30 de jan. de 2023

FLOR-DE-SANTO-ANTÔNIO - Cuphea ígnea

CIGARRILHA - Cuphea ígnea

FLOR-DE-SANTO-ANTÔNIO - Cuphea ígnea

NOME CIENTÍFICOCuphea ígnea.

 
NOME POPULAR: Flor-de-Santo-Antônio, santantoninho, cigarrilha, charuto-mexicano, cigarro-aceso, faísca-vermelha, chispa, cúfea.

 

Nota: Tem os nomes populares: “Flor-de-Santo-Antônio”, porque sua flor vista de forma invertida lembra o santo de batina e “Cigarrilha” por ser parecida com um cigarro aceso.


FAMÍLIA: Lythraceae.

 

CICLO DE VIDA: Perene.

 

ORIGEM: Sul do México, América Central

 

PORTE: Até 45 cm de altura.


CAULE: Delicado e de coloração avermelhado.

 


FOLHAS: Opostas, de formato lanceolado, de tonalidade verde-escuro, pode ter mesclas avermelhadas, medem cerca de 3,5 cm de comprimento.

Leaft  Cuphea ígnea

 

FLORESAs flores são solitárias, nascem nas axilas das folhas, tem cálice tubular, de tonalidade avermelhada, com a ponta esbranquiçada. Por ser rica em néctar é excelente para atrair beija-flores e borboletas.

 

Flor tubular de cor vermelha

Nota: Existe uma variedade com flores brancas. 


LUMINOSIDADE: Sol pleno.

 

Nota: Quando cultivada a meia-sombra não tem produção de flores abundantes.

 

ÁGUA: Gosta de substrato mantido úmido, mas nunca encharcado.

 

CLIMA: Prefere regiões de clima quente, não tolera frio intenso

 

Nota: Devido seu rápido crescimento pode ser cultivada como planta anual em regiões de clima temperado, onde ocorre inverno mais frio.

PODA: Fazer o "beliscamento" ( feita com as mãos) com isso as plantas tendem a crescer mais os ramos laterais, que se estavam dormentes, devido a dominância do ramo principal.

 

Quem vende a FLOR-DE-SANTO-ANTÔNIO - Cuphea ígnea

CULTIVO: Bastante rústica, tem rápido desenvolvimento, aprecia substrato rico em matéria orgânica, com boa drenagem e mantido úmido.

 

FERTILIZAÇÃO: Aplicar 1 vez por mês de 1 a 3 colheres de sopa (conforme tamanho da planta) de NPK 04-14-08, ao redor do caule, nunca junto a ele, se for granulado incorporar levemente ao substrato, com cuidado para não danificar as raízes mais superficiais

 

UTILIZAÇÃO: Fica muito bonita quando cultivada entre pedras, na formação de bordaduras, ao longo de muros e em vasos e floreiras.  

 

PROPAGAÇÃO: É feita por sementes e estaquia de ponteiros.


IMAGENS DA POSTAGEM: Foram feitas na CEAFLOR, localizado na rodovia de entrada da cidade de Holambra / SP.


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário