outra uma especie de cola atraz da folha de sima em baixo, o que é isso e o que devo fazer e quais cuidados. Obrigada, Margarete.

    ResponderExcluir
  45. Bom dia Mário! Eu plantei no meu jardim 04 Dracenas de 2 m cada e estavam com fofhagem abundante. O problema é que veio a geada uma semana depois do plantio e queimou 95% das folhas. Eu tirei as folhas mortas. Como fazer para recuperar aquela folhagem vistosa? Se eu fizer pequenos cortes no caule pode acontecer a ramificação também ?

    ResponderExcluir
  46. Boa noite, tenho uma dracaena que trouxe de África em maio. Tinha somente um caule fino, mas estava viçosa e com cerca de 1m. Tive de cortá-la a meio para conseguir trazer. Agora tenho duas a original brotou no topo e junto ao caule e terra. A outra ponta criou raiz e plantei em vaso. Agora tenho a planta com manchas amarelas , tipo pintas nas folhas e outras ficam manchas pretas. Não sei se é por causa de falta de nutriente, flúor da rega, o que posso fazer para não perder as minhas dracaenas . Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito da ajuda de alguém, para salvar a minhas dracaena fragans. As pintas amarelas depois viram castanhas e secam a folha . Não sei o que fazer , se é agua terra nutriente. Bem haja para quem me ajudar ! Obrigada

      Excluir
  47. Ol, primeiramente amei o site. A minha dracma por infelicidade do destino quebrou a parte das folhas bem no pé das folhas ou seja não tem nenhuma, gostaria de saber se crescerá de novo ou terei que fazer a estaquia? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Não deixe a ponta quebrada, faça um novo corte com instrumento esterilizado e bem afiado, depois passe algum produto a base de cobre, ou até mesmo cubra com vela derretida, isso para que não entre doenças.
      logo irá ver novas brotações.
      Continue com os cuidados normais.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  48. Olá
    Tenho na minha sala um Pai d'água. Com frequência tem aparecido muitos (muitos mesmo, do chão e o teto ficarem pretinhos) bichinhos minúsculos. Parece que se concentram no "solo" do jarro. Como posso acabar com eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Existe a venda inseticida próprio para plantas, já vem pronto em frascos com gatilho para spray.
      É excelente para quem tem poucas plantas.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  49. Bom dia Sr Mario
    Parabéns pelo blog, adorei!
    Minha dracena esta cheia de brotinhos crescendo mas tenho reparado uns tufinhos de algo parecido com algodão e parece tb que tem um bichinho minusculo dentro.
    Sbe do que se trata?
    O que faço?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline.
      Alguns insetos tem este comportamento, muitos se instalam na planta mas não prejudicam.
      Mas, siga o que falei no comentário anterior.
      Um abração!

      Excluir
  50. Gostaria de engrossar o caule do pau d'agua
    como devo fazer
    Atenciosamente
    Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, Bom Dia.
      Se estiver no solo, forneça a ela condições favoráveis em relação a luminosidade, substrato e tratos culturais.
      Conforme tamanho da planta aplique ao redor do caule (nunca junto a ele) cerca de 1 a 3 colheres de NPK 10-10-10 ou 04-14-08.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  51. Parabens pelo blog, no meu caso o melhor que encontrei( me ajudou a salvar minhas plantas) .Lindo trabalho de quem realmente entende. Atenciosamente.
    Christina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Chris, Bom Dia.
      Agradeço visita e comentário.
      Só fico triste por não ter tempo de responder todos leitores que me escrevem.
      Um abração!

      Excluir
  52. Olá, procurei em todas as perguntas e não achei uma resposta pra mim. Comprei 3 dracenas e gostaria de saber se elas podem ficar numa sacada sem cobertura ou é só planta de interior. Moro no sul e aqui é um pouco mais frio e chove bastante. E na sacada bate muito vento. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sibeli
      É uma planta relativamente rústica e se dá bem em ambientes internos e externos, em vasos e no solo.
      Em condições favoráveis irá se desenvolver de forma satisfatória.
      Não gosta de frio intenso, se ocorrer deverá colocar em local protegido.
      Quanto ao vento e chuva normais não será problema.
      Boa Soret.
      Um abração!

