31 de ago. de 2012

GROSELHA - ( Ribes ssp )


GROSELHA - ( Ribes ssp )

NOME CIENTÍFICO: Ribes ssp.

Espécies:  Groselha –americana (Ribes hirtellum), groselha-européia (Ribes grossularia)
Espécies Relacionadas:Groselha (Ribes rubrum, Ribes petraeum, Ribes sativum) Groselha-preta (Ribes nigrum, Ribes ussuriense), Groselha-buffalo (Ribes aureum).

NOME POPULAR: Groselha, Gooseberry (inglês), Stachelbeere (alemão), Groseille a Maquereaux (França), Uva Spina (Itália), Stekbes (Flamengo).

FAMÍLIA: Saxifragaceae.

CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: Atualmente existem muitas cultivares, mas a maioria são  derivados principalmente da espécie Ribes grossularia, do Norte da África e Ribes hirtellum dos Estados Unidos.

PORTE: Arbustos com crescimento em média de 3 metros de altura.

FOLHAS: São alternadas, simples, lobadas, brilhantes e caducas (suas folhas caem durante o período mais frio do ano). Sua coloração é verde escuro na espécie europeia e cinza esverdeado na espécie americana. O sol intenso queima suas folhas. Em suas axilias há a presença de espinhos.

FLORES: Dependendo da cultivar suas inflorescências, tem de 1 a 4 flores  de coloração rosadas despontam no início da primavera, são auto-fértis, polinizadas por insetos e pelo vento.

FRUTOS: Uma baga com várias sementes miúdas no centro, as variedades europeias são maiores que as americanas e tem uma variação de cores podendo ser verde, amarelo, rosa, vermelho e roxo.

GROSELHA - ( Ribes ssp ) - Deatlhe dos frutos
TRONCO: Flexiveis que com o passar do tempo se tornam lenhosos. Seus ramos ficam pendentes, chegando a encostar no solo, onde criam raízes, podendo passar a ser uma planta envasiva.

RAIZ: São finas e superficiais.

LUMINOSIDADE: Deve ser cultivada a meia-sombra não recebendo a luz direta do sol nas horas mais quentes do dia.

ÁGUA: Gosta de solo sempre úmido, mas não encharcado, o ideal seria manter um sistema de gotejamento.

CLIMA: Prefere clima ameno e frio.

PODA:  Depois de alguns anos, as hastes mais antigas devem ser removidas para dar espaço e surgimento de novas brotações.

CULTIVO: Crescimento rápido, prefere solo que retenham umidade, mas que não deixem a raiz encharcada. Por ter raízes finas e superficiais é interessante deixar uma cobertura espessa com material orgânico, que pode ser feita com folhas secas.

FERTILIZAÇÃO: Precisa de bastante potássio e nitrogênio moderado.

UTILIZAÇÃO: Principalmente como árvore frutífera, algumas espécies o fruto pode ser consumido in natura e outros em doces e geleias.

PROPAGAÇÃO: O melhor método de multiplicação da groselha é através de estacas. A partir de sementes o processo é mais demorado, chegando levar até 5 anos para frutificar, enquanto que com estacas um pouco mais de 2 anos.

PREÇO: No Mercadão em São Paulo –SP a fruta estava sendo comercializada por R$ 129,00 0 kilo.

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei no Mercadão em São Paulo - SP

5 comentários:

  1. estou gravida e estou com muita vontade de comer essa fruta

    ResponderExcluir
  2. Olá Boa Noite!
    Ela é importada, fotografei no Mercadão em São Paulo, entre em contato: Mercado Municipal Paulistano - Casa Gonsalez Hortifruti
    Rua da Cantareira, 306 | Rua I – Boxe: 17 / 19
    (11) 3315-0050
    contato@casagonsalezhortifruti.com.br
    Fale com Paulo Silvano
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Boa trde. Ja procurei em tudo quanto e lugar. O unico lugar que encontrei ,maa ainda nao fui la,longe,20 km de campos do jordao, restaurante entre vilas,Rodrigo o nome do dono,cultiva frutas vermelhas de clima temperado. Se vc for e pudwr me avisar. Vou tentar ir nas ferias. Rle tem tambem. Muutas variedades de framboesa

      Excluir
  4. olá! consegui varias sementes de groselha vermelhas e tenho duvida como vou cultivar essas semente e como deve preparar o sola para plantar pode me ajudar nesse sentido ?

    ResponderExcluir