3 de jan. de 2013

CICA - ( Cycas revoluta )



Cycas revoluta
CICA - ( Cycas revoluta )


NOME CIENTÍFICO: Cycas revoluta.

Nota: Cicas são bem antigas e talvez mais velhas que os dinossauros (cerca de 300 milhões de anos). No Período Jurássico elas dominavam a paisagem.


NOME POPULAR: Cica, palmeira-sagu, sagu, japanese sago palm (inglês).



FAMÍLIA: Cycadaceae.



CICLO DE VIDA: Perene.



ORIGEM: Indonésia e Japão.



PORTE: Pode atingir até 2 metros de altura.



FOLHAS: Semelhantes a de uma palmeira, com folíolos pontiagudos, de coloração verde escura, são rígidas e brilhantes.


Cycas revoluta
CICA - ( Cycas revoluta ) - Folhas
CICA - ( Cycas revoluta ) -  Detalhe da folha

FLORES / FRUTOS: Planta dióica (ou seja, tem plantas masculinas e femininas), as plantas masculinas são em forma de cones cilíndricos alongados e as femininas aglomerado de lâminas, que revestem os óvulos, produz um fruto semelhante a uma noz de coloração avermelhada, quando amadurecem.


Flor Feminina Cycas revoluta
CICA - ( Cycas revoluta ) - Planta feminina
CICA - ( Cycas revoluta ) - Macro da planta feminina
CICA - ( Cycas revoluta ) - Planta masculina
Nota: De forma natural a polinização é difícil de ser feita, sendo assim praticamente 100% dos frutos nos jardins são estéreis.



TRONCO: O caule a princípio subterrâneo, só vai aparecer depois de alguns anos.



LUMINOSIDADE: Meia-sombra, sol pleno.



Nota: Em regiões mais quentes desenvolve melhor a meia-sombra e nas mais frias a sol pleno.



ÁGUA: Aprecia solo ligeiramente úmido, mas nunca encharcado, regar 2 vezes por semana, no caso do cultivo em ambientes fechados e no jardim conforme necessidade.


CLIMA: Tropical ou ameno.



PODA: Não necessária, apenas a retirada de folhas secas.



CULTIVO: É uma planta de crescimento bem lento, aprecia solo areno-argiloso, que tenha matéria orgânica e com boa drenagem. Sugestão de mistura para vaso: 1 parte de terra comum de jardim, 1 parte de terra vegetal, 1 parte de areia grossa de construção e 1 parte de composto orgânico.



FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio para uma cova de 40 x 40, incorpore bem na terra retirada cerca de 10 colheres de sopa de NPK, fórmula 10-10-10, depois de 1 ano aplique 3 a 4 vezes por ano, cerca de 1 a 3 colheres de sopa (conforme tamanho da planta) do mesmo adubo ao redor do caule, nunca junto a ele.



UTILIZAÇÃO: Uma das plantas mais utilizadas no paisagismo, de forma isolada ou em pequenos grupos.


PROPAGAÇÃO: É feita principalmente por brotos que surgem no tronco e base da planta, também pode ser feita por sementes mas exige tratos especiais, não sendo simples para amadores, a menos que tenham sementes viáveis.



PLANTA MEDICINAL: Tem propriedades medicinais.



PLANTA TÓXICA: É toxica, quem tem crianças e animais domésticos, devem ter cuidados especiais.



PREÇO: Por ser uma planta de crescimento muito lento, quanto maior o tamanho da planta comercializada, maior será o valor.

FOTOS DESTA POSTAGEM: Fotografei na chácara onde moro em Mogi Mirim, em Holambra e a do cone masculino é da internet, que irá ser substituída, tão logo encontre para fotografar.

CICA 

Cycas revoluta 

102 comentários:

  1. Mário,

    Estava pesquisando sobre a planta for-borboleta e parei aqui no seu blog. Gostei muito e com certeza, sempre estarei por aqui. Amo aprender sobre as plantas e natureza.
    Belo trabalho.
    Abraço brasileiro aqui da Nova Zelândia.

