5 de nov. de 2022

PLATYCERIUM GRANDE - chifre-de-veado.

 
Chifre-de-veado

PLATYCERIUM GRANDE - chifre-de-veado.

NOME CIENTÍFICOPlatycerium grande.


NOME POPULAR: Chifre-de-veado, platicério, samambaia-chifre-de-veado.


FAMÍLIA: Polypodiaceae.

 

CICLO DE VIDA: Perene.

 

ORIGEM: Ilha de Mindanau – Filipinas.

 

PORTE: Folhas pendentes com mais de 1 metro de comprimento.

 

FOLHAS: É constituída por 2 conjuntos de folhas, o primeiro de formato arredondado que ao nascer são de coloração verde e depois ficam amarronzadas é ela que fica aderido ao substrato, a partir dela desponta uma segunda que é um numeroso conjunto de folhas pendentes, que se assemelham a um chifre de veado, daí o nome popular da planta.

 

Leaf PLATYCERIUM GRANDE

Leaf PLATYCERIUM GRANDE - chifre-de-veado


LUMINOSIDADE: Aprecia muita luz, mas não suporta sol direto entre as 10h00 as 17h00.

 

ÁGUA: Manter sempre ligeiramente úmido o local que a planta se desenvolve.


CLIMA: Prefere clima tropical e não é tolerante ao frio.

 

CULTIVO: Bastante rústica, necessita de proteção contra o vento, deve ser plantada de preferência na posição vertical, como planta de interior pode ser cultivada numa mistura de partes iguais de composto orgânico e esfagno, apoiada numa placa de xaxim, fibra de coco ou num pedaço de madeira com casca. Em locais externos nos troncos das árvores. Sendo uma epífita, não precisa de solo para crescer, apenas se apoia nas árvores e não retira delas nutrientes para sobreviver.

 

UTILIZAÇÃO: Fica bem de forma isolada, como se fossem quadros naturais ou em composição com outras epífitas, no jardim nos troncos das árvores.


PROPAGAÇÃO: Em qualquer época do ano a partir das pequenas plantas que crescem junto a planta mãe. Também pode ser feita por esporos, mas exige alguns cuidados especiais.

 

PREÇO: Em Holambra / SP, na Garden Pronta Flora, estava sendo comercializada por R$ 37,00 no vaso tamanho CA32. (nov./ 2022)

Onde encontrar PLATYCERIUM GRANDE - chifre-de-veado


Nenhum comentário:

Postar um comentário