27 de fev. de 2011

PALMEIRA-AZUL - ( Bismarckia nobilis )



Como plantar palmeiras
PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis)


NOME CIENTÍFICO: Bismarckia nobilis.



NOME POPULAR: Palmeira-azul, palmeira-de-bismarck.



FAMÍLIA: Palmáceas.

Palmeira exotica
PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis)
CICLO DE VIDA: Perene.

ORIGEM: África, Madagascar.

Palmeira na EXPOFLORA
PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis)
PORTE: Chega atingir 30 metros de altura em seu habitat natural, fora dele fica em torno de 15 metros.

FOLHAS: Tem uma folhagem na cor cinza-azulada, bastante chamativa, de até 2 metros de diâmetro.

FRUTOS: Produzidos no verão em grande quantidade, de formato meio arredondado.

Frutos da Palmeira Azul
PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis) - Detalhe dos frutos.
CAULE: Os troncos tem de 30 a 45 cm de diâmetro.

LUMINOSIDADE
: Sol pleno.

Folhas da Palmeira azul
PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis)
ÁGUA: Suporta solo mais seco, podendo ser irrigada 1 vez por semana.

CLIMA: Tropical e Subtropical que tenham um inverno moderado (até 10º C).

CULTIVO: Tolera solos pobres.


BismarquiA
PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis) - Em Holambra / SP
UTILIZAÇÃO: Plantar de forma isolada, ou em pequenos grupos se o espaço não for problema. 


Palmeiras no paisagismo
Palmeira azul utilização

NOTA: Reserve um espaço de 8 metros quadrados, pois ela irá ocupar este espaço quando estiver adulta.

Mudas Palmeira Azul
PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis)

 PROPAGAÇÃO: Por sementes.

PREÇO: Varia de acordo com o tamanho da muda. Por se tratar de uma palmeira muito utilizada pelos paisagistas e por ter atualmente grande procura, seu preço é elevado.

Mudas de PALMEIRA-AZUL - (  Bismarckia nobilis )
PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis) - Mudas

 
mudas PALMEIRA-AZUL
PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis) - Mudas em Caixas d'água (PT60) R$ 1200,00
Mudas palmeira azul

PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis) - Mudas em vasos (PT35) R$ 340,00

DICAS DO PRODUTOR ALESSANDRO R. BATISTA
(comentário editado)


Para ter sucesso na germinação eu criei uma estufa de 50 cm cúbicos com resistência de chocadeira de ovos. Usei perlita expandida, substrato com turfa e outros produtos adicionados e até serragem de madeira úmida, sempre uso sulfato de cobre para esterilizar as sementes e os produtos e às vezes uso água oxigenada para manter longe os fungos. Com essa estufa já consegui germinar em menos de 10 dias as sementes. Se usar saquinhos zip lock, também é uma alternativa boa. Mas a temperatura ideal para germinar as sementes deve estar entre 32 a 38ºC. Tem mais alguns segredinhos, mas esses ficam comigo. Aqui já passei algumas dicas e o negócio é ter paciência e cuidados. Se em um saquinho tiver 10 sementes e algumas não germinarem, deixem-nas lá, pois tem sementes que demoram mais de 1 ano para germinar, a média é de 2 a 4 meses, se não querem fazer uma estufa, pode ser usada a  técnica no zip lock ou aquelas bacias de plásticos retangulares com tampa. Dois dias antes coloquem as sementes em garrafas térmicas e mantém-a em água por 38 a 40º C para quebra de dormência das sementes mais velhas. Sementes novas, pode mergulhar um dia apenas em água morna da térmica ou fria mesmo. Hormônios é desnecessário o uso.

Às vezes as sementes depois de despolpadas, algumas não possuem dentro a massa com o embrião 100% e fica ar dentro, fazendo um papel de salva vidas (boiando sementes), portanto não é verdade que as sementes que boiam na água devem ser descartadas.
Palmeiras azul tem macho e fêmea. O macho apenas da o cacho e com umas florzinhas. A fêmea aparece o cacho e imediatamente começa a aparecer uns frutinhos que se fecundados, irão crescer do tamanho de uma noz comestível aproximadamente (Até maior um pouquinho). Aqui no Paraná os cachos abrem de novembro a dezembro e estão aptos para a colheita de agosto a setembro. Fica uma cor verde e quase entrando por preto e assim estão com o embrião 100% formado. Se eu colher uma semente em março, vai ter um pequeno embrião, porem vai dificultar a germinação (germina, mas demora demais) e a perca de sementes são maiores.
Para despolpar eu colho as sementes e deixo debaixo de uma cadeira dessas de piscina e em cima de um deck de madeira, pegando pouco sol e mais sombra. Duas a quatro semanas estão murchas e fica mais fácil para tira a casca.
Mudas com mais de 2 metros não recomendo replantar, apenas se estiverem em vasos grandes, pois essas plantas são sensíveis no replantio, depois de terminarem, procurem fazer vasos com canos de 10 polegadas de uns 30 a 40 cm com terra humifera* (rica em matéria orgânica) e plante a semente germinada, meia sobra.
Se alguém quer uma dica boa para ela crescer rápido: além da adubação normal, eu uso colocar nos caules, pedras arredondadas dessas grandes com tamanho de 15 - 30 cm, assim é mantida uma estabilidade e elas crescem mais rápido fazendo essa técnica, e isso não é mito: observação que já fiz em algumas e cheguei à resultados semelhantes.
Quanto à poda eu uso cortar os galhos quando estão meio caídos, mas não totalmente secos.
Mudas novas com quatro folhas o bom é deixar desenvolverem bem até umas 6 a 8 folhas, já com folhas estreladas assim elas já estão quase que ocupando todo o enraizamento do vaso e estão bem encorpadas.

165 comentários:

  1. onde comprar esta palmeira? (bismarckia nobilis)
    Aguardo resposta por email.
    lilianasmlabreco23@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que palmeira maravilhosa. Vocês conhecem o cedro marroquino? é Igual ao cedro libanês, porém tem essa mesma cor azulada. Tem uma imponência majestosa. Ou então o abeto espanhol e o cipreste do arizona que têm essa mesma coloração para os aficcionados em plantas azuladas.

      Excluir
    2. https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1171116419-sementes-palmeira-azul-bismarck-nobilis-kit-com-30-sementes-_JM

      Excluir
  2. Olá Liliana, Bom Dia, Obrigado pela visita!

    Aqui na cidade de Holambra/SP tem um produtor.
    Você poderá encontrar no CEASA de São Paulo e Campinas, o preço como disse varia de acordo com o tamanho da muda, não sei onde voce mora mas em grandes gardens possivelmente também encontre.
    Essa Garden é de Holambra:
    http://gardencidadedasflores.com.br/
    Um abração!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sr. Mario Franco, boa tarde!
    Gostaria de saber o porquê que uma das minhas mudas de `Palmeira azul de 30 cm nasceu de cor completamente roxa e até hoje se encontra com essa cor? Aguardo esclarecimentos se possível, desde já obrigado.

    siquer2008@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Bom Dia!

    A Palmeira-azul, quando bem jovem pode apresentar uma coloração diferente, mas ao se desenvolver ira apresentar as cores normais.

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho mudas que eram roxas com folhas finas e ficaram azuis . Tinha mudas verdes com a folha mais largas e são mais verdes . Gostaria de saber se existe espécies de palmeira azul diferentes

      Excluir
    2. Tambem gostaria de saber se tem algumas bismarckia mais verdes ou e a idade da planta ?

      Excluir
    3. Claudinei, existe mais de uma variedade de Bismarck, mas são a mesma espécie, não existe catalogação delas como espécies diferentes ou subespécies, pode procurar no Google por Bismarck green, exceto a Mayotte (essa é um tipo à parte não catalogado como subespécie ainda, encontrada na ilha de mesmo nome). Como disse, existe a Bismarck verde, praticamente "inédita" no Brasil, eu nunca vi uma no país e gostaria de sementes dela (acredito que só colecionadores no país têm dela). A Mayotte também é verde mas não na mesma intensidade de verde da Bismarck normal e cresce mais rápido, a Mayotte tem algumas poucas diferenças pra Bismarck "original" (por assim dizer).

      Excluir
  5. Olá Mário!
    Parabéns pelo Blog, adorei!!
    Percebo que muitas empresas vendem a Palmeira verde (mais barata) como a azul.. Eu encontrei a minha na Ecoplantar..
    Eles produzem Bismarckias e outras espécies (Rabo de Raposa, Triangular, Neem Indiano, Teca) e enviam para todo o país.

    ecoplantarltda@hotmail.com o contato.

    Grata!

    ResponderExcluir
  6. Olá Marina, Boa Noite!

    Obrigado pela visita, palavras carinhosas e pela dica.

    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Mario tudo bem? Seu site esta nos meus favoritos....
      Quanto tempo uma muda chega aos 1,5m - 2m de caule, em media?

      Excluir
  7. Olá Mário, me tire uma dúvida por favor, eu comprei uma palmeira azul já com um metro e vinte de altura e plantei no chão, as folhas estão meio que sacando, vc acha que ela vai morrer? oque posso fazer para reverter isso?

    ResponderExcluir
  8. Olá Josy, Bom Dia!
    Sobre sua PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis), as plantas sofrem um pouco com mudanças, se fez o plantio de forma correta, continue cuidando de forma adequada, dando a ela o que precisa, na medida certa, sem exagerar em nada, as vezes na intenção de tentar "salvar" a planta as pessoas colocam adubo ou água em demasia e acabam matando as plantas.
    A formação de brotação de folhas, não pode secar.
    Tenha um pouco de paciência e siga apenas os cuidados necessários, se o solo que plantou secar muito rápido por ter boa drenagem, regue de forma bem moderada (cuidado para não encharcar), de 2 a 3 vezes por semana.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  9. tenho 10 mudas da palmeira-azul (Bismarckia nobilis) gostaria de informações sobre qual a melhor maneira de plantar , qual a melhor época e qual espaço entre elas.

    Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá Fernanda, Boa Tarde!
    Veja que a maravilhosa PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis), apesar de ter crescimento relativamente lento, atinge grandes dimensões, portanto cada planta precisa de pelo menos ter um raio de 3 metros livre ao seu redor, o espaçamento entre plantas deve ser superior a 5 metros de comprimento. A cova deverá ter no mínimo 2 vezes o tamanho do torrão, pode ser plantada em qualquer época do ano, mas nos meses mais quentes e chuvosos são melhores.
    Boa sorte
    Um abração!

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde! Voce poderia me informar onde eu poderia conseguir mudas proximo ao estado do rio grande do sul

    ResponderExcluir
  12. Olá Bom Dia!
    Infelizmente não conheço quem venda no Rio Grande do Sul a PALMEIRA-AZUL - (Bismarckia nobilis), se não encontrar nas grandes gardens, a forma mais prática é comprar sementes ou pequenas mudas pela internet, o maior problema é que por ser uma planta de crescimento muito lento, irá levar alguns anos para ver ela grande e bonita.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite, meu nome é Joel e moro na cidade de Carlos Barbosa, Rio Grande do Sul, pretendo comprar algumas mudas de palmeira azul mas estou com um pé atraz devido ao forte frio que se da no inverno, com temperaturas podendo chegar a 5 graus negativos ocasionando fortes geadas, por isso estou com medo. voce saberia me dizer se elas aguentarian a essa temperatura baixa. Oque você acha devo plantar sem me preocupar. Aguardo retorno e desde já agradeço a atenção, um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Conheço produtor do RS que cultiva Palmeira Azul e esta resiste ao frio.
      Abraços.

      Excluir
    2. Olá Bom Dia.

      Agradeço a dica.
      Forneça o contato para os leitores do blog.

      Um abração!

      Excluir
    3. Olá. Tenho 250 mudas plantadas em São Pedro do Sul. Já faz 1 ano. Ate agora não morreu nem queimou nenhuma por causa da geada.

      Excluir
    4. Qual a posição dos caquinhos p/ plantar e os cuidado.

      Excluir
  14. Olá Joel, Bom Dia!
    Até onde eu saiba a maravilhosa PALMEIRA-AZUL - (Bismarckia nobilis), não é tolerante a temperaturas inferiores a 10ºC, ela gosta de clima tropical e subtropical, existem algumas palmeiras que se adaptam a temperaturas mais baixas, não sei o espaço que tem e a altura que deseja que elas tenham no futuro, mas por exemplo a Palmeira-do-chile ou palma-chilena (Jubaea chilensis) resiste a temperaturas negativas.
    Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moro em Nova Prata na serra do RS, e tenho duas palmeiras azuis em vasos e suportam temperaturas abaixo de zero como acontece por aqui. Adoro este tipo de palmeira. Uma delas está com folhas verdes.. espero q volte a ser azul. Li este comentário de 10 anos atrás hehehe

      Excluir
  15. Olá Mário,
    Tenho um espaço de 6m X 5m aproximadamente,onde pretendo plantar uma palmeira azul. Pretendo deixá-la soberana já que acho essa palmeira muito ornamental. Essa área fica na frente de minha sala de estar e passam alguns canos de esgoto e pluvial nos cantos, devo me preocupar com a raiz?
    Outra dúvida, gostaria de aos pés da palmeira ter uma forração com flores vermelhas, vc tem alguma para me aconselhar, sol pleno.Obrigada Josely

    ResponderExcluir
  16. Olá Josely, Boa Tarde.

    Em relação a PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis), se os canos como você disse passam nos cantos, e pelo tamanho que voçe forneceu parece ser mais de 2 metros, não tem que se preocupar, quanto a flores vermelhas minha sugestão é plantar Sálvia, mas não se esqueça que são anuais, ou seja, todo ano tem que replantar.

    Um abração!

    ResponderExcluir
  17. Olá, gostaria de saber qto cresce por ano uma palmeira azul!!!
    Grata
    Vanessa!

    ResponderExcluir
  18. Olha, sou de Gravatai, RS. Meu marido plantou nossa palmeira azul em abril, compramos ela com cerca de um metro e meio, de lá pra cá, nasceu mais um galho. Porém ela está apresentando manchas pretas, e parece estar fraca. Ultimamente tem chovido muito aqui, isso pode estar prejudicando? O que podemos fazer para cuidar dela?

    Alessandra Santana.

    ResponderExcluir
  19. Olá Alessandra, Boa Noite!

    A PALMEIRA-AZUL (Bismarckia nobilis), não gosta de clima frio, apesar de ter crescimento lento durante o inverno, fica ainda mais devagar.
    No caso de ausencia de chuvas regue pela manhã, procure nunca molhar as folhas expostas ao sol pleno nas horas mais quentes do dia.
    Quanto as manchas pretas pode ser algum ataque de fungo
    Pode aplicar algum produto fungicida, que são feitos a base de cobre,siga as instruções da embalagem, ele é vendido nas gardens e casas de materiais agropecuários.
    Aplique um pouco de adubo NPK, fórmula 10-10-10, na projeção das fôlhas ao redor do caule, nunca junto a ele.
    Boa Sorte

    Um abração!

    ResponderExcluir
  20. Olá,
    Tenho uma palmeira azul que já está dando semente.
    Como faço para fazer mudas a partir dos cocos?
    Que produto uso para fazer a quebra da dormencia?
    Grato.
    Leonardo/BH

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado boa noite, eu em particular planto sementes de palmeira em substrato esses de agropecuária ou viveiro de mudas e mantenho a umidade constante e planto em local com sol da manhã e sempre germinam: Gostaria de trocar comigo sementes de palmeira azul por outras espécies? Tenho umas 10 variedades de palmeira esse é meu e-mail habitatnatural@hotmail.com

      Excluir
    2. Prezado boa noite, eu em particular planto sementes de palmeira em substrato esses de agropecuária ou viveiro de mudas e mantenho a umidade constante e planto em local com sol da manhã e sempre germinam: Gostaria de trocar comigo sementes de palmeira azul por outras espécies? Tenho umas 10 variedades de palmeira esse é meu e-mail habitatnatural@hotmail.com

      Excluir
    3. Eu fiz assim: Despolpei os frutos maduros e enterrei em saquinhos de mudas usando uma mistura de 50% de terra e 50% de areia. Tenha o cuidado de forrar o chão com um plastico pois a semente vai emitir uma raiz de 35 a 40 cm aproximadamente e vai entrar no chão se Vc não forrar. Perdi muitas mudas por não saber que devia forrar. Pois na hora de movimentar a muda, a radicula arrebentava e a muda morria.

      Excluir
  21. Olá Leonardo, Bom Dia.
    Desculpe a demora em responder.
    Não tenho experiência em fazer mudas da palmeira-azul.
    Mas em geral deve esperar a maturação na planta, colher, deixar mergulhada em água, durante 24 horas para que ela fique bem hidratada e colocar para germinar em substrato mantido permanentemente úmido na sombra.
    Boa Sorte.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  22. Ola!
    Tenho uma Bismarkia e acredito que esta se desenvolvendo bem, já nasceu 4 folhas desde seu plantio no jardim (um ano), gostaria de saber quando se faz a poda das folhas quando ela ainda é jovem (50cm de altura)
    obrigado
    Roberto

    ResponderExcluir
  23. Olá Roberto, Boa Noite.
    Não há necessidade de podar, somente se a folha secar.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde,plantei uma palmeira a 3 anos q se encontra com uns 4m, porem ela tombou. O q faço? Será q consigo salvá-la? Replanto? Um abraço, Carla.

    ResponderExcluir
  25. Olá Carla, Boa Noite!
    Consegue sim, coloque ele aprumado e amarre com 3 a 4 cordas presas ao chão, para que ele não tombe novamente, até que suas raízes se espalhem pelo solo dando resistência a planta.
    Boa Sorte!
    Um abração!

    ResponderExcluir
  26. Oi Mario poderia me dizer se a pata de elefante suporta bem o transplante? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      A maioria das plantas, quando é transplantada sofre com a mudança até se adaptar as novas condições.
      Portanto o importante é manter o torrão preservado.
      Um abração!

      Excluir
  27. Ola Mario, Tenho a 1 ano a Bismarckia e agora no verão nasceram 3 folhas novas, muito lindas. Estou colocando fertilizante nelas a cada 60 dias.
    Ela esta com 2 metros. Minha duvida, é referente a podação. Tem 3 folhas com as pontas secas logo abaixo das novas, posso retira-las sem problemas? Ela vai ganhar mais força?

    PS.: Graças ao seu blog a 1 ano atras, eu plantei a bismarckia nos 8m2 informado...Excelente blog!!! Parabens.
    Obrgado
    chdalm@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos Henrique, Boa Tarde.
      Para efeitos ornamentais as folhas podem ser cortadas.
      Eu só corto as folhas das plameiras quiando elas estão totalmente secas.
      Obrigado pelo comentário.
      Um abração!

      Excluir
  28. Boa tarde Mário!
    Eu tenho duas palmeiras Bismarckia sendo que uma está ficando verde. Gostaria se possível saber o motivo da eventualidade, o Senhor sabe me explicar o motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Etevaldo, Boa Tarde.
      A coloração muda pela luminosidade recebida.
      As 2 recebem a mesma quantidade de sol diáriamente?
      Um abração!

      Excluir
  29. Paula Maia: Bom dia eu peguei sementes da palmeira azul no chão. umas ja estão descascadas outras com uma casquinha preta por cima. qual dessas sementes eu coloco na Água morna? a com casca ou a sem casca?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula Silvana, Boa Noite.
      Não tenho experiência com o plantio.
      Se não conseguir a resposta e tiver muitas sementes, faça um teste e ao plantar faça uma marcação,assim no futuro ficará sabendo.
      Coloque aqui o resultado,para que eu e os leitores conheçam.
      Costumo fazer isso com plantas que não conheço
      Tem dado certo.
      Boa Sorte.
      Um abração

      Excluir
    2. Olá Paula. Gostaria te perguntar aonde voce conseguio as sementes pois estou procurando. Respeito a sua pergunta, coloca as sementes em agua e as que fiquem boiando devem ser descartadas.
      As que ficarom no fundo pode plantar em sustrato organico en lugar quentinho e sempre humido. Boa sorte! Susana. Meu mail e susanafloreani@hotmail.com

      Excluir
    3. Olá Boa Noite.
      Obrigado pela colaboração
      Um abração!

      Excluir
    4. Tem que descascar as sementes, pois a fermentação da polpa pode inibir a germinação. Em vez de pegar do chão, colha o cacho inteiro diretamente da palmeira. No cacho é que estão os melhores frutos. Depois de descascadas, lave e plante o mais rápido possível, pois a semente vai perdendo o poder de germinação conforme o tempo vai passando. O colega tem razão, se as sementes boiarem na agua, é porque estão vazias e não vão germinar.