    ResponderExcluir
  2. Olá Lucinha, Bom Dia!
    Muito obrigado pela visita, fico feliz por ter gostado do meu trabalho.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. porque uma especie de gimnosperma chamada cycas sp nao pode ser confundida com uma palmeira , exemplo de angiosperma ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elza, Bom Dia!
      Elas apesar de serem parecidas com palmeiras ou samambaias, pertencem a família Cycadaceae, que inclui um único gênero, as Cycas com quase 100 espécies.
      Não sou especialista em Botânica Sistemática e os estudiosos sempre estão fazendo alteração na classificação de plantas.
      Mas no caso delas que são da época dos dinossauros, parece que não tem dúvida.
      Um abração!

      Excluir
  4. Olá:
    Encontrei duas mudas jovens e bem sofridas de Cica e plantei-as no meu jardim.
    Elas estão bem sentidas, As folhas estão queimadas nas pontas, e em alguns momentos amareladas.
    Ela está em um jardim com sol moderado a intenso, em uma região mais úmida da cidade. Plantamos faz aproximadamente 6 meses.
    Gostaria de umas dicas para ajuda-la a crescer.
    Agradeço!! Adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa Noite.
      Ela é uma planta de crescimento lento, com a mudança e replantio, ela irá demorar pelo menos 1 ano para começar a responder, emitindo folhas novas.
      Não olhe as folhas quando estão quentes com ação do sol.
      Até que a planta esteja bem, pode colocar um sombrite 50% para amenizar os raios solares.
      Um abração!

      Excluir
    2. Tenho 2 Cycas no meu jardim com 1 metro de tronco, 1 ja soltou folhas nova 2 veses, a outra esta parada não solta nada " o miolo esta molinho" sinal que esta viva esta bem verdinha.. oque esta acontecendo?

      Excluir
    3. Pergunta o fruto das cicas são comestíveis? Obrigado.

      Excluir
  5. Ola Mario, plantei uma Cica em meu Jardim, só que do jeito que comprei coloquei na terra, ou seja apenas retirei do vaso fiz um buraco e joquei um pouco de terra adubada e coloquei a planta dentro, não pesquisei antes de plantar, só que agora to com medo que ela morra, por não ter plantado direito, e aqui em Minas ta chovendo bastante, oque eu faço???/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      O correto seria pelo menos fazer uma cova com o dobro do tamanho do torrão, misturar na terra retirada, areia grossa de construção se ela fosse argilosa, para melhorar a drenagem, junto a isso composto orgânico e terra vegetal.
      Com muita chuva se o terreno não tiver boa drenagem a planta poderá ter consequências sérias.
      Se o solo for muito argiloso, aconselho a replantar, apesar que em cada mudança a planta sofre com isso.
      Se ver que o solo está drenando bem a água, deixe como está.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Muito obrigada por responder, o solo esta drenando bem a agua, então vou deixar como esta, tadinha da minha planta rsrs, sou marinheira de primeira viajem, mas venho aprendendo muito no seu blog... Obrigada...

      Excluir
  6. Olá Mário, boa tarde!
    Tenho uma Cica plantada no meu jardim, ela já está na altura de 0,60 cm, e sei que ela vai ficar muiiito alta. Tem como eu podar pra que ela mantenha sempre pelo menos a altura de
    1,00 ? Desde de já obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Minha cica esta dando brotos em volta do tronco porem enfiados na terra. o que devo fazer, cortar estes protos? tentei tirar mas nao esta facil por esta na terra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, Boa Noite.
      Cave um pouco a terra e com um instrumento de corte bem afiado e esterilizado, faça o corte tomando cuidado de deixar um pouco de raízes, passe fungicida (feito a base de cobre) no corte para evitar entrada de doenças enquanto ela cicatriza.
      Um abração!

      Excluir
  8. Mario, boa tarde!

    Primeiramente Feliz 2014!!!

    Tenho uma palmeira desta em meu quintal, ela deve ter mais de 20 anos, pois o tronco tem 1,40m e ja deu muitos brotos, mais de 100 mudas...

    Mas escrevo para lhe pedir uma orientação, esta palmeira que refiro, ele estava mal cuidada, pois moro a menos de 1 ano casa onde estava abandonada...
    Esta palmeira tem 3 coroas onde daria os frutos... outro dia acabei por retirar um e estou na duvida em que fazer e de que forma proceder com a poda e retirada das coroas para deixar apenas uma...

    Grato,

    At. Eliandro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliandro, Boa Noite.
      Ainda não tenho experiência nesse assunto, pois as que tenho apenas fiz retirada de brotos laterais.
      Mas acredito que é feito utilizando um instrumento de corte bem afiado e esterilizado, depois é colocado pasta cicatrizante e fungicida.
      Um abração!

      Excluir
    2. Oi! Tudo bem?
      Gostei muito do blog e das dicas. Vou acompanhar sempre.
      Queria pedir uma ajuda. Encontrei uma cica arrancada na rua. Ela está bem judiada, raiz seca e folhas amarelas.
      Plantei em sol pleno e reparei que ela continua ficando amarela.
      Posso ajudá-la de alguma forma?
      Obrigada pela ajuda

      Excluir
  9. Gostaria de saber se a flor da cica cai naturalmente ou deve ser retirada?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Mario,
    Tenho um canteiro em minha casa com 3 cycas plantadas a quase 10 anos. Elas já estão com quase 1m. de altura e bem saudáveis. Sempre vi os canteiros de cyca com pedras ou casca de árvores em baixo das plantas (O meu era com casca de árvore), mas recentemente resolvi colocar um pouco mais de cor no meu jardim e plantei primeiro beijinho e depois kalanchoe em baixo das minhas cycas, mas nenhum deles vingou (talvez pelo fato da cyca ser tóxica). Sabe me falar alguma flor que seja mais indicada e resistente para se plantar em baixo das minhas cycas? Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Mario. À mais ou menos transplantei uma Cica dupla para o jardim da minha casa, embora eu as tenha posicionado da mesma forma que estavam plantadas na origem ( sol o dia todo ) elas floriram porém com menor e menores quantidade de folhas. Atualmente apenas a menor (1,5 m) está brotando, porém o broto fica ressecado e demora demais para florir. E a maior ( 2,2 m ) floriu apenas uma vez e agora está com ponta do tronco vergando para baixo. Será que ainda existe alguma possibilidade delas voltarem a florir como antes? Antecipadamente agradeço a atenção. Abr.

    ResponderExcluir
  12. Olá Mário,
    Acabei de conhecer seu blog, cheguei até ele porque procurava uma resposta sobre uma palmeira cica que foi plantada no meu jardim e que está amarelando. Queria saber o que ha de errado com ela. Será que foi plantada erradada (só nao colocamos areia) ou é porque tenho regado ela todos os dias(não sabia que não devia fazer isso). O que devo fazer para não perder a muda.
    Fico no aguardo de sua resposta,
    Att,
    Alice - Sorocaba - SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha está assim li que quando está com folhas amarelas ela está querendo trocar as folhas as folhas são trocadas uma vez no ano e pode fazer a poda de todas as folhas pras novas virem com mais força
      O negócio é que tô com muita do de deixar ela sem folhas
      Mesmo q nascem outras saudáveis
      Farei o teste com uma delas

      Excluir
  13. quero saber qual a melhor época para arrancar cicas do chão e transplanta-las em vasos sem que elas percam as folhas.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!!!
    tenho uma cica,porem meus cachorros arrancaram todas as folhas,por favor me ajude,pois nao sei oq fazer para ela voltar a ter as suas belas folhas,pois era uma planta saudavel e bonita.

    ResponderExcluir
  15. Oi meu nome e Anah então aki em casa tem uma mais não sabia se poderia poda-la.
    Entao podei por que estava atrapalhando a passagem .. So ke ela abriu o miolo e se fechou
    Gostaria de saber se ela vai morer ? Ah tem varias mudinhas crescendo em volta dela
    tem 7 pra mais cheio de folhas ..?

    ResponderExcluir
  16. Algo que me incomoda é o uso do termo "fruto" para uma gimnosperma. Flor até vai para alguns, mas fruto não. A estrutura alaranjada que alguns chamam de fruto seria a semente nua, não?

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho uma sika com 14 anos.. A messes atrás eu cortei todas as folhas delas pois é bem grande e estava atrapalhando. Será q cortar as folhas pode prejudicar ela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilson, Bom Dia!
      Não há problema de cortar algumas folhas, mas não se esqueça que a planta precisa de algumas para realizar a fotossíntese. Um abração

      Excluir
  18. Olá! É possível mudar uma cica de mais de dois metros de lugar? Como proceder para não prejudicar a planta? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudia, Boa Tarde.
      Para retirar do solo, cave ao redor da planta, mantendo um torrão intacto, cubra com sacos de linhagem mantidos sempre úmidos, quando notar que novas raízes estão brotando, corte a parte inferior, amarre e com muito cuidado sem desmanchar o torrão retire do local para o plantio no novo local.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Cláudia você Conseguiu transplantar deu tudo certo ?

      Excluir
  19. Aminha cica caiu as folha todas ela morreu ou tenho que espera um ano para da novas folhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ivan, Boa Tarde.
      Normalmente quase que em seguida quando as folhas velhas começarem a secar, há o aparecimento de um novo conjunto de folhas.
      Um abração!

      Excluir
  20. Olá Mario, que legal seu blog, tô adorando!
    Vc sabe me dizer, qual o tamanho ideal do vaso pra uma cica?
    A minha está num vaso, e tá linda, mas tô achando pequeno o vaso.
    Se puder vê-la no meu blog, agradeço muito.
    http://www.renovandoacasasempre.blogspot.com.br/2015/11/evolucao-de-uma-planta.html
    Desde já, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Na minha opinião não existe um tamanho ideal, em vasos de menor tamanho a planta por ter menor expansão das raízes terá seu crescimento mais limitado, mas vai chegar uma hora que as raízes irão ocupar toda extensão do vaso e começar a enrolar e a planta perder o vigor inicial, neste momento é hora de passar para um vaso maior.
      Em resumo: quanto maior melhor, mas sendo usada como planta ornamental, não ficaria bonito um vaso enorme e uma planta relativamente pequena.
      Parabéns pelo seu blog.
      Um abração!

      Excluir
  21. Boa noite Mário ! Passeio fim de semana em um sítio em friburgo e saí para andar a cavalo em uma montanha quando me deparei com 3 palmeiras desta e não tinha a menor idéia da espécie. Fiquei fascinado com a beleza delas que estão no meio de um mata atlantica que disseram que eu era louco de andar por lá. Resultado: voltei para casa em Niterói e estou apaixonado pela planta. Tenho um sítio em Maricá, região oceânica e queria muito ter esta planta no meu jardim. ela tem uns 2 metros de altura até a copa mais alta. Existe alguma chance de retira-la e replanta-la sem danificar a planta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ronaldo, Boa Tarde.
      Para remoção da planta, deve ser feita uma escavação ao redor do caule preservando o torrão, cobrir com sacos de linhagem mantendo úmidos, quando começar aparecer brotações de raízes, cortar a parte inferior, cobrir e amarrar bem para ser transportada e não desmanchar o torrão, as folhas mais velhas podem ser podadas e as novas amarradas.
      Um abração!

      Excluir
  22. Feliz por encontrar vc, amo plantas, e gosto de saber suas origens, e cuidados.
    Meus parabéns .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucia, Boa Tarde.
      Agradeço visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
  23. Olá Mario, descobri seu site recentemente e estou adorando. Meu cachorro mordeu as folhas da minha cica e tive que cortá-las na metade. Fiz certo cortando elas? Elas vão crescer de novo? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio Cesar, Boa Tarde.
      Novas folhas despontam de forma simultânea, nesta ocasião as antigas podem ser cortadas.
      Pode deixar da forma que fez até o aparecimento delas.
      Um abração!

      Excluir
  24. Caro Mario, Bom Dia!
    Gostaria de sua opinião: tenho uma cyca revoluta plantada em uma floreira grande (CxLxP=1,5x0,6x0,8) numa cobertura. Fui alertado que as raízes podem causar danos, a ponto de comprometer a parte externa do prédio. Isto procede. Há algum cuidado para “controlar” o desenvolvimento da planta (já esta com quase 1,5 de altura). Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gilberto, Boa Tarde.
      Não é uma planta de grande porte, nem de raízes agressivas.
      As raízes sempre vão atrás de umidade, e se infiltram em rachaduras, furos de drenagem etc.
      Se a floreira foi bem construída, não terá problemas.
      De qualquer forma, de tempo em tempo observe se ao redor de onde está cultivada aparecem trincas / rachaduras.
      Um abraço!

      Excluir
  25. Olá, minha cyca revoluta tem aproximadamente 7 anos é bem bonita, mas seu caule esta "soltando" é alguma doença? Me ajude...Obrigada.

    ResponderExcluir
  26. Olá retirei 6 mudas da minha cyca...coloquei elas na água.
    Elas podem ficar na água até plantar?
    Se podem ,qual o tempo máximo q elas podem ficar na água?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  27. Olha Mário...Boa tarde!
    Posso cortar as folhas da cica?
    As pontas?
    Obrigado
    Warsley

    ResponderExcluir
  28. Boa noite Mário

    Minha palmeira apareceu uns buracos no tronco
    Ela tem 17 anos e agora nasceu mais 2 brotos em cima, ou seja agora saem folhas em 3 pontos diferentes, isso forçou uma rachadura no meio do tronco na parte superior
    Pergunto posso preencher os buracos e a rachadura com alguma coisa? Por exemplo Cimento e areia?

    Abraço
    Raimundo Medeiros

    ResponderExcluir
  29. Tenho uma cica de +- um metro de altura,plantada no jardim e gostaria de mudá-la de local, gostaria de saber a profundidade e como é o enraizamento para poder cavar e tirar com um bom torrão para nã prejudicá-la.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nilton, Bom Dia.
      Cave em volta para não desmanchar o torrão, coloque sacos de linhagem mantendo úmidos, quando as raízes começarem a se expandir, corte o fundo, amarre bem e faça o transplante.
      Em relação a tamanho, evidente que quanto maior melhor, mas depois ficaria muito difícil a remoção e transporte.
      Quando estiver cavando lateralmente irá notar o volume de raízes e assim terá melhor noção de largura e profundidade.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  30. Olá encontrei um tronco de Cica de 50cm com todas as raízes, alguns brotos , mas sem o miolo e as folhas é possível replantar e ela voltar a soltar folhas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabiana, Bom Dia
      Não conheço o estado geral em que encontrou a planta e se ainda estiver viva com seiva circulando é possível salvar a planta,
      Conte no futuro sua experiência com ela, assim todos aprendem.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  31. Olá. Tenho 2 cicas em meu jardim. Uma praga de lagartas mandruvá danificaram muito as folhas. O que posso fazer para recuperar a planta? Devo cortar os galhos? As folhas? Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia. Possuo em minha varanda uma Cica e a mesma está em um vaso. A mesma pega sol a maior parte do dia e recentemente quase todas as folhas amarelaram e reparei o surgimento de novas folhas. O que eu faço? Esta planta pode pegar muito sol?
    Abraços e Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode e corta as folhas amarelas deixando um talo de 3 cm

      Excluir
  33. Plantei a Cica em meu jardim, um mês atrás, todas as folhas ficaram marrom com um aspecto feio. Quanto tempo demora para ela se recuperar? Eu devo cortar as folhas secas?

    ResponderExcluir
  34. Plantei a Cica a um mês atrás, as folhas ficaram marrons e com um aspecto feio. Devo cortar todas as folhas? Quanto tempo demora para ela se recuperar? De quantos em quantos tempos ela troca de folhas? Quantos centímetros mais ou menos o tronco deve ficar dentro da terra no momento do plantio?

    ResponderExcluir
  35. Minha cica está a dois anos sem surgir novas folhas, o que fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tbem. Agora cortei todas as folhas e estou arrependida. Não sei se fiz certo

      Excluir
  36. Boa noite. Minha cica já não nasce novas folhas também a 2 anos. É uma planta feminina pelo que vi nas informações acima. Sempre da aquelas sementes. Há como interferir neste processo?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  37. Adorei seu blog...Precisava cuidar de 54 arvores e aqui encontrei quase tudo que precisava. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Agradeço visita e comentário.
      Fico feliz por ter ajudado um pouco.
      Um abração!

      Excluir
  38. Boa tarde a todos.
    Eu tenho uma cica em casa de mais ou menos 5 anos.
    Ela estava saudável mas, derrepente uma nova folhagem surgiu mas logo murcharam então ranquei todas, mais ou menos umas 40 folhas.
    Depois disso, veio amarelamento e enferrujamento das folhas mais velhas.
    Fiz uma poda radical nela.
    Cortei todas as folhas.
    Fiz correto?
    Agradeço quem possa mim ajudar.

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde a todos.
    Tenho uma cica de 5 anos.
    Surgiu uma nova folhagem mas murcharam.
    Retirei todas.
    Logo em seguida a folhagem mais velha começou a enferrujar e amarelar.
    Fiz uma poda radical.
    Retirei todas as folhas.
    Esse é o procedimento correto?
    Desde ja agradeço quem puder mim ajudar

    ResponderExcluir
  40. Tenho uma cica de mais de 10 anos.. mas está muito grande para o espaço. Tem mais de 1m de tronco e mais ou menos 1.80 de altura. Gostaria de vende- la, mas n tenho noção de valores. Tbm está com vaivários brotos crescendo em volta do tronco no chão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu paguei 600 reais por cada uma e tinha uns 30 cm de troco e 1 metro de folhas

      Excluir
  41. Achei uma cica jogada no lixo ��. Nao tiraram pela raiz, cortaram o caule rente à terra. Se eu plantar, há possibilidade dela sobreviver. Deve ter aprox 40cm de caule.

    ResponderExcluir
  42. Olá! Ganhei uma muda de cica e a plantei, fiquei muito ansiosa, sempre olhando pra ver se saía brotos, já faz meses aí fiquei mexendo nela e quebrei algumas coisa quando verifiquei tinha quebrado seu primeiro brotinho! Nossa fiquei muito chateada! Ficou só o toquinho dele, será que ele ainda cresce?

    ResponderExcluir
  43. Boa tarde. Tive que replantar uma cica que já cultivava há uns 4 anos, quando retirei da terra haviam cinco batatinhas, retirei todas e plantei em vasos e elas brotaram logo mas em todas elas brotou somente uma folha que não passa de 15 cm e não estão viçosas, isso já faz seis meses, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E assim mesmo, começa com uma folha e depois vai crescendo, tranquilo

      Excluir
  44. NILSON IPATINGA MG
    BOA NOITE MARIO FRANCO, OBRIGADO PELA ATENÇÃO DISPENSADA A TODOS NOS. PARABÉNS POR ESTE TRABALHO TÃO IMPORTANTE A NATUREZA. GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA TIRAR E TRANSPLANTAR CICA REVOLUTA?

    ResponderExcluir
  45. Olá Mário, trabalho num local onde foi plantada uma cica, e ela tem outra colada nela, é possível separar sem prejudicar as duas, se sim, como posso fazer isso, desde de já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Walisson, Bom Dia.
      Para ter sucesso na separação elas deverão ter raiz e para que a planta não sofra muito com a mudança procure manter torrão, use substrato semelhante ao que estava cultivada.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  46. Olá! preciso arrancar a minha Cica, como faço??

    ResponderExcluir
  47. Olá Mario!
    Parabéns pelo blog!
    Tenho uma cica de 7 anos. Ela deu oma florzona igual a postada, ai o meu marido metido a jardineiro contou todas as folhas e depois ela deu um monte de broto, ai o sabichão foi e tirou os todos os brotos agora a bichinha só tem o tronco e a florzona.
    O que deve fazer para que a minha cica de folhas novamente? E a flor cai sozinha?
    O marido jardineiro já sei. Não toca mais nela!rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se poda as folhas qdo estão secas, depois espere ao menos dois meses, regando duas x por semana q as folhas crescem.

      Excluir
    2. https://www.youtube.com/watch?v=UZUenY63h60, este video explica como fazer as mudar, do Jardineiro amador, se não quiser clicar procura no youtube, tem vários videos mostrando como cuidar do jardim

      Excluir
  48. Muito bom, aprendendo mais sobre a Cica revoluta. Eu podei todas as folhas da minha Cica, será que vai brotar novas folhas??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, a minha parecia seca e depois de 2 meses ta belíssima

      Excluir
  49. Faltou a explicação de como tirar os brotos e replantar! E como ela pode ser toxica e medicinal ao mesmo tempo (necessaria maior informação). Obrigada pela outras informaçoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camile, Boa Noite.
      Aos poucos na medida do possível vou fazendo revisões e acrescentando informações,sobre ser medicinal e tóxica ao mesmo tempo várias plantas são tudo vai depender da dose administrada, algumas um pouquinho sara e muito mata. Os brotos devem ser tirados usando um instrumento de corte bem afiado e esterilizado, tem que ter um pedaço de raiz e passar na cicatriz fungicida.
      Um abração!

      Excluir
  50. Fiço a retirada de uma cica revoluta adulta,o local tinha pouco espaço a planta saiu completamente sem torrão,já fiz o replantio,tem alguma chance de sucesso?

    ResponderExcluir
  51. Tenho uma cica,estar linda... plantei em um lugar de muitas pedras até achei que ia morrer. Graças à Deus que aceitei pois cada dia estar mais linda.tem 4anos.

    ResponderExcluir
  52. Boa noite, tenho uma cica de uns 5 anos, fiz uma poda e deixei apenas uma camada de folhas ela é fêmea, ai um vândalo passou e quebrou o broto dela com as folhas, ficou apenas a marca como se tirasse o chapéu dela, será que ela vai brotar ou não?

    ResponderExcluir
  53. Quanto tempo uma muda retirada do tronco e plantada em um vaso leva para crescer raiz?

    ResponderExcluir
  54. Eu comprei duas cicas que estavam plantadas e replantei , uma brotou e eata linda, e a outra não brota de geito nenhum....alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  55. Eu comprei duas cicas que já estavam plantadas então replantei no meu jardim, uma delas brotou e está linda a outra não brota de jeito nenhum... alguma sugestão?

    ResponderExcluir
  56. Olá fiz a mutação da minha cyca, porém ela soltou umas folhas após a mudança, Porém agora caiu todas! E parte superior ficou oco até agua está acumulando. no tronco tem mudas o que pode ter acontecido.

    ResponderExcluir
  57. Bom dia moro no rio grande do sul e tenho uma cica revoluton ela deu muitas mudas no tronco como retirar essas mudas quero fazer outros vazos com essas mudas como faço?

    ResponderExcluir
  58. Olá boa noite!!
    Cortei minha cica no caule pois estava bem grande e faz um tempo e não vejo nascer mais folhas, ficou preto, será que possso fazer algo para melhorar?

    ResponderExcluir
  59. Olá, replantei a planta cyca revoluta e cortei o torrao ao redor e ela esta com as folhas amarelas, será q é possivel salvar a planta ou ela vai morrer, a planta tem 10 anos, eu nao sabia q nao podia podar o torrão, espero uma resposta, obrigado

    ResponderExcluir
  60. Boa noite, parabéns pelo seu trabalho.
    Replantei uma cica e as folhas estão secando estou retirando só as folhas mortas. E isso mesmo? Ou já devo remover todas as folhas?

    ResponderExcluir
  61. Bom dia !possuo duas solas em meu jardim,ambas deram flor e são fêmeas. Como faço para retirar as flores?

    ResponderExcluir
  62. Ola tudo bem ? Achei uma cyca esta sem raizea sera que se pmantar ela sobrevive ??

    ResponderExcluir
  63. Olá
    Qeria mto saber se as raízes dela são agressivas, pois Qeria plantar do lado de um muro, teria problema?

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Olá, Bom Dia!
      É uma planta de crescimento lento e porte relativamente pequeno, pode plantar ao lado do muro, mas não encostado,
      Um abração!

      Excluir
  64. Olá, possuo uma que fica com as folhas ressecadas a cada nova brotação. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  65. Olá, Bom Dia!
    As brotações antigas com as folhas secas podem ser podadas.
    Um abração!

    ResponderExcluir