28 de jan. de 2012

O PERFUME DAS FLORES


PERFUME DAS FLORES - O perfume atraem insetos polinizadores

Para as plantas o perfume não é um luxo, mas sim a necessidade de atrair insetos que possam polinizar suas flores.

O conhecimento do uso de perfume data a mais de 4000 anos antes de Cristo através de uma inscrição egípcia em hieróglifo onde está escrita uma fórmula para sua fabricação.

A palavra perfume significa em latim per fumum = pelo fumo.

PERFUME DAS FLORES -  Beleza e perfume
Para exalar o perfume a planta passa por um complicado processo de metabolismo vegetal.

A flor ao abrir-se, algumas de suas células se alteram, dando origem a substâncias voláteis, que ao se evaporarem exalam o aroma.

PERFUME DAS FLORES - Complicado processo de metabolismo vegetal

É possível encontrar a venda perfume de determinadas flores, tais como: acácia, azaléia, cravo, ciclame, dália, margarida, gardênia, madressilva, hibisco, impatiens, jasmin, jacinto, hortência, lavanda, magnólia, murta, petúnia, papoula, prímula, rosa, verbena,violeta, zínia entre tantas outras.

Estes perfumes podem ser adquiridos no volume que a pessoa desejar, para se ter uma idéia do valor pedido, 2 onças, cerca de 60 ml  (1 onça = 28,350 gramas) custa em torno de R$ 15,00 a R$ 20,00.

PERFUME DAS FLORES - Flor da tamareira com perfume maravilhoso
Como cada planta tem sua característica, os insetos polinizadores também são diferentes, esse é o motivo que algumas delas, só abrem durante a noite e geralmente tem cor branca, com o objetivo de atraírem mariposas e até morcegos.

PERFUME DAS FLORES - Dracaena fragrans - As flores só abrem ao entardecer

Mas não existe só plantas de aroma agradável ao nosso olfato, algumas exalam cheiro ruim, mas o propósito é o mesmo das demais, pois existe insetos que são atraídos por esse aroma.

Comentário do amigo Carlos Roberto**** O PERFUME QUE EMANA DAS FLORES só se torna assim com a cumplicidade das ABELHAS na polinização!!! E no temor que temos desse inseto pelo FERRÃO que carrega, em contrapartida, a natureza lhe reserva a tarefa de da continuidade da flora, na sua mais bela forma!!! Sendo assim, somos agraciados com essa JOIA PERFUMADA em FLOR!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário