Atenção leitores

ESTAMOS TRABALHANDO PARA MELHORAR O BLOG - Algumas janelas ainda não estão prontas - Desculpe o transtorno,
Não trabalhamos com venda de plantas e não enviamos sementes.

FEEDBACK - Agradecemos o recebimento de quem tem informações adicionais sobre as plantas postadas neste blog, especialmente se não concordarem com o que temos escrito ou se têm dicas culturais adicionais, pois isso certamente ajudaria a todos.

COMENTÁRIOS - Tentamos responder os comentários na medida do possível, infelizmente não estamos conseguindo atender a todos. Os comentários passam por moderação e não são publicados de imediato, não serão aceitos comerciais.

CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )

20:03 26 Comments A+ a-

CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )
A CALANDIVA ou KALANDIVA, que é a variedade do Kalanchoe mas que tem as flores dobradas.
O vaso PT-15 estava sendo comercializado em Holambra/SP por R$ 6,80. 

CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )

CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )

CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )
CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )
CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )
CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )
CALANDIVA - ( Kalanchoe blossfeldiana )

-->

26 comentários

Write comentários
Bruna
AUTHOR
31 de agosto de 2013 13:33 delete

Olá, preciso de sua ajuda. Tenho dois vasinhos de kalanchoe, e depois de um ano com cuidados inadequados, elas estão grandes, retorcidas, sem folhas mas lá no alto, algumas flores insistem em aparecer. resolvi procurar pela internet o modo correto de cuidar. que terra eu compro p melhorar a qualidade das coitadinhas? agora aprendi que devo regar uma vez na semana e dar sol.
Na última visita que minha avó fez antes de falecer, ela disse que eram kalanchoes, que precisavam de cuidados. Devo isso à ela.
obrigada desde já.

Reply
avatar
2 de novembro de 2013 08:54 delete

Oi, preciso de sua ajuda. eu tenho um vasinho de calandiva e as suas folhas estão ficando com as pontas seca. como faço para reverter isso. receio que ela vá morrer
obrigada

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de novembro de 2013 07:12 delete

Olá Bruna, Bom Dia.
Ela é uma suculenta que água em demasia, apodrece as raízes e caule da planta e ela morre, por isso nunca deixe água acumulada no pratinho.
O substrato deve ter excelente drenagem e pode ser feito com materiais diversos que tenham essa propriedade, tais como uma mistura de fibra de coco, bem fininha ou areia grossa de construção, com terra vegetal e composto orgânico.
Ela não gosta de sol pleno nas horas mais quentes do dia.
Depois que florir a haste seca deve ser cortada e a planta replantada.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de novembro de 2013 07:17 delete

Olá Claudia, Bom Dia.
Veja resposta anterior, acho que ela precisa ser replantada.
Deixe o substrato secar entre regas e não deixe água acumulada no pratinho.
Por ser uma suculenta, quando rega, a planta absorve o líquido que necessita e acumula essas reservas em suas folhas e caule e até resiste um pouco de seca, se tiver muita água, caule e raízes apodrecem e a planta morre.
Regue logo pela manhã, assim o excesso poderá evaporar durante as horas mais quentes do dia.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
18 de março de 2014 11:53 delete

BOA TARDE MARIO, TENHO UMA KALANCHOE E ELA PEGOU CHUVA E SEU CAULE ESTÁ APODRECENDO...ELA ESTÁ COM FLORES...O QUE FAÇO PARA SALVÁ-LA? TEM COMO CORTAR ELA DA RAIZ E PLANTAR DE NOVO? OBRIGADA! ATT. ANGELA S.

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
20 de março de 2014 14:42 delete

Olá Angela, Boa Tarde.
Muita água, apodrece raízes e caule e mata a planta.
Veja se ainda tem parte da planta com alguma rigidez, corte e faça estacas em substrato mantido úmido mas que tenha excelente drenagem.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
7 de maio de 2015 11:11 delete

As minhas conforme crescem, as folhas vão sendo mais pequenas, apesar de bonitas e bem floridas. É normal as folhas serem bem mais pequenas, conforme a calanchoe vai crescendo? Obrigado

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
7 de maio de 2015 18:11 delete

Olá Antonio, Boa Noite.
É normal sim, as folhas grandes são conseguidas nas estufas dos produtores que tratam a planta com controle de fertilização, temperatura, luminosidade, umidade, regas etc.
Em nossas casas não tem nada disso e a planta passa a ter outro comportamento.
Um abração!

Reply
avatar
analista sj
AUTHOR
13 de junho de 2015 10:01 delete

BOM DIA
COMO DEVO REPLANTAR ? SÓ A FOLHA OU A RAIZ ?

Reply
avatar
7 de setembro de 2015 13:23 delete

Boa tarde,
Tenho várias Kalanchoê e algumas as folhas estão um pouco seca nas pontas elas levam sol pela manhã e sombra a tarde ee faço as regas duas vezes por semana. Estou cuidando bem ou falta algo? Por gentileza me ajude.

Reply
avatar
15 de outubro de 2015 19:56 delete

Olá quero saber como faço pra tirar uma muda da calandiva?

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
17 de outubro de 2015 10:06 delete

Olá Daliana, Bom Dia.
É feita por mudas de estacas de ramos ou mesmo das folhas, coloque num substrato que tenha boa drenagem, mantido sempre úmido (mas nunca encharcado) em local com bastante claridade sem receber luz solar direta.
Boa Sorte.
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
6 de novembro de 2015 08:33 delete

Olá, gostaria de saber se posso replantar minha calandiva, pois acho o vasinho que ela veio muito pequeno. Posso fazer isso, alguma dica?
Obrigada!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
6 de novembro de 2015 20:15 delete

Olá Boa Noite.
Procure retirar a planta do vaso com bastante cuidado sem desmanchar o torrão, no novo vaso use um substrato parecido com que a planta foi cultivada, geralmente rico em matéria orgânica com boa drenagem.
Aplique NPK fórmula 04-14-08 de preferência o líquido, siga orientação do fabricante.
Boa Sorte
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
9 de dezembro de 2015 20:33 delete

Olá, ganhei uma calandiva linda bem florida, só que as flores secaram, cortei as que ficaram muchas e ela cresceu novos brotos mais não deu novas flores. O que faço?
Obrigado!

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
10 de dezembro de 2015 07:44 delete

Olá Bom Dia!
Aplique NPK 04-14-08 líquido, seguindo as instruções do fabricante.
Um abração!

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
18 de dezembro de 2015 11:24 delete

ola queria seber como fasso pra produsir mudas de calandiva em otima qualidade engual as que encontramos en floricultura e super mercado?

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
27 de dezembro de 2015 16:27 delete

Olá, me chamo Antônio, eu ainda não tenho uma Calandiva...Más tenho uns amigos que têm, e eu gostaria de saber como fazer uma boa muda, a partir da que meus amigos tem...deste já obrigado...se poder me responder e deixar passo-a-passo este é meu E-mail: antonio-conceicao-filho@hotmail.com... obrigado

Reply
avatar
Mário Franco
AUTHOR
30 de dezembro de 2015 19:46 delete

Olá Boa Noite.
Os produtores possuem estufas climatizadas com controle rígidos de temperatura, umidade, luminosidade, fertilização.
Em muitos casos tem os que produzem apenas a pequenas mudas e outros passam para potes onde toda a operação é feita de forma mecânica, pode-se dizer que é uma fábrica de plantas.
Com tudo isso fica difícil a produção de plantas com a mesma qualidade.
Mas se for por hobby, não comercial até dá para fazer.
Um abração!

Reply
avatar
Marcelo Motta
AUTHOR
13 de março de 2016 23:10 delete

Tenho uma kalanchoe ficou muito tempo sem pegar sol e não floresceu mais.será que se ela voltar a pegar sol florescerá

Reply
avatar
6 de março de 2017 22:40 delete

Ola tenho umas mudas de caladiva que comprei na floricultura mais deus uns dias de chuva e vi que uma delas esta com o caule apodrecendo mais tem flores o q faço pra salva a muda...estao num canteiro q peg mais o sol da tarde...

Reply
avatar
Aline Eva-ny
AUTHOR
9 de agosto de 2017 19:11 delete

Olá, quero tirar uma dúvida. Há 3 semanas eu estava com uma calandiva amarela laranja liinda, mas depois de um tempo os galhos começaram a murchar, ficar caído. As últimas folhas de baixo estavam frágeis e caia com facilidade. A flores estavam bem, não murcharam, continuaram bonitas. Troquei de vaso, depois de terra, coloquei fertilizante, a deixava na luz do sol, não diretamente, mas ela não melhorou. Depois de 1 semana o caule ficou preto, não preto de podre, nunca vi isso. O caule preto começara a tomar o galhos murchos, é o caule estava oco, eu apertei e sentia que era oco por dentro e tinha um cheiro forte.
Ela não estava podre, sem bem como fica quando está assim, era o caule todo, aquela parte mais grossa toda preta e oca. Alguém por favor pode me dizer o que foi isso, nunca vi isso e queria saber o que ocorreu com a planta. Infeliz ela morreu, mas já estou com outra e quero saber o que foi isso para evitar que aconteça de novo.

Reply
avatar
Unknown
AUTHOR
4 de outubro de 2017 14:11 delete

Oiii Aline, infelizmente não posso te ajudar, mas também gostaria de saber sobre isso ..Estou com uma linda vermelha e as flores acabaram de cair, então eu iria replantar, porém hoje vi que o caule está com manchas pretas e os galhos perto dessas manchas já estão murchando. Também gostaria de saber o que é isso e como resolver! O caule não está podre, está com manchas pretas .. Se alguém puder tirar essa dúvida, agradeço!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de outubro de 2017 06:46 delete

Bom dia eu tenho uma kalanchoe vermelha e eu mudei de casa recentemente agora as folhas dela começaram a ficar moles e amarelas o que eu faço ? Ela tem muito significado para mim
Agradeço toda a Ajuda

Reply
avatar
13 de novembro de 2017 20:08 delete

Olá, tudo bem?
Mesma coisa está acontecendo com as minhas... não sei o que é... se tiver algum retorno gostaria muito de saber também. Estou pesquisando para tentar descobrir. Obg
Fernanda

Reply
avatar
8 de dezembro de 2017 10:26 delete

A minha kalanchoe estava linda bem florida, eu reguei bem e só depois de 5 dias rego de novo, nao pega sol direto. Mas os galhos das flores estão moles :(

Reply
avatar