27 de jan. de 2013

PLEOMELE - ( Dracaena reflexa )



Arbusto semi-lenhoso

PLEOMELE - ( Dracaena reflexa )

NOME CIENTÍFICO: Pleomele reflexa.


NOME POPULAR: Pleomele, dracena-malaia, pau-d’água.


SINONÍMIA: Dracaena reflexa



FAMÍLIA: Liliaceae.



CICLO DE VIDA: Perene.



ORIGEM: África, Ilhas Mascarenhas, Madagascar.



PORTE: Até 3,5 metros de altura.



FOLHAS: A espécie-tipo possui folhas de coloração verde-escuras, de formato alongado, dispostas em forma de  roseta.  


PLEOMELE - ( Dracaena reflexa ) - Variegata
Nota: A “Variegata”, mais ornamental. possui folhas com duas faixas de coloração creme amareladas nas laterais e a do centro de coloração verde. Ela deve ser cultivada a meia-sombra.



FLORES: Inflorescências terminais espigadas, composta de pequenas flores de coloração branca, de importância ornamental secundária.



FRUTOS: Sem importância ornamental.



TRONCO: De textura semi-lenhosa, com muitos ramos que ficam arqueados.



LUMINOSIDADE: Meia-sombra, sol pleno.



ÁGUA: Gosta de solo úmido, mas não encharcado, regar 2 vezes por semana. Cultivada no solo, depois de adulta, tolera estiagens curtas.


CLIMA: Quente e úmido. Aceita clima subtropical, mas não tolera frio intenso.



PODA: Não necessária, mas se desejar pode ser realizada, que irão surgir novas brotações.



CULTIVO: De crescimento lento, aprecia solo rico em matéria orgânica. Sugestão de mistura para vasos: 1 parte de terra comum de jardim, 2 partes de composto orgânico e 1 parte de terra vegetal. Não se dá muito bem em regiões litorâneas devido à salinidade.



 FERTILIZAÇÃO: Aplique NPK, fórmula 10-10-10, cerca de 1 colher de sopa para vasos de tamanho pequeno a 3 para grandes e se estiver no solo. Coloque ao redor co caule, nunca junto a ele.



UTILIZAÇÃO: Fica maravilhosa de forma isolada ou em pequenos grupos em jardins. Devido seu crescimento lento é bastante usada em vasos mantidos em local com boa iluminação. Também é utilizada em cercas viva.



PROPAGAÇÃO: É feita de forma bastante fácil através de estacas, de preferência as do ponteiro.

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Monte Sião/MG. 

NOVAS FOTOS: 
PLEOMELE - ( Dracaena reflexa )
PLEOMELE - ( Dracaena reflexa )

26 comentários:

  1. Olá Clarice, Boa noite!
    obrigado pela visita.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma que ficou muito tempo sem agua e perdeu todas as folhas, ate pensei que tivesse morrido porém observei uns brotinhos. O que posso fazer pra ajudar essa plantinha a se recuperar? Ela está num vaso bem grande e tem várias ramificacoes. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula, Boa Noite.
      Para que ela se recupere bem é não esquecer de efetuar regas moderadas e adubar conforme descrito na postagem.
      Boa sorte.
      Um abração!

      Excluir
  3. Boa noite, Ganhei um dracena dessa e nao sei como cuidar dela.. ela ainda é pequenina, acabei de plantar ela em um vaso de aproximadamente uns 30 ou 40 cm de altura.. coloquei terra preta e pedra brita embaixo para a drenagem da agua.. comprei o adubo 10-10-10 mas n sei quantidade necessaria para ela.. e coloquei ela no final do corredor da minha casa onde tem pouca iluminação.. tem algum problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, Bom Dia!
      Ela precisa de claridade para prosperar, arrume um novo local caso contrário não terá sucesso.
      Quanto ao adupo a quantidade é conforme tamanho do vaso, aplique 1 colher de sopa, ao redor do caule nunca junto a ele, incorpore levemente e regue em seguida.
      Um abração!

      Excluir
  4. Olá. Comprei uma recentemente, grande, e replantei num vaso maior. Fica na varanda, recebe sol ao final da tarde. Regada 1 x dia (muito?). Está com as folhas caindo e algumas apresentam pequenos buracos. O que está acontecendo? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Augusto, Bom Dia.
      As plantas sofrem com mudanças, para que isso não seja muito intenso, o certo seria deixar ela no local onde vai ficar em definitivo, durante uns dias e só depois passar para um vaso maior, e quando for fazer esta operação, ter muito cuidado de preservar o torrão e colocar substrato correto para planta.
      As folhas devem estar caindo por conta disso e muita água.
      Regar 1 vez por dia é exagerado, veja se precisa ou não, enfie o dedo no substrato se tiver muito úmido não regue.
      Quanto aos buracos na folha repare se não é ataque de insetos, aplique um inseticida próprio para plantas vendidos nas gardens, siga as recomendações do fabricante.
      Um abração!

      Excluir
  5. Olá.Tenho uma dracena de madagascar e ela perdeu todas as folhas,o que posso fazer para recuperar ela de novo.Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Veja se a ponteira está bem seca, se realmente estiver não haverá novas brotações.
      Neste caso sobra a opção de podar, passar uma pasta cicatrizante a base de cobre para evitar a entrada de doenças, e aguardar novas brotações laterais.
      Tudo isso poderá acontecer se os demais cuidados com a planta forem feitos.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  6. As raizes desta planta sao agressivas? Posso plantar perto de tubulacoes?

    ResponderExcluir
  7. minha pleomele variegata ta com as folhas com manchas amarronzadas e caindo as folhas o que fazer .

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de saber se as raizes podem causar problemas na casa pois a minha ja esta com 5 ou 6 m de altura .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regina, Bom Dia.
      Não é uma planta com raízes agressivas, não irá causar problemas a estrutura de sua casa, mas poderá deslocar alguma tubulação se estiver passando muito junto a planta.
      Um abração!

      Excluir
  9. Tenho 2 dracenas de 15 anos cada uma, saberia me dizer o preço que elas podem valer?

    ResponderExcluir
  10. Bia noite!

    Minha está com dificuldades de crescer.
    Sempre que sai um novo broto cai.
    Tem umas formigas grandes e pretas por perto.

    O que faço para recuperar minha plantinha?

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  11. Olá Seu Mário! !! Adorei seu blog! Hoje mesmo fiz mudas,por propagação! Obrigada pelas dicas!!! Abraços ☺

    ResponderExcluir
  12. Olá, seu Mário! Parabéns pelo blog! Tenho uma pleomele há alguns anos. Está plantada em um vaso grande e fica sob sol pleno. Ela é bem encorpada, suas folhas estão saudáveis e bonitas. No entanto, a planta cresce somente para os lados e não para cima. Gostaria de saber o porquê desse crescimento lateral.

    ResponderExcluir
  13. Ola .. Ganhei uma plantinha dessa so que so de olhar ja se ve que esta mal cuidada .. Ela e um tronco so um pouco grande mais esta quase sem folhas .. E as que tem estao todas com manchas .. Me ajudem como faço para ela brotar novamente ... Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Olá a minha está robusta com vários brotos porém sinto falta das folhas no caule elas só aparecem na ponta . Tive que amarrar alguns galhos já que estão tombando ( caules finos e cheios de brotos ) obrigado

    ResponderExcluir
  15. Olá! Sr Mário, tenho um pergolado com essa trepadeira, mas tive que poda-la praticamente no zero para tratar a madeira e tb para cobri-lo com placas de policarbonato. Gostaria de saber se a sete léguas, uma vez grande, poderá danificar as placas? E o que posso usar na trepadeira para acabar com a maria fedida que nela aparece em grande quantidade? Desde já, agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. Olá senhor Mario!? Eu tenho uma Dracena de 1 ano e ela está no vaso eu adubei ela só que ela fica no sol pleno e também na chuva aí choveu e ficou ensopado o vaso dela aí eu tirei um pouco da água do que mesmo assim ficou cheio de água ainda.Quero saber se faz mal ou tenho que colocar novo adubo pra ela!?

    ResponderExcluir
  17. Olá senhor Mario!? Eu tenho uma Dracena de 1 ano e ela está no vaso eu adubei ela só que ela fica no sol pleno e também na chuva aí choveu e ficou ensopado o vaso dela aí eu tirei um pouco da água do que mesmo assim ficou cheio de água ainda.Quero saber se faz mal ou tenho que colocar novo adubo pra ela!?

    ResponderExcluir
  18. Olá! Minha Dracena song of jamaica ta amarelando e perdendo as folhas, não sei mais o que fazer! rego quando o substrato deixa de estar úmido, deixo ela em meia sombra e ela não para de amarelar. Noto que é nas folhas mais de baixo, mas algumas do meio também estão. Será que é falta de nutriente? Se vc puder me ajudar, estou desesperadaa!

    ResponderExcluir
  19. Minha dracena ficou com muita água e deixou nódoas amarronzadas no piso de cerâmica. Como posso tirar essas manchas?

    ResponderExcluir