      Excluir
  53. Olá!
    Primeiramente, parabéns pelo blog: as dicas são bem claras e fáceis de serem entendidas! Li todos os comentários, mas ainda assim estou com dúvidas com relação à minha Dracaena. Na parte inferior, tinham folhas lindinhas crescendo. Agora, estão todas amareladas e caindo, com aspecto meio apodrecido. Também visualizo alguns pontinhos pretos, como se fossem pontinhos de terra entre as folhas e caules da parte inferior. Na parte superior, parece ok, apesar de algumas folhas estarem amareladas e com algumas pontinhas queimadas (apesar de poucas). Estou com medo da minha planta estar morrendo. Ela fica na sala, mas infelizmente quase não bate claridade. Como moro na Alemanha, não quero deixá-la do lado de fora por conta do frio. Agora, instalei-a temporariamente na janela do meu quarto, onde bate um pouco de claridade (e li que é importante iluminação). O que posso fazer para mantê-la saudável? Devo podar essas folhas que estão caindo e com aspecto doente? Ficarei eternamente grata com suas dicas. Não quero perdê-la!
    Att,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Fernanda, Bom Dia.
      Ela precisa de claridade, se colocou perto da janela, de tempo em tempo vá virando o vaso de forma que todas folhas vão recebendo luz por igual de forma que a planta não fique torta, porque irá se voltar para onde vem esta claridade.
      As folhas podem ser cortadas, com instrumento de corte bem afiado e esterilizado, não arranque, o pedacinho que ficar junto ao caule irá secar e depois de um tempo irá se soltar com facilidade.
      Folhas amareladas podem ser ocasionadas por falta de água, mas apodrecidas pelo excesso.
      Faça teste antes de regar enfie o dedo no substrato, dá para sentir se o substrato está seco ou úmido, precisando de água ou não.
      Quanto a doenças pode ocorrer ataque de insetos ou fungos, existe a venta produtos já prontos para uso.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  54. Sr. Mario, tenho uma Dracena há mais de trinta anos dentro de casa. O Tronco nunca engrossou. Existiam 4 ramificações do caule principal, podei 2 há anos e nenhuma folha nasceu. Estas 2 ramificações são rijas e de boa aparência. Pergunto existe algum lugar certo no caule para podar? Porque ela atingiu o teto e tenho que podá-la, mas de que forma? Já é um membro da família!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Ela pode ser podada em qualquer altura, com o pedaço que sobrar poderá fazer várias mudas, deixando mergulhadas em água até que surjam raízes e folhas, depois passe para vasos.
      O importante é que o corte da poda seja feito com instrumento de corte bem afiado e esterilizado, isso para não deixar um corte "mordido" passe pasta anti fungo feita a base de cobre e cubra com parafina ou vela derretida.
      Um abração!

      Excluir
  55. Boa tarde. Será que pode me ajudar? Comprei uma linda Dracena, a moça da loja me orientou trocar o vaso, disse que o que está nela (30cm de diametro) é só para transporte. Tenho um vaso em casa com 25cm de diâmetro e bem profundo (50cm de altura), será que posso plantar nele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julice, Boa Noite.
      De tempo em tempo, quando as raízes ocupam todo espaço do vaso e começam a enrolar é hora de trocar para um vaso maior.
      No seu caso pode passar para o vaso proposto, use substrato semelhante ao que ela está plantada e acostumada, não desmanche o torrão, assim a planta irá sentir menos a mudança.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  56. Bom dia Mário, tenho duas plantas dessa pau d'agua na garagem de casa. Elas estão com as pontas amareladas e secas, como devo proceder para melhorar isso?
    Outra dúdida, elas demoram muito a florescer? Existe alguma condição especial para que isso aconteça. A minha deve ter uns dois ou três anos e está num vaso.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia Mário como esta? Tenho uma Dracena com dois troncos. Em um deles uma doença atingiu todas as folhas e me recomendaram tira-las para não se espalhar para as folhas sadias, contudo o tronco atingido parece não brotar novas folhas. Há alguma técnica de poda que possa estimular o crescimento de novas folhas. Grato desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabio Bom Dia!
      O tronco sadio poderá ser cortado em qualquer altura, irá estimular novas brotações e inclusive aproveitar partes para formar novas mudas deixe elas com a ponta mergulhada em água.
      No caso da poda utilize instrumento de corte bem afiado e esterilizado, passe pasta a base de cobre para não entrar doenças, se não tiver pode ser vela derretida.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  58. Oi Mario! Amei o seu blog. Moro nos Estados Unidos, comprei dois lindos país d'água, mas tuvemos uma noite de frio intenso e as folhas ficaram marrons e molengas. Cortei as folhas na base, junto ao tronco, deixando um toquinho. Devo botar vela derretida nos toquinhos? O topo do tronco já veio com uma selagem marrom. Vão nascer novas folhas ou devo cortar o topo do tronco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      A colocação de vela derretida é uma forma de vedar a entrada de fungos, mas é uma forma mais caseira, aquilo que as pessoas tem de forma mais fácil, mas o correto seria uma pasta fungicida feita a base de cobre.
      Encontrando condições favoráveis e se o caule está em boas condições logo irá aparecer brotações.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  59. Olá, ja aconteceu 2x de chegar em casa e ao lado do pau d'agua, no chão, ter uma minhoca! E as 2 q apareceram eram relativamente grandes! Devo tomar alguma medida para controlar ou extermina-las ou é normal q elas apareçam? Isso pode prejudicar a planta? E pq elas saem? Obrigado desde ja! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Minhocas significam que a terra é fértil, não prejudicam a planta, muito pelo contrário, deixam a terra mais arejada e o seu húmus é um excelente fertilizante.
      Um abração!

      Excluir
  60. Oi bom dia.... tenho uma Pau D'água em casa há mais ou menos 4 meses e um dos troncos observei tipo "fungos", o que eu posso fazer pra tratar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde! tenho uma dracena poá que estava com cochonilhas e compramos veneno, depois disso as folhas de baixo secaram até o talo e caíram, a folhas novas nascem amareladas, regava 3x por semana 2 copos de 200ml na hora do almoço. Não sei se é falta ou excesso de água, ou falta de adubo, agora as folhas estão com as pontas ressecadas e rachando. Por favor, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Se aplicou o inseticida próprio para plantas em horário que as folhas não estavam quentes devido ação do sol, certamente o problema não foi esse.
      Quanto água tudo vai depender do substrato, se ele tem boa ou má drenagem, a melhor hora para rega é pela manhã e para que ela chegue as raízes inferiores o correto seria aplicar em boa quantidade até que escorra no prato (se estiver em vaso), pode então regar nessa época de clima mais frio 1 vez por semana.
      Dê mais informações
      Um abração!

      Excluir
    2. Muitíssimo obrigada pela atenção Mario! Quero muito que a Samantha(nome da minha Dracena) seja feliz!, infelizmente ela continua absorvendo as folhas mais baixas (até secar e cair) e as apicais não se desenvolvem mais, apesar de ser um lugar com boa iluminação indireta....
      há alguma possibilidade de eu poder enviar umas fotos dela pra você por email?

      Obrigada novamente

      att

      Milena do Valle

      Excluir
    3. Olá Bom Dia!
      Mande para marioffranco@hotmail.com
      Um abração!

      Excluir
  62. Oi amigo moro no sítio a 16 anos e esse ano a Dracena que tem aqui deu frutos um monte bolinhas verde que depois ficam amarelas . Nunca tinha visto isso queria saber mais a respeito vc tem alguma informação ?

    ResponderExcluir
  63. Olá Mário, tudo bem? Parabéns pelo blog!! Estou com um problema: uma conhecida tinha uma Dracena de uns dois metros de altura, com duas ramificações. Pedi uma muda e ela cortou uma das ramificações inteira, deve ter +- 1 metro e folhas grandes. Ela me orientou a colocá-la direto na terra, no vaso, o que fiz. Depois de alguns dias ela começou a morrer e então verifiquei que não haviam raízes. fiz um novo corte no caule e coloquei na água, na varanda, em uma parte que pega luz mas não sol direto. Esta lá há uma semana e nada de criar raizes, e as folhas continuam amarelando e secando... Será que devo cortar em partes menores? Ou demora mais tempo mesmo pra enraizar? Obrigada desde ja!

    ResponderExcluir
  64. Vc sabe o tempo que pode levar da estaquia ate a floração ???

    ResponderExcluir
  65. Olá, tenho uma dracena Madagascar tricolor na sala em um vaso onde pega um pouco de luz.. Umas das ramificações que ainda eram novinhas, com pequenas folhas murcharam. Consegui cortar a parte morta, mas gostaria de saber como posso proceder para que esses caules que precisei cortar volte a ter folhas. Tenho medo de acabar ficando só o caule sem nada.. Vi q pode colacar em agua, caso queiramos outro ramo, mas não e o caso. Gostaria que esse mesmo que já tem voltasse com folhas sabe? Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  66. Tenho uma dracaena massageana que mudei para um vado um pouco maior mas agora está a ficar com folhas amarelas que depois caem será que foi da mudança?que posso fazer?obrigado

    ResponderExcluir
  67. Ola tenho uma dracena tricolor e o broto a copa dela tipo q gruda a folhas dificultado a separacao delas.com o desenvolvimemto elas separam mas ficam quase cortadas nao sei oque pode ser.

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde!
    Tenho uma dracena no meu Jardim que está com vários ramos de mais de 1,5m de altura. Posso podar eles é replantar em outros lugares no Jardim ?

    ResponderExcluir
  69. Olá, minha Dracena tem mais de 20 anos. Sempre ficou no ao, com iluminação indireta. Agora esta na rua pegando Sil direto. Acho que está aguentando bem,porém já há alguns anos o caule tornou - se muito lenhoso e comprido, só tem folhas nas pontas bem do alto.
    Está feio o tronco enorme sem Folha. Devo cortar, ou replantar só a parte que tem folhas?

    ResponderExcluir
  70. Bom dia, minha dracena depois de decadas floril, agora as flores secaram, restaram só os galhos, eu posso tosa-los?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia
      Pode cortar com instrumento bem afiado e esterilizado fazendo um corte reto sem "mordidas", passe pasta a base de enxofre ou parafina (vela) derretida.
      Boa Sorte.
      Um abraço!

      Excluir
  71. Bom dia, o caule da minha planta esta descascando e cheio de uma espécie de pó. Parece cupim, mas não vi nenhum. O que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  72. Olá, Mário!
    Aproveitei uma poda de Dracenas do vizinho e fiz mudas com um tronco de mais ou menos 10 cm de diâmetro, há uns 2 meses. Nem sinal de folhagem, mas os troncos estão apresentando rachadura no topo, formando uma estrela bem no centro. Ela estava com bastante fungo. Pode ser isso ?

    ResponderExcluir
  73. Bom dia !! Tenho uma Dracena pau d’agua e a mesma está ficando com as folhas amareladas e murchando !! Não sei se isso é falta de água ou excesso . O que devo fazer para recupera-la ?? E qual melhor adubo que posso usar ???

    ResponderExcluir
  74. Bom dia, acabo de plantar um pau d’água em meu consultório, ele recebe alguma luz, mas pouca. Gostaria que ele crescesse com o tronco mais grosso do que está agora, t m algo que eu possa fazer para isso acontecer? Quanto tempo pode demorar para crever?

    ResponderExcluir
  75. Boa tarde. Meu pau da agua esta como falam acima. Folha secabdo nas pontas e peetas no pe do caule poremficam podre pois qdo tiro eles estao umidos e molhes. O que sera?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Descobriu o que é? O meu esta igual... Pontas secas e amarelas..

      Excluir
  76. Boa Noite. Gostaria de saber se posso fazer mudas com pedaços maiores, pois tenho um pé altissimo cheio de mudas lá em cima, quero fazer cerca viva. Alguma orientação?
    P.S. O lugar que vou plantar é estreito e bate muito sol, outra coisa por favor, as raízes são agressivas? Vou plantar junto á piscina. Grata pela atenção

    ResponderExcluir
  77. Boa tarde, Mário!
    Tenho um pau d'água perto de uma janela que recebe boa ventilação e iluminação. Porém, percebi que há algum tempo algumas de suas folhas parecem estar com suas pontinhas ressecadas, como se tivessem queimado e secado. Será algum problema de rega?

    ResponderExcluir
  78. Boa Tarde,
    Tenho na minha casa várias plantas de pau d'água ao longo do muro, tem muitos mesmo, fazendo uma paredão, alguns com mais de dois metros. Contudo, agora alguns estão ficando com as folhas amareladas (parecem secas) e caem. O meu jardineiro disse que é uma doença, isso seria verdade. E se positivo, o que posso fazer?
    Obrigada desde já pela ajuda.

    ResponderExcluir
  79. Boa tarde. Poderia me ajudar. A minha planta esta com as folhas queimadas e com umas manchas mais claras tbm. Ela dica na sacada que bate sol. Saberiam me dizer o que pode estar acontecendo? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Tem feito muito calor as folhas ficam super aquecidas, de repente começa uma chuva forte, esse é um dos fatores que pode ter ocasionado isso.
      Um abração!

      Excluir
  80. Boa noite!
    Minha Dracena está com as folhas caídas, dá a impressão de que estão pesadas para o tamanho do caule.
    Alguma recomendação?
    Obrigada,
    Jéssica.

    ResponderExcluir
  81. Meu nome é Ari. Meu escritório tem pouca ventilação e iluminação natural deficiente. Esta planta sobrevive neste ambiente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ari, Boa Noite.
      Minha sugestão seria arrumar outra planta que consegue se manter um pouco mais nessas condições, como a zamioculcas.
      Um abração!

      Excluir
  82. Olá! Tenho um pau dgua e acho que estava cometendo erros sem saber com a planta ao borrificar seu caule e folhas agora ela se encontra com caule com a ponta mole , não sei o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite
      Se sua planta está ainda na água, e a parte da raiz esta mole corte, volte a manter em água até a formação de novas raízes, em local com muita luz mas na sombre, troque a água regularmente, não usando água clorada e limpe bem o recipiente.
      Se entendi errado, volte com novo comentário.
      Um abração!

      Excluir
  83. Olá Mário.
    Na minha linda Dracena surgiram duas manchas brancas (esbranquiçadas), uma em cada folha.
    Não tenho folhas secas, marrons, o vaso não está pequeno, não tem iluminação direta. O verde da folhagem está bonito, substrato está em ordem.
    O que provavelmente seja (?):
    - Exagero meu
    Ou
    - Problema com a planta

    Receba meu carinho e abraço!

    ResponderExcluir
  84. Boa tarde Mário, há alguns anos tu me orientou em como fazer a propagação da Dracena, deu certo, ficaram lindas. Volto no teu blog para mais uma orientação....as plantas que estão em vaso de plástico estão lindas, folhas largas, verdes escuras...um espetáculo. As que estão em vaso de concreto, possuem folhas finas e cores desbotadas....a rega é diferente devido ao vaso? Todas estão no mesmo local.... Muito obrigada novamente.

    ResponderExcluir
  85. Bom dia, ganhei a 6 meses 2 desses e plantei um que ficou lindo e outro coloquei na água mas está feio acho que está morrendo 😔 o que devo fazer ? Por favor

    ResponderExcluir
  86. Boa tarde, algumas folhas estão a ficar escuras de dentro para fora. Tera algum problema o que posso fazer.

    ResponderExcluir
  87. Boa noite, Mario!

    Tenho duas dracenas com mais de 20 anos, herdadas da minha avó. A de folhagem escura, encontra-se com o início do tronco( a parte junto a terra) meio escurecido, um cinza escuro. Já a de folhagem mais clara e com listras, está com o meio do tronco descascando.
    Ambas vivem dentro do apto. Porém, a de listras foi colocada pra dentro recentemente, pois , com essa parte descascando, achei q pudesse ser do sol, apesar de ter dado uma flor linda também recentemente.

    Minha pergunta é: Será que ambas estão doentes? É possível salvá-las?
    Conto com a sua ajuda :)
    Desde já
    agradeço !

    ResponderExcluir
  88. Olá Aline, Boa Tarde.
    Tronco e folhas escurecidas geralmente são ataque de fungos, pode ser a fumagina que aparece depois do ataque de cochonilhas que soltam um líquido açucarado e depois aparece o fungo, para saber passe um pano branco, levemente umedecido, se sair e ficar escuro é ela, neste caso pulverize fungicida que é feito a base de cobre e pode ser encontrado em gardens e casa agropecuárias. Quanto ao descascamento, acredito que seja devido a falta de algum nutriente, se a folhagem estiver bonita observe, depois mande mais detalhes.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  89. Oi, tudo bem? Tenho uma dracena massangeana há um ano. Ela tem 60 cm de altura. Mas, nunca deu flores. Eu molho de dois em dois dias, quando a terra está seca. Ela recebe sol da tarde de forma indireta e fica ao lado de uma janela recebendo ar. Mas, até agora nenhuma flor. :( Como faço para florescer? Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Ela ainda é nova para florir, mas aplique de 2 a 3 colheres de sopa de NPK 04-14-08 ao redor do caule (não junto a ele), incorpore levemente e regue em seguida.
      Um abração!

      Excluir
  90. Olá! Eu tenho uma dracaena massagaenas e a minha gatinha gosta de ir afiar as unhas no seu tronco, e agora o tronco está com rasgões e apareceu tipo uma seiva branca. A planta está com cheiro que parece podre. Um caule caiu e queria saber se o posso plantar novamente visto que tem ainda folhas novas a brotar. Como posso salvar este tronco? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Ela é conhecida como pau-d'água, poderá cortar a parte do tronco que está boa, utilizando um instrumento de corte bem afiado e esterilizado e deixar num recipiente com água, quando brotarem as raízes poderá passar para um vaso.
      O que aconteceu com sua planta seria o mesmo de sofrermos algo parecido em nossa pele, vai haver cicatrização, mas sua gata tem que mudar de hábito.
      Arrume uma caixa, e corte tiras de papelão da mesma altura e largura dessa caixa, cole um na outra usando cola branca, tenho 5 gatos e eles só usam esse arranhador que fiz.
      Boa Sorte.
      Um abração

      Excluir
  91. Bom dia tenho uma dracena, de +- meio metro, há uns 4 meses, está plantada na terra e coloquei na sala onde pega um pouco de luminosidade e ontem verifiquei que está aparecendo uns bichinhos que voam bem pequenos pretos e ficam no caule. Como devo tratá-la??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leila, Boa Tarde.
      Quem tem plantas em casa deve ter inseticida próprio para plantas.
      Em Garden, casas agropecuárias e grandes supermercados voce irá encontrar o produto já pronto em frascos com gatilho para spray.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  92. Bom dia! Tenho a pau d' água na sala a 2 anos, porém notei que as folhas na parte de baixo estão ficando amarelas e secando e na parte de cima está secando começando pelas pontas das folhas isso é apenas em algumas folhas, será falta de nutrientes? rego 1x na semana. Como devo tratá-las

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luziane, Bom Dia!
      Nessa rega coloque uma quantidade de água generosa de tal forma que possa atingir as raízes mais baixas da planta.
      Se estiver em vaso a água tem que sair pelos furos de drenagem.
      Para ajudar aplique NPK 04-14-08 de 3 a 5 colheres de sopa (conforme tamanho da planta), sempre ao redor do caule, nunca junto a ele, incorpore levemente ao substrato e regue em seguida.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  93. Olá Mário, boa tarde
    Tenho um pau d'água há cerca de 3 anos. Ela estava num apartamento nos primeiros meses e tinha muitas folhas, grandes e escuras, mas depois passei-a para a varanda. Eu acho que ela apanhou demasiado sol e eu não reguei regularmente e ela ficou amarelada e perdeu muitas folhas.
    Agora tem cerca de 2 m de altura, mas só tem umas 8 folhas pequenas (2 palmos) no topo. Há modo de voltar a fazer rebentar novas folhas no caule? Ela assim parece meio descabelada :-)
    Se for preciso cortar, pode indicar-me um vídeo ou site onde eu possa aprender sem machucar ela?
    Obrigado pela ajuda e um abraço,

    Gonçalo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gonçalo, Bom Dia!
      A passagem para sol pleno tem que ser feita de forma gradativa, caso contrario as folhas ficam "queimadas" e isso é irreversível.
      Ela não gosta de receber luz solar direta nas horas mais quente do dia.
      Para ter novas brotações no caule, ele precisa ser podado, para tanto utilize instrumento de corte bem afiado e esterilizado para não deixar o corte "mordido", passe no local pasta fungicida, ou mesmo pó de canela e vede com vela derretida, esse corte aberto é uma ferida por onde entram doenças.
      Se deseja reduzir a altura da planta, faça estacas e deixe mergulhadas na água, irão aparecer raízes e folhas, aí é só plantar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  94. Boa noite, tenho um pau d’agua que estava muito lindo. De repente começou a dar um po branco que cobriu toda a planta, ainda era melosa. Tentei limpar mas foi impossível. Sujava todo o chao parecendo um algodão. Enfim, cortei todas as folhas e já começou a dar pequenas folhas. Tenho visto uns bichos que parecem pequeninos flocos ee algodao. O que posso fazer? Obrigada pela atenção

    ResponderExcluir
  95. Olá Mário, primeiramente gostaria de parabenizá lo pelo excelente conteúdo. Caro, tenho um dracena a quase dois anos, no interior de casa, e nas últimas semanas houve queda de algumas folhas fui verificar e a parte superior do caule esta mole, fazendo que a planta tombe. Pode ser algum tipo doença bacteriana?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      O caule precisa estar rígido, se estiver mole, não é bom sinal, pode estar com algum problema sério
      Se a parte inferior estiver boa corte com um instrumento de corte bem afiado e esterilizado, coloque no corte canela em pó.
      Se a parte inferior estiver saudável,logo haverá formação de novas brotações.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  96. Bom dia 🤗 tenho a minha dracaena com umas manchas castanhas a meio das folhas 🤔🤔🤔 o que será?? Coloquei a num local com menos luminosidade, será disso? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Apesar da possibilidade de ser cultivada na sombra, precisa receber bastante claridade para ter um crescimento sadio.
      Mude de lugar e acompanhe as novas brotações.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  97. Olá, minha dracena está com.os brotos que estão nascendo amarelados (começou a amarelar a pouco tempo), tambem a parte inferior da folhas( entre o.pau e o caule das folhas (onde ficam as folha) ficando secos. O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde! Comprei uma dracena pau d'água há três semanas. No dia que recebi já percebi umas "manchas" tipo queimado no corpo de algumas folhas e nos últimos dias percebi que duas folhas (nas quais não tinha reparado manchas antes) estão com pequenos buracos alongados. Ela está plantada em um substrato que retém pouquíssima água e minha sensação é de que está sempre seco.

