28 de out. de 2011

CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cassia fistula )


Árvore ornamental.
CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cassia fistula )
NOME CIENTÍFICO: Cassia fistula.

NOME POPULAR: Cássia-imperial, chuva-de-ouro, cássia-fistula.

SINONÍMIA: Cassia fistuloides, Cathartocarpus fistuloides, Cassia excelsa, Cathartocarpus excelsus, Cathartocarpus excelsus.

FAMÍLIA: Fabaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Sudeste da Ásia.

PORTE: De 5 a 10 metros de altura.

FOLHAS: São pinadas, variando de 4 a 8 pares de folíolos. De coloração verde na página superior e verde pálido na inferior. Perde suas folhas no inverno.


CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cassia fistula ) - Folíolo página (face) superior

CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cassia fistula ) - Folíolo página (face) inferior

FLORES: Entre a primavera e o verão surge belas inflorescências tipo racemo (grandes cachos) que medem até 30 cm de comprimento com muitas flores amarelas que vão abrindo gradualmente.

CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cassia fistula ) - Detalhe das flores

FRUTOS: De formato cilíndrico, de coloração marrom, com até 100 sementes. 

TRONCO: Pode ter formação simples ou múltiplo, de copa arredondada.
CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cassia fistula ) - Detalhe do Tronco
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Quando jovem fazer regas de 2 vezes por semana, sem deixar o solo encharcado. Uma vez estabelecidas suporta estiagens curtas.

CLIMA: Prefere clima quente e úmido.

PODA: Fazer poda de formação, retirando brotações laterais e ramos secos ou mal formados.

CULTIVO: Prefere solo areno-argiloso.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, misture na terra retirada da cova cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido ou NPK fórmula 04-14-08, cerca de 10 colheres de sopa, após 1 ano aplicar de 3 a 4 vezes por ano, formando um circulo, na projeção da copa 3 colheres de sopa, indo aumentando com o crescimento da planta:  3º ano = 6 colheres, 4º ano = 8 colheres de sopa.

UTILIZAÇÃO: Por não apresentar raízes agressivas, é muito utilizada na arborização urbana, em ruas e praças.Também fica maravilhosa em jardins residenciais de porte médio.

CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cassia fistula ) - Nas calçadas
PROPAGAÇÃO: É feita por sementes. Para se obter uma boa germinação, precisa ter a “quebra de dormência” que é realizada através de escarificação e outros processos.

PLANTA MEDICINAL: Tem propriedades medicinais, mas deve ser administrada na quantidade correta com indicação médica.

PLANTA TÓXICA: Apesar da polpa dos frutos serem comestíveis, as sementes são tóxicas.

PREÇO: Uma muda de 80cm estava sendo comercializada por R$ 8,00.


NOVAS FOTOS: Mogi Mirim - SP:

CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cassia fistula )
CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cassia fistula )
Adicionar CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cassia fistula )


NOVAS FOTOS: Holambra / SP 


CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cássia fistula )
CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cássia fistula ) - Vagens cilíndricas medindo em média 0,5 metro
CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - ( Cássia fistula ) - Vagem aberta e sementes
 

107 comentários:

  1. Eu sempre achei que essa árvore chamasse acácia imperial...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Edna, Bom Dia!
    Ela é conhecida popularmente como Acácia-imperial
    Eu também sempre a conheci por este nome.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Ola Sr. Franco. Comprei recentemente duas mudas de Cassia Fistula. Ja que tinham 280cm de altura, esperava ja uma arvore um pouco mais robusta. Recebi duas mudas com os `troncos`bem finos, +- 2 cm de diametro. Uma `vareta`longa, com uma so bifurcaçao( de +- 20cm cada) aos 280cm. Como se fosse um Y alto. As folhas sao mto parecidas as de um Flamboyant. Perguntei a flora onde comprei e me afirmaram que nao era flamboyant, nem bilosca. Em uma outra floricultura, me disseram que provavelmente estas mudas foram `criadas` para a prefeitura, poristo a falha de galhos mais baixos. Mas a muda me parece muito jovem, apesar da altura, de acordo com o diametro do tronco. Minha pergunta: Todas as Cassias Fistulas que vi tem troncos mais baixos do que 280cm. Sera que vai nascer troncos mais baixos? Sera mesmo esta uma Cassia, uma chuva de ouro?
    Desde ja agradeço sua resposta, Silvana BH

