11 de dez. de 2011

CHAPÉU-DE-SOL - ( Terminalia catappa )

CHAPÉU-DE-SOL - ( Terminalia catappa )

NOME CIENTÍFICO: Terminalia catappa.

NOME POPULAR: Chapéu-de-sol, sombreiro, amendoeira-da-índia, guarda-sol, guarda-chuva, chapéu-de-praia, cuca, sete-copas, amêndoa, amendoeira, amendoeira-da-praia, amendoeira-brava, amendoeira-do-pará, amendoeira-brava, anoz, árvore-de-anoz, castanhola.

SINONÍMIA: Terminalia badamia,Terminalia rubrigemnis, Terminalia subcordata,Terminalia intermedia, Terminalia moluccana, Terminalia subrigemmis,Catappa domestica, Phytolacca procera mauritiana..

FAMÍLIA: Combretaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Ásia, Índia.

PORTE: De 12 a mais de 20 metros de altura.

FOLHAS: De tamanho grande, com formato ovalado e de coloração verde, no outono antes de caírem mudam de cor, ficando amarelas e vermelhas.

CHAPÉU-DE-SOL - ( Terminalia catappa ) - Detalhe da folha
FLORES: Ocorrem no verão, de valor ornamental secundário.São em formato de espigas alongadas, com pequenas flores de coloração creme.

CHAPÉU-DE-SOL - ( Terminalia catappa ) - Deatalhe das flores
FRUTOS: De coloração verde, passando a amarelo e vermelho quando maduros. São comestíveis.

CHAPÉU-DE-SOL - ( Terminalia catappa ) - Deatalhe dos frutos
TRONCO: Ereto, com casca de coloração parda e áspera. Madeira dura de boa qualidade, resistente à água.

CHAPÉU-DE-SOL - ( Terminalia catappa ) - Deatalhe do tronco
LUMINOSIDADE: Sol pleno.

ÁGUA: Enquanto jovem manter o solo ligeiramente úmido regando de 1 a 2 vezes  por semana, depois de adulta, somente em caso de estiagens muito prolongadas.

CLIMA: Prefere clima quente e úmido.

PODA: Não necessária, remover apenas ramos mal formados e secos.

CULTIVO: Prefere solos arenosos, ricos em matéria orgânica e que tenha boa drenagem, necessita de temperaturas altas para seu desenvolvimento pleno.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio, para uma cova de 40 X 40 cm misture cerca de 20 a 30 litros de esterco de gado bem curtido, ou 10 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10.

UTILIZAÇÃO: Por ser tolerante a salinidade, a ventos fortes  e fornecer magnífica sombra é bastante utilizada nas regiões litorâneas. Seus frutos quando caem  podem manchar veículos, sendo desaconselhável seu plantio em vias públicas e estacionamentos por este fator.

PROPAGAÇÃO: Por sementes, os frutos maduros devem ser despolpados, para se obter uma germinação mais rápida.

PLANTA MEDICINAL: Suas folhas, frutos, cascas, raízes e sementes são utilizadas no tratamento de várias doenças.

147 comentários:

  1. Tem uma aqui na frente de casa...quanto trabalho essas folhas me dão...
    juliana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeça por isso, Juliana.
      Agradeça por poder ter essa trabalheira, por poder ouvir o som das folhas secas na calçada, por poder ver sua dança ao vento ou ver as nuanças das cores entre o verde e o vermelho quando morrem. Tome fôlego, descanse, beba um copo de água e agradeça sorrindo.
      A vida é esse ciclo mágico das sementes que se modificam.
      Carpe Diem!

      Excluir
    2. Concordo contigo,Yesno. O mundo ao nosso redor é como o vemos, e podemos vê-lo positiva ou negativamente. É a tal história do copo meio cheio ou meio vazio. Quem me dera eu tivesse um chapéu de sol na minha rua...

      Excluir
    3. Olá Camila, Boa Tarde.
      Agradeço pela visita e comentário.
      As pessoas quando escolhem uma planta devem pesquisar de como ela ficará no futuro, seu porte, se tem folhas perenes e isso possa incomodar, se tem raízes agressivas e superficiais que possam vir a danificar muros e tubulações, etc.
      Um abração!

      Excluir
    4. Hola amigos, soy de argentina. Adoré este arbol desde mi primer viaje a brasil en 1999. Traje para aquí una muda y voy a plantarla al frente de mi casa. (vivo en el nordeste de mi país y chapéu de sol vai gostar del lugar)
      Muy lindas palabras las de Yesno! Gracias por poder opinar, saludos!

      Excluir
    5. Olá Fernando, Boa Noite.
      Agradeço a visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
    6. O irônico é que todo mundo quer sombra, mas a maioria das pessoas não gosta das árvores!

      Excluir
    7. A minha calçada é a única da rua que tem árvores plantadas (Oiti), no meu quintal tem castanheira, ela tem a idade do meu filho, 12 anos.Eu amo a (sujeira) que elas fazem. A minha rua e o meu quintal é o mais lindo da cidade.

      Excluir
    8. quando o galho quebra brota de novo

      Excluir
  2. Olá Bom Dia!
    O Chapéu-de-sol, assim como outras árvores caducas (que perdem todas suas folhas), durante este período, dependendo onde estão situadas, dão algum trabalho na limpeza, mas a sombra proporcionada nos meses mais quente do ano compensa.
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nasceu um broto e está crescendo quando comprei a moça disse pra não deixar
      Oque eu faço deixo ou corto ??

      Excluir
  3. Olá, bom dia! Estou ansiosa para plantar um sombreiro, porém não tenho um espaço adequado. Posso plantar essa espécie num vaso que tem 1,70 de circunferência e 55cm de profundidade para ornamentar meu terraço? Espero resposta. já comprei o vaso e a muda mas me disseram que não é possível plantá-la num vaso!
    Obrigada pela atenção.
    Jaqueline

    ResponderExcluir
  4. Olá Jaqueline, Boa Tarde!
    Não é uma planta para cultivar em vaso pois chega atingir até 20 metros de altura, suas raízes são bastante vigorosas e a planta gosta de sol pleno.
    Mas se mesmo assim se desejar plantar, a princípio recebendo luz do sol a planta irá prosperar, mas vai chegar um momento que irá terminar no vaso o espaço para as raízes, se o vaso for fraco ela irá quebrá-lo, se não conseguir, a planta começará a definhar, neste momento terá que passar para um vaso ainda maior ou plantar no chão.
    Boa Sorte!

    ResponderExcluir
  5. Olá Mario, você poderia me dizer como germinar sementes de chapéu-de-sol ("sombrero"), muito obrigado.
    Muito interessante o seu site.
    Atenciosamente da Argentina.
    Jorge

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jorge
      Você consegui fazer as mudas a partir das sementes?

      Excluir
    2. Eu sou de Sao Vicente Sp, e estou morando no Rio Grande do Sul a 6 anos e em 2013 fui na casa de minha irma e trouxe uma mudinha de chapeu de sol, plantei na frente de minha casa onde moro, ela ja esta linda e enorme e varios vizinhos ja vieram me pedir mudas, mas ainda nao deu frutos........

      Excluir
  6. Olá Jorge, Boa Noite
    Ela é muito utilizada nas praias para fornecer bastante sombra, apesar de morar 46 anos em Santos / SP e conviver com ela, não tenho experiência de como fazer mudas a partir de sementes.
    A informação que tenho, é que frutos despolpados apresentaram maior velocidade e taxa de germinação.
    Acredito que colocados em caixas com areia grossa e mantidos úmidos terá sucesso.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  7. Ola. Nao quero q a sete copas fique muito grande. Apenas umas duas copas. Como fazer? Corto simplesmente as copas que venham crescer e ornamento as copas q ficam?

    ResponderExcluir
  8. Olá Projulio, Boa Noite.
    Não tenho a informação que precisa, mas acredito que fazendo a poda a tendência é a planta encorpar nas partes que sobraram.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho uma em frente de casa. Ela é linda demais! Os morcegos se alimentam das frutas e meus cães brincam com as sementes :)
    Triste é quando o pessoal da prefeitura vem podar. Eles não tem consideração nenhuma e quase destroem minha árvore linda.

    Paz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Ela é uma árvore maravilhosa, mas não é recomendada para arborização urbana, como tem um crescimento bastante vigoroso, para não causar alguns transtornos, infelizmente tem que ser podada.
      Um abração!

      Excluir
    2. Oi Mario. Comprei umvterreno em loteamento com uma amendoeira de uns 12 metros de altura. Nao queria cortar mas os vizinhos estao reclamando que a arvore destruira as construcoes. Ela fica cerca de conco metros afastasa da casa vizinha. Como gaco para conservar esta planta?

      Excluir
  10. eu tenho uma sete copas não sei se é da mesma,mas ela esta ficando seca as folhas e o broto tbm secou o que pode estar acontecendo ???

    ResponderExcluir
  11. Olá Boa tarde.
    Ela é uma árvore caduca, ou seja durante o inverno, perde todas suas folhas.
    Mas os galhos estão vivos e não secos.
    Não sei o tamanho de sua árvore, mas pode tirar a dúvida cortando um deles.
    Boa Sorte
    Um abração!

    ResponderExcluir
  12. Qual o poder da planta no tratamento da ejaculação precoce, sua eficaz, qual parte da planta se utiliza nesse tratamento e como se fazer o tratamento?
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Ela tem muitas propriedades medicinais, a utilização deve ser sempre feita de forma correta na preparação e dose, para que o poder de cura não tenha um resultado inverso.
      Não conheço em detalhes para te informar.
      Comece a pesquisar, aqui encontra alguma coisa:
      http://www.plantamed.com.br/
      Um abração!

      Excluir
  13. Mario, usei duas fotos suas para ilustrar um post que fiz comemorando um evento familiar. Espero que você não se importe. abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleo, Bom Dia.
      Todas fotos de minha autoria que estão postadas podem ser usadas a vontade, só não gosto quando pessoas, pegam, cortam meu nome, colocam o seu e publicam, isso é roubo.
      Um abração!

      Excluir
  14. Mesmo sabendo que este tipo de árvore não é adequada para áreas urbanas, o que fazer quando temos dezenas delas plantadas há mais de 50 anos na cidade? Envenená-las para que morram devagar para que parem de sujar as ruas com suas folhas? Está acontecendo isto na cidade de Itambé, na Bahia. Que sugestão você daria para este caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eduardo, Boa Noite.
      Falar em cortar qualquer tipo de árvore gera sempre muita polêmica.
      O que temos que que usar sempre é bom senso.
      Folhas não são sujeira, ela é uma árvore caduca, que perde suas folhas uma vez por ano, neste período realmente dá bastante trabalho para limpar.
      Se o transtorno que estão causando são outros, por não ser uma árvore apropriada para arborização urbana, deve ser podada ou mesmo ser substituída por outras.
      Colocar veneno é uma ação é usada para quem não quer sofrer críticas da opinião pública, eu particularmente não sou a favor.
      Um abração!

      Excluir
  15. Tenho uma muda plantada em um vaso e não sei se posso plantar próximo a calçada, será que suas raízes irão danificar a calçada. Seus galhos quebram com facilidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá boa tarde!
      Não é uma planta indicada para calçadas, suas raízes são grandes, agressivas e danificam o piso além de que seus frutos quando caem podem manchar veículos, sendo desaconselhável seu plantio em vias públicas e estacionamentos por este fator.
      Um abração!

      Excluir
  16. Bom dia Mário, parabéns pelo excelente material!
    Tenho uma dúvida, é possível mudar de lugar um chapéu de sol de aproximadamente 4 m de altura e como é feito isso?
    Agradeço desde já.
    Janete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janete, Boa Tarde
      Ela é uma árvore que as raízes se espalham para dar sustentação a sua copa, não é uma planta boa para fazer esta operação, mas não é impossível, vai ter que cavar um buraco ao redor do caule, mantendo um torrão central preservado, as raízes devem ser cortadas, mantenha o torrão úmido e coberto, espere aparecer novas raízes, por fim corte a parte inferior e transporte.
      No novo local abra uma cova bem maior que o tamanho do torrão, use substrato adequado e não descuide de regas.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
    2. Bom dia Mario, para fazer a mudança de lugar você indica uma época especifica?
      Agradeço desde ja.
      Elaine

      Excluir
    3. Olá Elaine, Bom Dia
      Acredito que a melhor época seja no fim do inverno, ou quando a planta perder suas folhas.
      Um abração!

      Excluir
  17. gostaria de saber qual profundidade chega suas raizes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Encontrando condições de solo favoráveis, elas serão mais ou menos proporcionais ao tamanho da copa.
      Um abração!

      Excluir
  18. Ola , moro em Mafra, SC , o clima e seco e aqui faz bastante frio no inverno, plantei uma arvore chapeu de sol, comprei uma muda, vc acha que vai desenvolver , que cuidados preciso ter pra ela crescer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Ela aprecia clima quente e durante o inverno vai perder as folhas.
      Tem que conseguir se adaptar as condições climáticas nos primeiros anos, depois ficará mais fácil.
      Não vejo muito o que fazer, a não ser preparar uma proteção para este primeiro inverno, se plantou agora.
      Um abração!

      Excluir
    2. Márcio Franco, a minha árvore de chapéu de sol plantei em janeiroe ela mede 2 metros, e agora no inverno caiu as folhas e o que notei q até os galhos estão secando, moro em Três Barras sc

      Excluir
  19. A minha ta c manchas azulada no tronco oq pode ser?

    ResponderExcluir
  20. Tenho duas mudinhas e um fruto quase germinando...
    Adoro essa árvore...Precisamos plantar!
    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Olá à todos.
    Tenho um chapéu de sol no quintal da casa de praia, mas ela está muito alta,e as raízes estão dando muito trabalho. O vizinho quer cortá-la de qualquer jeito.
    Estou com ideia de pedir para alguém cortá-la na metade de sua altura (está com mais de 15 mts), e depois corto pedaços da raiz que vão para o quintal do vizinho.
    Está certo este procedimento, ou posso prejudicar a árvore.
    Alguém tem alguma dica ?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José Ricardo, Boa Tarde.
      As raízes que sustentam a árvore, portanto se deseja cortar parte de suas raízes deverá podar.
      Para que no futuro elas não voltem a incomodar seu vizinho faça uma barreira, uma parede de concreto.
      Existe a venda placas já prontas, é só cavar colocar e fechar, nada ficará aparente.
      Boa Sorte!

      Excluir
    2. Queria saber se é verdade que suas raízes podem se aprofundar sob a casa e quebrar encanamentos! Tenho uma bem grande no jardim e a pessoa que chamei para podá-la recomendou cortá-la inteira!! Eu adoro minha árvore!!

      Excluir
  22. Olá Mário, obrigado pela resposta. Neste final de semana chamei uma equipe que fez a poda. agora vou procurar estas placas e assim mantenho minha árvore e também meu vizinho...
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Ricardo, Bom Dia!
      Essas placas que feli são aquelas usadas na construção de muros pré-modados.
      Boa Sorte!
      Um abração!

      Excluir
  23. tenho uma arvore desta em meu quintal, no outono caíram todas as folhas e vieram as novas, mas neste mês (setembro) começou novamente a amarelar e caírem, isso é normal ou ela está perdendo a sua força?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, Boa Noite.
      O tempo está muito incerto, as plantas respondem, tenho plantas aqui na chácara que aconteceu algo parecido, agora com a chegada da primavera deverá surgir novas folhas.
      Um abração!

      Excluir
  24. Mário, o que posso fazer para ela engrossar e tornar-se forte?A minha sempre quebra ao meio, com o vento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, Boa Noite.
      Ela precisa de sol pleno para ter um bom desenvolvimento e clima quente e úmido.
      Não sei o tamanho da sua planta, coloque uma estaca para não sofrer com ação do vento
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  25. Pessoal, tenho duas terminalias plantada na frente de casa com 5 anos de idade e 8m de altura. Realmente caem e renovam as folhagens durante o ano todo e o trabalho para manter a área limpa é grande, mas o sombreamento que propiciam é fantástico e vale apena. Há dois anos começaram a dar frutos e também caem de montão. Alguns germinam na grama e como fico penalizado, retiro e planto em mudas para doar.
    Ainda tenho algumas mudas do ano passado e quem tiver interesse na doação, entre em contato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rives, Boa Noite.
      Ela da um pouco de trabalho, mas vale a pena.
      Um abração!

      Excluir
    2. Eu gostaria de receber doação desta amendoeira tivesse santos!como tu podes me mandar?sou de porto alegre !RS

      Excluir
    3. Olá Débora! Eu sou de Esteio e tenho uma muda que posso te dar. Já tenho uma no pátio e não vai ter espaço para as duas.

      Excluir
    4. Olá, eu gostaria muito de uma muda se alguém tiver. Sou de Porto Alegre.

      Excluir
    5. Como e o nome dessa árvore no Rio grande do sul nunca vi falar

      Excluir
  26. bom dia MARIO FRANCO gostaria de saber mais sobre o fruto da árvore chapéu de sol , se a fruta pode ser consumida e de que forma se consome ou se tem alguma receita para culinária ,tipo doce . desde ja agradeço ..... abraço

    ResponderExcluir
  27. olá alguém sabe o quanto que essa árvore cresce por ano?

    ResponderExcluir
  28. Plantei uma muda de uns 60 centímetros numa casa em Itapoá, litoral de SC.
    O quintal tinha muito barro. Cavei o barro até encontrar uma areia dura, coloquei areia de outro local e plantei.
    Alguém sabe dizer em quanto tempo uma muda dessas vai dar alguma sombra?

    ResponderExcluir
  29. olá,
    gostria de saber se ha alguma maneira de inibir a produção de flores e consequentemente os frutos, pois isso está servido também de pretexto para a derrudaba o pé de sete copas que existe em frente ao meu prédio .
    obrigado.

    ResponderExcluir
  30. Qual a melhor época para replantar essa planta?

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, comecei a pesquisar essa planta por causa do fruto que em seu interior possui um grão comumente chamado de "coquinho" que meu pai e tios tinham o hábito de comer na infância. Gostaria de saber se esse fruto é uma oleaginosa e se é possível fazer um leite vegetal com o mesmo? Descobri recentemente que sou intolerante a lactose e obter esse tipo de informação seria muito importante, já que os grãos comumente usados para extração desse leite vegetal são muito caros no mercado.

    Aguardo um retorno.

    ResponderExcluir
  32. Lamentavelmente a ignorância venceu mais uma vez! com mais de 40 anos o pé de chapéu do sol foi covardemente esquartejado e suas toras jogadas ao lixo. Ela fornecia um clima muito agradável, a u sua sombra dava mais de 80m² , oferecia todo o tipo de proteção que uma arvore podia dar. Mas nem todos veem uma arvore como uma entidade viva, com um papel fundamental de um ecossistema, agora meu condomínio parece mais um corredor de carneiras de um cemitério vagabundo. Saudades eternas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      Muitas pessoas só olham os pontos negativos, não conheço o espaço onde ela estava plantada e a dimensão dos problemas que estava causando.
      Muitas pessoas ficam incomodadas com a queda das folhas que acontece durante o outono, realmente dá algum trabalho recolher, mas acho que vale a pena.
      Um abração!

      Excluir
  33. essa arvore e um tranastorno, pode ser otima em areas praianas, tem uma na fente de minha casa com mas de 30 metros de altura,e a prefeitura nao a pode de forma nenhuma e um ponto otimo pra esconderijo de ladores pelo tronco ser bem gosso e ela fica bem na entrada do portao principal onde ja foram roubadas varias pessoas q passam pela rua, no outono se gasta sacos de lixo de 100 litros que ninguem ajuda a paga-los, as castanhas quebram as telhas da casa com o corte dos morcegosonde e outro transtorno pela suas fezes, o muro esta todinho racahdo pela raizes, ja fiz varias reclamacoes a prefeitura e nada foi feito nem a pode eles fazem, suas folhas sao tao duras q nem fogo pega fora q e um otimo refugio nos dias de hoje pras larvas do mosquito da deng. Nao vejo nenhuma vantagem em te-la em passeios pois denifica tudo com suas raizes, e o que mas a prefeitura faz e aplicar multas pra q o passeio seja reformado.Gente quem quer ter esse tipo de arvore tem q haver um bom local de palntio com amplas areas como um terreiro enorme e longe da estrutura das casas passeios e muros vale ai dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Ela não é indicada para arborização urbana, devido ao seu porte e raízes agressivas que danificam as calçadas, por outro lado apesar dos transtornos mencionados fazem uma boa sombra, em jardins amplos, como os da orla de Santos.
      Agradeço seu depoimento pois ajuda os leitores a conhecerem também os problemas por ela causada.
      Um abração!

      Excluir
  34. Olá Mário.
    Tenha uma de 2 metros, que veio em uma vaso. Quero colocá-la na terra. quais os cuidados com a raiz? posso coloca-la próxima a jabuticabeira? Minha cachorras adoram mastigar as folhas secas que caem. Obrigada, grande abraço,
    Claudia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia, Boa Noite!
      Veja o tamanho que a árvore atinge, pense no futuro e no espaço que tem, sua jabuticabeira irá ficar na sombra e não irá frutificar.
      Olhe os comentários anteriores.
      Um abração!

      Excluir
  35. Boa noite amigo Mário Franco, sou de São Francisco do Sul em Santa Catarina, temos muitas destas árvores por aqui, simplesmente lindas ! Tenho duas mudas em vaso pequenas ainda 15 cm de altura, mas gostaria de fazer delas um BONSAI de sombreiro, te pergunto, pelo teu conhecimento seria possível ( o bonsai ? ), e sendo possível teria alguma recomendação ou dica mesmo ? Obrigado e um abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Como já faz tempo que você escreveu, gostaria de te perguntar: conseguiste o bonsai do chapéu de sol? Estou na mesma situação..tenho duas com poucos meses e queria mantê-las no vaso, se possível. Agradeço sua resposta!🙏

      Excluir
  36. BOA NOITE À TODOS. O PÉ DE SETE COPAS AQUI NA MINHA REGIÃO TEM UM IMPORTÂNCIA MUITO GRANDE, POIS COM O DESMATAMENTO, MUITAS AVES PROCURAM ALIMENTOS EM ÁRVORES DA CIDADE MESMO, COMO É O CASO DO PÉ DE SETE COPAS, NA MINHA RUA TINHA UMA, MAS UM TEMPORAL DERRUBOU, EU FIZ A MINHA PARTE E PLANTEI OUTRA, AGORA DO MEU LADO DA RUA. POR QUE PLANTEI? PORQUE ELA O PONTO DE PARADA DE MUITAS ARARAS, LOROS E OUTRAS AVES, MUITAS SENTEM FOME, POIS NÃO TEM MAIS NA NATUREZA FRUTOS SUFICIENTES PARA ALIMENTÁ-LAS. ACHO MUITO IMPORTANTE QUE MESMO NA CIDADE ELAS SEJAM PLANTADAS SIM, MESMO QUE ELAS CRESÇAM BASTANTE E PRECISEM SER TIRADAS, POIS ATÉ QUE ISSO ACONTEÇA ELAS IRÃO ALIMENTAR MUITAS AVES E MORCEGOS, VAMOS PLANTAR PESSOAL, POIS A SOMBRA DELA TAMBÉM AJUDA NA DIMINUIÇÃO DAS ALTAS TEMPERATURAS, ALÉM DE ADUBAR A TERRA E ABSORVER A ÁGUA DAS CHUVAS EVITANDO QUE AS CIDADES SEJAM INUNDADAS... PLANTEM, PLANTEM, PLANTEM E PLANTEM...... MILHARES DE PÉS DE 7 COPAS...... TENHO MUITAS BOAS LEMBRANÇAS DESDE O MEU TEMPO DE GURI.... email.: adm.ufms@hotmail.com

    ResponderExcluir
  37. como plantar de maneira que não prejudique calçadas ou tubos de esgotos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      É uma árvore de raízes vigorosas, para tentar amenizar o problema ao plantar compre anéis de concreto utilizados para fazer poço ou tubos de concreto para águas pluviais ( os grandes que as prefeituras usam) com isso irá forçar as raízes descerem.
      Boa Sorte!

      Excluir
  38. Olá,posso cavar ao redor da minha muda numa circunferência de 80cm por 1m e 10cm de fundura para amenizar esses futuros problemas com a raiz dela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      10 cm de altura são insuficientes, veja o porte que atinge a árvore adulta.
      Um abração!

      Excluir
  39. Olá, até quanto pode chegar o diâmetro da copa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula, Boa Noite.
      Não tenho esta informação precisa, mas acredito que seja entre 10 a 20 metros.
      Em Santos / SP nos jardins da praia tem umas bem antigas, algum leitor do blog poderia nos ajudar.
      Um abração!

      Excluir
  40. olá, preciso de ajuda meu chapéu de praia tem 4 anos e as folhas estão caindo e com aspecto de queimada o que pode ser estou desesperada com medo de perder minha sombra. obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Não sei em região mora, mas não é época da planta perder suas folhas.
      Veja como estão os ponteiros, onde nascem as folhas mais novas.
      Mande notícias.
      Um abração!

      Excluir
    2. Olá Mário Desculpe nem me identifiquei estava tão nervosa e só consegui postar em Anonimo de outro jeito não consegui. Meu Nome é Cristiane Moro em Rio Brilhante-MS, no outro dia que mandei essa mensagem de que as folhas de minha árvore estavam caindo eu descobri, ataque de percevejo muitossss, meu esposo passou inseticida acredito que resolveu mas já tinha secado uma boa parte das folhas. obrigada pelo carinho

      Excluir
    3. Olá Cristiane, Boa Noite.
      Agradeço o retorno, pois assim os leitores do blog que tenham problema semelhante possam também resolver com aplicação de inseticida próprio para plantas.
      Um abração!

      Excluir
  41. Quanto tempo ela demora para crescer?
    A rais dela costuma prejudicar canos e instalações hidráulicas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Uma vez a muda se estabelecendo no local definitivo e encontrando condições favoráveis o crescimento é relativamente rápido.
      Para suportar todo seu porte (12 a 20 metros de altura) contra ações climáticas, as raízes são amplas e vigorosas e podem prejudicar instalações hidráulica e construções.
      Para forçar as raízes a descerem colocar uma grande manilha de concreto enterrada ou anel de confecção de poços ou fossas e plantar longe de muros.
      Devemos sempre pensar como a planta irá ficar no futuro.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  42. Olá!
    Tenho um sombreiro deste na minha casa,ele é bem novinho e está com as folhas enroladas e parece que não está mais evoluindo. Será que é alguma doença? O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  43. Grande Mário Franco, lá vai minha pergunta: moro em Peruíbe e na calçada do prédio estão plantadas cerca de 8 unidades desta árvore, Chapéu de Sol, eu particularmente adoro esta espécie pelo simples fato de promoverem uma sombra fantástica. Acontece que, sou voto vencido aqui no condomínio, pois os outros moradores querem removê-las totalmente alegando a "sujeira" das folhas e o fato (ou boato) das raízes que poderão (segundo eles) arruinar a estrutura do muro e causar rachaduras no mesmo. Eu defendo que elas necessitam apenas de poda correta para que a "aba do chapéu" cresça na horizontal promovendo mais e mais sombra. Minha dúvida é mais sobre a ação das raízes. Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lourenço, Boa Noite.
      Devido seu porte, para que a planta suporte ventos fortes ela tem raízes vigorosas que conforme distância de muros e tubulações subterrâneas podem causar alguns transtornos no futuro.
      Para forçar as raízes descerem é costume colocar anéis de concreto aqueles utilizados para fazer poço.
      Se elas já estão grandes e não for mais possível colocar estes anéis, e o problema for apenas o muro pode ser colocada uma placa de concreto fazendo uma barreira.
      Quanto a sujeira, árvores que perdem todas suas folhas no outono causam um certo incomodo para alguns, mas é um período curto.
      Conforme o local o maior problema são os frutos.
      Enfim é uma decisão que deve ser analisada todos os pontos positivos e negativos.
      Um abração!

      Excluir
  44. Boa noite. Fui para praia no carnaval e peguei uma muda(galho) desta linda árvore para plantar em Ibiúna na minha chácara,vou plantar ão lado do lago,mais a região e fria, tomara que ela pegue,vou por areia pra ver se vai dar certo.parabéns pelos comentários.Abraço

    ResponderExcluir
  45. Olá posso plantar a semente inteira ou devo abri la ,e se assim com a semente ou outro meio p ter uma árvore sombreiro???

    ResponderExcluir
  46. Ola, boa noite! Sou apaixonada com esta árvore e não me importaria com suas folhas, pois quando chega o outono ficam lindas, trabalho dá é uma casa ou uma rua sem árvores. demorei para descobrir o nome cientifico dela, pois, só a conhecia como castanheira. Gostaria de saber, se possível, o tempo que demora para atingir pelo menos uns 4 metros de altura e se é uma árvore com raízes externas. gostaria de planta-la no quintal da minha casa, mas, tenho medo de futuramente as raízes estragarem a casa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciane, Bom Dia!
      Veja que é uma árvore que pode atingir até 20 metros de altura e para atingir este porte e não sofrer com ação de ventos fortes ela produz raízes vigorosas, portanto não devem ser plantadas a menos de 5 metros de construções.
      Quanto ao tamanho, se a muda encontrar condições favoráveis em relação ao solo, clima e tratos culturais, acredito que em 3 anos.
      Um abração!

      Excluir
  47. Hola ,soy de uruguay, estuve hace una semana y me gosto muito arvore y me traje unos frutos para hacer un arvore ,como facer para germinar las semillas? podrias decirme y cual mes es mas propicio para ponerlas en la areia grosa creo haber leido x ahi ..muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola buenas noches.
      La planta le gusta el clima cálido y húmedo.
      No sé si va a ser capaz de crecer en Uruguay.
      Colocan las semillas en la arena siempre se mantienen húmedos en un lugar con gran claridad, pero en la sombra.
      Buena suerte.

      Excluir
  48. Olá, sou de Pelotas no Rio Grande do Sul e plantei uma muda desta árvore, pois é meu sonho te-la em meu pátio. Porém me disseram que será muito difícil que ela vingue por causa do clima. Sabes me dizer se é isso mesmo? Se existe algo que eu possa fazer para que ela se adapte?

    ResponderExcluir
  49. Mario gostaria que vc comentasse sobre o sombreiro que quase não cai folhas comprei uma muda e meu irmão tem na praia já enorme e não cai folhas só queria saber como é feito mudas desta espécie ele da um tipo figo agarrado no tronco é muito lindo as folhas são mais grossas que a do sombreiro normal obrigado se for atendida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Acredito que seja a FIGUEIRA-DE-JARDIM - (Fícus auriculata), tem aqui no blog, confira.
      Um abração!

      Excluir
  50. No nordeste, esta arvore é conhecida como coração de nêgo, é comestivel e tem no interior dela, amendoa também gostosa

    ResponderExcluir
  51. Olá boa tarde!
    Temos um chapéu de sol plantado na frente de casa. Desde ontem as folhas começaram a cair muito mesmo. E não estão amareladas ou avermelhadas. Estão verdes. Estamos muito preocupados. Amamos essa árvore. Ela deve ter uns 20 anos. Você pode nos dar alguma dica? Muito obrigada!
    Melissa Assmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Melissa, Boa Noite.
      Hoje vi uma árvore que estava acontecendo isso, muitas folhas verdes no chão, isso não é normal.
      Fui verificar e notei a presença de formigas cortadeiras, durante o dia cortam a folha inteira e a noite as folhas que estão no chão são recortadas e levadas ao formigueiro.
      Repare se não existe folhas com cortes arredondados.
      Pegue uma lanterna e faça uma inspeção durante a noite nas folhas que estão no chão.
      Dê retorno.
      Um abração!

      Excluir
  52. Tenho uma árvore Chapéu de Sol na frente da minha casa que está perdendo muitas folhas ainda verdes, tem alguma razão? Nos outros anos as folhas só caiam quando estavam secas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Por favor veja resposta no comentário anterior.
      Um abração!

      Excluir
  53. Olá Mário,
    Li todas as mensagens e suas respostas. Parabéns pelo site. Também sou apaixonada pela árvore (temos três em frente à casa na praia em Barra Velha/SC e uma na casa em Joinville/SC). Estamos num dilema em relação às árvores da praia, pois elas literalmente D E T O N A R A M a calçada da rua e já estão começando a quebrar a calçada da casa, felizmente o muro escapou (por enquanto!). Estamos há alguns anos protelando a reforma da calçada pois teremos que tomar uma decisão em relação às arvores. Dos seus comentários, vejo algumas possibilidades mas tenho dúvidas e gostaria de sua ajuda:
    1) pensamos em cortar as árvores (com autorização da prefeitura, é claro) e plantar novas da mesma espécie (adoramos sua sombra) ou de outra espécie. No caso de plantar novos sombreiros, pergunto: Qual deve ser a profundidade do tubo de concreto sugerido? Outra dúvida, não corremos o risco de as raízes romperem o tubo? As raízes não voltam para a superfície após passarem pela profundidade do tubo?
    2) pensando em preservar as árvores existentes, gostei da sua sugestão de colocação de placas de concreto, porém fiquei na dúvida a respeito da distância em relação ao tronco, bem como em relação à profundidade dessas placas. As placas devem ser colocadas cobrindo toda a circunferência da árvore (fazer um quadrado)? Não corre-se o risco de a árvore ficar sem sustentação?
    Desde já agradeço, abs
    PS. as árvores estão com 20 anos.
    PS2. concordo com tudo de bom que falaram dela.
    PS3. desculpe-me pelo jornal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      A colocação de tubos de concreto grandes, anéis ou mesmo construção de muretas subterrâneas de concreto armado, irão forçar as raízes a descerem e a expandir num plano mais inferior, a tendência no futuro, devido suas raízes bastante fortes e agressivas que tem a função de suportar toda parte aérea contra tempestades é forçar toda estrutura a subir ou até rompê-las.
      Não tenho relato de problemas de pessoas que fizeram essas proteções.
      Um abração!

      Excluir
  54. Bons dias ! Daqui Duarte Franco de ilha de S. Miguel - Açores - Porugal, alguém consegue-me arranjar sementes desta àrvore? Já procurei em toda minha ilha e não encontro. Agradeço que me enviem mail para duarteacores@gmail.com. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Duarte, Bom Dia
      Fica registrada sua solicitação
      Um abração!

      Excluir
    2. O problema é levar árvores de um país para outro, onde pode causar transtornos ao ambiente! Inclusive, é sempre proibido levar mudas, sementes, sem autorização de vigilância sanitária. Pena, não é? Tenho muitas mudinhas, mas não posso da-las a você...

      Excluir
    3. Acredita que estas árvores são de ilhas portuguesas? Não são nativas brasileiras

      Excluir
  55. Ola tem tres belas arvores dessas em frente o predio onde moro, o problema e que a sindica quer derrubar todas e plantar coqueiros no lugar como faço para inpedir tem varios ninhos de passaros e ate beija flores ...ou seja um pecado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Alterações em áreas comuns, são decididas em reuniões do condomínio e o maior número de votos vence, nem sempre é a melhor solução.
      Por ser uma árvore caduca, irá perder suas folhas e acredito que nesta ocasião não haverá mais ninhos com filhotes de passarinhos.
      Tente negociar para a substituição por palmeiras seja feita nesta época.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  56. Ola Marcio ! Parabens ´pelo trabalho!! minha duvida eh : minha arvore stas com 2 metros +/- estva linda ate julhom, quando perdeu todas as suas folhas e esta pelada ate hj - setembro. na ponta dos galhos ha brotos de folhas que secaram. o que fazer? estou muito preocupada ! o que fazer! obrigada pela ajuda.

    ResponderExcluir
  57. Minha árvore tem 25 anos e aproximadamente 4 metros de altura. No mes de julho as folhas cairam e até o momento (mês de setembro) os galhos não brotaram e nao floresceu. A preocupação é se ainda vai brotar. Qual a solução? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Ela perde todas as folhas e com o retorno das chuvas na primavera voltam a brotar.
      Conforme a região e clima pode acontecer de retardar ou antecipar.
      Corte um dos galhos e veja se está vivo com seiva circulando.
      Um abração!

      Excluir
  58. Esse fruto é comestível quando está avermelhado e dentro do caroço depois de seco ao sol, quebra-se com o martelo e dentro tem uma deliciosa castanha com sabor de amendoa, dá um pouco de trabalho mas vale a pena!!!

    ResponderExcluir
  59. Maria Lúcia Krischke26 de outubro de 2016 às 15:43

    Gostaria de saber quantos anos vive a amendoeira. Estou muito triste pq a minha, como sempre, perdeu suas folhas no outono mas não brotaram as novas até agora. Como moro em uma praia onde tem muitas amendoeiras observei q elas já estão c muitas folhas, estranho também q ela tem algumas folhas bem embaixo no tronco. Ela deve ter uns quinze anos.Se souberem me responder ou indicar alguma coisa q eu possa fazer ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  60. Gostaria que me desse uma explicação para o que aconteceu com as amendoeiras esse ano. Plantei duas a um ano na praia, estavam muito bonitas já medindo uns dois metros e meio. E do nada elas secaram. Hoje quase arranquei elas, mas me deu muita pena. Detalhe…. Estão secas mesmo. Mas o que me chama a atenção é que todas as amendoeiras existentes aqui aconteceu a mesma coisa todas mesmo, salvo algumas que nasceram algumas poucas folhas no tronco. Pode me dar a explicação para o fenomeno?

    ResponderExcluir
  61. Olá.
    Estive em minha casa no litoral do RS e foi muito triste ver que minha Amendoeira (Chapéu de Sol, como a chamo) está doente. Achei que alguém tivesse colocado algo no solo com a intenção de matá-la mas ao sair pelas ruas percebi que quase todas as amendoeiras estão debilitadas e com galhos secos. Conversando com uma amiga, ela me relatou que, segundo o jardineiro, ocorreu geada e até chuva de granizo durante o inverno e que isso teria afetado as plantas enormemente.
    Estou sem saber o que fazer...ela já estava com bastante altura e muitos galhos (tem já seus 15 anos!) e as folhas vieram no tronco e em uns poucos galhos...três ou quatro...gostaria de saber se devo cortar o tronco, tirar os galhos secos...tentar adubar. Agradeço muito se puderes me orientar.
    Obigada.
    Mara

    ResponderExcluir
  62. É verdade. Eu tenho duas árvores destas. Eram lindas. Plantadas em minha casa no litoral gaúcho. As folhas não renasceram este ano e isso aconteceu com todo mundo que tinha essas árvores aqui. Secaram. Um vizinho me disse que elas estão mortas. Porque isso ocorreu?

    ResponderExcluir
  63. Olá Mário, temos um Sombreiro aqui no Litoral do Paraná, ele é bem velhinho, penso que passe de 40 anos, este ano as folhas vieram pequenas, está com pouca sombra. O que vc me aconselha para aplicar para no próximo ano ele vir bem vigoroso. Que adubo utilizo?

    ResponderExcluir
  64. Olá meu sombreiro aqui no litoral do Paraná este ano deu folhas pequenas está com pouca sombra.
    Posso aplicar algum adubo para que ele se recupere para o proximo ano?

    Abraco

    ResponderExcluir
  65. Olá, plantei um sombreiro (chapéu de sol ) na minha casa faz mais ou menos 2 anos era uma muda de 1mt agora ela está com uma copa de 4MTS mais não ganhou altura, está bem baixa, gostaria de saber se preciso podar ela de algum jeito para que ela suba mais?

    ResponderExcluir
  66. Boa noite! Reforçando os depoimentos sobre as amendoeiras no litoral do gaúcho, tenho duas que estavam muito bem até este ano. No inverno as folhas caíram, na primavera parecia que iam brotar porém o tempo passou e surgiram folhas somente no início de alguns galhos e no tronco. Os galhos estavam secos e ôcos. O problema é geral, percorri alguns quilômetros do nosso litoral e todas as amendoeiras que encontrei apresentavam o mesmo problema. Algumas já antigas com o tronco totalmente ôco. Nosso inverno foi muito úmido e frio. As folhas apresentam sinais de terem sido atacadas por alguma praga. Agradeço qualquer ajuda. Por enquanto cortei todos os galhos na torcida que o tronco sobreviva. Gostei muito deste espaço, parabéns. Sérgio Tassinari.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sérgio, Bom Dia.
      Agradeço sua mensagem, nosso mundo vegetal é muito grande, e as plantas tem comportamento diferente em relação ao clima, algumas são mais resistentes e conseguem se adaptar e outras não.
      Apesar de ser uma planta que gosta de clima quente e úmido, tem se adaptado em condições diferentes.
      Se estiver circulando seiva por seu tronco e galhos certamente irá reagir.
      No futuro conte para nós como ficou sua planta, assim todos os leitores do blog também aprendem.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  67. Em Resende Rj tem dessa arvore plantada nas ruas de varios bairros. Sao arvores ja adultas. Nao observei a calçada destruida em volta delas

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde Mario,

    Moro no litoral gaúcho, qual o melhor mês para se plantar a amendoeira.

    ResponderExcluir
  69. Estou com uma muda de amendoeira... Peguei a muda com uns 15 cm de altura, coloquei ela em um saquinho preto de uns 10cm de diâmetro, ela perdeu todas as folhas, sentiu muito a mudança,pensei inclusive que ela nem fosse vingar, mas para a minha felicidade, ela ja deu 4 folhas verdinhas!
    Mas ja estou uns 3 meses com ela... Seu crescimento foi de uns 2 cm !Ela está muito linda...
    Vou comprar um vazo de plastico de uns 20 cm de diametro por uns 20 cm de profundidade!
    Ela demora muito para crescer??
    Quero plantá-la no meu sítio perto do rio para fazer uma sombra legal!!
    Qual o tamanho que posso passá-la para lá, sem a preocupacão dela morrer?
    Estou com pés de pitangas e acerola também, plantei no mesmo dia nos vazos.
    Elas espicharam... Enquanto a amendoeira travou.
    Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
  70. Olá, plantei um sombreiro (chapéu de sol ) na minha casa faz mais ou menos 2,5 anos era uma muda de 1mt de altura com várias folhas, agora ela está com uma copa de + ou - 4MTS só que não ganhou altura, os primeiros galhos continuam no primeiro metro, gerou ganhos para cima, mas está bem baixa, gostaria de saber se preciso podar ela de algum jeito para que ela suba mais? att Wanderson

    ResponderExcluir
  71. Tenho mudinhas que plantei após encontrar sementes brotadas na praia, no Guarujá. Gostaria de planta-las na própria areia da praia, para que fizessem aquela agradável sombra quando crescessem... Será que elas se desenvolvem assim, direto na areia? A irrigação ficaria por conta da agua que escorre dos canos de água “pluvial” ( línguas negras, tem esgoto misturado, certamente! ) que desembocam na praia, perto deles está sempre úmido...

    ResponderExcluir
  72. É uma bela árvore, nos fornece beleza, sombra,remédios e paz.

    ResponderExcluir
  73. Saudações, plantei uma dessas em uma área de cerca de 2m de largura em frente à minha casa. Faz uns 2 anos e já está com uns 3m. Quero ver logo ela com seus 20m!

    ResponderExcluir
  74. Todas as pessoas que tinham essas árvores no litoral gaúcho as perderam a dois anos atrás devido à GEADA !!! Não geava no litoral há muito tempo. Algumas se salvaram pq estavam abrigadas do vento por alguma construção. Elas são extremamente sensíveis e levam anos para crescerem. Na realidade acho que nem servem muito para o clima frio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcos, Boa Noite.
      Ela não tolera frio intenso, como está descrito na postagem sua preferência é clima quente e úmido.
      Um abração!

      Excluir
  75. Boa noite Mário. Sabe me informar se a amendoeira brota de galho?

    ResponderExcluir
  76. Boa tarde,
    Percebi que meu chapéu de sol, que fica na calçada está morrendo, fui analisar e percebi um furo, estou investigando mas acredito que alguém maldoso injetou algum veneno. Por favor poderia me informar se tem como cuidar ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deise, Bom Dia.
      É uma árvore que perde todas suas folhas e algumas pessoas ficam muito incomodadas nessa época, já reparou se algum vizinho bem próximo já reclamou, conhecem eles? Não é normal uma pessoa sair matando árvores pela cidade a não ser os incomodados ou os próprios donos.
      Faça uma inspeção rigorosa no caule e também no solo veja se encontra algo de errado.
      Infelizmente conforme o grau de comprometimento não tem o que fazer a não ser esperar e ver se a planta reage.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  77. Minha amendoeira estava começando a brotar após a poda, porque os galhos estavam grandes. Meu cunhado colocou água bem embaixo do tronco num dia de sol quente. Os brotos secaram e não brotou mais há quase um ano. Será que secou ? Como vou saber se não brotará mais ? Tinha uns dois metros de altura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Os galhos não podem estar secos, deverá estar circulando seiva, faça um corte com instrumento bem afiado e esterilizado e observe.
      Agora na primavera é época de voltar a brotar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  78. Olá, qual é a melhor época para fazer a poda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      A melhor época para podar é quando as folhas caem, no final do inverno, aqui na minha região acontece em agosto.
      Um abração!

      Excluir
  79. Tenho no serviço 7 árvores chapeu de sol não sei o que houve todas ficaram sem folhas e as folhas não reflorecem

    ResponderExcluir
  80. Uma providência muito importante quando se pretende replantar qualquer árvore ou plantas menores, e que quase ninguém lembra, é escolher um ponto cardeal (Norte ou Leste), marcar um galho que está voltado para o ponto escolhido colocando um anel de arame ou barbante, e replantar direcionando essa marca para o referido ponto no novo local. A adaptação da planta será mais rápida e eficaz.

    ResponderExcluir
  81. Tenho um chapéu de sol no litoral de SP, esse ano notei que as folhas não se desenvolveram tão bem, muitas ficaram enroladas e miúdas, o que pode ter ocorrido? Ela está doente?

    ResponderExcluir
  82. Boa tarde, meu pé Chapeu de Sol está com problema hoje 22/11/2021 ele está sem folhas enquanto que todos da minha regiao estão cheios de folhas, gostaria que alguem me desse uma dica do que poderia estar causando e como faço para salva lo

    ResponderExcluir
  83. Olá! Eu preciso podar dois sombreiros que estão com a copa sobre a casa e quebrando, devem ter uns 20 metros, gostaria de saber como se faz a poda para diminuir a circunferência deles, sem matá-los. Quando seria melhor, quando estão sem as dolhas, antes da primavera? Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  84. Olá Bom Dia!
    Ela á uma planta que perde suas folhas na época do outono / inverno, quando isso acontecer pode podar, utilize instrumento de corte bem afiado e esterilizado, não deixe o tronco "mordido", o corte tem que ser bem reto e com inclinação para não acumular água, passe pasta a base de enxofre, para não entrar doenças.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir