15 de out. de 2020

ALGODOEIRO-DA-PRAIA (Hibiscus talipariti)

 



NOME CIENTÍFICO Hibiscus talipariti.

 

Nota 1: Existe uma semelhança entre o Hibiscus tiliaceus e o Hibiscus pernambucensis, mas a primeira se distingue por ter uma mancha púrpura na base da corola.

Nota 2: Existe a espécie "Tricolor" com folhas com variegação de folhas, com tons de verde, branco-amarelado e nuances avermelhados. As folhas bem novas são avermelhadas.


NOME POPULAR: algodoeiro-da-praia, algodão-da-praia.


SINONÍMIA
Talipariti tiliaceum.

 

FAMÍLIA: Malvaceae.

 

CICLO DE VIDA: Perene.

 

ORIGEM: Região costeira da África Ocidental e Índia, ilhas do oceano Pacífico, Índico e sudeste asiático, bem como costa da Austrália. 

 

PORTE: De 3 a 10 metros da altura.


Nota: É um arbusto que pode ser conduzido como uma arvoreta, para isso é necessário, cortar as brotações laterais deixando um tronco único.

 

FOLHAS: São grandes, tem formato cordiforme (coração), são sustentadas por longos pecíolos. As folhas jovens tem coloração cobreada, depois passam para o verde mais escuro na face superior e um verde mais claro na face inferior

 




FLORES: Despontam praticamente durante o ano inteiro, tem coloração  amarela com centro vinho, 5 pétalas e formato de taça

 




TRONCO: De coloração marrom, com estrias mais claras.

 


LUMINOSIDADE: Sol pleno.

 

ÁGUA: Apesar de tolerar bem a seca, terá melhor desenvolvimento em solo ligeiramente úmido, sendo fundamental até que planta se estabeçleça.

 

CLIMA: Gosta de clima quente, prefere uma temperatura  média máxima de 24 a 41 ° C e uma temperatura média mínima de 5 a 24 ° C

 

PODA: Aceita bem ser podada. Se o desejo for conduzir a planta como uma arvoreta, as brotações laterais que irão se formar no caule junto ao chão devem ser cortadas (vide imagem 1).

 

CULTIVO: Tem uma taxa de crescimento alta. Por ocasião do plantio da muda abra uma cova de pelo menos o dobro do tamanho do torrão, misture na terra retirada esterco animal sempre bem curtido ou composto orgânico

 

FERTILIZAÇÃO: Aplique NPK 04-14-08, na projeção da copa, ao redor do caule, nunca junto a ele, de 5 a 10 colheres de sopa, conforme tamanho da planta, incorpore levemente e regue em seguida.

 

UTILIZAÇÃO: Além de ser uma plantas bastante ornamental, produzindo uma boa sombra, é considerada uma árvore multifuncional na região do Pacífico, é utilizada para alimentação, remédio, fibra, madeira, etc.




PROPAGAÇÃO: É feita por sementes.

 

PLANTA MEDICINAL: Folhas, flores, seiva, casca do tronco são utilizadas para tratamento de diversas moléstias.


FOTOS DESTA POSTAGEM: Essas imagens fiz em Holambra / SP em 14/10/2020.

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário