23 de dez. de 2011

HERA-ROXA - ( Hemigraphis alternata )


Herbácea reptante.


HERA-ROXA - ( Hemigraphis alternata ) - Mudas comercializadas
NOME CIENTÍFICO: Hemigraphis alternata.

NOME POPULAR: Hera-roxa.

SINONÍMIA: Hemigraphis colorata.

FAMÍLIA: Acanthaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Ásia Tropical.

PORTE: 15 a 30 cm de altura.

FOLHAS: Brilhantes de coloração com variações  verde-acinzentada, roxo ou vermelho , nervuras bem definidas, bastante ornamentais. Existe variedade com folhas enrugadas.

HERA-ROXA - ( Hemigraphis alternata )
HERA-ROXA - ( Hemigraphis alternata )
FLORES: De importância ornamental secundária, são formadas principalmente entre a primavera / verão, as inflorescências são no formato de espigas, curtas, com flores pequenas de coloração branca.


HERA-ROXA - ( Hemigraphis alternata ) - Detalhe da flor
TRONCO:  De ramagem bastante ramificada, densa e rasteira.

LUMINOSIDADE: Sol pleno ou meia-sombra.

ÁGUA: Regar de 2 a 3 vezes por semana, para manter o substrato sempre úmido. Não encharcar.

CLIMA: Tropical e Sub Tropical. Não tolera temperaturas muito baixas..

PODA: Não há necessidade, podem ser feitas apenas remoções de folhas secas, para embelezamento da planta e renovação da folhagem.

CULTIVO: Bastante rústica, de baixa manutenção. Aprecia solo rico em matéria orgânica,com boa drenagem.Sugestão para mistura em vasos: 1 parte de terra vegetal, 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de composto orgânico  ou pó de fibra de coco e 1 parte de areia grossa de construção. Não resiste a pisoteio.

FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio,prepare o local a ser plantada misturando no solo cerca de 5 colheres de sopa de NPK, fórmula 04-14-08 por metro quadrado.

UTILIZAÇÃO: De amplo uso no paisagismo, pode ser utilizada em bordaduras, forrações, formação de maciços, vasos, jardineiras e cestas elevadas.

PROPAGAÇÃO: A multiplicação pode ser feita em qualquer época do ano, pela separação de ramagens já enraizadas e por estaquia.

PREÇO: Em Holambra /SP o saquinho com muda estava sendo comercializado por R$ 1,20.


HERA-ROXA - ( Hemigraphis alternata ) - Mudas comercializadas

Um comentário:

  1. A minha hera-roxa apresenta uma infestação de uma espécie de fungo ou ovos de insetos brancos, matou a maioria dela, como faço para combater isso? É algo que parece mais ovos de insetos mas não vejo nenhum voando em volta dela, por isso a dúvida do fungo, porém já matou mais de seis mudas e está em todas elas.

    ResponderExcluir