20 de abr. de 2023

CASTANHEIRO-DAS-FLORES-VERMELHAS - Aesculus x carnea

Aesculus x carnea

NOME CIENTÍFICOAesculus x carnea.


Nota: É um híbrido artificial entre Aesculus pavia (castanha-da-índia vermelha) e Aesculus hippocastanum (castanha-da-índia).

 
NOME POPULAR: castanheiro-das-flores-vermelhas.

 

FAMÍLIA: Hippocastanaceae.

 

CICLO DE VIDA: Perene.

 

 

ORIGEMSua origem é incerta, provavelmente aparecendo na Alemanha antes de 1820. Na placa do Jardim Botânico informa América do Norte.

 

 

PORTE: Cerca de 12 metros de altura, mas pode atingir alturas maiores, seu crescimento é lento.

 

TRONCO: A casca tem coloração verde-cinzenta escura, tem fissuras rosadas, ficando gretado com os anos.

 

FOLHAS: As folhas são compostas, formadas por cinco a sete folíolos, opostas, ovais grandes, de coloração verde-escuras na face superior e mais claras na face inferior, rugosas, palmadas, com a margem dentada.

 

Nota: É uma árvore caduca, ou seja perde suas folhas no outono, a coloração muda para marrom.

 

FLORES: São hermafroditas, cor-de-rosa, agrupadas em cachos, com cinco pétalas que despontam num tubo na base da flor. A floração ocorre na primavera.  

 

Flores CASTANHEIRO-DAS-FLORES-VERMELHAS - Aesculus x carnea

FRUTOS: São capsulares, com espinhos, por vezes lisos, com três valvas (parte do fruto seco que se abrem para liberar as sementes quando maduras) composta por duas a três sementes pequenas.

 


LUMINOSIDADE: Sol pleno

 

 

ÁGUA: Principalmente quando ainda é jovem o solo deve ser mantido úmido mas nunca encharcado, depois de adulta a rega somente é necessária em estiagens prolongadas.

 

 

CLIMA: Planta do Hemisfério Norte, clima mediterrâneo, que é marcado por verões quentes, secos e suaves, com temperaturas acima da média. Já o inverno é chuvoso. A quantidade de chuvas é baixa e 65% ocorrem entre o inverno e a metade do ano

 

 

PODA: Apenas de formação, retirando brotações laterais, ramos mal formados e galhos secos.

 

 

CULTIVOPor ocasião do plantio da muda, abra uma cova de no mínimo o dobro do tamanho do torrão (em largura e altura), misturar na terra retirada da cova, esterco animal sempre muito bem curtido.

 

 

FERTILIZAÇÃO: Aplicar ao redor do caule, nunca junto a ele NPK 04-14-08, sendo de 1 a 5 colheres de sopa conforme tamanho da planta.

 

 

UTILIZAÇÃOUsada principalmente como planta ornamental e de sombra. As sementes, têm um sabor amargo e podem ser tóxicas se ingeridas em grandes quantidades, não sendo próprias para consumo humano. Esta espécie possui propriedades ansiolíticas. 

 

 

PROPAGAÇÃO: Por sementes

 

 

IMAGENS: Foram enviadas por meu filho e nora no Real Jardim Botânico de Madrid na Espanha, o do fruto é da FCT. .


AESCULUS X CARNEA


CASTANHEIRO-DAS-FLORES-VERMELHAS - Aesculus x carnea

CASTANHEIRO-DAS-FLORES-VERMELHAS - Aesculus x carnea

4 comentários:

  1. Amigo bom dia, venho seguindo seu Blogger, a muito tempo, são tops suas publicações, parabens, tambem estou começando com blogger e aprendim muito com vocês, grato e grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bom Dia!
    Agradeço visita e comentário.
    Um abração!

    ResponderExcluir