      Excluir
  30. Ola Mário, tenho uma muda da palmeira Bismarckia em meu jardim. ela foi transplantada da lateral para o meio do gramado e suas folhas foram secando uma a uma. Está agora com uma folha com aparência de viva e um broto no meio que já estava antes do transplante e que não abriu ainda. ela ainda tem salvação ou e verdade que não resiste ao transplante? gostaria de saber se tem algo que eu possa fazer para salvá-la. Obrigada. Margareth

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margareth, Bom Dia.
      No transplante a maioria das plantas sofre bastante, e demoram algum tempo até se adaptarem ao novo ambiente.
      No caso de palmeiras, o cuidado principal é retirar com o maior torrão possível, mantendo intacto.
      Como já fez isso e não sei se foi de forma correta, o que resta é cuidar de forma adequada, não descuidando de regas, mas faça de forma não deixá-la encharcada.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  31. Olá Mario! Eu tenho uma palmeira bismarckia de 3 metros há um ano. Quando compramos estava maravilhosa e com umas 25 folhas. Dois dias após o transplante 17 folhas tombaram e secaram rapidamente. Infelizmente, tivemos que cortá-los. Novas folhas vieram, porém estão com aspecto diferente do normal. Elas estão verdes e suas pontas marrom, com o caule (haste) curto e todas estão agrupadas. Ou seja, não tem aquele espaçamento entre as folhas. Por gentileza, me ajude! Grata desde já! Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde.
      Ela não gosta muito de mudanças, por isso o ideal para quem compra mudas de tamanho grande é adquirir aquelas que já estão sendo cultivadas em grandes vasos ou caixa-d'água, ao plantar no lugar definitivo todo cuidado deve se ter, para manter o torrão preservado, as vezes é necessário inclusive a cortar o vaso ou caixa.
      Não sei que substrato utilizou na ocasião, agora vai ter que esperar pelo menos mais algum tempo para ela se adaptar melhor ao local, trate ela de forma adequada e faça uma aplicação ao redor do caule, nunca junto ele, de um pouco (máximo 5 colheres de sopa) de NPK 10-10-10, incorpore levemente ao solo e regue em seguida.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  32. PALMEIRA AZUL, LINDA E MAJESTOSA,ADORO.
    SÓ QUE MORO EM PETRÓPOLIS RJ E POR AQUI NÃO ACHO NENHUMA MUDINHA PARA COMPRAR, MAS SÓ AS FOTOS ME ENCANTAM.
    PARABÉNS, SEU BLOG CONTINUA MARAVILHOSO COMO SEMPRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Angela, Boa Noite!
      Obrigado pela visita e comentário.
      Um abração!

      Excluir
  33. Gostaria de saber se esta palmeira pode ser plantada em vasos, pois quero uma no terceiro andar de minha casa ao lado da piscina. e qual seria a indicação para comprar a muda pequena ou já grande?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Boa Noite!
      Pelas fotos da postagem da para entender, ela tem crescimento lento, por conta disso o preço da muda conforme o tamanho varia bastante.
      Mesmo sendo um vaso grande, depois de alguns anos vai chegar um momento que as raízes irão ocupar todo espaço do vaso e planta irá perder aquele vigor inicial.
      Não se esqueça que quando jovem ela ocupa um bom espaço.
      Um abração!

      Excluir
  34. Olá Mário, comprei uma muda ainda muito pequena de Bismárquia nóbilis, sem muito conhecimento plantei ela direto no chão, como ela ainda era muito pequinina tinha somente duas folhas, não tenho certeza de que fiz a coisa certa. No momento (início da primavera) chove muito aqui onde eu moro,percebo que ela fica praticamente inundada, será que eu deveria transplanta-la para um vaso e se eu deixa-la no chão ela vai morrer, gostaria de salva-la, mas não sei exatamente o que fazer, por favor me ajude.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      O problema não é plantar direto no solo e sim o solo encharcado.
      Se o solo tem boa drenagem e não fica água acumulada ela vai bem, mas no seu caso aconselho passar para um vaso, cave em volta e retire a muda preservando o torrão, isso é importante para que a planta não sofra com a mudança.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Muito obrigada, vou tentar coloca-la no vaso, até mais.

      Excluir
  35. Mário, bom dia! Agradeço antecipadamente a sua disponibilidade e atenção. Estou para comprar uma palmeira azul, já adulta, entre 2,0 e 2,5m. Ela será colocada em uma laje suspensa, impermeabilizada. Para evitar que a raiz afete a impermeabilização, ela será transplantada para um vaso grande. Ao ler suas postagens antigas, fiquei preocupado! Ainda mais pelo preço da planta! Se plantarmos em um vaso grande, ela perderá a sua beleza em alguns anos? Qual a dimensão ideal desse vaso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, Bom Dia.

      Veja que ela chega atingir em condições favoráveis 15 metros de altura, em vasos grandes, evidente que não conseguirá, mas com o passar do tempo, suas raízes irão ocupar toda extensão do vaso e chegará um momento que não haverá mais espaço para ocupar, a planta então perderá o vigor inicial.
      Portanto quanto maior for o vaso melhor.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  36. Ola gostaria de saber como devo remover a casca da palmeira azul estou com sementes maduras mas não sei como fazer o descasque e como devo plantalas???
    No aguardo ate mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite.
      Não tenho ainda experiência prática no cultivo dessa maravilhosa palmeira, o que sei é que ela deve ser despolpada e deixada por uns dias mergulhada em água, promovendo sempre a troca da mesma.
      Quando germinar vai soltar uma longa raiz, em virtude disso o recipiente deve ser bem profundo.
      Quem sabe algum leitor do blog que tenha experiência na germinação não possa ajudar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  37. ola meu nome é Katia...sou arquiteta....tenho uma palmeira azul..e esta dando semente....quando é o ponto certo de colher e como plantar..voce pode me explicar os primeiros passos

    ResponderExcluir
  38. Olá Katia, Bom Dia!
    Veja resposta anterior, a hora certa é quando estiverem maduras, com coloração marrom.
    Um abração!

    ResponderExcluir
  39. Bom dia, resido em Juiz de Fora, tem como encomendar uma 3 palmeiras azul? como pago e o frete?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carlos, Boa Noite.
      Não trabalho com comércio de plantas.
      Mas uma dica sobre a venda:
      O preço varia conforme tamanho da muda, os produtores em suas estufas cultivam de forma que a planta parece ser alta, isso é conseguido com sistema de iluminação, as novas folhas que irão brotar ira dar impressão que sua planta está perdendo o vigor inicial.
      Portanto na compra não fique só atento em altura e sim na espessura do tronco.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Se ainda querer comprar as mudas de Bismarckia nobilis entre em contato, tenho mudas a partir de 25,00 dominato1@yahoo.com.br

      Excluir
  40. Olá no inicio de outubro deste ano, comprei minha muda da Palmeira Azul neste site: http://www.mfrural.com.br/, moro em Caeté/mg próximo a BH e paguei 45,00 pela muda de 40cm com frete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kenia, Boa Tarde.
      Obrigado, ica divulgado sua mensagem para os leitores interessados.
      Um abração!

      Excluir
  41. QUAL O VALOR DE UMA MUDA ? E ELA DA MUITA RAIZ ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julia, Boa Noite.
      Ela é uma planta da "moda" e de crescimento lento.
      Portanto o valor é conforme tamanho da muda.
      Varia de R$ 30,00 a R$ 1.000,00
      Em bags e amarrados ela bem grande o valor é bem mais elevado.
      Um abração!

      Excluir
  42. Boa Noite Mario, a gente consegue controlar o crescimento dela plantando em vaso, ou ela tem um crescimento constante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Max, Boa Tarde.
      Em um grande vaso como haverá limite para expansão das raízes ela terá seu crescimento atenuado, mas com o passar dos anos ela perderá o vigor inicial.
      Um abração!

      Excluir
  43. Boa tarde Mário, estou pretendendo plantar uma palmeira azul em uma caixa d'água de 500 litros de fibra. Vc sabe qual tamanho ela atingira? Irei enterrar a caixa d'água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe, Boa Noite.
      Acredito que fique com 2 a 3 metros de altura.
      Se for enterrar não esqueça de fazer furos para drenar a água colocar um pouco de brita ou argila expandida e forrar com manta para que as raízes não saiam pelos furos.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  44. Prezados, plantei uma bismarckia de aproximadamente 1,40m e após uma semana as folhas começaram a amarelar.

    Vocês saberiam informar se isto e normal neste início?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raphael, Boa Noite.
      Não é normal, você plantou de forma adequada, fazendo uma cova de pelo menos o dobro do tamanho do torrão, preservou ele não deixando as raízes nuas, colocou uma boa quantidade de água de forma que a mesma conseguisse atingir até a parte inferior, usou substrato adequado, não exagerou em adubação?
      Um abração!
      No p

      Excluir
  45. Boa tarde,
    Estou iniciando um "viveiro" dessa maravilhosa palmeira, minhas mudas estão com algo em torno de meio metro e 4 folhas brotadas.
    Como vou querer revender depois (quando elas tiverem algo em torno de 2 m), gostaria de saber se posso plantá-las no chão e no momento da venda, cavocar o torrão e replantá-las para um vaso ou pátio sem maiores problemas.
    Desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Henrique, Boa Noite.
      Poder pode, mas irá ter um trabalho a mais, pois a retirada do solo tem cuidados especiais.
      Por essa razão elas são plantadas em vasos grandes ou em caixa d'água (veja as fotos da postagem).
      Um abração!

      Excluir
    2. ola henrique.
      vc comprou mudas ou comecou a partir de sementes?
      esta com que quantidade?

      Excluir
  46. Boa tarde,
    Estou com muitas sementes da palmeira azul, porém é inverno. Gostaria de saber se espero para faze-las germinarem no verão, ou tento a germinação no inverno mesmo. Porém quero saber se não vou perder muito o poder germinativo dessas sementes se esperar até o verão.
    Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, Boa Noite.
      Infelizmente não tenho ainda experiência nesse assunto, fico devendo a resposta.
      Espero que apareça um leitor que possa ajudar.
      Um abração!

      Excluir
  47. Bom Dia Mário.
    Quero cultivar palmeira azul em meu sítio.
    Em quanto tempo ela atinge os 2 m de altura?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  48. boa noite, quanto tempo em média uma muda de palmeira azul demora pra atingir 2 metros ou mais? uma vez estando devidamente plantada no chão em uma boa cova e bem adubada? grato

    ResponderExcluir
  49. qual o valor de uma palmeira bismark nobilis adulta 3 metros

    ResponderExcluir
  50. Quero saber se tem tipos diferentes da palmeira azul . Pois a minha muda eu percebi que ela tem as folhagens menores que eu tenho visto, inclusive a primeira foto a cima as folhagens estão diferentes do que a segunda foto . Por favor preciso da resposta, porque se tiver tipos diferentes eu vou ter que tirar minha muda para plantar as dos tipos folhagens maiores. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim tem a SABAL ANÃO OU SABAL MINOR que é bem parecida mas de tamanho menor. tenho mudas das duas se quizer mais informação dominato1@yahoo.com.br

      Excluir
  51. Olá! tenho uma palmeira azul com cerda de 2 metros de altura, plantada em meu jardim. Faz 3 meses que ela está apresentando folhas externas secando e com aspecto de mal cuidada. Devo cortar as folhas "feias" ou espero secarem por completo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, Boa Noite.
      Se forem as folhas mais antigas poderá cortar sem problema.
      Um abração!

      Excluir
  52. Caro Mário,
    Necessito fazer a mudança de local de uma palmeira azul jovem (ainda com 60cm de altura), que plantei há 9 meses.
    Quais são as suas orientações para não perdê-la com esta movimento? Pelo tempo de plantio e idade, posso simplesmente retirá-la? Ou necessito de uma preparação?
    Muitíssimo obrigado pela ajuda,
    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, Boa Noite.
      Para que a planta não sofra com transplante, procure retirar do solo, com um bom torrão, cave em volta e finalmente por baixo, enrole num saco e amarre com corda para não desmanchar o torrão e facilitar o transporte.
      No novo local faça uma cova de pelo menos o dobro do tamanho do torrão, coloque alguns pedaços de mangueira de forma que quando regar a água possa chegar nas raízes inferiores.
      No transplante de plantas grandes elas podem morrem porque a rega não atinge toda raiz somente as que estão mais próximas da superfície.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  53. Olá, fui plantar minha palmeira azul e verifiquei que havia nas raizes um grande formigueiro. A unica alternativa foi lavar toda a raiz eliminando toda terra. Após isso fizemos o plantio. Será que minha planta vai sobrevier.Tem algum adubo especifico para que eu possa fortifica-la.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Noite!
      Tinha como eliminar as formigas sem deixar as raízes nuas desmanchando o torrão, mas agora não adianta falar nisso.
      A planta vai sofrer um pouco para se adaptar nesta nova situação, espero que tenha usado substrato adequado, agora procure tratar de forma normal.
      Não é uma planta muito exigente em relação a adubos, se não colocou por ocasião do plantio nenhum esterco animal, de aves ou adubo químico, espere pelo menos 1 mês para ver a reação da planta, depois poderá aplicar NPK 10-10-10, sempre ao redor do caule nunca junto a ele, incorporar levemente e regar em seguida. A quantidade irá depender do tamanho da planta que vc não informou.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Bom dia!. Plantei ela ontem a tarde, sem nenhum tipo de esterco ou adubo. Há possibilidade de aplicar o NPK 10-10-10 ainda. Ou devo aguardar? Obrigada

      Excluir
    3. A planta é pequena. tem em média uns 80 cm. Mas já estava com as raízes bem enroscadas umas nas outras.

      Excluir
    4. Olá Bom Dia.
      Se as raízes estavam enrolando o sinal é que o vaso já estava pequeno e ocupando todo espaço sem lugar para expandir a planta não teria como se desenvolver entrando em decadência. Minha sugestão é aplicar 3 colheres de sopa de NPK 10-10-10, seguindo o que disse no comentário anterior. Coloque no final do inverno. Um abração!

      Excluir
  54. Olá meu querido, comprei uma bismarckia tem uns 2 metros de altura e coloquei em um vaso maior que o torrão, porém ela esta apresentando com muita rapidez uma queimadura nas pontas da folha, esta ficando secas começando nas pontas. Rego todo dia de noite diretamente nas raizes, estou preocupado, me ajude por favor. Aguardo contato. Obrigado

    ResponderExcluir
  55. Tenho uma palmeira há 10 anos. Ela está alta e robusta, com tronco grosso. Há uns 20 dias começou a perder a vida das folhas, retiramos as piores, mas o processo continuou. Meu jardineiro contatou a presença de brocas, aplicamos Regente e retiramos as larvas. Algum outro procedimento a fazer para salvar a planta?

    ResponderExcluir
  56. Bom dia, fui transferir a minha palmeira de um vaso p outro e sem querer a semente se desprendeu do tronco, gostaria de saber se ela vai morrer, obs: o tronquinho dela já está com uns 25 cm e está começando a sair uma ponta roxa nela!

    ResponderExcluir
  57. Mário vc tem sementes ou sabe de algun vendedor confiavel?

    ResponderExcluir
  58. Sr. Mário, comprei 25 sementes de palmeira rabo de raposa, ma não sei como tirar a película que as envolve, nem como fazer a dormência. Anteriormente, comprei 30 sementes a uma sementeira de Minas Gerais, mas acredito que não plantei corretamente, e todas as sementes apodreceram. Não gostaria que acontecesse isso outra vez. Pode me ajudar?
    Antecipo os meus agradecimentos.
    Dalva Arraes

    ResponderExcluir
  59. Olá Mário,
    Tenho uma bismarck que está com 04 anos mais ou menos.As pontas das folhas não estão mais lisas e retas, elas estão engruvinhando.Isso é normal?

    Obrigado pela ajuda!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andre, Boa Noite.
      Verifique a umidade do substrato, ele tem boa drenagem?
      Digo isso porque em alguns casos a água de rega não consegue atingir a parte inferior, mas deixa a parte de cima encharcada o que não é bom.
      Já aplicou NPK, fórmula 10-10-10? De 2 a 3 colheres de sopa ao redor do caule, nunca junto a ele.
      Boa Sorte
      Um abração!

      Excluir
  60. Oi! Plantei minha bismarckiana. Ela tem 2 m de altura. O meio dela ta meio mole. É assim mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela, Bom Dia.
      O centro da planta, onde nascem novas brotações, em mudas recém transplantadas é a parte mais importante para observar o progresso da planta.
      Não entendi muito o "meio mole", mas tem que estar com aspecto viçoso, ela foi adquirida de viveiro idôneo?, plantou com cova de pelo menos o dobro do tamanho do torrão?, utilizou substrato adequado? por ocasião do plantio preservou o torrão? O substrato tem boa drenagem capaz de atingir a parte inferior (em mudas grandes é costume colocar pedaços de mangueiras para que a água chegue a esta região e que são retiradas depois da planta se restabelecer.
      Mande notícias.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  61. Tenho ums palmeira azul. Como fazer as mudad? A semente tem q estar no chao ou posoo pegar a semente verde ainda no pe?? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Para fazer mudas a semente tem que estar madura, o ponto certo é quando começarem a cair, neste momento poderão ser colhidas no cacho.
      Um abração!

      Excluir
  62. Boa noite Mário, estou pensando em plantar uma Bismarkia na fachada da minha casa, porém, queria saber se há a possibilidade de inibir o crescimento dela a no maximo uns 3m de altura. Será que se realizar o plantio em uma caixa dágua de 1000L ela aguentaria? Lembrando que a caixa dágua será enterrada.
    Excelente seu blog, parabéns
    Ronaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Pode fazer o que diz, mas depois de alguns anos quando a raiz ocupar toda extensão da caixa a planta perderá o vigor inicial.
      O certo também seria você fazer alguns furos para drenagem, com pedras e manta Bidim para evitar que as raízes saiam pelos furos ou mesmo ele fique obstruído.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
    2. Será que com a tamareira das canárias seria a mesma coisa? Eu e minha noiva estamos na dúvida entre a bismarckia e a tamareira, muito obg pela resposta Mário, outra coisa, VC é de Holambra? Sou de Mogi mirim, pertinho de Holambra
      Ronaldo

      Excluir
    3. Olá Ronaldo, Bom Dia.
      O mesmo vale para a Tamareira, espero que o lugar que pretende plantar tenha bastante espaço as folhas grandes (4 a 6 metros de comprimento).
      Também moro em Mogi Mirim.
      Um abração!

      Excluir
  63. Gostaria muito de comprar uma palmeira azul,que já tivesse com uns 2 metros, alguem pode sugerir um fornecedor, estou em São Roque São Paulo. Grande abraço

    ResponderExcluir
  64. Sr. Mário Franco, haveria a possibilidade de estar me conselhando como geminar a muda da Palmeira azul ?

    Desde já, lhe agradeço ...

    ResponderExcluir
  65. Roberto Orosco ( robertoorosco18@yahoo )25 de março de 2016 às 20:12

    Sr.; Mário, acabo de adquirir duas mudas de Palmeira Azul de uns 60 cm, sobre seu crescimento, gostaria de saber se é lento,muito lento e como saber se são " machos ou fêmeas " ? Verdade que para dar sementes tem que ter uma de cada ? Muito obrigado, feliz Páscoa !!!
    Em tempo: vou usar adubo 10 10 10 !!!

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde, gostaria de saber quantos anos a palmeira bismarckia azul leva pra produzir sementes?

    ResponderExcluir
  67. Boa tarde Sr.Mário franco plantei uma muda de Bismackia no meu sítio em caeté MG,o solo onde plantei foi um aterro que retirei do lado da casa é joguei na frente (detalhe aterro feito a 3dias)na cova coloquei o adulbo 4 14 8 e de uma semana pra outra ficou com uma cor roxa isso e sinal que a planta está morrendo?

    ResponderExcluir
  68. Olá! Tenho uma palmeira azul que já soltou duas folhas depois de uns 3 meses plantada! Gostaria de saber qual o melhor adubo.

    ResponderExcluir
  69. boa noite,sou do rs transplantei minha palmeira bismarck faz 3 dias,as folhas já começaram a secar só esta o centro fechado,o que faço agora nos 3 dias dei agua e coloquei composto orgânico pronto na cova,só que naão quero que ela morra! o que fazer???

    ResponderExcluir
  70. Estou com meu jardim pronto e comprei uma palmeira azul, mas a baixo do meu jardim passa uma tubulação que fica uns1,80 de profundidade,nao sei como é a raiz dessa planta,seria melhor fazer uma contençao de cimento drenado,tipo 1,50 por 1,50.???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Glauco, Boa Noite.
      As palmeiras não tem raízes agressivas, são do tipo cabeleira, relativamente finas e longas, são elas que irão dar sustentação a planta evitando que seja derrubada por temporais.
      Se o solo não for muito solto, acredito que as raízes irão contornar sem prejuízo maior.
      Se está tubulação está bem abaixo do local onde ela foi plantada e deseja ter uma segurança 100% no futuro, aplique uma camada de concreto magro.
      Boa Sorte

      Excluir
  71. Boa noite, Mário comprei uma palmeira washingtonia filifera de 6 metros. Estou regando 30 minutos por dia mas em 1 semana as folhas mais baixas estão secando (formando a saia) e algumas folhas do topo estão ficando com as pontas amarelas. Tem algum procedimento para ser feito? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Não sei se é o caso, mas a água pode não estar chegando as raízes inferiores, conforme o tipo de solo pode haver o acúmulo mais superficial, deixando encharcado o que não é bom, por essa razão em plantas de grande porte recém plantadas costuma-se colocar mangueiras enterradas para a água atingir o fundo, depois da planta restabelecer são retiradas.
      Faça um buraco com cavadeira ao lado do torrão para não danificar as raízes, vá retirando a terra e veja se está seca no fundo, se positivo durante um período coloque água neste buraco e faça mais 3 ao redor.
      Mo futuro conte para nós sua experiência com ela.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  72. Comprei uma palmeira azul a dois meses e ela já veio com três astes uma menor que a outra. Ainda está plantada na lata pois estou terminando o local onde vou plantá lá. Qto tempo demora pra que estas astes abram?

    ResponderExcluir
  73. Mario Franco, queria te parabenizar pelo blog .. eu li todas as respostas, sempre bem atencioso e sempre querendo ajudar... vim pedir sua ajuda ..
    tenho um espaço de 3x 4 meu jardim que trabalho com muito amor nele e eu sou apaixonado Bismark e queria comprar uma pequena de 1m, só que ela cresce muito 15m em seu habitat pode chegar 25 m tem alguma forma de fazer ela crescer até no máximo 3 ou 4m ??? e quanto tempo ela demora para alcançar esse tamanho .. Grato desde já Mario!

    ResponderExcluir
  74. Tenho algumas Palmeiras azuis em meu sítio. Elas já estão com uns 2 anos e meio e uns 3 metros de altura. Há uns 30 dias, algumas começaram a amarelar a folha central(parte interna) que brotou recentemente. E tenho percebido que as pontas das folhas antigas estão começando a secar. Gostaria de saber o que pode ser e o que devo fazer. Parabéns pelo blog! Excelentes dicas.

    ResponderExcluir
  75. Mário, bom dia!Tenho algumas palmeiras azuis em meu sítio. Elas estão com 2 anos e meio e aproximadamente 3 metros de altura. Há uns 30 dias, uma folha central/nova (parte interna)tem apresentado aspecto amarelado. Tenho observado também que as folhas mais velhas estão começando a secar as pontas. Gostaria de saber o que pode estar acontecendo e o que devo fazer. Parabéns pelo Blog! Excelentes dicas. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  76. Olá, Mário! Como devo proceder para mudar de lugar uma palmeira azul de aproximadamente 2 metros? Posso transplantá-la no mesmo dia ou é necessário algum preparo prévio. Muito obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá kika, Bom Dia!
      Cave ao redor, deixando um torrão intacto do tamanho que possa transportar, em seguida cubra com sacos de linhagem e mantenha úmido, depois de 1 mês ou quando notar que as raízes estiverem brotando corte a parte inferior, amarre bem e faça o transporte, antes disso prepare a nova cova, deve ter o dobro do tamanho do torrão e procure utilizar substrato parecido com que a planta está acostumada, neste primeiro momento não use fertilizante, coloque mangueiras enterradas de forma que ao regar a água chegue na parte inferior, quando a planta se estabelecer pode retirar.
      Boa Sorte.
      Um abração!

      Excluir
  77. Bom dia ,eis de er todos os comentarios e não vi nada a respeito, minha pergunta : plantei uma com 4 folhas (nova ainda)

    Queria saber se ela necessita de sol direto ? ou se vai bem na sombra tambem ? Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano, Bom Dia.
      Na minha opinião nesta fase o melhor seria conforme clima da região onde mora seria não receber luz solar nas horas mais quente do dia, mas precisa receber luz solar para se desenvolver. Pode resolver isso facilmente instalando uma tela protetora (sombrite) 50%, aos poucos quando a planta adquirir mais vigor pode ir retirando de forma gradual.
      Boa Sorte.

      Excluir
  78. Gostaria e saber quanto temo leva p/uma muda pequena ( 4 folhas) começar a se desenvolver , no meu caso no jardim.....
    Obrigado

    ResponderExcluir
  79. Li que se deixar as sementes na água e elas boiarem, tem q,ué descartar: mentira isso. Às vezes após despolpadas as sementes, algumas não possuem dentro a massa com o embrião 100% dentro da sementes e fica ar dentro fazendo um papel de salva vidas (boiando sementes)...se quiserem jogar fora, eu passo meu email e vcs me enviem...ok (alerogerio)


    ResponderExcluir
  80. Para ter sucesso na germinação eu criei um estufa de 50 cm cúbicos com resistência de chocadeira de ovos e fiz uma estufa.....uso perlita expandida, substrato com turfa e outros produtos adicionados, usei até serragem de madeira humida, sempre uso sulfato de cobre para esterilizar as sementes e os produtos e às vezes uso água oxigenada para manter longe os fungos. Com essa estufa já consegui germinar em menos de 10 dias as sementes. Se vc usar saquinhos zip-lok, também é uma alternativa boa. Mas a temperatura ideal para germinar as sementes deve estar entre 32 a 38 graus Celsius. Tem mais alguns segredinhos, mas esses fica comigo...rssss....já passei algumas dicas por aqui e o negócio é ter paciência e cuidados. Se em um saquinho tiver 10 sementes e algumas não germinarem, deixem elas lá pois tem sementes que demoram mais de 1 ano para germinar....a média é de 2 a 4 meses.....se não querem fazer uma estufa, faz então a técnica no zip-look ou aquelas bacias de plásticos retangulares com tampa. Dois antes coloquem as sementes em garrafas térmicas e mantém ela em água por 38 a 40 graus para quebra de dormência de sementes mais velhas. Sementes novas, pode mergulhar um dia apenas em água morna da térmica ou fria mesmo. Hormônios é desnecessário o uso....

    ResponderExcluir
  81. Palmeiras azuis tem macho e fêmea. Omacho apenas da o cacho e com umas florzinhas. A fêmea aparece o cacho e imediatamente começa a aparecer uns frutinhos que se fecundados, irão crescer do tamanho de uma noz comestível aproximadamente. Até maior um pouquinho. Aqui no Paraná os cachos abrem em novembro a dezembro e estão aptos para a colheita em agosto a setembro. Ficam uma cor verde e quase entrando por preto e assim estão com o embrião 100 porcento formado. Se eu colher uma semente em março, vai ter um pequeno embrião, porem vai dificultar a germinação ( germinar mas demora demais) e a perca de sementes é maiores....ok

    ResponderExcluir
  82. Para despolpar eu colho as sementes e deixo debaixo de uma cadeira dessas de piscina e em cima de um deck de madeira, pegando pouco sol e mais sombra. Duas a quatro semanas estão murchas e ficam mais fácil para tira a casca.

    ResponderExcluir
  83. Mudas com mais de 2 metros não recomendo replantar, apenas se estiver em vasos grandes...pois essas plantas são sensíveis no replantio.....depois de terminarem, procurem fazer vasos com canos de 10 polegadas de uns 30 a 40 cm com Terra humifera e plante a semente germinada, meia sobra...ok

    ResponderExcluir
  84. Se alguém quer uma dica boa para ela crescer rápido: além da adubação normal, eu uso colocar nos caules, pedras arrendondas dessas grandes tipo 15 cm até 30 cm, assim vc mantém um estabilidade e para mim elas crescem mais rápido fazendo essa técnica......e isso não ê mito: observação que já fiz em algumas e cheguei à resultados semelhantes.....a poda eu uso cortar quando os galhos estão meio caídos mas não totalmente secos.....

    ResponderExcluir
  85. Mudas novas com 4 folhas o bom ê deixar elas desenvolverem bem até umas 6 a 8 folhas já com folhas estreladas.....ok....asssim elas já estão case que ocucupando todo o enraizamento do vaso e estão bem encorpadas.....

    ResponderExcluir
  86. Desejo sucesso com suas palmeiras 🌴 .....e suas tentativas de germinação....abraço a todos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandro, Bom Dia.
      Fiquei bastante feliz com sua colaboração.
      Certamente irá ser de grande ajuda aos leitores
      Um abração!

      Excluir
    2. Olá Alessandro, Boa Tarde!
      Tomei a liberdade de colocar seu comentário na postagem, pois nem todos leitores tem paciência de ler todos comentários e as vezes as dúvidas já foram respondidas.
      Um abração!

      Excluir
  87. Já plantei minhas sementes desde maio e nada ainda.. Estão em sol intenso mas sempre úmidas.. demora mesmo.. Não sei mais o que fazer..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Boa Tarde!
      Veja a dica do produtor que coloquei hoje na postagem.
      Um abração!

      Excluir
  88. Respostas
    1. Olá Bom Dia.
      Não tenho essa informação, tudo vai depender de ela encontrar condições favoráveis em relação a solo, clima, luminosidade e tratos culturais, acredito que deva ser em torno de 10 anos.
      Um abração!

      Excluir
  89. Olá adorei o blog,encontrei umas sementes deste palmeira azul debaixo do pé e tem muitas e todas estão seca e bem lisinhas como se estivesse envernizadas,abri uma pra ver tinha baste poupa porém estão leves demais e a palmeira esta em um local no centro da cidade e não vi por aqui nenhuma palmeira macho,está palmeira deu 3 cchos carregdos e tem algum animal comendo-os pois ele caem sem poupa e secos,gostaria de saber há possibilidade de germinarem pra que eu não perco tempo. obrigado!

    ResponderExcluir
  90. Olá Mário
    Plantei uma palmeira azul no Jardim da minha casa. Mas verifiquei que uns 20 cm abaixo do torrão da muda passa cano de água de esgoto. Quero saber se a raiz tem força para quebrar ou danificar o cabo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  91. Olá, boa tarde!!
    Temos uma palmeira azul plantada no chão do nosso jardim com mais de 2 metros de altura.Há pouco dias percebemos que as novas folhas antes de abrirem por completo estão secando..O que pode ser!???É indicado a adubação,nesse caso!??Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  92. Ola Mário. Acho essa palmeira linda. Gostaria de plantar no meu quintal. Mas temo pela demora no crescimento . Uma muda pequena de vaso demora quantos anos para ficar uns 2 metros ? Qual a media de crescimento por ano? Obrigada abracos

    ResponderExcluir
  93. Bom dia Mário! Tenho um espaço de 3,00 x 5,00 para plantar minha muda que já esta com 90cm de altura. Mas é próximo a fossa séptica. Acha que corro risco com a raíz da palmeira? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  94. Olá!! gostaria de saber se posso colocar adubo na palmeira plantei uma muda de 90 cm

    ResponderExcluir
  95. Boa noite! Sou de Santarém no Pará, tenho duas palmeiras azuis em frente de casa as duas estão com frutos, mas não sei o momento certo para coletar p fazer o plantio.Pode me orientar?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  96. Em uma de nossas palmeiras as folhas novas estão nascendo com pintas de ferrugem. Como devo tratar? Outra coisa: vimos palmeiras com aspecto mais cheio, robusto, diferente das nossas. Qual seria o nome dessas?

    ResponderExcluir
  97. Olá, tenho uma palmeira azul no meu jardim e já faz alguns anos que ela dá sementes, mas as mesmas não crescem ficam do tamanho de uvas. O que posso fazer p elas ficarem do tamanho normal?

    ResponderExcluir
  98. Boa tarde . Tenho uma palmeira azul com várias sementes verdes nos cachos . Umas 50 em cada cacho . Tem umas que ja caem do cacho . Neste ponto o que devo fazer para replanta.las de forma correta.
    Posso plantar elas verdes ?
    Espero quanto tempo no cacho para plantar.
    Quais procedimentos e em que ponto posso tirar do cacho para replantar .
    Agora as sementes estão verdes e do tamanho de uma noz . Agradeço a atenção.


    ResponderExcluir
  99. Bom dia. Tenho uma palmeira azul porém gostaria de estar mudando a mesma de local. A medida dela gira em torno de 2 metros de altura. Não tenho conhecimentos sobre fazer esse processo de mudança. Poderia me auxiliar nesta situação?

    ResponderExcluir
  100. Boa noite!
    Gostaria da sua ajuda. Comprei uma palmeira que me disseram ser a Palmeira Azul ou Bismarckia. Gostaria de saber se vc acha que ela realmente é a palmeira azul. Ela não tem as folhas azul acinzentadas da Bismarckia. Se não for, vc poderia me dizer qual é a especie da minha? Teria lgum email pra que eu pudesse mandar fotos da minha?
    Muito obrigada desde já pela sua atenção.

    ResponderExcluir
  101. Boa tarde! Tenho uma palmeira azul que ja tem uns 10 anos. As sementes que ela produz são pequenas e caem no chão ainda verde, não são iguais as que voce mostra. Será que são germináveis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para germinar as sementes tem que ter uns 15 a 30 mm (1,5 cm a 3 cm de comprimento aproximadamente. Tem que estar maduras (sementes maduras ficam na cor escura, quase pretas, e soltam uma meleca com odor forte, tipo um liquido oleoso e escuro. Nessa fase, se colhidas assim, tem uma alta taxa de germinação. Semente pequenas e verdes como vc mencionou acima não germinam nem com reza braba......qualquer duvida é só perguntar.

      Excluir
  102. Plantei minha palmeira azul, bem profunda no jardim da minha casa, ela está com aproximadamente 3,5 mts de altura e começou a tombar com o vento forte. O que faço para evitar isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bom Dia!
      Terá que colocar estacas e amarrar com cordas, da mesma forma que são feitos com as palmeiras que são transplantadas adultas, deixe ela bem aprumada e depois de alguns meses quando as raízes se expandirem poderá retiraras cordas e estacas.
      Um abração!

      Excluir