30 de mar. de 2011

SANSÃO-DO-CAMPO - ( Mimosa caesalpiniiefolia )


SANSÃO-DO-CAMPO, SABIÁ, CEBIÁ - ( Mimosa caesalpiniiefolia )
NOME CIENTÍFICOMimosa caesalpiniiefolia.

NOME POPULAR: sansão-do-campo, sabiá, cebiá.


FAMÍLIA: Leguminosae Minosoideae (Mimosaceae).

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Regiões da caatinga do Brasil.

PORTE: De crescimento rápido, atinge a 8 metros de altura.

FOLHAS: Com 3 a 8 cm de comprimento; durante o inverno ou estiagem perde parte de suas folhas.

FLORES: Inflorescências formadas em espigas cilíndricas, parecendo com pedaços de algodão, surgem na primavera e verão.

SANSÃO-DO-CAMPO - (  Mimosa caesalpiniiefolia ) - Detalhe da flor
FRUTOS: Pequenas vagens, onde se encontram as sementes.

TRONCO: Chega a medir cerca de 30 cm de diâmetro, madeira de ótima qualidade para uso externo, principalmente para moirões, esteios, lenha e carvão.

SANSÃO-DO-CAMPO - ( Mimosa caesalpiniiefolia ) - Detalhe de um tronco cortado
SANSÃO-DO-CAMPO - ( Mimosa caesalpiniiefolia ) - Madeira de ótima qualidade

LUMINOSIDADE: Sol Pleno.

ÁGUA: Bastante resistente a seca, os cuidados devem ser maiores enquanto a planta for jovem, quando adulta na estiagem perderá as folhas, que logo após as primeiras chuvas irão despontar novamente. Não gosta de solos alagados.

CLIMA: Prefere clima quente e seco.

PODA: Bastante rústica, aceita qualquer tipo de poda, mesmo as mais drásticas, rebrota com facilidade. Para quem deseja manter uma cerca baixa e bem definida terá que podar de 1 a 2 vezes ao ano.

SANSÃO-DO-CAMPO - ( Mimosa Mimosa caesalpiniiefolia ) - Detalhe de uma cerca-viva não podada
CULTIVO: A taxa de germinação é superior a 50%, em 4 meses já estão prontas para serem colocadas no lugar definitivo. Em 2 anos já estarão com 4 metros de altura.

ATENÇÃO: O vento carrega as sementes que podem cair no meio de outras plantas, o sansão-do-campo tem uma raiz profunda, que é difícil retirar depois que atinge determinado tamanho e mesmo cortando ele rebrota.

FERTILIZAÇÃO: Deve ser utilizada por ocasião do plantio, depois de adulta é dispensável.

UTILIZAÇÃO: Muito utilizado com cerca viva defensiva, pois seus galhos tem espinhos semelhantes a de uma roseira. Se plantadas a cada 10 ou 15 cm formarão uma muro bem fechado.

PROPAGAÇÃO: Por sementes.


PREÇO: Os saquinhos de muda são encontrados a venda em preços que variam de R$ 0,50 a R$ 1,00. 

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro.

38 comentários:

  1. Boa noite. Escolhi esta planta para cobrir um muro de minha chácara e bloquear a casa do vizinho. Tenho uma dúvida: quando dizem que a raiz é entouceirante significa que ela cresce para baixo, sem se alastrar? Posso plantar perto do muro sem problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernardo, Bom Dia!
      Apesar de não ter raízes superficiais, é uma árvore bastante vigorosa, com crescimento rápido, quem deseja manter como cerca viva deve estar sempre podando porque ela atinge mais de 8 metros de altura, raiz não forma touceiras ou seja não dá origem a novas brotações como o bambu, seus ramos tem espinhos como das roseiras.
      Não deve ser plantada junto ao muro, no mínimo manter mais de 0,5 metro de distância,se não desejar fazer podas anuais, não aconselho a colocação.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  2. É recomendada para calçadas? Uma árvore dessa nasceu na frente da minha casa e deve estar com quase 5 metros agora. Não sei se nascru de semente espalhada ou alguém plantou de mal jeito, mas as raízes estão levantando as pedras da calçada. Tem alguma solução pra isso, como aparar as raízes ou é melhor substituir a árvore?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Arina, Boa Tarde.
      Não é recomendada para calçadas, o próprio nome popular "Sansão-do-campo" dá a dica: planta de crescimento vigoroso e no campo.
      Produz muitas sementes que brotam de forma relativamente fácil, quando germinam no meio de outras plantas, quando é notada já está grande e fica difícil remover.
      Meu conselho é substituir por árvores própria para vias públicas.
      Um abração!

      Excluir
  3. Bom dia! Onde posso encontrar sementes para este tipo, sem espinhos no tronco? Pois, encontra com mais facilidade a para cerca viva, com muitos espinhos. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MERCADO LIVRE. Custa uns 70 reais saco com 8000 sementes. Mas encontra em menores quantidades.

      Excluir
  4. Essa espécie suporta frio e geadas moderadas? Tenho um sítio no extremo oeste catarinense e estou selecionando alguma planta para cerca viva, gostei dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Den, Boa Tarde.
      Não tenho essa informação, a que tenho é que ela não gosta de clima frio, mas algumas plantas tem grande capacidade de adaptação a novas condições de solo e clima.
      Um abração!

      Excluir
  5. Meu amigo, boa noite. Parabéns pelo site.
    Estou com a seguinte dúvida. Pretendo plantar a sansão do campo rente à divisa de minha chácara, com cerca de arame farpado. Mas bem próximo, cerca de 0,5 metro, passa uma tubulação de água. Tem perigo da raiz estragar essa tubulação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Magno, Boa Tarde
      Ela é uma planta de crescimento vigoroso, mas suas raízes não são superficiais, aconselho a fazer uma proteção de concreto, porque com o passar dos anos com o crescimento, a tendência é começar a empurrar as tubulações, aqui na chácara tenho problema semelhante e após mais de 15 anos do plantio ainda mão tive problema, na época não me preocupei com isso.
      Um abração!

      Excluir
  6. Tenho 5 hectares e pretendo cerca-lo com esta planta, pois pretendo fazer uma plantação de coco anão e palmito como seria aconselhável esta cerca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, Boa Tarde.
      O maior problema está na dispersão de sementes que irão se alojar entre sua plantação dando origem a novas plantas.
      Tem raízes profundas, difíceis de arrancar e se podadas voltarão a brotar.
      Um abração

      Excluir
  7. Quero cercar um sítio de 2 hectares com Sansão-do-campo. Minha dúvida é se não irá encher de novas plantas o terreno dos vizinhos e me causar mais problemas do que solução.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Como está descrito na postagem e comentários anteriores, ela produz uma quantidade muito grande de sementes, que irão dar origem a novas plantas, se forem retiradas quando pequenas não haverá problema, deve ser feita inspeção para não deixar crescer de forma escondida no meio de outras plantas, pois sua raiz é profunda e fica difícil de retirar.
      Um abração!

      Excluir
  8. Boa noite.tenho plantada a 12 anos as mudinhas nunca conseguiu vingar acho que o material orgânico que fica por baixo elas não consegue enraíza na terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleiton, Bom Dia.
      Ela é uma planta muito rústica de desenvolvimento rápido, o clima da sua região é quente e seco?
      Não era para acontecer isso.
      Um abração!

      Excluir
  9. boa noite amigo, uma informação que não encontrei, quanto tempo para o desenvolvimento de mourões, com cerca de 20cm?? será que compensa plantar direto como cerca, ou plantar em area reservada e utilizar os mouroes? se puder ajudar, obg pela ajuda..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Vai depender de condições favoráveis de solo e clima, mas acredito que seja mais de 5 anos.
      Ele é utilizado como cerca-viva, o inconveniente dessa planta é a dispersão de sementes, principalmente se próximo a ela tiver outras plantas ela ficar escondida e quando despontar fica difícil de retirar pois as raízes são profundas e mesmo cortando acima do solo, ela brota novamente.
      Se plantar no local definitivo com o espaçamento normalmente usado em mourões, o problema que vejo é que o caule vai engrossando com o passar dos anos e o arame irá "estrangulando" o caule, teria que pensar em algo para deixar o caule livre para crescer.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  10. Boa noite amigo!
    Tenho dúvida em relação às raízes.
    Onde pretendo iniciar a cerca tem um reservatório forrado com lona, sendo a distância de 6 metros. Nesse caso correria o risco das raízes atingirem e perfurar a lona?
    Outra informação. Qual uma distância segura entre árvores para segurar o gado?

    ResponderExcluir
  11. Objetivamente falando...sem pesquisar antes, fiz um muro rente a essas plantas de já tem cinco anos. E agora, devo temer q suas raizes estraguem o muro? Obrigada pela resposta..

