24 de out. de 2011

JASMIM-ESTRELA, JASMIM-ASA-DE-ANJO - ( Jasminum nitidum )


Arbusto escandente.
 Clique para ampliar
Jasminum nitidum
NOME CIENTÍFICO: Jasminum nitidum.

NOME POPULAR: Jasmim-estrela, jasmim-asa-de-anjo.

SINONÍMIA: Jasminum ilicifolium, Jasminum magnificum, Jasminum laurifolium. nitidum.

FAMÍLIA: Oleaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Ilhas do Pacífico do Sul, Arquipélago de Bismark.

PORTE: Seus ramos pendentes podem alcançar até 6 metros de comprimento.

FOLHAS: De coloração verde-escura, são brilhantes, perenes, opostas e coriáceas.
 Clique para ampliar
Detalhe da folha
FLORES: Ocorrem na primavera e verão, de coloração branca em forma de estrela e bastante perfumada.

 Clique para ampliar
Jasmim-estrela - Detalhe da folha
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Aprecia solo úmido, mas não encharcado, regar 2 vezes por semana.

CLIMA: Ameno a quente. Não tolera frio intenso.

PODA: Deve ser realizada de acordo com o que se deseja, para cerca-viva é feita para  estimular o adensamento. No caso para cobrir pórticos e caramanchões, conduzi-la como trepadeira, fazendo amarração de condução. Pode ser realizada, inclusive podas drásticas.

CULTIVO: De fácil cultivo, crescimento moderado, aprecia solo areno-argiloso, com boa drenagem,mas se adapta a vários tipos de solo. Sugestão de mistura: 1 parte de terra vegetal,1 parte de areia grossa de construção,1 parte de terra comum de jardim e 1 parte de composto orgânico.

FERTILIZAÇÃO:  Por ocasião do plantio,abra uma cova de 40 x 40 cm e misture na terra retirada cerca de 20 a 3 litros de esterco de gado bem curtido ou NPK, fórmula 04-14-08, 10 colheres de sopa.

UTILIZAÇÃO: Uma planta bastante versátil que pode ser utilizada como cerca-viva, arbusto isolado, para cobrir pórticos, cercas e utilizadas também em vasos e jardineiras.

Nota: Em algumas pessoas o forte aroma de suas flores pode causar problemas alérgicos, não devendo ser plantado muito próximo a residência.

PROPAGAÇÃO: Por estaquia de ramos semilenhosos, alporques e mergulha.


PREÇO: Em Holambra / SP a muda estava sendo comercializada por R$ 2,20.


10 comentários:

  1. Ola boa tarde !
    Gostei bastante da postagens.
    Me diz uma coisa...vou planta-la em uma jardineira com um suporte em madeira para fazer divisão de um corredor (quartos e varal)/piscina (area de lazer).
    Gostaria de saber se o aroma dela é muito impreguinante ? Caso vc tenha uma ideia de trepadeira melhor, por favor, podia me informar?
    Grata

    ResponderExcluir
  2. Olá Flá, Boa Noite!
    Tem pessoas que são alergicas a perfume,por isso que é indicado não plantar muito próximo a janela dos quartos, mas para ambientes abertos não tem problema, fica maravilhosa.
    Aqui no blog tem algumas sugestões de trepadeiras, procure no lado direito "MARCADORES" depois clique em "TREPADEIRAS" veja se alguma é do seu gosto.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. O meu Jasmim-Estrela esta em plena floração, mas as folhas são poucas e estão meio amarelas. Eu o replantei recentemente, colocando-o num vaso 5 vezes maior do que o anterior, com substrato completo e ótima drenagem. O vaso esta disposto num ponto de 8 horas em sol pleno, guiado como trepadeira no gradeado de um terraço. Devo poda-lo drasticamente para que reaja com força para a primavera? Ou seria melhor aguardar o processo de adaptação ao novo espaço? (Observando que podei severamente as raízes no momento do transplante). Você poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. O perfume é bem suave não dá alergia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo, Boa Noite.
      Agradeço a visita e informação sobre a planta.
      Um abração!

      Excluir
    2. Realmente, é bem suave. O Sambac é muito mais forte.

      Excluir
  5. Gosto muito de jasmins, este eu ainda não tenho, será que posso comprar a muda e fazercas podas pra arbusto? Eu tinha a sete léguas que Tb é um trepadeira lenhosa e não consegui podar como arbusto ela quebrou então se puder me ajudar fico grata

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde. Comprei uma planta como sendo jasmin estrela mas ainda não deu flor.
    Trata-se de uma trepadeira e as folhas são parecidas com as das fotos que vejo; entretanto, há uma característica marcante: de sua haste, saem sempre ramos com três folhas. Não há folha isolada.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde.
    Comprei uma trepadeira como sendo jasmin-estrela mas ela ainda não deu flor (comprei há uns 4 meses)... as folhas nascem sempre hastes com três folhas, que saem de uma haste principal. Não há folhas isoladas.
    Eu poderia enviar uma foto por e-mail?

    ResponderExcluir
  8. Comprei uma muda de jasmim estrela e nunca floresceu, isso ja faz 3 anos. O que pode ser?

    ResponderExcluir