30 de dez. de 2010

ABIU ( Lucuma caimito )

VOCÊ SABE COMER ABIU?
-->


Nome Popular: Abieiro.

Nome Científico: Lucuma caumito (Ruiz & amp; Pav.) Roem & amp; Schult.

Família Botânica: Sapotaceae.

Origem: Brasil - Região Amazônica.

ABIU ( Lucuma caimito )
Corte com uma faca e use uma colher para saborear esta deliciosa fruta, pois sua casca libera um leite branco e viscoso que adere aos lábios, provocando uma sensação bastante desagradável.
Por outro lado, esse mesmo latex e um outro que é retirado da casca da árvore são utilizados na produção de cola e de remédios caseiros.

ABIU ( Lucuma caimito )

ABIU ( Lucuma caimito )
ABIU ( Lucuma caimito )
Detalhe de tamanho das sementes:

ABIU ( Lucuma caimito )
Detalhe do tronco:

ABIU ( Lucuma caimito )
FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim - SP

13 comentários:

  1. Adoroooooooo essa frutam me fez lembrar da minha infancia tinhamos em casa e carregava muito, plantei no meu quintal, mas ainda não deu frutos, uma delicia essa fruta.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lee, Boa Noite!
    Também plantei aqui, porque lembrava minha infância, pois naquela época tinha bastante em Santos/SP, com a demolição das casas e construção de apartamentos elas foram desaparecendo por lá.
    Não se esqueça que para ela frutificar precisa de sol pleno
    Boa Sorte
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Nossa! eu tambem me lembro dessa fruta, so que eu jamais iria saber que o nome dela e Abiu, pois na minha infância la no Espirito Santo conheci essa fruta com o nome muito estranho de pão com manteiga, me lembro que ela grudava na boca mesmo. e so comi uma vez nem tenho ideia do sabor!

    ResponderExcluir
  4. Olá Mix Sabor, Bom Dia!
    Realmente o Abiu é uma fruta de sobor espetacular, plantei aqui na chácar onde moro porque lembra minha infância em Santos / SP quando eu e amigos saíamos para colher.
    Obrigado pela visita
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Também tenho o Abiu na lembraça de minha infância onde, em Niterói, minha casa tinha no fundo do quintal, um pé jovem ainda, que nos presenteava com fartura de frutos. Hoje em dia, tenho em minha casa um abieiro em produção, ainda acanhado, mas muito bonito. A impressão que tenho após saborear o fruto, já com a boca vazia, é um gosto de algodão doce...alguém concorda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, Boa Tarde!
      Fruta de sabor espetacular, agradeço visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
    2. Boa Noite!!
      Aquele pé que chamei de "acanhado" em 2014, agora tem nos presenteado com duas safras por ano, a última terminada agora em meados de março, já com florada para a segunda safra em julho/agosto. Agora possuo mais dois exemplares com 4 anos cada um, só que da variedade Ticuna (abiu gigante - seus frutos podem chegar a 1kg). Apesar do clima desfavorável para esta planta(Sul de Minas), ela vêm nos surpreendendo a cada dia, com média de frutas por safra maiores do que tenho informação nos sites especializados (nesta 1ª safra foram mais de 400 frutos). Sem sombra de dúvidas é uma planta espetacular!! Só para constar recomendo que procurem plantas propagadas por enxertia ou alporquia, pois estas podem produzir já a partir do 3º ano. As propagadas por semente podem levar até 8 anos para inciar produção, correndo o risco até de ausência de frutos.
      Abração para todos!!

      Excluir
    3. Olá Marcos, Boa Noite.
      Agradeço as informações, certamente irão ajudar os leitores do blog que estão pesquisando sobre esta maravilhosa frutífera.
      Um abração!

      Excluir
    4. vc consegiu plantar com a semente

      Excluir
  6. Encontrei esse fruto aqui na cidade de Jundiaí por indicação, fruto muito saboroso, gostaria de saber qual seria o processo para plantar, tem que ser como uma muda ou pode ser através de semente.

    Ademir Bernardi 07 de Março de 2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bryan, Boa Tarde.
      A multiplicação é feita principalmente por sementes sadias.
      Um abração!

      Excluir
  7. Em Portugal também existem, mas só em zonas com microclima. Como se faz farinha de Lucuma?

    ResponderExcluir
  8. Temos uma árvore em nossa chácara. Esse é o primeiro ano que está produzindo frutos e eu não conhecia. Estou apaixonada tanto pela beleza como pelo sabor de seus frutos

    ResponderExcluir