    ResponderExcluir
  99. Tenho uma Dracena fragans ou pau d'água normal não é variegada queria saber se corto a haste que deu flores pq já secaram vieram os bichinhos polinizadores e ficou praticamente só a haste devo tirá-la ou espero secar ? Obrigada 😃😊

    ResponderExcluir
  100. Boa tarde, tenho uma Dracena que fica em um vaso com água, mas nessa última semana o tronco dela descascou um lado . O que pode está acontecendo ? algumas folhas estão com as pontinha queimadas , e o trono continua úmido. O que posso está fazendo por favor ?

    ResponderExcluir
  101. Olá, amei o site, nós apagamos as plantas e pouco se fala sobre cultivo. A minha Dracena está com comichões brancos nas folhas. O que devo fazer? Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  102. Olâ boa tarde.
    Por favor veja se pode me orientar.
    Tenho uma cerca viva de dracena e elas estão bem altas, mas na parte de baixo já não estão tão cheias de folhas novas. Consigo criar um broto na parte de baixo do caule sem ter que cortar a planta na parte superior? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Pelas imagens dessa postagem poderá ver que os grandes caules quando cortados, começam a ter brotações laterais.
      Minha dica: Corte uma delas, faça estacas de 0,5 metro, deixe mergulhada em água num local com bastante claridade mas na sombra, troque a água para não criar mosquitos, quando aparecerem folhas e raízes plante nesses lugares sem brotações.
      Boa Sorte!

      Excluir
  103. Olá boa tarde!
    Tenho um vaso com 3 paus d água juntos,
    Ja estão muito grandes um deles está cheio de rebentos e outro está muito alto quase já bate no teto será que está é a melhor altura para o separar e o que faço ao maior que as duas astes que tem quase batem no teto? Por favor ajude me adoro esta planta já a tenho a muitos anos não a queria estragar.

    ResponderExcluir
  104. Olá Bom Dia!
    Pode podar sem medo.
    Mas utilize um instrumento de corte bem afiado e esterilizado
    O corte deve ficar bem reto, sem 'mordidas" para ter uma cicatrização boa.
    Aplique fungicida no corte, ou mesmo canela em pó, para evitar entrada de doenças.
    A parte que cortou poderá fazer estacas colocando cerca de 1/3 mergulhado em água, logo irão surgir novas brotações e raízes.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde,
    Ganhei uma Dracena pau d’água de presente há 2 semanas, ela chegou linda, tem 4 caules e devem medir 1m, ela fica na minha sala, é bem iluminada porém não fica próximo à janela.
    Notei que as folhas que estão nascendo próximas ao caule ficaram amareladas e agora estão marrom uma aparência de que está seca/morrendo. Não entendi até agora como regar essa planta, coloco mais ou menos 400ml de água a cada 4 dias.
    O que eu faço? Estou desesperada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa. Bom Dia!
      Quando compramos ou ganhamos uma planta ela geralmente está linda no local de venda e ao chegar em nossa casa.
      Mas temos que entender que plantas não gostam de mudanças, geralmente estavam inicialmente em estufas onde recebiam tudo na dose certa: água, luminosidade, fertilização, temperatura etc.
      Sai do produtor, é transportada até o ponto de venda onde não tem os mesmos cuidados e depois novamente é levada pelo comprador até sua casa que também não consegue oferecer a mesma qualidade.
      A planta não vai "reclamar" desse mal trato de imediato.
      Tenho certeza que foi o que aconteceu com a sua.
      Meu conselho é que durante essa fase ruim que ela está passando, coloque num lugar com bastante claridade, mas sem receber luz solar, pode fazer rega 1 vez por semana de forma que a água escorra pelos furos de drenagem, assim irá ter certeza que o líquido atingiu as raízes mais baixas.
      Antes de regar novamente enfie o dedo no substrato, se estiver úmido espere mais um pouco.
      Não coloque fertilização durante esse período.
      Boa Sorte.
      Mande notícias.
      Um abração!

      Excluir
  106. Olá, Mario, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de te parabenizar pelo excelente blog. E agora gostaria de lhe solicitar alguma ajuda se for possível. Tenho três caules de um metro cada em minha sala há um ano e meio. Quando comprei, o vendedor falou para regar 1 litro toda semana, fazia isso até me dar conta que a água não evaporava no segundo vaso e as pontas dos caules estavam com limo.Estava afogando a planta. Comecei a regar menos vezes.Tudo havia voltado ao normal, eu achava, até descobrir que embaixo da casca de um dos caules estava tudo preto, havia muitas formiguinhas vermelhas e parecia um pó preto. Fiquei apavorada. Não sei o que é isso. E dentro de casa. Poderia me ajudar me orientando com o que fazer ou quem procurar?
    Desde já lhe agradeço sua gentil atenção.
    Bia bia_haddad@hotmail.com

    ResponderExcluir
  107. Qual a melhor maneira de tratar as cochonilhas? A aparição destes parasitas é indicativo de alguma deficiencia na rega ou na adubação?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, Bom Dia!
      Existe espécies diferentes de cochonilhas e elas encontrando ambiente favorável a proliferação é rápida, elas expelem um líquido açucarado que propicia o aparecimento chamado fumagina que deixa as folhas negra impedindo dela realizar a fotossíntese.
      Pulverizar inseticida próprios para plantas pode resolver, mas tem as cochonilhas de carapaça que são mais difíceis de combater: Pulverize a planta com Óleo de Neem ou Óleo Mineral (compre na farmácia e utilize uma tampinha para cada 1 litro de água). Eles são defensivos naturais que criam uma camada impermeável sobre a cochonilha, impedindo-a de respirar. Isso só deve ser feito no final da tarde, quando o sol estiver mais ameno.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  108. A minha dracena esta com tronco unico e ja passa dos 5 metros de altura e no meio do seu tronco esta com buraco entao eu gostari de saber se ja esta na hora de poda-las? E se eu podar ela vai brotar novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Pode podar, use um instrumento de corte bem afiado e esterilizado, faça um corte bem reto (sem "mordidas"), passe pasta fungicida, se não tiver use canela em pó e parafina para tapar o corte (pode ser vela derretida).
      Isso irá impedir a entrada de doenças pelo corte.
      Logo irão aparecer novas brotações.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  109. Bom dia ... tenho uma dracena ... mais faz algum tempo que o tronco esta oco e umido ... já cortei 2 vezes esta parte oca mais parece que esta descendo .. quando cortei a última vez o tronco, coloquei canela em pó pra cicatrizar mais não resolveu ... ainda esta oco e descendo ... não sei o que fazer .. Socorro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia!
      Não sei se sua planta tem uma ou mais hastes.
      Retire ela do local que está semeada, verifique o estado do substrato, veja as condições (se esta muito seco ou encharcado), se nota a presença de insetos.
      Terá que fazer um novo corte, mas em parte com caule saudável.
      Replante, conforme o caso terá que trocar o substarto.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  110. Obrigado pelas informações! Pergunta: plantando uma muda no solo, quanto tempo para ela atingir 3 a 6 metros? Estou planejando fazer uma cerca viva em um terreno que tenho. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bom Dia!
      Vai depender de vários fatores, tamanho da muda que está plantando, principalmente diâmetro do caule, substrato utilizado no berço e profundidade, traços culturais, clima da região, etc, Mas pode esperar de 2 a 3 anos para atingir a altura desejada.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  111. Olá!!! Eu tenho uma Dracena pau d’água no apartamento, está linda e crescendo bem porém notei há duas semanas que o tronco está rachando e a casca saindo. O que pode ser? Como proceder?

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde Mario, tudo bem? Sempre recorro a esta postagem para saber mais sobre Dracaena Fragrans….há alguns anos tu me respondeu e me ensinou sobre a propagação, deu muito certo, pois eu tinha uma linda e enorme, ( que foi plantada pelo avô do meu marido, acredite, no final dos anos 70). Passou por alguns membros da família, e em 98 foi dada ao meu marido, no mesmo vaso plantado pelo vô. A história da planta na família, me seduziu, e foi assim que cheguei no teu blog, em meados de 2012 …. hoje tenho também 4 outras menores, todas vindas dessa principal. Agora, busco saber como engrossar o caule. O tronco da planta original tem a espessura próximo de um cabo de vassoura. Minhas mudas estão grossas, mas há uma que tem o galho mais fino. Todas com folhas verdes e lindas. Ficam dentro de casa na sala, ambiente bem iluminado. Minha dificuldade está em deixar o caule grosso e robusto nesta muda. Podes me orientar novamente? Obrigada

    ResponderExcluir