6 de jan. de 2023

RABO-DE-TATU - ( Haworthia limifolia )

 RABO-DE-TATU - ( Haworthia limifolia )

PP

Fairy washboard - tábua de lavar roupas de fadas


NOME CIENTÍFICOHaworthia limifolia.

Nota: "limifolia" significa folha de lima, ferramenta utilizada para aparar arestas.

 
NOME POPULAR: rabo-de-tatu.

Nota: É conhecida no exterior como "Fairy washboard" que traduzindo é "tábua de lavar roupas de fadas", recebeu esse nome porque as ondulações vistas em suas folhas parecem com uma tábua de lavar roupas, mas como são pequenas só poderiam ser de fadas.

 

FAMÍLIA: Xanthorrhoeaceae.

 

CICLO DE VIDA: Perene.

 

ORIGEM: África do Sul, Moçambique.

 

PORTE: Atinge cerca de 10cm de altura e a roseta no máximo 12 cm.

 

FOLHAS: De formato triangular lanceoladas, medindo cerca de 3,5 cm de comprimento por 1,0cm de largura, tem coloração verde escura ou marrom-esverdeadas, sua superfície é rugosa com verrugas esbranquiçadas. É uma das suculentas com folhas mais rígidas.

 

FLORES: Cachos de flores se formam no verão, são pequenas, cerca de 14 mm, tem coloração esbranquiçada, aglomeradas no topo de uma haste floral pode atingir cerca de 35 cm de comprimento que desponta do centro da roseta.

 

LUMINOSIDADE: Meia-sombra, de preferência em lugares com muita claridade sem receber luz solar diretamente.

 

ÁGUA: Se for cultivada em substrato com boa drenagem pode ser regada de forma regular, deixando secar entre regas, utilizando maior quantidade em épocas de tempo quente e menos no frio. No inverno a planta entra em dormência e a rega pode ser reduzida para 1 vez por mês.

Nota: Não jogar água na roseta, somente ao redor da planta.

 

CLIMA: Aprecia clima temperado (temperatura alta no verão e amenas no inverno)

Nota: Resiste a temperatura baixa, mas não tolera geadas intensas.

 

PODA: Não necessária, apenas a retirada da haste floral quando as flores secarem.

 

CULTIVO: Realizado de forma fácil, usar preferencialmente substrato próprios para suculentas pois tem boa drenagem que a planta necessita, cuidados especiais quanto a rega (água em demasia apodrece as raízes e folhas, evite deixar água acumulada no pratinho) e não gosta de receber sol pleno.

 

FERTILIZAÇÃOUtilizar fertilizante próprio para cactos ou NPK 10-10-10 líquido, sendo utilizado para diluição o dobro da quantidade indicada pelo fabricante. Deve ser realizada duas vezes na primavera e uma vez no verão.

 

UTILIZAÇÃO: Por ser uma planta de crescimento limitado e baixa manutenção é ideal para ser cultivada em ambientes internos em local com boa iluminação

 

PROPAGAÇÃO: Por sementes (germinam em 10 dais) e principalmente pela emissão de novos brotos que irão surgir ao lado da planta mãe, é também possível ser feita a partir de uma folha.

 
PREÇO: O pote (vaso) tamanho 09, estava sendo comercializado aqui em Holambra durante o evento da EXPOFLORA 2022 por R$ 14,95.




Nenhum comentário:

Postar um comentário