4 de dez. de 2010

CASTANHA-DO -MARANHÃO (Bombacopsis glabra)

CASTANHA-DO -MARANHÃO (Bombacopsis glabra)
Esta maravilhosa árvore de altura entre 4 a 6 metros, produz frutos em cápsulas, contendo sementes (castanhas) de cerca de 2cm de diâmetro.

Nomes Populares: Castanha-do-maranhão, Castanha-da-praia, castanha, cacau-do-maranhão, mamorana, cacau-selvagem, amendoim-de-árvore. Tenho ela plantada aqui onde moro, futuramente irei fotografar apresentando mais detalhes, por enquanto apenas detalhe da flor:




POSTAGEM REVISADA: 


Clique para ver:
 


16 comentários:

  1. Sr. Mário, eu e minha família vamos nos mudar pra uma casa com muro metade alvenaria, metade grade e por isso eu queria plantar algo que encobrisse a visão para a rua e vice-versa.
    O que o senhor sugere? Temos 2 crianças.
    Obrigada.
    rossandra6@msn.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Rossandra
    Existem muitas plantas que vc poderia usar, mas se fosse minha casa, colocaria a PRIMAVERA(Bougainvillea ), com flores de várias cores, é bem rústica, tem flores praticamente o ano todo, vc pode podar e conduzir da forma que desejar, ela tem espinhos, mas acredito que seus filhos não ficar pulando nela, afinal ela será um "muro verde".
    Antes de plantar pesquise sobre ela no Google, digite PRIMAVRA BOUGAINVILLEA
    Um abração

    ResponderExcluir
  3. Reginaldo Torres Jr11 de maio de 2011 às 17:29

    Senhor Mario tudo bem...
    Ganhei uma muda de Mamorana, mas não pesquisei sobre ela e fiquei preocupado e plantei no estacionamento do meu condominio, mas é uma area verde...gostaria de saber se fiz certo, cavei bem e coloquei um adulbo natural, quanto de agua por dia devo molhar ela...

    um abraço

    Reginaldo Torres Jr
    rjunior.araujo20@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Reginaldo, obrigado pela visita
    Ela é uma árvore bastante rústica e não requer cuidados exagerados.
    Espero que onde você tenha plantado não fique carros estacionados embaixo, pois as castanhas quando maduras caem, partem em 4 partes e espalha as sementes comestíveis.
    Quanto a água mantenha o solo úmido mas não encharcado, se o solo for argiloso coloque menos água e se for arenosso um pouco mais.
    Enquanto jovem regue de 2 a 3 vezes por semana.
    Faça uma proteção contra vandalismo
    Um abração.

    ResponderExcluir
  5. Sr. Mário,
    Tenho uma pequena chácara em Goiás. a terra é muito arenosa, pedreguenta, dura demais. Ganhei uma muda de castanha do maranhão e gostaria de plantá-la. Pergunto: será que ela vai se adaptar? e que cuidados o Sr. recomenda.
    Antecipadamente agradeço pela atenção.
    Jefer
    jefer@unacon.org.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Jefer, Boa Tarde!
    A CASTANHA-DO-MARANHÃO é bastante rústica, tenho ela aqui no sítio, as sementes brotam com facilidade, faça uma cova em torno de 40x40, misture cerca de 20 a 3o litros de esterco de gado bem curtido ou NPK, fórmula 10-10-10, cerca de 10 colheres de sopa, também pode substituir parte da terra retirada , com composto orgânico e terra vegetal. Uma vez estabelecida ela não precisa de grandes cuidados. Cuidado com as raízes que são supericiais não pante próximo a casa e muros.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Olá Marcus, Boa Noite.
    A CASTANHA-DO-MARANHÃO (Bombacopsis glabra), no momento ela está com flores, não fiz colheita de sementes, portanto não tenho como ajudá-lo.
    Um abração

    ResponderExcluir
  8. Qual a distância mínima que esta planta dever estar da casa?

    ResponderExcluir
  9. Que alegria ter encontrado, aqui, Sr. Mário, o nome correto desta árvore e seus frutos comestíveis! Valeu! (Na época que fiz as mudinhas (que trouxe de SPaulo) algumas pessoas acharam que era um fruto venenoso. Eu havia torrado as castanhas e as comia, semanalmente!) Agora posso dizer, com certeza, que esta planta tem nome e é comestível (torrada). Agradeço ao "Meu Cantinho Verde", Sr.Mario!

    ResponderExcluir
  10. Olá Léo, Boa Noite!
    A castanha-do-maranhão tem raízes vigorosas e superficiais, portanto naõ devem ser plantadas próximos a calçadas, muros e pardes da casa, no mínimo deixe 5 metros.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria Helena, Boa Noite!
    Fico feliz em poder ter ajudado.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  12. Marcus, tenho varias mudas. Se você quiser e estiver em São Paulo é só avisar e vir buscar, em custo algum.

    ResponderExcluir
  13. Olá Aroma Essencial, Boa Tarde!
    Fico bastante feliz em saber que poderá ajudar o Marcus.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  14. Olá SR. Mario, por favor eu gostaria de saber se a castanheira do maranhão pode afetar a minha piscina de fibra, já que ela está a 2 metros da mesma. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Luiz, Boa Tarde.
      Pode sim, ela tem raízes superficiais e agressivas.
      Se não quer se desfazer da planta, coloque placas de concreto pré-moldadas enterradas, (aquelas que são usadas para construção de muros), entre a árvore e a piscina.

      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir