24 de ago. de 2014

PILÉIA-ALUMINIO, PLANTA-ALUMÍNIO - ( Pilea cadierei )



Herbácea perene.
PILÉIA-ALUMINIO, PLANTA-ALUMÍNIO - ( Pilea cadierei )
NOME CIENTÍFICO: Pilea cadierei.

NOME POPULAR: Piléa-alumínio, alumínio, piléia, planta-alumínio

FAMÍLIA: Urticaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

Nota: Apesar de perene, como as folhagens de plantas novas são mais vigorosas e bonitas, algumas pessoas preferem renovar o canteiro anualmente por ocasião do início da primavera.

ORIGEM: Vietnã.

PORTE: De 20 a 30 cm de altura.

FOLHAS: Simples, de coloração verde escura na página (face) superior, com manchas prateadas (motivo de seu nome popular) e nervuras bem definidas. Na página inferior, tem coloração verde médio sem manchas.
 
PILÉIA-ALUMINIO, PLANTA-ALUMÍNIO - ( Pilea cadierei )
PILÉIA-ALUMINIO, PLANTA-ALUMÍNIO - ( Pilea cadierei ) - Página (face) inferior
FLORES: De importância secundária, suas inflorescências são compostas de pequenas flores de coloração branca, surgem no verão.

TRONCO: Ramos eretos, macios e suculentos.

LUMINOSIDADE: Meia-sombra.

ÁGUA: Gosta de solo mantido úmido, mas não encharcado, regar duas vezes por semana (no caso de ausência de chuvas), a quantidade deve ser de acordo com necessidade, sendo maior nas épocas de clima quente e menor no frio.  

CLIMA: Gosta de clima quente, aceita temperaturas mais baixas, mas não tolera geadas.

PODA: Não necessária, quando a planta começar a perder o vigor inicial e beleza poderá ser replantada.

CULTIVO: Bastante rústica e de baixa manutenção, aprecia solo rico em matéria orgânica, mantido úmido, mas que tenha boa drenagem.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião da preparação do canteiro incorporar ao solo esterco animal sempre muito bem curtido ou composto orgânico.

UTILIZAÇÃO: Bastante utilizada como forrações, em baixo de árvores, onde a grama não tem sucesso de crescimento, mas não resiste a pisoteio. Também tem aplicações diversas em vasos, jardineiras, bordaduras, composição com outras plantas, etc.

PROPAGAÇÃO: A multiplicação é feita com bastante facilidade, pela divisão de plantas ou por estacas, que podem ser feitas em qualquer época do ano.

Nota: Na preparação de estacas, deve ser deixadas de 2 a 4 folhas, retirando as demais na parte que ficará enterrada. Mantenha o substrato úmido, na sombra mas em local com boa iluminação.

PREÇO: Na Garden Pronta Flora em Holambra / SP o saco de muda estava sendo comercializada por R$ 0,85.
 
PILÉIA-ALUMINIO, PLANTA-ALUMÍNIO - ( Pilea cadierei )
FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei em Holambra / SP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário