31 de mar. de 2023

CARNIVORA-JARRO, CARNÍVORA-JARRO-DE-TROMPETE - ( Sarracenia leucophylla )

CARNIVORA-JARRO, CARNÍVORA JARRO-DE-TROMPETE - ( Sarracenia leucophylla ))

Planta Ornamental Carnívora


Sarracenia leucophylla


NOME CIENTÍFICOSarracenia leucophylla.

 

NOME POPULAR: jarro, jarro-de-trompete.

 

FAMÍLIA: Sarraceniaceae

 

CICLO DE VIDA: Perene.

 

ORIGEM: Canadá e leste Estados Unidos.

 

PORTE: Cerca de 30 cm de altura.

 

FOLHAS: Formadas por longos tubos que têm capacidade de armazenar uma boa quantidade de presas, devido ao peso a folha pode dobrar devido ao peso. 


FLORES São pendentes e polinizadas por insetos, geralmente por abelhas, formadas por hastes longas para manter os polinizadores longe dos jarros mortais. As pétalas das flores são geralmente em número de cinco, e os estames são numerosos e derramam bastante pólen.

Nota: Ainda não tenho imagem.

 

Sarracenia leucophylla

FRUTOS: Os frutos são cápsulas secas onde estão as  sementes, só irão se formar a partir de 5 a 7 anos e tem um processo para conseguir sua viabilidade para germinar. 


LUMINOSIDADE: Sol Pleno.


Nota: Precisa receber pelo menos de 5 a 6 horas de sol diariamente.

 

ÁGUA: É uma planta que o ideal seria deixar 1/3 do vaso mergulhado na água, o melhor lugar seria num lago artificial com peixes para comerem as larvas de mosquitos.

 

CLIMA: Gosta de clima ameno, de preferência que tenha verão e inverno bem definidos de forma que a planta possa entrar em dormência durante o inverno, quando praticamente toda parte aérea da planta irá secar ou ficar com aspecto feio e voltará a brotar na primavera

 

PODA: As flores quando secam podem ser cortadas com um instrumento bem esterilizado bem próximo a base, em seu interior serão encontrados uma quantidade muito grande de insetos que acabaram ficando presos e morreram.

 

Sarracenia leucophylla

CULTIVO: Prefere um substrato com uma boa mistura formada por 50% de musgo e 50% de perlita.

 

FERTILIZAÇÃO: Os nutrientes que a planta precisa são obtidos através da grande quantidade de insetos presos em sua armadilha natural. Boa parte dos compostos contém cal, que elas não gostam. Suas raízes não foram concebidas  para receber fertilizantes, e o nitrogênio pode queimar as raízes.

 

UTILIZAÇÃOUma planta de grande destaque ornamental que fica maravilhosa no jardim cultivada de forma isolada fazendo composição com outras plantas que gostam de receber sol pleno.

 

PROPAGAÇÃO reprodução é feita através do brotamento que se forma ao longo do rizoma e a propagação mais fácil é por divisão dele. Podem ser cultivadas a partir de sementes, mas não haverá florescimento nos primeiros 4 ou 5 anos.

 

Veiling Market 2023

PRODUTOR: NSA - Sítio São Jorge, só comercializa através do Veiling Holambra .


IMAGENS DESSA POSTAGEM: Fiz no Veiling Market / 2023.

Nenhum comentário:

Postar um comentário