    ResponderExcluir
  4. Olá Silvana, Bom Dia!
    Sobre sua muda CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO (Cássia fistula), geralmente mudas de árvores que são cultivadas em viveiros, uma junto das outras e são feitas podas de formação, onde são retirados brotos laterais, na competição por luz ficam assim mais alongadas, mas ao plantá-la no lugar definito, ao se adaptar ao novo ambiente ira adquirir um formato mais harmônico.
    Mas vc deve continuar retirando os "brotos ladrões" e os laterais, que despontem em alturas não desejadas.
    Quanto a identificação da planta fica difícil dizer alguma coisa sem ver a planta.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  5. Olá mário, gosto muito dos seus artigos e a pouco tempo eu comprei umas sementes de acácia imperial, mimosa e ipê rosa e amarelo, gostaria de saber apartar de que altura das mudas devo fazer poda de formação? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Emanuelle, Boa Noite

    Acredito que vai semear primeiro em sacos plastcos para mudas.
    A poda de formação que tem objetivo de deixar no futuro uma árvore com o caule ereto sem ramificações, e consiste principalmente em retirar brotações laterais a medida que vão aparecendo, deixando apenas as que estão num plano mais elevado.
    Eu costumo esperar que a planta atinja pelo menos 50 cm de altura e faço a retirada manualmente e se por acaso o ramo ficou um pouco mais grosso utilizo um alicate de poda.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  7. Olá,bom dia, tudo bem? Por favor, gostaria de ajuda. Recentemente, consegui algumas vagens de acácia imperial, e elas já estão estourando. Sabe me dizer qual o procedimento correto a partir de então para que a semente vingue? Se puder me ajudar passo-a-passo, agradeço. Att. Simone Negrão.

    ResponderExcluir
  8. Olá Simone, Boa Noite.

    Quanto as vagens abrem e liberam as sementes é o momento certo de semear.
    Prepare um substrato organo-argiloso.
    Para ajudar a germinação é costume escarificar as sementes, ou seja raspar com uma lixa ao bordas, ou mesmo esfregar numa superfície aspera.
    Cobrir com uma fina camada de substrato peneirado e não deixar que secar regar de 1 a 2 vezes por dia.
    Mantenha em local com bastante claridade, mas que não receba luz direta do sol.
    Boa sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Poderia me informar o procedimento quando a vagem ainda está fechada? Como faz o preparo passo a passo?...
      Obrigada 😊

      Excluir
  9. Olá Mario, plantei uma árvore dessas em frente à minha casa há uns 8 anos, mas ultimamente ela não tem dado muitas flores. No ano passado não podei e ela ficou linda no final do ano, com muitas flores, mas este ano vou ter que podar, pois ela fica em baixo da rede de energia. Gostaria de saber qual a época certa para isso, pois de outras vezes em que podei percebi que não deu flores.

    Grato
    Gaspar

    ResponderExcluir
  10. Olá Mário, me chamo Paul.

    plantei uma chuva de ouro no quintal. Comprei na floricultura com 1,8m e folhas só na copa. Após o plantio, as folhas cairam e começaram a brotar novas folhas em ramos mais baixos (a 60cm do chão) e os galhos do topo continuam secos. O que eu faço para ela crescer com ares de arvore? Podo os ramos laterais ou podo os do topo, reduzindo a altura dela?

    Se puderes responder para o e-mail: meunome @ bernard ponto com ponto br eu agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Olá Paul, Bom Dia.

    Sobre sua CÁSSIA-IMPERIAL, CHUVA-DE-OURO - (Cássia fistula), isso deve ter acontecido devido a deficiência de água em algum momento, o ramo principal secou e começou a brotar na parte inferior onde ainda havia circulação de seiva.
    Primeiramente veja se o principal realmente está seco, vá cortando em pequenos pedaços se estiver verde pare e espere brotar.
    Sobre as novas brotações escolha a principal e aos poucos vá retirando as laterais para conduzi-la como árvore.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  12. Olá, Mário Curiosa que sou com tudo que se relaciona a plantas, recolhi algumas sementes de cássia imperial em minha rua e, depois de deixá-las em água, fiz uma sementeira em uma embalagem de ovos, de isopor. Para minha alegria, começaram a germinar. Pergunto a você, por sua experiência e seu conhecimento: que chance tenho de que alguma se transforme em árvore para que eu possa plantá-la em meu sítio? Quanto tempo levará até se tornar adulta e florescer? Como devo proceder? Obrigada pela atenção e parabéns por seu trabalho. Andrea

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Pelo que eu li em artigos sobre essa planta, ela começa a florecer a partir de 3 anos.

      Excluir
  13. Bom dia, gostaria de saber quando ou se eu posso colher as vagem da chuva de ouro, devo deixar ela escurecer no pé, ou que ela ecloda primeiro, agradeço....luciana ariquemes RO

    ResponderExcluir
  14. Olá Luciana, Boa Tarde!

    Para que ocporrra uma boa germinação as sementes só devem ser colhidas quando a vagem estiver madura, de preferência deixe isso acontecer na árvore.


    Um abração!

    ResponderExcluir
  15. Olá Andrea, Boa tarde!

    Antes de colocar no local definitivo, ela irá precisar ter um espaço maior para se desenvolver, passe para um saco de mudas grande, pode ser também uma garrafa PET (não se esqueça de fazer furos para drenar a água), deixe o substrato úmido, mas não encharcado, quando atingir mais de 1 metro poderá plantar no lugar definitivo.
    Para florecer vai depender de vários fatores, como clima, trato cultural, etc. mais acredito que deva ocorrer depois de 2 anos.
    Boa Sorte.

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Mario
      Obrigada pelas dicas. Minhas filhotinhas, que já passei para um paqueno vaso plástico,já estão com folhinhas. Vou seguir seus conselhos. Grande abraço.Andrea

      Excluir
  16. Muito obrigada, vou esperar ela me presentear com algumas de suas sementes...Luciana

    ResponderExcluir
  17. boa noite sr mario td bem?nossa minha primeira visita a esta pagina,amei tds as informações...

    ResponderExcluir
  18. Bom dia!!! Por favor, eu gostaria de saber depois de quanto tempo, após o plantio, ela vai florir??? Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Boa Tarde.
    Fico bastante feliz por ter gostado, obrigado pela visita.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  20. Olá Ivete, Boa tarde.

    Tudo vai depender da forma que for cultivada: substrato e regas adequadas, fertilização, clima, etc.
    Se for a partir de sementes ou de uma muda já formada,acredito que em 2 a 3 anos irão despontar a primeira florada.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  21. Comprei muda de Cassia e não rebrota. Eu a cortei a pouco mais de um ano e a única coisa que apareceu foi uma bola verde no tronco.
    Qual é o problema?

    ResponderExcluir
  22. Olá Marcos, Boa Noite!
    Em relação a sua Cássia fistula, se fez o plantio de forma correta e está dando a ela os devidos cuidados não era para acontecer isso.
    Tente lembrar: Fez uma cova de no mínimo 2 vezes o tamanho do torrão, colocou composto orgânico ou adubo nesta ocasião, ela está plantada a sol pleno, tem feito regas adequadas?
    Um abração!

    ResponderExcluir
  23. Hello Sr. Marcos,

    Estou com duas mudas da acacia imperial e eu gostaria muito de plantar las em meu sitio na Serra da Mantiqueaira. Sera que elas iriam se adaptarem la?pois tem 1,500 mts de altitude e de vez em quando tem geada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa Tarde!

      Ela prefere clima quente e úmido.
      Enquanto a planta for jovem, tente fazer uma proteção contra geadas, possivelmente depois que a planta ficar adulta irá sofrer menos.
      Boa Sorte.

      Um abração!

      Excluir
  24. Recentemente comprei algumas sementes de cássia imperial e gostaria de saber quantos dias demoram para as sementes germinarem. agradeço resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa Tarde.
      Demoram em torno de 1 mês.
      Apesar de ter muitas aqui em Mogi Mirim / SP, nunca fiz experiência com elas para comprovar esta informação.
      Um abração!

      Excluir
    2. Depois de 6 meses da extração da semente, de vagem seca, deixei 7 sementes no copo de água e coloquei no forno elétrico a 45° C por 2 h. Plantei em floreira, terra adubada e em 1 semana brotaram 6 e estão com 5 cm em 1 mês. Se ajudar 11996541969 Silvio

      Excluir
    3. Tenho uma vagem e estou aguardando ela abrir naturalmente, retirei da árvore pé ela já estava prestes à cair. Devo aguardar abrir ou posso fazer isso para retirar as sementes?

      Excluir
  25. Prezadíssimo MARIO FRANCO,
    Tenho o privilégio de ter em meu quintal uma CASSIA IMPERIAL com mais de 60 anos, plantada pelo meu avô. Consultei o Parques e Jardins daqui do Rio de Janeiro e obtive informação que poderia fazer reprodução através de ALPORQUE; fiz a duas semanas passadas e estou aguardadndo resultado. As sementes das vagens tem estado secas ao contrário de outras temporadas que apresentavam-se sadias.
    Tenho duas mudas em meu quintal com mais de um metro de altura, mas não posso aproveitá-las por terem crescido em locais impróprios para o crescimento. Devo aguardar o resultado de minha experiencia com o alporque? Fico no aguardo der sua atenciosa resposta.
    Grato
    Walter Britto - Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walter Britto, Boa Tarde.

      Nunca fiz mudas dela por alporquia, mas se seguiu as orientações, certamente irá dar certo.
      Nosso tempo tem estado com um clima bastante instável, com isso as plantas sofrem com isso, antecipam ou retardam floradas e consequentemente suas sementes acabam tendo consequência podendo não vingar como em anos anteriores.

      Boa sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Prezado MÁRIO FRANCO,
      Agradeço sua resposta. Aguardarei o resultado do alporque que fiz e posteriormente informarei.
      Walter Britto
      Rio de Janeiro

      Excluir
  26. ola, gostei muito do seu blog. parabéns tens uma excelente didáctica.

    vivo em Portugal e adoro plantas, em pesquisa na net fiz a busca por arvores de crescimento rapido. na embalagem das sementes de chuva de ouro (lluvia de oro - empresa espanhola) os sinais indicam que posso plantar no outono, posso semea-las agora que estou a meio do verão aqui e mante-las no inverno abrigadas do frio, para então na primavera planta-las no local definitivo. achas que estou a pensar certo? agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Monica, Boa Tarde.
      Não tenho experiência com ela em locais que tem o clima com inverno mais rigoroso, mas acredito que dará certo.
      Não se esqueça que a semente precisa ser escarificada antes de plantar e que quando for proteger do frio o local precisa ter boa iluminação.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  27. Plantei uma no jardim da casa, mas estou preocupado se as raízes podem arrebentar o piso de pedra são tomé. O que você acha, Sr. Mário?
    Obrigado e parabéns pelo trabalho lindo que faz.
    Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Oliveira, Bom Dia!
      Ela não possui raízes vigorosas e superficiais.
      Acredito que não irá ter problemas, veja a da foto da postagem.
      Um abração!

      Excluir
  28. Olá
    tenho uma árvore no sítio que está florida nesta época e uma amiga me disse ( olhando de longe )que parecia acácia , procurando na internet achei seu blog mas fiquei com dúvida pois as flores são iguais mas as folhas são pequenas parecidas com as de flamboyant. A vagem é comprida e grossa .Será que é mesmo acácia?Qual outra poderia ser?
    Muito bom seu blog , coloquei em favoritos.
    Um abraço
    Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Existe uma quantidade enorme da árvores dessa família.
      Tire fotos bem de perto de flore e folhas (são folhas compostas, tem muitos folíolos)
      Tire uma foto geral.
      Mande para meu email, se conhecer identifico para você.
      Um abração!

      Excluir
  29. Sr. Mario, peguei vagens no chão, aos pés de uma cássia imperial. Algumas estão inteiras e outras quebradas.
    Posso aproveitar as quebradas? Devo esperar que as inteiras se abram naturalmente?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Claudio, Boa Tarde!
      Não tem problema que estejam quebradas, o que importa são as sementes e não a vagem.
      As fechadas, se estão maduras e pegou no chão também pode abri-las, as sementes tem que estar viáveis, como são atacadas por insetos não germinam, coloque numa vasilha com água, geralmente as que boiarem não são boas para o plantio.
      Um abração!

      Excluir
  30. Sr. Mario, tenho uma acacia imperial na rua da minha casa. Tive a impressao que ela havia secado quando vi surgir brotos e logo depois flores. Mas as flores nao foram muitas e ainda ha muitos galhos secos. Acho que devo poda-la, mas nao sei como devo fazer? Pode me ajudar?



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marli, Boa Noite.
      Pode podar após a florada, galhos secos a qualquer momento.
      Não se esqueça de usar um instrumento de corte bem afiado e esterelizado, para não deixar o caule "mordido" e sim bem retinho pois a cicatrização será mais rápida.
      Passar nos cortes uma pasta fungicida, feita a base de cobre, pois o corte é uma "porta aberta" para entrada de doenças.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  31. Boa tarde sr. Mario. Participo de um grupo interessado em difundir o plantio da Cassia fistula ou pingo de ouro. Quero saber se o sr. me autoriza utilizar sua fotos. Carlos Costa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Costa, Boa Noite.
      Se não cortar as fotos, pode usar a vontade.
      Um abração!

      Excluir
  32. Mario,
    Boa tarde,
    E possível fazer uma muda da acácia imperial através de um galho tirado de uma planta adulta? Já tentou alguma vez? Já tentou enxerto?
    Sds,Humberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Humberto, Boa Tarde!
      Acredito que seja possível, nunca fiz, mas precisaria pesquisar.
      Como é uma planta que produz uma grande quantidade de sementes o método mais utilizado é através delas.
      Um abração!

      Excluir
  33. Olá! Tenho uma Acácia Imperial que eu mesma plantei na calçada da minha casa. Ela está enorme e levantou bastante a minha calçada que já está bem estourada. As árvores de Acácia Imperial que já vi pessoalmente não são tão crescidas assim. A minha já deve ter uns 8 metros de altura e mais ou menos uns 6 anos de idade. Nesse final de ano ficou belíssima com seus cachos de flores.. O problema é que suas folhas caem praticamente o ano todo e elas ficam verdinhas por muito pouco tempo. Logo aparecem manchas marrons e pretas e elas caem e isso acontece até com as folhinhas menores e novinhas. Será algum tipo de fungo? Como cuidar disso agora que ela está tão alta e longe do alcance? Obrigada.

    ResponderExcluir
  34. Olá, Mário, feliz 2014!
    Depois que nos comunicamos, plantei as sementes de Cássia Imperial e as que germinaram estão bonitas e se desenvolvendo bem.
    Feliz com a experiência resolvi repetir, e peguei vagens de diferentes árvores para plantar novamente. Foi aí que vi grandes diferenças no diâmetro das vagens de uma árvore em relação as outras, que eram muito mais grossas. As sementes dessas vagens mais grossas eram também muito maiores do que as demais. Uma diferença descomunal.
    Você já viu isso? Sabe por que isso ocorre?

    abraços!

    ResponderExcluir
  35. Bom dia, Sr. Mário.
    Em Novembro/2013 plantei uma na calçada, a princípio era uma muda de 60cm altura, em uma jardineira coloquei terra orgânica (folhagens, gravetos, minhocas, etc), em Dezembro/2013 já alcançava 1,20m, foi quando comecei a perceber seu crescimento, 2 cm por dia, hoje 13/02/14 quase 90 dias já está com quase 3,00 m, o problema é que o galho principal tenho que ficar escorando pois este vive pendendo para a rua, como devo proceder? deixar ela ir por conta própria, continuar a amarrar numa guia (reta) ou cortar a ponta, pois o caule ainda está fino, cerca de 3 cm, grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Novembro/2015, sem resposta ainda, agora não precisa mais, depois de 2 anos, a arvore está com 5 metros de altura e, nesta primavera já deu flores, não foram muitas mas já deu alegrias, vamos ver como ela vai continuar a se desenvolver.

      Excluir
    2. Olá Carlos, Bom Dia.
      Infelizmente não consigo responder a todos, tenho plantas apenas como hobby e para viver tenho outra atividade, por esta razão estou a procura de parceiros para tentar ajudar a resolver este problema.
      Um abração!

      Excluir
  36. Olá, bom dia! Gostaria de saber sobre as raizes da acácia imperial, pois a minha está com 5 metros e parece que as raizes estão quebrando o piso, a raiz é profunda (pivotante) ou ela realmente cresce para as laterais levantando o piso? Obrigada Camila Oliveira

    ResponderExcluir
  37. Olá Mário, plantei sementes de cássia imperial em vasos. Elas germinaram e parecem bem saudáveis. Gostaria de cultivá-las na forma de Bonzais, pois moro em apartamento. Será possível? Obrigada e parabéns pelo Blog. Daniela

    ResponderExcluir
  38. Olá Mário,como faço para quebrar a dormencia das sementes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escarificar a lateral das sementes.
      deixar de molho agua a 50 graus ate esfriar

      Excluir
  39. Boa tarde Mario Franco e a todos coletei umas sementes de Cássia na praça e não precisei quebrar dormência com 8 dias já está germinando ,improvisei uma estufa de plastico daquelas que coloca bolo ,espero que desenvolva bem, também pretendo colocar em vaso e torna-lá um belo bonsai .

    ResponderExcluir
  40. Bom dia! Gostaria de saber se é possível plantar uma acácia amarela a partir de um galho cortado de uma arvore adulta?

    ResponderExcluir
  41. Olá Mario Franco, moro em Joinville SC tenho em meu jardim da frente de casa uma Cássia-imperial, chuva-de-ouro, ela esta com aproximadamente 4 anos tenho feito podas para mante-la de porte mais baixo, gostaria de saber se é possível transplanta-la para o meu quintal.
    Obrigado,
    Wagner Jorge

    ResponderExcluir
  42. Bom dia, Mario! Tenho mudas de acácia fistula. Posso plantar uma das mudas, junto a uma cisterna?

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde sr. Mário.
    Gostaria de saber onde posso comprar mudas de casia rosa e amarela já maiores....tipo 01 metro.

    Acacia amarela chuva de ouro, e a mes Mesma cássia mimosa?

    ResponderExcluir
  44. Olá Mario Franco tenho uma acácia em frente minha casa de +_ 3 anos e agora percebi que as folhas estão caindo e está saindo um líquido de dentro pra fora da cor de mel, são varios furinhos no tronco, será que vc pode me dizer o que está acontecendo e se tem como resolver, desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  45. Olá!
    Tenho uma Acácia com mais de 50 anos e nos últimos meses ela deu pra soltar um líquido gosmeto de cor escura, junto umas minis borboletas pretas com uma mancha branca em cada asa. São minúsculas. Onde cai essa gosma, fica escuro e grudento. Se quiser posso enviar imagem. Por favor, nos ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gloria, Boa Tarde
      Desculpe não consigo tempo para responder todos comentários que chegam.
      Algumas plantas soltam uma resina, não tenho informação em relação a Cássia fistula.
      O aparecimento destas borboletas pode estar relacionado de procurarem a árvore e esta resina como alimentação.
      Se puder me envie foto para meu Email: marioffranco@hotmail,com
      Apesar de não poder te ajudar no momento gosto de aprender sobre tudo que está relacionado a plantas e a compartilhar os conhecimentos.
      Um abração!

      Excluir
  46. Alguém sabe onde posso tirar fotos de cassia imperial nas ruas de SP?

    ResponderExcluir
  47. Olá!
    Tenho uma acácia há 3 anos ela ainda é pequena. O tronco tem um pouco mais de 2m do solo e está muito feia , com poucas folhas amareladas e com manchas que lembram ferrugem. Gostaria de uma orientação sobre o que devo fazer para renová -la e fazê -la florir. Saudações!

    ResponderExcluir
  48. O lá Mário
    Quero plantar um Acacia Imperial perto do muro do vizinho e gostaria de saber se a raiz vai causar algum dano na casa do vizinho

    ResponderExcluir
  49. Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      É muito gratificante falar de plantas, eu gostaria de ter mais tempo, pois muitos comentários ficam sem resposta.
      Um abração!

      Excluir
  50. Mario, tão logo possa, responda meu comentário. O problema continua ...abraços

    ResponderExcluir
  51. Olá Mário, gostei muito das informações que encontrei aqui, em tua postagem e em resposta aos comentários. Recentemente ganhei sementes desta ávore, fiz a germinação e elas já tem um mês de vida. Gostaria de saber como é o processo de crescimento e a partir de quando começam a florescer. Abraços, Üinseann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Os ramos secos e mal formados podem ser cortados.
      Para ter uma árvore bonita, as brotações que forem surgindo no caule, mais próximas ao solo também podem ser retiradas.
      Boa sorte.
      Um abração!

      Excluir
  52. Adorei os comentários e tenho uma árvore que plantei em frente a minha casa acho que é Cássia imperial.

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde Mario, colhi vagens que ja estao bem escuras.Posso abrir e plantar. Me de o passo a passo como fazer para germinar e depois plantar. Obrigado. Zaza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zaza, Bom Dia.
      Deixe expostas ao sol sem receber umidade.
      Bem secas, a vagem vai começar a abrir, retire as sementes a escarifique, passe uma lixa nas bordas, deixe 24 horas mergulhadas em água e plante, deixando em local com muita luz, mas sem receber sol direto do sol.
      Um abração!

      Excluir
  54. Ola bom dia !! Visitando pela primeira vez; adorei as dicas. Trouxe uma vagem do Guarujá, plantei as sementes e consegui 5 mudas. Um abraço Wanice Araujo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanice, Boa Tarde.
      Agradeço visita e comentário.
      Nos informe de tempo em tempo sua experiência com ela.
      Um abração!

      Excluir
  55. olá Mário!
    gostaria de saber se a Cassia real só se propaga por sementes ou por outros modos de propagação e se aceita poda drástica, pois tenho imensa vontade de começar um bonsai dessa linda arvore e por via de semente o trabalho sera triplicado!
    agradeço desde já sua atenção!

    ResponderExcluir
  56. Oi Mário, coletei uma vagem de uma árvore onde já tinha diversos cachos com flores. Você acha que consigo fazer germinar? Qual procedimentos devo fazer para criar mudas a partir dessa vagem?

    ResponderExcluir
  57. Olá Mário, plantei uma Acácia no jardim da minha casa há 2 anos atrás. Ainda não floresceu. Eu gostaria de saber se demora realmente a florescer e se as raízes dela poderiam danificar um reservatório de água que fiz no chão bem próximo de onde ela foi plantada? Por favor me responda pois o meu marido está querendo arrancá-la com medo de danos ao reservatório de água!!
    Desde já agradeço!
    Carla Figueiredo

    ResponderExcluir
  58. Olá, Mário! Amei todas as dicas! Ganhei uma muda da acácia imperial, como ela estava em um vaso pequeno, resolvi colocar ela em um outro caso maior, infelizmente ela sentiu, as folhinhas estão quase todas amarelando, não queria perder minha plantinha, o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  59. Boa tarde Sr. Mario
    Estou interessado em uma muda de acácia imperial para plantar em minha rua.
    Gostaria de saber se as raízes são profundas e a madeira da acácia é resistente ao vento mais forte.
    Moro no Rio de Janeiro mais especificamente ao lado da floresta da Tijuca.
    Quais os tamanhos de mudas de que dispõe e quais os preços.
    Caso afirmativo, existe algum telefone de contato o qual possa ligar para encomendar a muda ?
    Fico no aguardo de sua resposta.
    Atenciosamente,
    Fernando Moulin

    ResponderExcluir
  60. Boa Noite Srº Mario, tenho uma arvore de acácia imperial, que já tem aproximadamente oito anos, ela todos os anos em sua floração ficava cheia de flores, só que já tem dois anos que ela não esta florando totalmente, ela produz as sementes, normalmente, cai suas folhas produz muito poucas flores nesses dois últimos anos, retoma sua folhagem normal. O que pode estar acontecendo estou procurando conhecimento para que no próximo ano ela retorne a florescer, o senhor pode me ajudar? oque posso fazer? ela é plantada na calçada de minha casa, visualmente não apresenta nem um tipo de praga. Atenciosamente Waldoberto.

    ResponderExcluir
  61. Qual a classificação da acácia imperial ? Angiosperma, gimnosperma, briofita, pteridófita ?

    ResponderExcluir
  62. boa tarde / estou querendo plantar esta arvore´/poren quero saber o tenpo pra florar

    ResponderExcluir
  63. Mário Franco, boa noite.
    Em frente à minha casa tenho uma acácia imperial de mais ou menos 10 anos. Nos dois últimos anos tem aparecido uns focos de espuma branca nos galhos que acabam pingando no chão. Estou jogando água com a mangueira nestas bolas de espumas, e caem no chão muitas larvas brancas...como faço para combater isso? Esses bichos estão destruindo a árvore?
    Desde já agradeço a sua resposta.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  64. Mário, boa noite!
    Gostaria de plantar uma acácia imperial num vaso de barro de cerca de 80cm de diâmetro para trabalhar como um bonsai. Será que dá certo? Ou os cachos ficariam desproporcionais?
    Obrigada desde já e parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  65. Ola
    Comprei uma muda da chuva de ouro so que na região onde moro o inverno e bem rigoroso tem geada.esta árvore aguenta um clima frio no inverno

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde,minha dúvida é... Como vou colocar no meu jardim, gostária dela não tão alta. Será que consigo ela com mais ou menos 2 metros a 2 e meio? Fazendo as podas.

    ResponderExcluir
  67. Acredito que plantei uma semente de chuva de ouro, ela cresceu muito nuns 7 meses mas o caule nao engrossa tipo uns 2 cm, tem q colocar um bambu para apoia la. Sera mesmo chuva de ouro?

    ResponderExcluir
  68. Acácias gostam de sombra? Quero plantar perto de uns Pinheiros. Obrigado

    ResponderExcluir
  69. Oi Mario. Se eu plantar uma Acassia imperial no vaso ela vai florescer???

    ResponderExcluir
  70. Olá, a minha árvore é jovem e ela tem um crescimento em bifurcações. No entanto, após podar os ramos laterais para direcionar o crescimento, percebi que a árvore está crescendo torta. Como posso fazer para endireitar o crescimento?

    ResponderExcluir
  71. Como colher as sementes antes de serem atacadas por insetos

    ResponderExcluir
  72. Boa tarde... Tenho uma muda de acácia amarela, mas ela caiu as folhas e elas estão todas escurecidas... Parece estar doente, como fazer para tratar?

    ResponderExcluir
  73. Bom dia! Tenho uma cassia imperial há 4 anos e ela nunca floresceu. Pouco depois que plantei a minha, alguns vizinhos se interessaram e eu distribuí mudas para todos. São 8 cássias aqui na minha rua. Todas floresceram pelo segundo ano consecutivo, menos a minha. Ela está frondosa, com muitas folhas porém formigas sobem pelo tronco.Como cuidar dela corretamente? Qual a época melhor para poda? O senhor sabe me dizer porque ela não floresce? Desde já agradeço. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  74. Boa noite Mário. Minha acácia imperial está com 2 metros de altura e o tronco bem fininho. Posso podá-la embaixo?

    ResponderExcluir
  75. Bom Dia , Mario
    Estou germinando as sementes de chuva de ouro , acabou de sair da terra primeira folha
    Posso por no sol ???? e depois de quanto tempo posso passar para terra no chao ?

    Obrigada
    aguardo

    ResponderExcluir
  76. Bom dia. Estamos em novembro de 2021 e minha Acássia imperial que sempre foi maravilhosa, Esta coberta por erva de passarinho, solicitei a poda e retirada da erva, mas meu marido disse que não posso fazer isso agora porque não é época de pisa da árvore. Por conta da parasita ela não tem folhas e a floração está muito escassa. Minha árvore é grande se tiver ums 5 cachos próximos ao trinco é muito. Pergunto, tem algum problema eu poda-la agora, pelo que notei, terei que corta muitos galhos. Aguardo resposta. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Não sei a infestação da erva de passarinho, mas nessa época que a planta perde suas folhas e dá destaque as flores elas ficam bem evidentes.
      Onde tiver a erva de passarinho não basta podar a invasora e sim o galho, porque essa parasita já se enraizou e irá brotar novamente.
      Se desejar fazer o procedimento após a florada marque com tinta os galhos que deverão ser cortados e poderá podar a invasora antes que ela solte sementes e os passarinhos ajudem a espalhar ainda mais.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  77. Tem como fazer muda de acácia por ganho? Em qual época devemos colher a vagem?

    ResponderExcluir
  78. Olá tenho uma plantado e já chegou nos 3 metros , gostaria de saber se corto
    O
    Ponteiro para formar copa

    ResponderExcluir