    ResponderExcluir
  12. Vou plantar em um sítio, porém na divisa o vizinho planta milho. Estou com medo de encher de sansao do lado dele.

    Qual cerca viva você me recomeda, sem ser a sansão, para privacidade e proteção, com baixo risco de se estender aos vizinhos?

    ResponderExcluir
  13. Ola.gostaria de saber se o Sançao do campo se desenvolve bem na regiao de praia. Pois aqui o solo e só areia e úmido..alguem pode me passar essas informações...

    ResponderExcluir
  14. Bom dia .. Essa espécieespécie de sancao do campo ela so germina a cemente ou se cortar um pedaco do troco e plantar ele nascem tambem ou nao

    ResponderExcluir
  15. Boa noite! Pretendo plantar em dívida com pastos, nesse caso ela se alastra muito entre o capim? E recomendo o plantio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Terá que praticar podas anuais depois que atingir altura desejada, as sementes irão ser dispersas pelo vento e irão brotar, no capim é mais fácil de retirar o problema maior é quando germinam no meio de plantas maiores e não são vistas num primeiro momento.
      É uma boa cerca viva de proteção, cresce de forma vigorosa, mas tem esse problema.
      Um abração!

      Excluir
  16. qual a distancia da cerca do vizinho posso plantar sansão do campo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      Veja a primeira imagem, é na minha chácara, faz divisa com a estrada municipal.
      Não sei se já existe a cerca do vizinho e como ela é.
      Se for de arame farpado, o melhor seria conversar com ele e plantar junto a ela e se responsabilizar pela poda, afinal a planta tem crescimento vigoroso.
      Caso contrário, se não tiver acordo, poderá dar uma distância de uns 2 metros e ir podando sempre que a planta passe para o lado dele.
      Informo que se deixar ela frutificar irá dispersar sementes que irão germinar com facilidade, sendo problemática se nascerem no meio de outras plantas e não forem notadas.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  17. Olá, boa noite! Excelente matéria. Diante do que vi aqui já me decidi. Irei plantá-la e ao atingir a fase adulta e começar a produção de vagens, iniciarei o recolhimento para que não se alastre, nem no meu terreno e nem dos vizinhos. São pequenas chácaras próximas, mas poderá se tornar uma praga se não controlada. Obrigado e sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Ola Boa tarde. Tenho 300 mts de sanção e cresceu alem da conta. Como devo podar agora pra formar um muro. Devo eliminar os troncos mais grossos bem na raiz e deixar os mais novos um pouco mais auto. Desde já agradeço pous tirei várias duvidas pelo site.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde
      Haverá Brotações a partir do local que podar, se desejar não precisa eliminar os troncos grossos, poderá deixá-los bem curtos, poderá até cavar um pouco ao redor fazer o corte e depois que ocorrer a brotação, fechar vai parecer uma cerca recém plantada;
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  19. bom dia meu sansao se alastrou muinto pra frente por causa das sementes existe alum veneno para elimina-la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, Bom Dia.
      Ela não tem esse nome por acaso, é resistente a queimadas e muitos venenos.
      Se conseguir o melhor a fazer é cortar abaixo do nível do solo, geralmente não consegue brotar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Boa Sorte

      Excluir
  20. Boa noite, é possível adquirir o sansão do campo já crescido em transpantá-lo em vaso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Não é uma planta para vaso.
      Mas pois ser bastante resistente e rustica pode dar certo.
      Ela tem uma raiz principal profunda.
      Um abração!

      Excluir
  21. A que altura posso fazer a primeira poda da muda pra fazer ela encher nas laterais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Ela é uma planta bem rústica que aceita bem podas, a partir de 0,5 poderá cortar, não se esqueça de utilizar instrumento de corte bem afiado para não deixar o galho "mordido" e passar produto a base de cobre para não entrar doenças pelo corte, se não tiver pode ser canela em pá.
      Boa sorte.

      Um abração!

      Excluir
  22. Olá! Boa noite! Como faço para plantar ela diteto ao solo no lugar definitivo? Tem alguma dica para preparar as sementes para germinarem com sucesso? O espaço que vou plantar é 500 metros por isso queria plantar direto ao solo.

    ResponderExcluir
  23. Oi, plantei mudas de sansão do campo na minha chácara, perto de Curitiba, e como o inverno está chegando e constuma gear por aqui estou apreensivo. O que devo fazer para proteger as mudas, que estão com cerca de 10 cm e ja estão no solo?

    ResponderExcluir